TOP 10 – Os piores smartphones para a Saúde

84 Comentários

O Teste de Absorção de Energia, também conhecido por SAR, é o teste responsável por fazer a medição do índice de exposição à radiofrequência de dispositivos electrónicos, principalmente de telemóveis e/ou smartphones.

Recentemente, a Apple deu a conhecer o nível de radiação electromagnética dos iPhone 7 e iPhone 7 Plus e aconselhou a mantê-los longe da cabeça. Conheça hoje quais os 10 smartphones que pior fazem à Saúde.

smartphone_05


De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), a radiação electromagnética pode causar danos no nosso corpo. Na União Europeia, a entidade reguladora, o CENELEC especifica limites do SAR, seguindo as normas IEC.

Para telemóveis e outros dispositivos móveis, o limite do valor do SAR é de 2W/kg considerando uma massa de tecido de 10g, que absorve a maior parte do sinal. ( IEC 62209-1 )

radiacion-smartphones-telefonos-celulares-650x450

“Melhores” smartphones

De acordo com dados recentes do site BusinessKorea, o Samsung Galaxy S7 Edge é o smartphone que menos radiação electromagnética emite. Na lista não se encontra nenhum iPhone.

  • Samsung Galaxy S7 Edge – SAR 0.264 W / Kg.
  • ASUS ZenFone 3 – SAR 0.278 W / Kg
  • Samsung Galaxy A5 (2016) – SAR 0.290 W / Kg
  • Lenovo Moto Z – SAR 0.304 W / Kg
  • OnePlus 3 – SAR 0.394 W / Kg
  • Samsung Galaxy S7 – SAR 0.406 W / Kg
  • HTC 10 – SAR 0.417 W / Kg
  • Sony Xperia XA – SAR 0.473 W / Kg
  • Huawei Honor 5X – SAR 0.560 W / Kg
  • Samsung Galaxy A3 (2016) – SAR 0.621 W / Kg

Piores smartphones

Relativamente aos piores smartphones, destaque para o Huawei Honor 8, Huawei P9  e os iPhone 7 e iPhone 7 Plus.

  • Huawei Honor 8 – SAR de 1,5 W / Kg
  • Huawei P9 – SAR 1,43 W / Kg
  • iPhone 7 – SAR 1,38 W / Kg
  • iPhone 7 Plus – SAR 1,24 W / Kg
  • Huawei Honor 5C – SAR 1.14 W / Kg
  • Sony Xperia X Compact – SAR 1.08 W / Kg
  • Sony Xperia XZ – SAR 0.870 W / Kg
  • LG G5 – SAR 0.737 W / Kg
  • Sony Xperia X – SAR 0.720 W / Kg

Este é, sem dúvida, um tema sério, podendo ser um ponto desfavorável, aquando da compra de um smartphone. O uso moderado de smartphones é recomendado por muitas entidades e organismos, e o melhor mesmo é seguir essas recomendações ou então usar headphones/earphones.

Comentários

84

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de naotenhoosso
    naotenhoosso

    ahaha. criaram este artigo só para limpar a imagem do iphone. ahahha. vcs fazem tudo para ninguém falar mal do smartphonezinho

    1. Avatar de Logic
      Logic

      enfim , o que é que se pode responder a isto…

      1. Avatar de toni da adega
        toni da adega

        Nada. Sempre aprendi que contra argumentos nao há factos.

        1. Avatar de vitor
          vitor

          LOL não bebas agua não

          1. Avatar de toni da adega
            toni da adega

            Meu caro visto nao estares cônscio acerca da coisa aqui está o que eu realmente escrevi.
            https://www.priberam.pt/DLPO/antífrase 🙂

          2. Avatar de APereira
            APereira

            Até fiquei abesbilico! 🙂

        2. Avatar de Daniel
          Daniel

          Contra factos não há argumentos. É parecido

          1. Avatar de toni da adega
            toni da adega

            Deveria ser assim, mas existem casos em que por muitos factos que apresentes os argumentos irao sempre negar o óbvio.
            Tenta lá explicar a um fanático que a equipa dele perdeu porque fez um mau jogo.
            Tenta mostrar factos a um político.
            Há quem defenda que a terra é plana.

            Vais ver que contra argumentos nao há factos.

          2. Avatar de Piruças
            Piruças

            Isto hoje o pessoal não apanha nenhuma. O Toni foi brilhante da alocução. Relê e pode ser que percebas. Quanto ao primeiro personagem está tão “ao lado” que nem mesmo a reler o resto da semana chega lá!

    2. Avatar de Filipe Coelho
      Filipe Coelho

      Pensei o mesmo, mas ou menos tive a decencia de ler o artigo antes de comentar…

    3. Avatar de André
      André

      Han? Tu ao menos deste-te ao trabalho de ler o artigo?

    4. Avatar de SCaeiro
      SCaeiro

      Ora bem, se o iPhone está entre os “piores”, onde está o “limpar a imagem”? Ou está a ser irónico?

    5. Avatar de Milton Sá
      Milton Sá

      naotenhoosso…se calhar é mais não tenho olhos para ler o artigo ou, na pior das hipóteses, não tenho cérebro para o perceber…uma frase simples:

      “Relativamente aos piores smartphones, destaque para o Huawei Honor 8, Huawei P9 e os iPhone 7 e iPhone 7 Plus.”

    6. Avatar de Pedro Pedrosa
      Pedro Pedrosa

      Antes de vires furiosamente comentar devias ler o artigo. O iphone 7 e 7 plus continuam na lista de piores dispositivos. Pior que um Fanboy/Hater só um Fanboy/Hater que não lê a informação antes de mandar bitaites.

      1. Avatar de Pedro Cruz
        Pedro Cruz

        Nem mais!

    7. Avatar de APereira
      APereira

      Confesso que me faz pior a saude os haters em que a cegueira é tanta que nem sabem ler.

      Qualquer das formas, vou morrer e vou…que se lixe lá isso.

    8. Avatar de FT
      FT

      loooooool estou ctg !

    9. Avatar de Rogério
      Rogério

      Iphones estão na lista dos piores. Não viste acima?

    10. Avatar de Batman
      Batman

      Limpar ? Considerados os piores

    11. Avatar de Pedro
      Pedro

      lol este artigo claramente prejudica o iphone em relaçáo ha samsung, vc e daqueles da clubite aguda so ve mesmo um lado independentemente dos factos ahah

    12. Avatar de LiTO
      LiTO

      Daqui a pouco o Pplware n pode reportar nada que compare iPhone e Android com base em estudos, só porque os coitadinhos andam com a mania da perseguição… (O msm tb para aqueles que se queixam do mesmo com o Android, Windows Phone, etc)

  2. Avatar de Alberto
    Alberto

    Samsung ao poder 🙂

  3. Avatar de Excluído
    Excluído

    Pena não haver referencia aos aparelhos microsoft… Parece estarem fora de tudo

    1. Avatar de RF
      RF

      lol esquece.. como eu já esqueci o meu Lumia 640 DS! Já agora.. não aparece referência aos iPhones 6S por ex.. como ainda é um aparelho recente, tinha sido interessante ver em que lugar da lista estava, face ao novo modelo.

    2. Avatar de Pedro Barros
      Pedro Barros

      Não importa. São lembrados pela MS para actualizações e por querm realmente os usa, não precisamos de mais ninguem…

      1. Avatar de fla
        fla

        apps davam jeito, tive que abandonar o Windows Phone (do qual gostava) por faltarem sempre apps que os outros So’s tinham…

      2. Avatar de FigoZ
        FigoZ

        “Sao lembrados pela MS”? Vai dizer isso aos 90% de users que ficaram na 8,1 sem o prometido upgrade para o 10 e se fartaram e mudaram de SO…W10M é lento, cheio de bugs, sem apps, sem updates e n faz nada que os outros n facam…e nem falem da porcaria do continuum que n serve para nada…vejam o ubuntu touch que sera melhor

      3. Avatar de Celso
        Celso

        Lembrados os que prometeram update para o 10 e ficaram no 8.1? So um burro acefalo para gastar 1euro nesse SO

        1. Avatar de Pedro Barros
          Pedro Barros

          Oh garoto, vai lá brincar com o teu IPhonix vai, e deixa estes comentários para gente crescida!

    3. Avatar de Rui LUX
      Rui LUX

      “TOP 10”.. dos piores e melhores para o critério definido.. ora, se não está na lista um Lumia.. deverá querer dizer que nem estão no TOP 10 dos piores nem dos melhores.. estão ali pelo meio. é bom as pessoas reclamarem.. mas reclamar por tudo e por nada e sem pensar primeiro, não ajuda nada

      1. Avatar de Rui LUX
        Rui LUX

        Microsoft Lumia 950 XL Dual SIM 0.47 W/kg
        retiro o que disse..

  4. Avatar de Rui Machado
    Rui Machado

    Gostava de ver era uns testes aos smartphones “mais chineses”, Xiaomi, UMI e afins, alguem sabe onde se pode consultar ??

    1. Avatar de binteseix
      binteseix

      Tens pelo menos o OnePlus 3 nos menos maus

    2. Avatar de P
      P

      Na gsmarena tem os valores

  5. Avatar de Amilcar Alho
    Amilcar Alho

    E o link para a noticia original?
    É que no link da BusinessKorea nem lá vi o quadro aqui exposto.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      A informação está toda no texto…

      1. Avatar de Amilcar Alho
        Amilcar Alho

        Não, não está. Daí a minha solicitação para colocarem o artigo original.

    2. Avatar de Celso
      Celso

      Quem n tem iphone e um coitado porque sofre sem apps e updates. No iphone faz se tudo e muito melhor e mais vale um em segunda mao que android novo a lagar de fabrica

      1. Avatar de André
        André

        “sofre sem apps” – Amigo, no Android há mais 200 mil apps do que no iOS.
        “e updates” – Nunca ouviste falar nos Nexus e Pixel, não?
        “android novo a lagar de fabrica” – E que tal se te baseasses em Android’s que custam tanto quanto um iPhone?

        Eu já tive iPhone (5S) e agora tenho um android (OnePlus 3). Ambos os sistemas são excelentes e cada um tem as suas vantagens em relação ao outro.
        Agora não venhas para aqui falar do que não sabes… Informa-te primeiro, conhece o mercado e depois podes comentar. Já chateiam os iSheeps.

      2. Avatar de toni da adega
        toni da adega

        Lagar de azeite?

      3. Avatar de Dminister
        Dminister

        Claro que tem lag, deves de ter comprado um Android de 100€ e comparaste a um iPhone de 1300€. Parabéns!!
        Fica lá feliz com iPhone que eu fico com o meu xiaomi mi5 que comprei por 300€ e ainda fiquei com 1000€ para te mandar à cara!!
        És o meu herói!!!

      4. Avatar de Carlos
        Carlos

        Celso, o azias.

  6. Avatar de Romeu
    Romeu

    Isto foi mesmo verdade?
    “Recentemente, a Apple deu a conhecer o nível de radiação electromagnética dos iPhone 7 e iPhone 7 Plus e aconselhou a mantê-los longe da cabeça.”
    Então, “obrigatoriamente”, as pessoas teriam de utilizar um auricular?
    Estou pasmado…

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Claro… para vender os novos auriculares wireless lol

  7. Avatar de tugalix
    tugalix

    Pior que isto é a malta que vive ou trabalha em prédios com antenas de redes móveis!

    1. Avatar de Miguel Nóbrega
      Miguel Nóbrega

      Tb penso nisso muitas vezes…

  8. Avatar de Joao
    Joao

    Acerca do uso dos auriculares ( se forem sem fio ), existe algum estudo acerca dos valores de energia? É que dizer para usar um aparelho wireless que fará pior, é chato…

  9. Avatar de Sergio
    Sergio

    Uns rebentam outros são radioactivos, o melhor mesmo é comprar um lumia ou um xiaomi que são smartsecurity

    1. Avatar de V.T.
      V.T.

      Compras um Lumia e voltas à idade da pedra… ou das trevas! LOL
      Nos Xiaomi andas à briga com a ROM manhosa!

      1. Avatar de Pedro Barros
        Pedro Barros

        Santa ignorancia… Enfim…
        Mas ainda que fosse, antes viver na idade da pedra no “escuro”do que com os stresses dos vossos SO “perfeitos”

        1. Avatar de Celso
          Celso

          Diz antes que foste enganado e n tens dinheiro para mudar..,ninguem gosta nem compra lumia. Enquanto trabalhar na fnac nao o vendo a ninguem

          1. Avatar de Pedro Barros
            Pedro Barros

            Nao caro amigo, eu quando comprei o meu ultimo Lumia tinha dinheiro para comprar o que eu quizesse, graças a Deus. Comprei o Lumia por ESCOLHA, e voltarei a comprar qualquer outro com Windows. Recuso-me a comprar Android e não gosto do escossistema nem politicas da Apple! As tão preciosas apps que toda a gente fala, para mim tenho o que necessito na loja da Microsoft. O resto não é fuindamental para mim, ou nem sequer me interessa.

          2. Avatar de Pedro Barros
            Pedro Barros

            Ah e já agora, se trabalhas na Fnac tens que vender é aquilo que as pessoas te pedem para comprar, e não tentares impingir a tua opinião sobre este ou aquele SO ou marca de smartphone. Se eu forre á Fnac e te pedisse um Lumia, eu GARANTO-TE que me vendias um Lumia! Isto se não quizesses uma bela reclamação no livro!

          3. Avatar de Sergio
            Sergio

            Acho que a Fnac deveria rever o seu conceito de colaborador, mas também depois do que aconteceu no black friday o melhor mesmo é ir à Worten

      2. Avatar de Sergio
        Sergio

        Não sejas extremista, tenho um lumia 950 e para o que quero só existem mais competentes no mercado. Percebo que faltam app’s importantes para as pessoas em geral, felizmente para mim tem todas as ferramentas de trabalho e de entretenimento que preciso, com rapidez que em satisfaz.

        1. Avatar de Sergio
          Sergio

          mais dois smartphones*

        2. Avatar de Celso
          Celso

          N tens googlemaps, youtube, snap chat, nem de bancos nem expressos…n serve para nada so um burro n ve isso

          1. Avatar de Pedro Barros
            Pedro Barros

            Apps de bancos, esquece. Nem obrigado eu acedo a qualquer intituição bancaria ou a algo com dados bancarios num smartphone, nem que tenha que ir ao banco!!
            Tudo o resto que precise tenho um browser e um site para consultar, quem quizer instalar apps para isso que instale. Para mim é impensavel instalar uma app para ver videos no youtube quando tenho um site para tal que faz o mesmo e gasta menos bateria. E o mesmo para o restante.
            Infelizmente muitas pessoas estão é tão obsecadas e “fanatizadas” pela porcaria dos smartphones e apps para tudo e mais alguma coisa que já nem conseguem funcionar sem isso…

          2. Avatar de Sergio
            Sergio

            para que quero o google maps? tenho a minha própria aplicação de mapas.. até hoje levou-me onde precisava

            Para que quero o youtube? tenho o browser que abre ou carrega tao rapido como a aplicação em android

            Banco? O millenium Bcp tem aplicação

            SnapChat? Uso o facebook e instagram, chega e já demasiado.

            Expressos? cafés não faz, mas tem CTT e nem se quer uso.

            És tão ridículo que nem o meu comentário percebeste, vens com argumentação de um miudo 16 ou 18 anos, que para além de não saber o que é a loja WM, a única aplicação que acerta que não tem alternativa no sistema é o snapchat.

            Vou te ensinar umas coisas mais sérias, o maior problema nas aplicações do WM está na falta de suporte para pessoas que prestam serviços a clientes e em serviços públicos. Isso sim faz muita falta e tem afastado muita gente do sistema.
            E volto a repetir, porque só deves perceber à segunda, no meu caso faz tudo o que preciso.

        3. Avatar de V.T.
          V.T.

          Os Lumia são grandes máquinas, apenas estava a ser sarcástico, pois não concordo com o teu comentário de que uns são perigosos e outros são perfeitos, quando simplesmente não o são!

          1. Avatar de Sergio
            Sergio

            Eu percebi 😉 eu também estava a exagerar com ironia

    2. Avatar de antonio
      antonio

      MIphone top!

  10. Avatar de José Carvalho
    José Carvalho

    Antes de mais importava saber qual a tabela de referencia para os valores de SAR, ja que existem diferentes limites consoantes os paises e diferentes sistemas de medição. A exemplo:

    MODEL NAME : LG-D405n
    THIS MOBILE DEVICE MEETS GUIDELINES FOR EXPOSURE TO RADIO WAVES.

    -Europe & Middle East & Africa & Asia & Oceania
    The highest SAR value for use at the ear is 0.467 W/kg (10 g) and when worn on the body is 0.443 W/kg (10 g) at 15mm

    -USA & Canada
    The highest SAR value for use at the ear is 0.90 W/kg (1 g) and when worn on the body is 1.12 W/kg (1 g) at 10mm

    Como podemos ver é diferente o sistema de medição bem como os limites impostos…!

    Entao estamos a falar de que sistema?

  11. Avatar de José Carvalho
    José Carvalho

    (continuação):
    Aparentemente estaremos a falar dos sistema Europe/asia/etc., mas penso que seria sempre conveniente que a noticia providenciasse tal informação sob pena de indiciar ideias incorretas, na busca por um jornalismo cada vez mais professional.
    Obrigado.

  12. Avatar de Ricardo Barbosa
    Ricardo Barbosa

    Podem verficar os valores SAR no gsmarena.com Separador MISC

  13. Avatar de Ildo
    Ildo

    O que que não faz mal nesse mundo, a comida que comemos está cheia de hormônios, a tecnologia está matando o ser humano e os governantes não estão nem preocupado com isso, onde vamos chegar…. Acorda Brasil, temos que tomar uma atitude sustentável…

  14. Avatar de APereira
    APereira

    Nao deviam de postar isto…

    O Governo ainda vai conseguir ver uma oportunidade aqui para iniciar um novo imposto…

    Por 1 W / Kg pagas X de imposto.

    1. Avatar de Celso Costa
      Celso Costa

      Muito bom!

    2. Avatar de Celso
      Celso

      Se cobrar imposto pela estupidez e que devias estar preocupado que vais ter conta grande ao final do mes

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Já abriste falência há uns anos, portanto.

  15. Avatar de Random User
    Random User

    Sem duvida que o Note 7 devia estar incluido , foi um dos smartphones mais perigosos para a saude, assim que vi o titulo lembrei me logo dessa ideia!!

  16. Avatar de Português
    Português

    Ena tantas dores de cotovelo.
    Contra factos não há argumentos. Quer gostem ou não.
    Quais são os melhores?

  17. Avatar de Bruh
    Bruh

    Achei piada ao pessoal que se deu ao trabalho de responder ao troll que deixou o primeiro comentário.

    #1 Rule of the Internet: Don’t feed the TROLL.

  18. Avatar de Miguel Nóbrega
    Miguel Nóbrega

    Onde posso encontrar essas listas actualizadas?
    Acho uma boa informação para quando comprar um novo

  19. Avatar de 123asdasd123123123123
    123asdasd123123123123

    acreditam mesmo que alguem vai ter esses valores em conta na hora de comprar um telemovel? :DDD juizinho minha gente…

  20. Avatar de Helder Vaz
    Helder Vaz

    E o ONEPLUS 3 sempre entre os melhores, fantástico….

  21. Avatar de Português Internacional
    Português Internacional

    … agora falando de coisas sérias, no manual do Huawei P9 diz que; o aparelho foi concebido para não exceder os limites de exposição, o valor SAR é determinado ao nivel mais elevado de potência certificada em condições de laboratório, em funcionamento o nivel real possa estar abaixo desse valor mais elevado. O valor SAR adoptado na Europa é de 2,0 w/kg estando o valor mais elevado deste dispositivo em conformidade com o limite. O valor SAR mais elevado comunicado para este dispositivo é de 1,43 w/kg quando testado junto da orelha e de 0,55 w/kg quando usado correctamente junto ao corpo (1,5 cm). Em relação ao Samsung https://www.sarchecker.com/samsung-galaxy-s7-and-s7-edge-sar-rating-dangerously-close-to-radiation-limits/ então! …

  22. Avatar de Manuel Araujo
    Manuel Araujo

    A fonte da noticia pode ser imparcial, no entanto é Sul Coreana. A Samsung é Sul Coreana, logo a noticia deixou-me de pé atrás. Fui ver ao gmsarena como alguém referiu anteriormente.
    Pelo que percebi há normas diferentes para UE e EU para avaliação da emissão das radiações.
    Qual é a diferença?

    Fonte gmsarena.
    Galaxy S7
    SAR US 1.40 W/kg (head) 1.59 W/kg (body)
    SAR EU 0.41 W/kg (head) 0.62 W/kg (body)

    IPhone 7
    SAR US 1.19 W/kg (head) 1.19 W/kg (body)
    SAR EU 1.38 W/kg (head) 1.34 W/kg (body)

  23. Avatar de V.T.
    V.T.

    Só um pormenor, o iPhone é americano…

  24. Avatar de Costa Estácio
    Costa Estácio

    Lamentavelmente, a publicidade nunca corresponde à verdade. Afirmava-se, o IPhone 7 e o 7 Plus eram os piores. No entanto esqueceram-se de dizer que a emissão de radiações destes Ipones, se encontram legais, porque podem ir até 2w/Kg. Assim sendo nada há para reclamar.