Usa o Waze para conduzir? Atenção que deixou de anunciar os radares de velocidade

90 Comentários

Sendo uma das apps de navegação mais usadas, o Waze é essencial para muitos condutores. Estes dependem dele para se orientarem e terem informações de trânsito. Esta app está agora a revelar um problema que limita a sua utilização.

Mesmo não sendo uma situação que esteja a afetar todos os utilizadores, as queixas revelam que o Waze deixou de anunciar os radares de velocidade. Assim, para quem estava habituado a este alerta na estrada, o melhor é redobrar a sua atenção.

Waze radares velocidade condutores anunciar

Uma interface perfeitamente adaptada aos condutores

Apesar de ter uma interface mais minimalista, quando comparado com o Google Maps, o Waze não oferece menos informação. Esta está preparada para dar aos utilizadores um foco maior na condução e menos no smartphone ou outro dispositivo.

Assim, com esta filosofia, os condutores dependem sempre das instruções que o Waze oferece. É aqui que reside o mais recente problema desta app e deste serviço, pois esta app deixou de anunciar os radares de velocidade.

Waze radares velocidade condutores anunciar

Desapareceram os alertas dos radares de velocidade

Estes continuam a ser mostrado na interface do Waze, mas simplesmente não são anunciados aos utilizadores, como era normal e até esperado. Assim, os condutores são obrigados a tomar uma atenção adicional à interface, algo que não era pretendido.

Os casos em que esta situação acontece têm estado a acumular-se, o que confirma que é um problema real. Há já uma publicação nos fóruns do Waze, onde o problema é descrito, sendo a resposta da Google uma informação de que estes alertas deveriam ser emitidos.

Waze radares velocidade condutores anunciar

Há ainda mais informação, que parece estar um pouco descontextualizada. A Google refere que estes alertas demoram alguns minutos a surgir após serem reportados e que podem ser descartados caso recebam votação negativa de outros utilizadores.

Esta é uma ajuda que em muitos casos é essencial para os utilizadores. Ao indicar as zonas com radares de velocidade, os condutores ficam mais alerta e corrigem a velocidade caso conduzam em excesso.

Comentários

90

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Há cada gajo
    Há cada gajo

    E que tal olharem para a estrada ? Os radares estão sinalizados.

    1. Avatar de Luis
      Luis

      Ai estão? Os que estão escondidos atrás de paredes, carros ou baldes do lixo também?

      1. Avatar de André
        André

        Esses estão identificados nos sites das autoridades responsáveis.

        1. Avatar de airtup
          airtup

          Apenas os da PSP, os da GNR não.

        2. Avatar de xixas
          xixas

          Vou consultar os sites enquanto conduzo.

          1. Avatar de Paulo Martins
            Paulo Martins

            Claro que não, a solução é bem mais simples respeita os limites de velocidade e não tens que te preocupar com qualquer tipo de radar.

          2. Avatar de Há cada gajo
            Há cada gajo

            Consulta o Código da Estrada. Ser-te-á mais útil. Queres o pdf ?

        3. Avatar de Mário
          Mário

          Exato André, porque malta anda toda com o telemovel a ver a localização. Olha desinstala o Waze e usa tu os tais sites…bolas. que raio de comentário

      2. Avatar de Há cada gajo
        Há cada gajo

        Como ? Não tens lá as placas de limite de velocidade ? E não sabes os limites ?

        1. Avatar de Realista
          Realista

          Basta ver que ao chegar ao centro de em Matosinhos a velocidade reduz de 100km/h para 60km/h e logo após o sinal tens um radar de velocidade…

          E mais, só colocam o aviso de radar na via de transito da direita não na esquerda.

          1. Avatar de Há cada gajo
            Há cada gajo

            Queres o aviso onde ? Em cima do tracejado da estrada, espetado no meio do alcatrão ?

          2. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Na faixa da esquerda e pintado no chão.
            Basta ir para fora de portugal e ver como sinalizam os radares e depois perceber que cá é mesmo para tentar caçar quem vai distraído e não para prevenção rodoviária.

          3. Avatar de Há cada gajo
            Há cada gajo

            Já disseste tudo : “quem vai distraído”. Ora, conduzir uma viatura não tem motivo para distração.

          4. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Podes trocar ir distraído por ir a fazer uma ultrapassagem, não vais conseguir ver o sinal na berma direita.

        2. Avatar de Soares
          Soares

          Às vezes os sinais verticais com os limites de velocidade estão atrás das árvores seguidos pelos radares.O meu amigo conduz pouco vá até á segunda circular ….

    2. Avatar de JP
      JP

      Como é que ninguém pensou nisso….
      Realmente!

    3. Avatar de Carlos Silva
      Carlos Silva

      Ele há cá cada gajo!

    4. Avatar de José Maria Oliveira Simões
      José Maria Oliveira Simões

      Meu caro … Olhe que nem todos estão. E os que estão , muitas vezes passam despercebidos aos condutores. Mas convenhamos, a maioria deles é para arrecadar dinheiro para os cofres do Estado … Enfim, mais uma maneira de caçar uns trocos aos contribuintes que se deslocam em veículos motorizados.

      1. Avatar de Carlos Silva
        Carlos Silva

        Isso, sim, é revelar clarividência e coragem!

      2. Avatar de Há cada gajo
        Há cada gajo

        Se cumprires…podem estar todos escondidos e não sinalizados.

        1. Avatar de AM
          AM

          O Sr. não conduz, pois não?

          1. Avatar de Há cada gajo
            Há cada gajo

            Provavelmente desde um tempo em que ainda não eras nascido…

        2. Avatar de Pe@ce
          Pe@ce

          És um gajo mesmo infantil.

          1. Avatar de AM
            AM

            Se calhar tenho mais anos de carta do que você de idade, mas fique lá com a sua ideia é assim que nos vão comendo por lorpas.

      3. Avatar de Daniel
        Daniel

        Sou condutor de ambulância privada e acho uma pouca vergonha eu ser autuado e multado sendo que estou em emergência médica .

        1. Avatar de MR
          MR

          Efetivamente essa é uma situação lamentável, que serve apenas para criar burocracias, e fazer com que alguns pedidos de ajuda demorem mais tempo a ser atendidos (pois os condutores das ambulâncias podem simplesmente não arriscar a terem trabalho extra a justificar, e assim passem a ir a cumprir as regras gerais).

  2. Avatar de Filipe
    Filipe

    Alternativas ao Waze com esta funcionalidade?

    1. Avatar de diogo
      diogo

      tomtom só actualizar com a base de dados da comunidade radaresdeportugal.pt e fica com os radares moveis e físicos.

      1. Avatar de Gonçalo Ventura Martins
        Gonçalo Ventura Martins

        O Waze NÃO deixou de colocar radares, nem de os anunciar. Os alertas de polícia também não sofreram qualquer alteração! Os POUCOS casos relatados não são de Portugal.

        A Comunida de editores voluntários do Waze em Portugal tem TODOS os radares fixos devidamente colocados, incluindo os novos radares de velocidade média. E estes estão programados para alertar sempre os condutores, independentemente de circularem acima ou abaixo do limite.

        Os casos relatados podem estar relacionados com o Carplay, alguma versão específica, definições dos utilizadores, alguns radares a necessitar de realinhamento, etc. Confundir casos esporádicos, de outros países, que podem ser um bug ou problema momentâneo, com uma alteração do funcionamento da App, é um profundo desrespeito da verdade.

        1. Avatar de Sabichao
          Sabichao

          Já se falou em a UE proibir estas aplicações de terem os radares sinalizados. Daí o receio…

        2. Avatar de MR
          MR

          Eu já me pareceu que os alertas de polícia só aparecem no ecrã sem dar alerta sonoro, e estou em Portugal.
          Da próxima vez vou estar mais atento, para ver se ficou mesmo de alertar

          1. Avatar de Bruno
            Bruno

            Se forem noutro sentido, não avisa e aparece no ecran.. Mesmo que vá com o Waze aberto sem rota ele avisa se for no sentido que circula…

          2. Avatar de MR
            MR

            Hoje já notificou.
            Pode ter sido uma situação temporária, ou o que o Bruno referiu de ser no outro sentido

        3. Avatar de Manuel Rodrigues
          Manuel Rodrigues

          Grande comentário. Obrigado

    2. Avatar de Filipe Pinto
      Filipe Pinto

      Tenho RADARES de Portugal no meu android, mas acho que nao há para ios.
      Na tugalandia não há melhor. 😀

    3. Avatar de Carlos Silva
      Carlos Silva

      O SinoRoute. E é mais evoluído.

  3. Avatar de GB
    GB

    E cumprir com os limites de velocidade?

    1. Avatar de TugAzeiteiro
      TugAzeiteiro

      Deves ser um anjinho…. ou então nem carta ainda tens!

      1. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Na volta também pára nos sinais vermelhos

        1. Avatar de Samuel MGor
          Samuel MGor

          Não deves ter e se tiveres espero que te seja retirada pois é essa mentalidade que leva a acidentes (alguns mortais). O não cumprimento das regras na condução leva a isto:
          https://www.youtube.com/watch?v=626Tt-0DnT4
          https://www.youtube.com/watch?v=mTkaSXHMr1A

          Agora vê se perdes a carta.

          1. Avatar de Realista
            Realista

            Apanha o autocarro.

      2. Avatar de Micas
        Micas

        Deixa lá. O gajo é daqueles chatos e empatas que cumpre o código da estrada.
        Tuga que é tuga é sempre a abrir e a direito!

        1. Avatar de GB
          GB

          Que mentalidade.
          Abraço.

          Tu deves ser daqueles campeões que se eu estiver a ultrapassar por exemplo uma fila de carros a 140 numa autoestrada vais me fazer sinal de luzes, buzinar e ainda dizer uns bons palavrões á tuga.
          Para não falar que nesse carro podem ir crianças por exemplo.

      3. Avatar de GB
        GB

        Azeiteiro, o teu nome tem muito a dizer.
        Não sou nenhum anjinho e tenho carta à mais de 20 e com várias multas de excesso de velocidade, até que aprendes que existem leis e regras que devem ser cumpridas e o dinheiro não nasce das flores.
        O que é que o meu comentário tem de mal?
        Se existe leis e regras é para cumprir. Acho que é fácil de entender.

        1. Avatar de Já Chega
          Já Chega

          O facto de uma lei existir de per si não quer dizer que ela seja correta ou adequada, e tendo que cumprir com ela enquanto esteja em vigor não quer dizer que não possa reclamar com essa lei como sendo uma lei cujo objectivo vai além do anunciado. quem quiser «comer» que o objectivo destas leis, controlos e coimas é única e exclusivamente a segurança rodoviária é um cordeirinho muito crente….

  4. Avatar de John
    John

    Ao cumprir com os limites de velocidade já não há este problema!

    1. Avatar de NãoSabesNada
      NãoSabesNada

      Mais um que nunca passou limites

  5. Avatar de Czul
    Czul

    És pouco carneiro és, amém. É o que dá, andar sempre dobrado.

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Piores são aqueles que gastam dinheiro a tirar certificados de condução (aka carta de condução)

  6. Avatar de Pedro S.
    Pedro S.

    É cada comentário infeliz, quer dizer que é só santos na estrada. Os cumpridores das regras devem ser os que vão na faixa da esquerda a 100kmh numa autoestrada.

    1. Avatar de Samuel MGor
      Samuel MGor

      A 100 km/h não é mais a 120 km/h e sem passar este limite. Nas aldeias nunca passo dos 50 km/h e mesmo a esta velocidade já apanhei com cada susto que vos deixava com um enfarte.

    2. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      Ninguém é santo, mas na realidade só cai nas armadilhas dos radares quem quer.

  7. Avatar de João C.
    João C.

    Impressão minha ou notícia refere várias vezes a Google, quando de facto se está a referir à Waze?

    1. Avatar de Maria Inês Coelho

      O Waze é da Google, faz sentido 😉

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        E qual a necessidade de coro barato num fórum de tecnologia?

      2. Avatar de Carlos Silva
        Carlos Silva

        O Mundo é da Google, também faz sentido.

  8. Avatar de Miguel
    Miguel

    Para mim Magic Earth continua a ser a melhor app de navegação. Até agora nunca falhou.

    1. Avatar de HL
      HL

      Falta muita morada…

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Será? Pode me dar um exemplo?

      2. Avatar de Carlos Silva
        Carlos Silva

        Eu uso o Magic Earth e o upgrade das Páginas Amarelas e não falta nenhuma morada.

  9. Avatar de Pinante
    Pinante

    Solução fácil, se não funciona desinstala.

    1. Avatar de Carlos Silva
      Carlos Silva

      Tenho algum receio, sabe? Um dia destes, ao desinstalar uma app acabei por desinstalar o telemóvel.

  10. Avatar de Jonny
    Jonny

    Não olhar para o telemovel enquanto conduz

  11. Avatar de Gonçalo Ventura Martins
    Gonçalo Ventura Martins

    O Waze NÃO deixou de colocar radares, nem de os anunciar. Os alertas de polícia também não sofreram qualquer alteração! Os POUCOS casos relatados não são de Portugal.

    A Comunida de editores voluntários do Waze em Portugal tem TODOS os radares fixos devidamente colocados, incluindo os novos radares de velocidade média. E estes estão programados para alertar sempre os condutores, independentemente de circularem acima ou abaixo do limite.

    Os casos relatados podem estar relacionados com o Carplay, alguma versão específica, definições dos utilizadores, alguns radares a necessitar de realinhamento, etc. Confundir casos esporádicos, de outros países, que podem ser um bug ou problema momentâneo, com uma alteração do funcionamento da App, é um profundo desrespeito da verdade.

    1. Avatar de Zane
      Zane

      Parece que os comentários informam mais que o artigo. Não pesquisei nada sobre o assunto, mas achei a sua informação mais credível e completa, sem filtros jornalistos / sensionalistas.

    2. Avatar de Pedro Simões

      Temos aqui um comentário que relata esta situação em PT. Assim, não é “um profundo desrespeito da verdade”

  12. Avatar de Duarte
    Duarte

    Sei que os limites têm que ser respeitados se não era uma anarquia e bla bla, mas há um radar na A25 no ínicio de uma reta enorme, para algo cujo o objectivo é fazer com que os condutores moderem a velocidade nas zonas mais perigosas coiso.

  13. Avatar de João Cartaxo
    João Cartaxo

    A mentalidade do tuga vai ser sempre a mesma…
    Há países em que as pessoas simplesmente respeitam as velocidades e não andam com choradeira e até tem melhores condições de vida que nos…
    PS. Não sou nenhum santo que segue as regras à risca ok..? Se passo a velocidade? Sim. Se passo vermelhos? Sim (não em cruzamentos).. Ninguém é santo.. Se tento cumprir? Sim porque não gosto de pagar multas.. Mas lá vai o dia que posso ser apanhado num radar… Se vou chorar porque era caça? Não lol

    1. Avatar de Francisco Lima
      Francisco Lima

      No estrangeiro só cumprem mais porque sabem que são punidos mais facilmente e não por terem outra mentalidade. E isso vê se em CERTOS EMIGRANTES quando vêm a Portugal.

      1. Avatar de Milhais
        Milhais

        E a mentalidade portuguesa. Alias a poucos dias saiu uma noticia nos jornais em Portugal a falar sobre a subida das multas de excesso de velocidade por parte de portugueses. Ver noticia ( portugueses ganham asas nas estradas francesas).
        Se comparar mos com os polacos por exemplo, vejo uma populacao ao volante que segue muito mais as regras, entao a regra de entrar numa localidade e certinho reduzirem a velocidade para os 50km/h. E mais sao mais amigaveis na conducao, dando espacos e flexiblidade durante filas de transito. Enquanto em portugal parece que estao todos numa corrida para o primeiro lugar.

        1. Avatar de Pedro Fernandes
          Pedro Fernandes

          A mentalidade portuguesa não é apenas agressiva com as regras da estrada. Também é com as regras da língua portuguesa 😀

          *há poucos dias

  14. Avatar de Filipe Pinto
    Filipe Pinto

    App RADARES de Portugal para Android funciona em modo Picture-In-Picture, podendo trabalhar em simultâneo com a Waze ou outra app de navegação porta a porta. Sem stress…

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Arranja para iOS e depois falamos.

      1. Avatar de DC
        DC

        Arranja Android que é mais fácil.
        O tão bom iPhone que não dá para metade que um android dá.

  15. Avatar de Francisco Lima
    Francisco Lima

    Não foi a Waze que adoptou funcionalidades do Google Maps mas sim ao contrário

  16. Avatar de Orbi
    Orbi

    Radares de Portugal é pago

  17. Avatar de A.M
    A.M

    Android auto (Waze) ainda hoje verifiquei 2a circular e M.sul está tudo igual, alertou sempre.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      segunda circular cuidado, agora na curva antes do colombo, antigamente era 80 km/h, agora é 50 km/h, não sei se o waze actualizou isso.

      1. Avatar de G.A
        G.A

        Waze avisa local radar, não a velocidade, é só aviso e ter atenção

      2. Avatar de Mário
        Mário

        O Wase avisa da presença de radares e não das velocidades

  18. Avatar de wtvlol
    wtvlol

    Caça à multa sponsored by Google.

  19. Avatar de Samuel MGor
    Samuel MGor

    Pelo que li agora dou razão ao resto dos europeus quando dizem: “Os portugueses são suicidas nas estradas”

  20. Avatar de Mário Oliveira
    Mário Oliveira

    O meu Waze continua a informar os Radares Fixos normais e os que calculam velocidade média

  21. Avatar de Nelson Eloi Cercas Bentes de Melo
    Nelson Eloi Cercas Bentes de Melo

    Já resolvi a APP já foi para a reciclagem
    Se toda a gente fazer isto ele mudar a política
    Eu usava para todos os avisos pois aqui na 125 quando a transito não há muitas alternativas e
    tens zonas demais de 20 a 50km h a minha velocidade média na estrada 125 e de 45/50kn/ no verão. No inverno 60kmh

  22. Avatar de Carlos manuel
    Carlos manuel

    O meu Waze deixou de detectar radares normalmente, só deteta o primeiro radar aparecendo a barra de distancia que o radar abrange. a barra fica bloqueada no écran e já não deteta mais nada, depois só desconectando o telefone e voltando a conectar.
    Como resolvo este problema???
    Já reinstalei o Waze de novo mas não resultou.

    1. Avatar de José Maria Oliveira Simões
      José Maria Oliveira Simões

      Tem que formatar o telefone e reinstalar o sistema operativo (fazer o reset de fabrica por exemplo). Depois disso instale o wase. Penso que deverá resolver o problema …

  23. Avatar de José Maria Oliveira Simões
    José Maria Oliveira Simões

    Cuidado com o Tomtom , por vezes indica que a velocidade é 100 km/h, o que não está correcto (o correcto nesses locais é 80 km/h). Por exemplo, o eixo norte sul acontece isso. Também já aconteceu em outros locais … por isso … aqui fica o aviso …