Uso de smartphones pode causar hérnia do disco cervical

29 Comentários

Cada vez mais usamos os smartphones no nosso dia a dia, seja para os habituais telefonemas, seja para as tarefas do dia-a-dia, seja para jogarmos uns joguinhos, seja para trocar umas mensagens com os amigos, ou seja simplesmente para ver se há novidades, ou até para ver as horas.

O que é certo é que o movimento que efectuamos para verificar o nosso telefone é quase sempre o mesmo, mover e baixar a cabeça, e esse mesmo movimento pode trazer consequências graves para a nossa saúde, como o aparecimento de hérnias discais a nível cervical.

smartphone messaging


Há cada vez mais pessoas, sobretudo jovens a utilizar o smartphone, e essa tendência pode trazer algumas consequências menos boas para a saúde.

Segundo a Korean National Health Insurance Corporation, o número de pacientes com uma hérnia discal a nivel cervical era de 573.912 no ano de 2007, tendo aumentado para 784.121 em 2011. Em 100.000 dos pacientes, 7.6% têm cerca de 20 anos.

Um dos motivos poderá estar relacionado com os movimentos efectuados quando verificamos o smartphone. A maioria das pessoas olha para baixo e esta postura promove a tensão no pescoço, provocando, assim, a hérnia discal a nivel cervical.

imagem_disc_herniation

A cabeça humana tem um peso de cerca de 4.5kg, no entanto, ao baixar-se, esse peso fica acrescido, e passa a ser cerca de 9 a 13.6 kg, o que favorece ainda mais o desenvolvimento de hérnias de disco.

Contudo, as hérnias não são os únicos problemas que podem desenvolver-se com o uso (excessivo) dos smartphones.

Outro dos problemas, indicado desta vez pela Chosun Ilbo, é a obesidade, indicando que os jovens cada vez perdem menos tempo a fazer exercício físico.

Este problema não é tanto uma novidade e já foi abordado por diversas vezes como uma consequência do uso excessivo não só dos smartphones mas das tecnologias no geral. [via]

Já sentiram dores incómodas devido ao uso do smartphone?

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de DoContra
    DoContra

    Oh caraças!!! E as tabletes? 😛

    1. Avatar de Valente
      Valente

      Se forem de chocolate é só na queixada… desculpa a brincadeira!!!

      1. Avatar de DoContra
        DoContra

        Venham eles! 😉

  2. Avatar de josé maria
    josé maria

    falta dizer no artigo qual e a capacidade do disco cervical 😛

    1. Avatar de César Assombro
      César Assombro

      LooooL

  3. Avatar de Alberto
    Alberto

    Exactamente a questão do Tablet…

    Eu tinha o hábito de estar deitado à noite na cama com o tablet. Com a cabeça na almofada e o tablet em cima do peito, ali com a cabeça curvada com o queixo curvado, comecei ao fim de uns tempos com dores na nuca, e notava alguns desequilíbrios durante o dia.

    Resultado… médico!

    O que descobri, má posição na coluna durante o trabalho, e claro foquei a questão do tablet.

    Corrigi estes problemas felizmente com exercício físico diário focado para as costas, etc.. e acabou-se o tablet à noite, ou pelo menos naquela posição preguiçosa 🙂

    1. Avatar de DoContra
      DoContra

      Exacto!

      Esquecemo-nos frequentemente da posição ideal: Sentados, cotovelos e joelhos a 90º, braços e pés assentes na horizontal, écran ligeiramente abaixo da linha horizontal do olhar e costa direitas. Qualquer coisa como isto:
      http://vidaplasc.com.br/wp-content/uploads/2012/07/Postura-Correta-PC.gif

      1. Avatar de pedro
        pedro

        Nada mais errado! Pensava-se que posição correcta era essa mas não é….investigue melhor

    2. Avatar de Valente
      Valente

      Eu tenho esse hábito mas sentado, encostado a uma almofada triangular própria que faz um angulo de 30 graus (na parte superior). Comprei essa almofada no antigo Carrefour, não sei se existem em mais algum lado.
      Não tenho problemas com ela. Mas nunca estou assim muito tempo, o tablet dá cá um sono!!!

      1. Avatar de Valente
        Valente

        Esta almofada com a parte de 30 graus para baixo, dá para dormir nela com a cabeça elevada o que faz bem a certo tipo de maleitas.

  4. Avatar de Valente
    Valente

    São precisos mais artigos deste género.
    E quanto á visão? A andarmos sempre a ler aquelas letras pequeninas… é o meu maior problema.

      1. Avatar de Valente
        Valente

        Obrigado. Já não me lembrava.

  5. Avatar de macosta
    macosta

    Por estas e por outras é que eu ainda não abandonei o meu Nokia 3410!

    1. Avatar de navega
      navega

      não são só os smartphones, são todos os telemóveis…

  6. Avatar de Manuel Miranda
    Manuel Miranda

    Meus amigos, não se deixem enganar….este artigo foi encomendado pela Google Glass

    1. Avatar de Valente
      Valente

      Ou pela LCD para combater os SAMOLED…

  7. Avatar de Claudio Oliveira
    Claudio Oliveira

    Eu já estou todo empenado, por isso é na boa.

  8. Avatar de Tavares
    Tavares

    Na Coreia talvez esse problema esteja relacionado com os smartphones…mas em Portugal(se o problema existir)eu colocaria outra causa para esses problemas cervicais,principalmente nos MUITO jovens.Não sei se já alguma instituição estudou os efeitos na coluna do peso das mochilas que maioria das crianças transporta todos os dias,durante o período escolar,no percurso casa/escola/casa.Isso porque nem todas têm a sorte de os Pais as poderem levar e ir buscar de automóvel.Muitas fazem o percurso a pé,e o peso(brutal!) do material na coluna de crianças com o corpo ainda em formação não deve ser muito saudável.E neste momento de crise económica quantas até tiveram de abdicar de transporte público para se deslocarem…

    1. Avatar de NT
      NT

      Ora nem mais!!!

      E já agora mesmo para os mais graúdos existir formação e inspecção aos locais de trabalho pois tenho visto o pessoal a pegar em pesos da maneira ‘tradicional’ dobrar as costas em vez das pernas e de quando em vez lá se estão a queixar das costas. Outra coisa é passar os dias de pé (numa loja) faz bem dar umas caminhadas mas estar várias horas de pé acabamos sempre por nos pormos numa postura incorrecta o que mais uma vez nos afecta as costas…

    2. Avatar de Ru1Sous4
      Ru1Sous4

      A existência de dores na coluna vertebral devido ao peso “absurdo” das pastas tem como principal ategimento o nível lombar e não o cervical.

  9. Avatar de Benchmark do iPhone 5
    Benchmark do iPhone 5

    Acho que a imagem é da hérnia lombar, a mais frequente. Quanto à hérnia discal cervical:

    “O pescoço (coluna cervical) é o segundo ponto de maior incidência das hérnias discais. Os sintomas costumam afectar apenas um braço. Quando se produz uma hérnia de um disco cervical, a pessoa costuma sentir dores que muitas vezes se localizam na omoplata e na axila ou na saliência do trapézio e no limite do ombro, irradiando pelo braço para um ou dois dedos. Os músculos do braço podem debilitar-se; com menos frequência, o movimento dos dedos é afectado.”

    O que sei disto não é muito. Uma vez doía-me a coluna na zona do desenho. Fui ao médico que me disse que as hérnias são fase mais avançada (pior) mas que pode haver outras não tão graves mas dolorosas. Eu não tinha hérnia mas deu-me as injeções que, pelo que tenho notado, são dadas a toda a gente com dores na coluna (uma amarela, outra azul, Remus e Voltaren, ou nomes parecidos). Não me tirou dores nenhumas (passei a ter também as das injeções). É que se tenta usar os músculos para manter a coluna direita e às tantas dói tudo. Passou com um “endireita” (osteopata) e massagens. Fiquei com a ideia que as injeções não resolvem, apenas servem para aliviar as dores em crises agudas.

    1. Avatar de Ru1Sous4
      Ru1Sous4

      *Relmus

      O Relmus (relaxante muscular) em conjunto com o Voltaren (anti-inflamatório, analgésico) tem realmente como objectivo ajudar com as dores numa fase aguda.

      Estar a comprar um osteopata a um endireita… -_-”

    2. Avatar de Benchmark do iPhone 5
      Benchmark do iPhone 5

      Bom, a imagem do post mudou da zona da cintura (hérnia lombar) para o pescoço (hérnia cervical) 🙂

      P.S. Que o homem é osteopata é, e “osteo” deu origem a osso. Não sei se “endireita” tem um significado depreciativo, nunca lhe atribuí, foi sempre o nome que ouvi dar aos que encaixavam os ossos no sítio. Mas pronto, provavelmente devia ter escrito “endireita” osteopata em vez de “endireita” (osteopata), que pode dar a ideia que todos os “endireitas” são esteopatas, quando para se ser esteopata é preciso formação.

  10. Avatar de NUNO
    NUNO

    pessoal, é parar de respirar, acho que saiu um estudo que diz que mata…
    Oh enfim…Nao logo nada a isto…

  11. Avatar de Carlos
    Carlos

    Ah é? Então nos tempos em que só se liam livros e a posição da cabeça era e é semelhante á do uso do smartphone, porque é que nao apareciam tantas hérnias discais???
    Enfim, mais uma nao noticia ou melhor uma noticia para vender jornais.

    1. Avatar de pedro
      pedro

      E achas que a leitura de um livro é a mesma coisa que o uso de um smartphone ?

  12. Avatar de Mateus
    Mateus

    É a posição do pescoço conta muito pra nossa coluna e se tiver más posições com o pescoço isso terá problemas tanto agora como no futuro um site que recomendo que me ajudo muito foi um sobre Hérnia Cervical htto://kenkotop.com.br/-hernia-de-disco

  13. Avatar de Job
    Job

    Pior que o telemóvel me dar hernias é a porcaria do meu trabalho que me dá cabo do corpo todo… e ninguém reclama.

    Será que tenho direito a ir pra casa receber um subsidio por andar obrigatóriamente 50 anos com má postura no trabalho? Em pé mais de 8 horas diárias quase sem me poder mexer? Nem um banco se pode ter porque parece má postura no trabalho?

    Isso é que era um artigo de valor… meter cá fora a forma como os trabalhadores dão cabo da vida e criam problemas para toda a vida porque têm de trabalhar com ou sem condições.