Unboxing Nokia 808 PureView com câmara de 41 Megapixéis

54 Comentários

Como utilizador diário das plataformas Android e iOS (além dos sistemas operativos para Desktop), aceitei de imediato o convite para analisar o novo e potente Nokia 808 PureView, uma vez que estamos perante um equipamento que já recebeu vários prémios, tanto da indústria dos dispositivos móveis, como da indústria da fotografia, incluindo o de “Best Mobile Device”, no Mobile World Congress 2012, e o de “Best Imaging Innovation 2012″, atribuído pela TIPA (Technical Image Press Association).

Como já referimos aqui, o Nokia 808 PureView destaca-se de outros equipamentos, uma vez que  é primeiro smartphone a incorporar a galardoada tecnologia PureView, da Nokia, e de integrar um sensor fotográfico de 41 Megapixéis.

À primeira vista, vamos ver o que nos reversa este inovador smartphone.

nokia_808_01

O Nokia 808 PureView vem numa “case” bastante simples, bem desenhada, muito prática e 100% reciclável. De referir que na parte traseira da mesma vem a indicação sucinta das características do equipamento (informação sempre útil para quem pretende comprar o equipamento e não teve tempo de pesquisar sobre o mesmo).

Dentro da case  podemos encontrar:

  • Nokia 808 PureView
  • Bateria
  • Carregador
  • Cabo de Dados
  • Auricular Estéreo
  • Manual de Instruções

nokia_808_00

O Nokia 808 PureView destaca-se pelas seguintes características:

  • Sensor de 41 MP, lente Carl Zeiss, tecnologia de imagens PureView e vídeo Full HD
  • Saídas HDMI e DLNA, NFC e tecnologia Wi-Fi
  • 16 GB de memória incorporada, expansível para 32 GB ou 48 GB
  • Processador ARM 11 a 1,3 Ghz
  • 512MB de memória RAM
  • Sistemas Operativo: Symbian Belle

No que se refere a dimensões e peso, o Nokia 808 PureView pesa cerca de 169 e e tem de altura 123.9mm , 60.2 mm de largura e 13.9 mm de espessura (espessura máxima medida no local da câmara).

nokia_808_02

Como referido, a câmara é sem duvida um dos pontos fortes deste equipamento. Nesse sentido, preparamos para já um pequeno vídeo para verem a qualidade e tiramos também algumas fotos.

Vídeo de testes do Nokia 808 PureView

https://videos.sapo.pt/KCp7k8915gOkJfelkInt
 

Galeria de imagens

anterior próxima

Fica então assim pré-apresentado este smartphone que, ao que me parece, é um excelente terminal para quem, além de um smartphone, gosta também de ter uma excelente máquina fotográfica e uma autêntica consola de jogos num só dispositivo. Fico à espera que me indiquem quais as características que pretendem  ver analisadas ao pormenor para que a análise vá ao outro ao esperado.

Partilhar:
Tags:

Comentários

54

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de MrT
    MrT

    “Sistemas Operativo: Symbian Belle” – até mete nojo!
    por que é que não lhe espetaram com o Windows Phone? não digo Android, devido á parceria entre a Nokia e a Microsoft, mas mesmo assim, uma maquina com este tipo de características e preço, tem de oferecer ao consumidor um SO de melhor qualidade e versatilidade.
    Quanto a prémios, bem podem tentar esfregá-los na minha cara, mas os prémios, muitas vezes são falaciosos….
    De qualquer forma, não tenho por habito dizer ‘não’ as coisas, sem antes primeiro experimentar. Por isso, a minha primeira impressão, é de que é um telemóvel com um hardware interessante, até diria mais, bom, mas com um mau SO. De qualquer forma, se tiver oportunidade, hei-de-o testar…

    P.S.: não levem muito a serio a frase, “até mete nojo”, pois foi só uma forma de hiperbolizar o meu desagrado perante o facto de ter como SO o Symbian.

    1. Avatar de Ricardo Almeida

      A tecnologia “Pureview” começou a ser desenvolvida à cinco anos. Neste momento, apenas o Symbian (referido pela Nokia como Nokia Belle) suporta esta tecnologia com estas lentes de 41Mp.

      Tenho a certeza de que se experimentares o smartphone (referido por alguns como “camphone”), irás mudar a tua opinião em relação ao SO. O Symbian está bastante diferente e para melhor! 🙂

    2. Avatar de João Ramiro

      Experimenta e vais ver que a tua opinião vai mudar em relação ao SO 🙂

      @Pedro 2 dicas, se gravares um video para uma futura review dá a conhecer o zoom e a qualidade do som e… livra te do browser de origem 😛

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Obrigado João, vou tratar disso.

        1. Avatar de Rodrigo
          Rodrigo

          E tenta colocar no youtube em vez do sapo vídeos porque este não tem suporte a full HD e vai dar a impressão que o problema é da qualidade da câmara.

    3. Avatar de Jose
      Jose

      Nunca deves ter mexido no Symbian Belle decerteza.

      1. Avatar de MrT
        MrT

        por acaso já, não foi uma experiencia longo, foi só de ocasião. e na altura não achei nada de especial. No entanto os SO’s de equipamento para euipamento, tem comporatmentos diferentes (isso acontece com qualquer telemovel/SO), por isso possa ser que até ache que no geral (hardware + SO), esteja bom.
        Mas mais uma vez, revelo-me muito ceptico com este SO, pois a experiencia que já tive/tenho com Symbian, é muito má…

    4. Avatar de YellowManOnFire
      YellowManOnFire

      Windows neste equipamento faria diminuir as vendas do mesmo. Alem de que este Symbian Belle se encontra mais estável e funcional que o WP. Foi a meu ver uma excelente aposta por parte da nokia e feito para utilizadores normais…nunca gostei muito do Symbian mas vá lá…quem é que já não mexeu já nele??? Isso mesmo toda a gente ja mexeu nele e toda mesmo para quem não seja tão entusiasta dos novos SO’s toda a gente se vai sentir como um peixe na agua ao utilizar este 808.

      1. Avatar de MrT
        MrT

        eu nunca tive um nokia, mas o pai teve e tem, a esperiencia tenho a dizer que é horrivel. bloqueia sem razao, esta a escrever uma sms, e se recebes uma chamada ele fica todo marado, e não mexe, muito mau mesmo. no entanto ainda não tive grandes experiencias com este novo, Belle….

        1. Avatar de Sérgio V. V.
          Sérgio V. V.

          Eu tenho um Nokia 5800 XpressMusic há 3 anos e não tenho a mínima razão de queixa. Nunca me deu problemas. A minha esposa tem 5230 desde a mesma altura e ainda está para as curvas. 🙂
          Ainda hoje acedo ao Google+, Facebook, Twitter, Banco online, etc, nos trinques.

          Tenho, inclusivé, uma série de amigos e familiares que ainda usam tanto o N5800XN como o N5230 (na altura eram estes que estavam na berra e tinham um preço bastante acessível) e estão todos a trabalhar sem problemas.

          À semelhança da Samsung com o BADA, a NOKIA tentou o Belle, só a que a Samsung, ao contrário da Nokia, percebeu a tempo que não valia a pena insistir e limitou-se a apostar no cavalo vencedor.

          O Symbian foi muito bom e foi campeão de vendas. Deu muitos € à Nokia. Eles só tiveram foi um bocadinho de dificuldade em perceber as tendências.

          Agora, quanto ao Belle… nunca tive oportunidade de experimentar mas consta que é tão estável e fiável como o seu predecessor, só que já era um nado morto.

      2. Avatar de MrT
        MrT

        BTW, á pala desse nokia e dos seus bloqueios já perdeu algum dinheiro, pois de volta e meia com esses bloquios faz chamadas aleatorias.

    5. Avatar de MrT
      MrT

      Já agora, mesmo que o telemovel seja muito bom, não posso deixar de concordar com alguma pessoas que dizem que 41 Mp é demais. Pois os 41 Mp são uma ilusao, se tirares uma foto nesse modo, sem ser em cartazes gigantes, não vais notar diferença numa doto de 4 ou 8 Mp. e depois pelo facto de não ter zoom optico (como em todos os telemoveis), se tirares uma foto com o minimo de zoom que seja, tua qualidade vao piorar bastante. ou seja se a unica grande vantagem destes telemovel for a camera, em relação aos outros telemoveis, é dinheiro deitado á rua, pois para isso compra-se um telemovel mais barato e uma camera de qualidade media.
      (á primeira vista isto não passa de um chamariz, para um grande barrete)

      1. Avatar de João Ramiro

        Procura saber mais sobre a tecnologia PureView e depois relê este comentário que acabaste de fazer 🙂

        Btw o Pedro provavelmente vai te iluminar na review, creio 🙂

    6. Avatar de So7t
      So7t

      Tenho actualmente a rolar o Symbian Belle no meu Nokia N8 e so posso dizer maravilhas! O interface está mais limpo e muito fresco, em alguns pontos está “estilo android”: varias homescreens, widgets, controlo de comunicacoes “em janela”.. e muito muito fluido! E quando se fala de consumo energetico, Symbian é o que sabemos, um verdadeiro campeao sem paralelo!!
      A Nokia(Accenture) fez um excelente trabalho ao prolongar o tempo de vida deste meu “amigo inseparavel” da foto!!

      O Samsung S3 é o equipamento mais falado do momento mas infelizmente continua a não chegar nem perto deste cavalo de combate no que toca a foto, talvez o próximo…
      Para Outubro ja devem estar no mercado as alternativas com WP8, estou a aguardar para ver o que ai vem… a ver vamos!!
      O Nokia 808 nao tive ainda oportunidade de experimentar, ao que parece continua a elevar ainda mais a fasquia quando se fala de foto.
      Experimenta o SO e logo vais ver que nada tem a ver o com as versões anteriores existentes em modelos de baixa gama (nokia c5 e afins…)!
      Cumprimentos, So7t

      1. Avatar de Fernando
        Fernando

        Tenho o Samsung Galaxy S e comprei recentemente o Nokia 701, e posso dizer que ele é mais bonito e tão rápido quanto (ou até mais que o Android)

        Quem fala mal do Symbian é porque não viu um Belle, que é muito, mas muito superior aos antigos e precário S60V5.

        S60V5 realmente deixa desejar, mas o Belle é muito superior e diferente, embora podemos rodar apps antigas

  2. Avatar de Ricardo Almeida

    Uma das coisas que muita gente descura numa gravação de vídeo, é a qualidade de som. Gravem um vídeo num ambiente muito ruidoso e depois ouçam com uns auscultadores decentes. Ficarão abismados!

  3. Avatar de Joao
    Joao

    Não entendi a finalidade do vídeo?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      @João,
      Apenas para teres uma ideia da qualidade. O projecto que filmei do portão já o apresentamos aqui
      https://pplware.sitedev.pt/hardware/aprenda-a-abrir-um-porto-com-um-arduino-e-um-android/

    2. Avatar de ponces
      ponces

      Acho que se enganaram no link do vídeo… Aquele vídeo é deste post https://pplware.sitedev.pt/hardware/aprenda-a-abrir-um-porto-com-um-arduino-e-um-android/

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Boas ponces,

        O video foi gravado com o Nokia 808 🙂

  4. Avatar de Ricardo Almeida

    Duas correcções: Isto está arquivado na categoria “Android”;
    A memória é expansível para 32Gb e não para 48Gb. Esse valor é apenas o total de memória, caso coloquem um micro SDHC de 32Gb.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Android é do hábito 🙂 Ja alterei. Quanto à memória, é como está escrito.. (não te esqueça do termo OU)

      16 GB de memória incorporada, expansível para 32 GB ou 48 GB

  5. Avatar de José Torres
    José Torres

    Dentro da case podemos encontrar:

    Nokia 808 PureView
    Bateria
    Carregador
    Cabo de Dados
    Auricular Estéreo
    Manual de Instruções

    »»»» dentro da caixa podemos encontrar :

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Caixa ou também designada de case.

      1. Avatar de Emanuel
        Emanuel

        Dude, não é uma designação é o nome em inglês, à que não confundir as coisas. Ainda por cima temos das línguas mais completas do mundo, com termo pró dito cujo, porquê estrangeirismos? Não habia nexexidadezezeze!

        1. Avatar de Fábio André Antunes
          Fábio André Antunes

          Aprende primeiro a diferença entre “há” e “à” 🙂

  6. Avatar de Marco Pinheiro

    Worst phone ever…

    A sério, quando é que a nokia aprende ? Depois “queixam-se” que baixam os lucros. Têm um telemóvel de porcaria com uma câmara que supostamente é melhor que praticamente tudo o que vemos habitualmente no mercado -.- imagino o preço: 1000€ ou mais! é nestes momentos que as minhas preferências fazem ainda mais sentido: Android -> iOS -> Nokia.
    A nokia está um autêntico fail, não fazem nada de jeito deste há uns bons anos.

    1. Avatar de Sergio
      Sergio

      Esta equipamento serve apenas para apresentar a tecnologia. claro que isto vai ser aplicado em smartphones decentes. Mas por agora é preciso testar o conceito.

      1. Avatar de Marco Pinheiro

        sim, eu entendo, mas mesmo assim… 41MPx é um exagero. E provavelmente vai-se a ver e tem uma qualidade pior que a maioria das câmaras que para aí se vêem à venda

        1. Avatar de Carlos
          Carlos

          Hombre, não tens net?

          Se procurares na net vais encontrar porradas de fotos tiradas com o PureView 808, e, obviamente, carradas de análises.

          Esta por exemplo:
          http://www.theverge.com/2012/6/25/3113460/nokia-808-pureview-review

          Diz o seguinte da câmera “Choose your favorite exaggerated epithet and apply it to the 808 PureView’s camera. It doesn’t matter what it is, it’ll be true. This phone’s image quality is so far ahead of the competition that it really has no competition. There are two reasons for my unbridled enthusiasm: firstly, at 5 megapixels, the PureView camera delivers, without doubt, the most detailed and natural images of any cameraphone, and secondly, it’s capable of shooting 38-megapixel pictures that match or exceed the quality of most smartphones.”

          E tens lá fotos para ver, se quiseres. Mas basta veres esta:
          http://d35lb3dl296zwu.cloudfront.net/uploads/photo/image/6525/38mpfull2.jpg
          A foto tem tanto detalhe que consegues ver a tatuagem no braço do motorista do autocarro.

    2. Avatar de Jose
      Jose

      Haters gonna hate ‘-‘

      1. Avatar de Marco Pinheiro

        True. Mas cada vez mais aparecem razões para que “odeie” ainda mais a nokia, sempre foi uma “luta” de longa data contigo.

  7. Avatar de BBC
    BBC

    Hey! Estas fotos são na Guarda.
    Temos um elemento da Guarda no Peopleware??

  8. Avatar de Ricardo Ribeiro
    Ricardo Ribeiro

    Isto dos 41 megapixeis é cá uma treta. A minha reflex de 14 megapixeis tira melhores fotografias que isto em modo automático. Aliás, a minha antiguinha compacta da hp não anda muito longe desta qualidade dos “41 megapixeis”. Existe uma razão para as maquinas que se vendem por ai não terem este tipo de resoluções. Porque o que interessa é a qualidade efectiva não a capacidade máxima do sensor.

    1. Avatar de Desapontado
      Desapontado

      Exactamente,
      A lente manda…

    2. Avatar de Ricardo Almeida

      Vê-se que não existe conhecimento necessário sobre este smartphone. Os 41Mp são efectivos e a tecnologia Pureview é utilizada ao tirar fotografias com 8, 5 ou 3/2 Mp (a última opção depende se é 4:3 ou 16:9). Existem dezenas de fotografias em todas as resoluções que o 808 Pureview permite tirar disponíveis no Flickr e não só. Vou só referir que o GSMArena fez um “blind test” utilizando vários smartphones e uma câmara compacta. O 808 Pureview deixou-os a milhas…. (Link: http://www.gsmarena.com/pureview_blind_test-review-773.php)

      1. Avatar de Pedro Queiroga
        Pedro Queiroga

        mas o que está em causa é que os 41mp são só para inglês ver, é um termo que ganhou poder de marketing, para que as pessoas que não entendam nada de fotografia, achem que vão tirar melhores fotos de acordo c/ a “grandeza” dos mp…o que é precisamente o oposto. para um dado sensor (e o seu tamanho), quanto mais mp tiveres, piores ficam as fotos, pois é uma resolução demasiado grande para um sensor pequeno. e um tlm nunca vai tirar boas fotos, pois tem uma má lente, tem um sensor pequeno, etc…estes 41mp apenas servem para atrair atenções

  9. Avatar de Luís Miguel
    Luís Miguel

    Belas fotos na cidade da Guarda.. 😉

  10. Avatar de Pedro
    Pedro

    Nokia? Nunca mais!

  11. Avatar de joao
    joao

    Qerem uma maquina fotografica?
    Ha ai muitas a venda por 50-100€.
    Eu quero é qualidade de ecra, resposta ao toque e definicao para conseguir ler pdf e net, resumindo AMOLED.
    Nao é Android ,nao serve digam o q disserem.

    1. Avatar de João Ramiro

      Resumindo, se apenas queres AMOLED então o 808 PureView serve na perfeição.

  12. Avatar de VDIAS
    VDIAS

    Mais um device inútil… que ninguém vai comprar…

  13. Avatar de Bruno
    Bruno

    E pronto há pessoal que é tão “poucochinho do cérebro” que só sabe criticar..não é Android? já não presta.. não é IOS? também não presta.. enfim.. E o mais incrível é o facto de grande parte deste pessoal ser doutorado em criticar quem posta os artigos..
    Como é que é possível não terem noção da triste figura que fazem..
    Ao pessoal do PPlware os meus parabéns, o vosso site está bom e recomenda-se, os vossos artigos por regra apresentam conteúdos interessantes e opiniões neutras. Continuem o bom trabalho!

  14. Avatar de joao
    joao

    O sr.Bruno
    aposto q voce é daqeles betinhos so roupa de marca e q teve logo um iphone 1 2 3 4 assim q sairam! a vaidade sobrepoe se a razao!
    A quem o dinheiro custa a ganhar, e nao recebe da mama,pensa 2x antes de dar 500€ por um telemovel(sim ,continua a ser um telemovel) quando pode comprar um android razoavel por 100€ com todas as funcoes q qiser. Ainda bem q apareceu o android ,senao ainda hoje so tinhamos iphones ipads e nokias a 600e q nao valem nada.

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      João,
      Estas mesmo enganado, apenas não gosto de pessoal que critica tudo e todos, a Nokia é uma empresa que tem colocado no mercado equipamentos de qualidade e que ao longo do tempo tem inovado, claro que nos últimos anos ficou na sombra de outras companhias como a Google e apple ou samsung, mas mesmo assim continuou a trazer equipamentos de qualidade e que acrescentaram algo de novo, actualmente tenho um Nokia C5 um Smartphone básico que apesar de não ser excelente em nada é bom em tudo o que faz e este equipamento custou 150€.. nada comparado ao preço dos 1’s smartphones que a nokia lançou.. Muito provavelmente daqui a um par de anos vamos ter esta tecnologia em equipamentos mais baratos do gênero C5 graças a este nokia 808.. mas para te explicar como é que este tipo de processos funcionam tinha de perder muito tempo e para mim tempo é dinheiro.
      João quanto á parte do bétinho e afins.. no comments
      Tens um cérebro ao teu dispor Usa-o!

  15. Avatar de Santos
    Santos

    Ó sr. João, desde quando é que um Android por 100€ é razoável?
    Androids também são bons, mas não são esses.
    Existe muito a mania de odiar a Nokia mas foi esta marca que já nos presenteou com alguns dos melhores terminais até hoje já feitos e olhe que nem 1/4 desses terminais custava 600€. É verdade que se perdeu um pouco no tempo mas agora está a tentar recuperar. Se não gostam não venham para aqui criticar nem o terminal nem os que gostam do terminal.
    (já agora, não tenho nenhum Symbian mas nem tão pouco um Nokia, tenho um Galaxy Ace de 200€ que é horrível pois nem actualizações para ICS ou JellyBean irá ter

  16. Avatar de Telmo Neves (ganha telemóveis aqui)

    Por acaso estive a ver uma fotos do telemóvel e são espantosas 🙂

    Já tive um Nokia 5800 (tenho agora um android) mas não me importaria de voltar ao symbian para ter esta máquina na mão :p

    Para os críticos, experimentem antes de falarem do que não sabem, ou do que pensam saber 😉

  17. Avatar de zekaao
    zekaao

    É só hatters e fan boys aqui… tão elitistas que são em 2002 tinham nokia 3310 hoje tem telemoveis do tamanho do comando da tv com as funcionalidades do meu p3 a 1ghz … enfim mudaram-se os tempos mudaram-se as manias, daqui a 6 meses tudo não passou de uma breve lembrança de consumismo de um produto obsoleto em que se perderam uns euros,que em tempo de crise fazem falta a muitos e por uma questao de STATUS e Vaidade são assim desperdiçados. Pra que ter uma coisa de 500 euros quando o mais importante tb esta presente num de 50? É assim tão urgente para os comuns dos mortais receber emails no telefone ler pdfs e jogar angry birds ? POupem, o ambiente Agradece.

  18. Avatar de Fernando_BR
    Fernando_BR

    Muita gente criticou este aparelho sem nunca ter conhecido ou operado o Belle.

    Comprei recentemente o Nokia 701 e posso dizer que este Symbian Belle está muito bonito, rápido e fluído – funcional e atende muito bem (estes modelos novos tem boa memória interna e RAM mais do que suficiente), tendo também GPU para quem gosta de jogar.

    Por cerca de 200 euros ou 500 reais, não há nenhum aparelho que tenha estas funções ainda com uma camera de 8MP e gravação em 720p (refiro-me ao Nokia 701, o 808 é muito melhor)

    Antes de criticar experimente, não seja papagaio de repetir o que outros dizem.

    Minha opinião pessoal sobre este aparelho: maravilhoso, porém muito caro – não pelo sistema operacional, mas pelo conjunto, visto que no Brasil custará mais caro que o SGS3; cujo hardware, projeto e caracteristicas são bem mais novas e superiores

  19. Avatar de Tiago Carvalho

    A resolução do ecrã é de apenas 640 x 360 :O Até parece brincadeira…

  20. Avatar de emanuelrocha
    emanuelrocha

    Estou quase a comprar o Nokia 808…
    Eu sou um utilzador de telemóveis Nokia desde o velhinho Nokia 3310 (que ainda tenho e em pleno funcionamento). Neste momento o meu telemóvel principal é o Nokia C6-01.
    Também tem o Symbian Belle e não há nada a apontar. É rápido, tem as aplicações Microsoft para as redes sociais e Office, não falha nem no GPS, e sim, o SO é muito mais estável que os Windows Phone em que tive oportunidade de mexer e remexer, apesar de ainda assim agradáveis.
    Já tive LGs, Samsungs, Motorolas, Sony Ericssons, Iphones, HTCs, BlackBerrys, entre outras marcas, e acabei sempre por voltar para a Nokia. O único outro telemóvel que me marcou e não foi por nenhum sistema operativo foi o Iphone, pelo seu ecrã tátil, mas até isso quase se esbateu com o meu C6-01 e outros com o ecrã tátil capacitivo.
    Todos os Nokias que já tive (os mais recentes tendo sido 5230, 5330, 5800, C7, E51, E52, E71, E72, entre outros) funcionaram corretamente. Os de alguns colegas e amigos encravavam às vezes mas dava-lhes uma vista de olhos e era quase sempre a memória cheia de milhares de mensagens ou ficheiros media que causavam os problemas. Quem não sabe o que faz…
    Não posso dizer que seja a melhor marca em todos os aspetos mas para mim será sempre a melhor escolha.
    Gostava é de saber se o Symbian Belle vai evoluir depois do 808.

    1. Avatar de So7t
      So7t

      A Nokia garantiu suporte ate 2014 para os seus equipamentos mais recentes! Creio que o 808 vai ser o ultimo equipamento com Symbian mas tambem o o que faz a passagem para o WP ao melhor nivel( o equipamento tem tudo o que de melhor a Nokia pode oferecer dentro das limitacoes Symbian(resolucao da tela)!!
      Uma coisa é certa Symbian Belle vai continuar a evoluir nos próximos meses, prova disso é um Future pack 2 que ja esta “no forno”… 😀
      Da aqui uma olhada neste vídeo!!!

      http://mynokiablog.com/2012/07/26/video-symbiannokia-belle-fp2-demo/

      Ainda não se sabe se vai ficar como esta na demo , mas da para antever o que ai vem…

      Cumprimentos , So7t

  21. Avatar de Alexandre
    Alexandre

    Só vos digo a todos uma coisa, para que servem as câmeras REFLEX ? Não me refiro as capacidades de objectivas com zooms estrondozos. Mas sim a capacidade de uma reflex levar uma grande lente e ter apenas 12 MPX e rebentar com esta camera do pureview… Não se esquecam que numa fotografia existem várias propriedades, e os megapixel só dizem respeito a uma delas. Que adianta ter aproximadamente 41.000.000 de Pixels numa fotografia se a fotografia só necessitou de captar 12.000.000 ?? E as obturações ? E a focagem ? E tudo o resto que uma imagem tem ? Quando vejo pessoas a dizerem-me que este telemóvel é melhor do que comprar uma máquina reflex de 12 Mpx até me arrepio. E claro depois vai depender da lente que a reflex traga.

    Resumindo…
    Com isto dizer que a propriedade da fotografia dos pixels não é tudo. Podem tirar as vossas dúvidas tirando uma fotografia lado a lado com o telemovel e com a maquina reflex. 🙂

  22. Avatar de junior
    junior

    boa noite… Vou comprar um mas so quero saber se nao é baixo como meu 701 o altofalante valeu