UC Browser: Promessa de segurança do Android e iOS que afinal está a recolher dados

11 Comentários

Mesmo nos dispositivos móveis, os browsers devem garantir a proteção dos dados dos utilizadores e a segurança de toda a informação. Se a maioria opta por usar o Chrome, há quem procure outras alternativas que prometem muito mais segurança.

Um exemplo dessas propostas é o UC Browser, que prometia níveis de segurança acima do que era normal. Este browser estará agora com problemas, ao ter sido descoberto que está a recolher dados dos utilizadores e a enviá-los para a casa mãe.

UC Browser android ios browser privacidade

Das muitas propostas que existem para o Android e o para o iOS, o UC Browser é um dos que destaca. Este foi criado pela UCWeb para o Alibaba, prometendo aos utilizadores níveis e segurança e privacidade muito mais elevados que a concorrência oferece nos dispositivos móveis.

Infelizmente, e do que foi agora descoberto, esta privacidade estará em causa. Há provas bem firmes de que o UC Browser recolhe informações e dados dos utilizadores, conforme conseguiu provar o investigador de segurança Gabriel Cirlig e posteriormente confirmado por outros.

https://videos.sapo.pt/tzQcRcbyQwBmZkUP6uc2

O que foi detetado foi que este browser está a enviar dados para um ponto central, de forma cifrada e sem pode ser lido. Este comportamento parece acontecer mesmo quando o utilizador tem o modo anónimo ativo, algo que não deveria acontecer de forma natural.

Dos muitos dados que são recolhidos, está o endereço IP do utilizador, que depois permite rastrear os utilizadores. Os dados são anonimizados, mas enviados para os EUA, para servidores que têm o domínio .cn.

UC Browser android ios browser privacidade

Este comportamento contrasta de forma muito direta com a forma como outros browsers mais conhecidos se comportam. O Chrome da Google, por exemplo, não regista nenhum dado do utilizador quando este está em modo anónimo e a navegar na Internet.

Após ter problemas similares em 2017, que levaram a que estivesse fora da Play Store, repete agora o mesmo comportamento. Por enquanto está presente nas lojas de apps do Android e do iOS, mas sem certeza de que irá ficar por lá.

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    Made in China.

    1. Avatar de Napoleão Bonaparte
      Napoleão Bonaparte

      Sent to China!

      1. Avatar de Nitroglycérine
        Nitroglycérine

        É um negócio da China, o tráfico de dados recolhidos. Valem fortunas quando postos em prática.
        A Alibábá agradece!

  2. Avatar de Hugo
    Hugo

    Lol e novidades….
    Querem privacidade usem Mozilla Firefox.
    E mesmo assim não é 100%.
    Chorme, Edge, safari, etc.. Tudo rouba dados dos utilizadores.
    Como digo o melhor ainda é o Firefox e como tudona informática não é 100% seguro,mas seguramente é 50% mais seguro que qualquer outro.

    1. Avatar de António
      António

      +1
      Se não querem os monopolistas Edge ou Chrome, optem pelo Firefox, para mim é o único que está ao nível destes e, em algumas coisas, é até melhor!!
      Agora mau, mau é a alibabá, empresa chinesa com tão más práticas que até na china é investigada!

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Se calhar é porque o dono criticou o PCC…

        1. Avatar de António
          António

          Não! Foi mesmo devido aos impostos e ao descontrolo que o governo tem em relação a toda a atividade da alibaba, tal como acontece no ocidente, com as empresas como a Google, microsoft, amazon, etc, etc

  3. Avatar de Jy Ka
    Jy Ka

    Huawei…uc browser… xiaomi

    1. Avatar de lapizazul
      lapizazul

      Apple, Google, Microsoft…

      1. Avatar de SSD
        SSD

        Ohoh não sabes que os americanos roubam dados para o nosso bem e que não há problema porque se trata de um país democrático (sim, já vi usarem estes 2 argumentos).
        Tudo farinha do mesmo saco

  4. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    A piada do ano:
    “O Chrome da Google, por exemplo, não regista nenhum dado do utilizador quando este está em modo anónimo e a navegar na Internet.”