Utilização de VPN nos dispositivos móveis na Rússia não para de crescer

24 Comentários

Desde que a ocupação da Ucrânia foi iniciada pela Rússia que a utilização da Internet tem estado a ser limitada no país de Putin. Tudo aponta para que exista um controlo elevado para impedir a propagação de informação.

A forma encontrada para contornar esta limitação é a utilização de VPN, para assim ter acesso a toda a informação disponível. Agora esta realidade é ainda mais visível, com os dados mais recentes das lojas de apps dos dispositivos móveis.

VPN Rússia Ucrânia apps móveis

Os dados de março mostravam que a utilização de VPN na Rússia tinha subido mais de 2000% em meados de março. Este era um valor em crescimento desde o início da invasão da Ucrânia, mas que nessa altura atingiu um novo máximo.

Esta é a forma mais simples e mais eficaz de contornar os bloqueios à Internet impostos pelo governo de Vladimir Putin. O governo impediu o acesso às maiores redes sociais e a serviços de notícias fora do controlo da Rússia.

Os dados mais recentes, apresentado por @AlexKokcharov, revelam a lista das apps para dispositivos móveis mais descarregadas. A lista é clara e totalmente dominada por propostas que implementam acessos via VPN.

VPN Rússia Ucrânia apps móveis

Comprar estes dados com os do início do ano mostram claramente a nova realidade. Passámos de apps de uma maioria de comunicação e de redes sociais para uma lista dominada completamente por soluções de VPN.

Este deverá um cenário que se deverá manter no futuro e enquanto a situação na Ucrânia se mantiver. Ao bloquear o acesso à Internet limitam também o acesso à informação que é partilhada pelos meios de comunicação do ocidente.

Ainda assim, esta é uma situação que parece estar longe de ser resolvida. A Rússia não quer abandonar a ocupação da Ucrânia e isso irá apenas fazer piorar as sanções. A reposta da população do país de Vladimir Putin já está a tomar forma e esta corrida a qualquer VPN parece fazer parte.

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de miguel silva
    miguel silva

    devia crescer era juntarem-se e limparem o sebo ao Putin e a sua casa de horrorrs…Isso é que era povo, assim verem a matar crianças e a queimarem tudo e calados…

    1. Avatar de NotFUD
      NotFUD

      Tenho de concordar…

    2. Avatar de J
      J

      Diz me lá em que governos autocráticos se consegue vencer?
      Corea do Norte? Venezuela? China?

      1. Avatar de AJ
        AJ

        portugal, pre 25 abril.

      2. Avatar de PorcoDoPunjab
        PorcoDoPunjab

        J, hoje em dia não é preciso ser autocrático para ficar eternamente no poder.
        Há que ser subtil.
        Já ouviu falar em mexicanização da política portuguesa?
        Básicamente é dizer que o PS, tal como o seu homólogo Mexicano, poderá ficar no poder por largas dezenas de anos.
        E como é que se consegue isto?
        É muito simples, aumentar descaradamente os funcionários públicos, tanto em quantidade como no salário, aumentando consideravelmente a despesa primária do Estado.
        Segundo, criar um exército de subsidio-dependentes sempre obedientes ao partido que lhes dá os subsídios.
        No caso de haver possibilidade de empate, é só dizer que o outro partido quer cortar pensões e RSI, e pronto, está feito.
        Limpinho, limpinho…

        Problema nisto, com a despesa sempre a aumentar, tem que se ir buscar o dinheiro a algum lado, através de mais e mais impostos e através de mais e mais dívida pública.
        Os impostos em Portugal estão ao nível mais alto de sempre.
        Mas basta dizer que se virou a página da austeridade que o pessoal cai que nem patinhos LOOL:

        Dívida pública já está a caminho de Plutão.
        Com a subida dos juros, vamos ao charco.
        Depois, sai de cena durante 4 anos, os otários do costume vão para lá fazer as medidas duras para meter as contas na ordem, na medida do possível e voilá, passados 4 anos estão no poder novamente.

        Quem é que é esperto, quem é? LOL…
        O povo é quem mais ordena..LOL…
        Sempre a crescer mais que a Europa e todos a passarem-nos à frente LOL…

        1. Avatar de So7t
          So7t

          No ponto a critica!!

        2. Avatar de Nuno
          Nuno

          Correcto!
          Temos um esquema da esquerdalha que já não há paciência. Temos que acabar com isto. Venham os partidos de direita trabalhadores e não corruptos que queiram combater o sistema. Os portugueses têm que começar a abrir os olhos e não acreditar em tudo o que ouvem e vêem na TV paga pelo socialismo (com o nosso dinheiro)

        3. Avatar de Nuno
          Nuno

          Correcto!
          Temos um esquema da esquerdalha que já não há paciência. Temos que acabar com isto. Venham os partidos de direita trabalhadores e não corruptos que queiram combater o sistema. Os portugueses têm que começar a abrir os olhos e não acreditar em tudo o que ouvem e vêem na TV paga pelo socialismo (com o nosso dinheiro)

        4. Avatar de Nuno
          Nuno

          Os impostos estão ao nível mail alto de sempre e o IVA já baixou… Que noutros tempos houve um partido a subi-lo para 23,25%…
          Mas as pessoas são burras e preferem votar num partido que aumentou o salário mínimo em 40% do que num partido que o aumentou 0€ em meia dúzia de anos, que aumentou o IVA, a TSU, a sobretaxa, etc… Que pessoas tão estranhas estas que recusam um partido que lhes vai ao bolso…

  2. Avatar de pipapapigrafo
    pipapapigrafo

    São os jovens russos que mais usam as VPN e as proxychains e são eles que podem acabar com este Absolutismo neo-sovietico. Sempre que há manifestações e videos de protesto contra o putin, são de jovens russos na sua maioria.

  3. Avatar de Gianluigi Buffon
    Gianluigi Buffon

    a lista de vpns e muito diferente das que os ocidentais usam facto bastante curioso

  4. Avatar de Godlike
    Godlike

    “Esta é a forma mais simples e mais eficaz de contornar os bloqueios à Internet impostos pelo governo de Vladimir Putin. O governo impediu o acesso às maiores redes sociais e a serviços de notícias fora do controlo da Rússia.”
    Mas estes mesmos serviços (entre outros) não foram eles próprios que bloquearam a Rússia primeiro? Mas é mais fácil culpar o Putin por tudo, certo?

    1. Avatar de sudo-root | d-.-b
      sudo-root | d-.-b

      Putin não é o culpado por tudo, mas o é por grande parte dos problemas mundiais e internos. Posso dizer que você está redondamente enganado dizendo que impuseram sanções à Russia primeiro. Pelo simples motivo que Putin ja exercia o padrão de bloqueio a algumas redes e internet desde outrora. Não te fará mais burro pesquisar sobre isso. Chamamos isso de conhecimento de história e não memória de peixe.

    2. Avatar de eu22222
      eu22222

      Acho que foi mesmo o putin que bloqueou primeiro, já alguns serviços de notícias abandonaram depois de terem proibido a palavra guerra.

    3. Avatar de pipapapigrafo
      pipapapigrafo

      O putin madou bloquear trafego internacional de internet na Russia e colocou os sites dos serviços governamentais todos numa rede interna. Ele também está a incentivar o uso de apps extritamente russas. Isto foi tornado público pela Russia á semanas atrás.
      Defendes o putin porque pura e simplesmente, vives na ignorância.

    4. Avatar de PorcoDoPunjab
      PorcoDoPunjab

      Godlike, eu consigo ver os canais Russos todos, estive mesmo agora a testar.
      Só não vejo aquilo porque não falo Russo nem nada parecido.
      Não percebo que bloqueios são esses.
      Devem ser uns bloqueios muito poucochinhos…

      Atenciosamente, PorcoDoPunjab

  5. Avatar de eu22222
    eu22222

    A seguir Putin bloqueia as VPNs

    1. Avatar de sudo-root | d-.-b
      sudo-root | d-.-b

      Putin pode bloquear qualquer VPN que ele quiser, mas NUNCA conseguirá bloquear o ‘Ultrasurf.us’ e o ‘FreeGate.exe’. Quiçá o Tor

      1. Avatar de eu22222
        eu22222

        Basta separar a “internet” da Rússia do resto do mundo, tal como fez a China

  6. Avatar de tHaGam3r
    tHaGam3r

    Eu digo que a maior parte quer acessar a conteúdos bloqueados na Rússia, como redes sociais, streaming como Netflix, jogar jogos online… Não querem saber muito das notícias.

  7. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Acho muito bem que o pessoal use VPN.
    Só eu tenho umas 4…
    Toda a gente deveria usar VPN nem que fosse apenas para ser utilizada quando se está a usar wifi públicos.
    O pessoal nos wifi da treta usam apps bancárias, tudo e mais alguma coisa… é um perigo.
    Mas pronto, isto sou eu a dizer, mas eu sou paranóico, já sei…

  8. Avatar de Jose
    Jose

    Bem visto toda verdade dos factos e só até os abstencionistas quererem.