TikTok vai ser banido dos EUA já neste domingo, dia 20 de setembro

31 Comentários

Parece que os dias de atividade do TikTok nos Estados Unidos da América estão contados. Segundo uma nota emitida pelo governo de Donald Trump nesta sexta-feira, a popular aplicação chinesa de vídeos curtos vai ser banida dos EUA já neste domingo, dia 20 de setembro.

Mas não é só o TikTok o afetado. Também o conhecido serviço de mensagens chinês WeChat vai deixar de estar disponível para distribuição nas lojas de aplicações no país norte-americano.



TikTok e WeChat serão banidos dos EUA já este domingo

A popular aplicação TikTok será banida dos EUA já a partir deste domingo, dia 20 de setembro. A decisão foi tomada pelo governo de Trump, através de uma nota, emitida nesta sexta-feira, pelo Departamento de Comércio dos Estados Unidos da América.

Assim, depois dessa data, a aplicação chinesa, assim como o serviço de mensagens WeChat, deixam de estar disponíveis para os smartphones Android e iOS nos EUA. Em termos práticos, depois de domingo as apps deixarão de poder ser distribuídas nas lojas de aplicações nos Estados Unidos, como a AppStore e o Google Play Store.

Para além disso, as funcionalidades financeiras do WeChat já estão suspensas no território norte-americano.

O governo norte-americano diz que esta medida tem como objetivo proteger a segurança nacional dos EUA das supostas ameaças do Partido Comunista da China.

Trump já critica há muito tempo as práticas de privacidade do TikTok. Nesse sentido, os EUA acreditam que estas e outras aplicações chinesas são usadas, por exemplo, para espiar o país americano e usar os dados dos utilizador norte-americanos para fins indevidos.

Numa declaração à Reuters, o secretário do Comércio Wilbur Ross adianta que:

Tomamos medidas significativas para combater a recolha maliciosa de dados pessoais de cidadãos americanos por parte da China, ao mesmo tempo que promovemos os nossos valores nacionais, normas baseadas em regras democráticas e na aplicação agressiva das leis e regulamentos dos EUA.

Venda do TikTok ainda não se concretizou, mas a China está contra

Para evitar um possível bloqueio no país, o TikTok deveria ser comprado por alguma empresa. A Microsoft foi uma das interessadas, mas a oferta foi recusada pela ByteDance. No entanto a detentora da aplicação está ainda em negociações com a Oracle.

Por outro lado, a China já deixou bem claro que prefere fechar o TikTok do que vendê-lo forçadamente aos EUA. E assim, a ByteDance tem sofrido algumas críticas do seu país com a intenção de venda da app ao país rival.

Mas para quem tem estado atento a esta novela, então provavelmente esta decisão não é nenhuma surpresa. Donald Trump já havia ameaçado várias vezes, e o secretário Mike Pompeo confirmou que tanto o TikTok como outras apps chinesas seriam banidas dos Estados Unidos.

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Malamen
    Malamen

    Que comédia… 😀

  2. Avatar de Luís
    Luís

    Estou a ver a vida andar para trás, daqueles que nem comem, só vivem para aplicação e tem milhões de seguidores! Que desgraça, tanto trabalho para nada lol

  3. Avatar de LSousa
    LSousa

    Até parece que não quem quiser não o vai conseguir obter…..

  4. Avatar de greego
    greego

    O aldrabão, propagador de noticias falsas…

  5. Avatar de LA
    LA

    Só os EUA é que não espiam ninguém.

    1. Avatar de Vitor
      Vitor

      O problema é que os EUA não gostam de ter “concorrência” no que diz respeito a espionagem e recolha de dados de cidadãos em todo o Mundo…

  6. Avatar de Sei lá
    Sei lá

    Inacreditável o país que mais espia o resto do planeta, por causa de um palhaço alaranjado, quer fazer com que uma empresa privada de outro país, que “provavelmente” espia também, seja vendida á força … Se isto fosse contado há 50 anos atrás ninguém acreditava !

    1. Avatar de jorgeg
      jorgeg

      hehehe,.. +1 que sofre de TDS de último grau,…
      #FlyChina e fica la o grander líder do PCC, Winnie the Phoo receberá-te de braços abertos a ti e aos teus camaradas.

      Muito Grande Trump, o melhor POTUS de sempre.
      O gov americano deveria fazer uma réplica e chamar TikTokUS.

      #TRUMP

      1. Avatar de PS
        PS

        Mais que sofre de cegueira selectiva…
        Eu não sou a favor de longe da China, mas serem os EUA fazerem isto e só irónico e quase triste e demonstra bem o nivel baixo desta administração.
        Haver pessoas que são a favor de qq dos lados só revela amnesia selectiva de facto

  7. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    Era isso tudo banido e o Trumpalhadas banido das redes sociais.

    1. Avatar de jorgeg
      jorgeg

      hehehe,.. +1 que sofre libtards que sofre de TDS

  8. Avatar de oeuropeu
    oeuropeu

    Eu pessoalmente não gosto do Trump, mas fica tudo indignado com TikTok banido da América.
    Mas a China tem facebook banido há anos, google só foi permitido na china desde que a google compactuasse com a censura, e outras tantas app, a China é na boa pode tudo.
    A europa devia abrir a pestana e para bem dos cidadãos chineses que aquele país caminhe para uma democrqcia, e não um país que o presidente sonha vir a ser o país mais poderoso a custa de escravizar a maioria do povo, mais que não respeitam as regras do mercado internacional, e fazem concorrência desleal a outras economias.

    1. Avatar de SSD
      SSD

      Sim, não tenho nenhum problema com o fecho ou bloqueio do tik tok, agora serem obrigados a nacionalizar ou vender é um abuso de poder de todo o tamanho e haber pessoas que não percebem que são com pequenas mudanças que se forma uma “revolução” é grave. Isso ou acharem que os EUA se preocupam com mais alguém fora eles mesmos

  9. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    O mais engracado ‘e que o Facebook, Instagram,etc tem acesso a mais dados no telemóvel e espia bem mais do o tiktok! No entanto não ha crise

    1. Avatar de oeuropeu
      oeuropeu

      É permitido facebookn instagram na China? Ninguém fica indignado com a ditadura e censura que existe na China, com a falta de direitos do povo daquele país, tenham vergonha na cara.
      A América pode ter defeitos como todos, nem é um sistema que eu goste, mas a china esta bem mais atrasada em direitos humanos, e devia ser com isso que nos deviamos indignar.

      1. Avatar de FAR
        FAR

        O povo só se indigna com clubismos e parvoíces afins.

      2. Avatar de RPG
        RPG

        Ah e tal a China é uma ditadura e proíbe as nossas aplicações.. Nós os EUA que somos o simbolo das sociedades desenvolvidas e da democracia, como neste momento não sabemos como fazer mais e melhor (jã não somos a “great america”), siga dar ban também que é mais fácil assim, fazer como fazem ali na ditadura ao lado.. é erradao mas que se fod*.. eles fazem, nós também fazemos!! E pronto, é a isto que chegaram os grandes EUA LOL

  10. Avatar de Jorge
    Jorge

    Ora aí está o que é!

    Incrível como se for não americano é espionagem mas se for americano é a questão de segurança nacional

  11. Avatar de Euéquesei
    Euéquesei

    Blah, como se a única maneira de obter uma app fosse na playstore ou Apple store.
    O que não faltam são sites a fornecer essas aplicações por outras vias…

  12. Avatar de in21h
    in21h

    Se banissem do Brasil é que era serviço. 90% do lixo desaparecia. Há filtros por país?

    1. Avatar de Robin Hood
      Robin Hood

      Acredito q exista problemas mais importantes aqui no Brasil do q um simples app inofensivo…

      1. Avatar de in21h
        in21h

        Pena que a vossa resolução seja: fugir para Portugal ao invés de lidar com eles.

  13. Avatar de Robin Hood
    Robin Hood

    Um pais proibindo uma empresa de comercializar um produto??? Ora, Ora, nos vemos na Correa do Norte ou em Cuba, eu acho….

    1. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      Ou na China ?

    2. Avatar de oeuropeu
      oeuropeu

      Lá esta mais um indignado, que certamente defende tudo que vem da china, o país onde facebook, instagram é proibido… há google mas com censura, mas ta-se bem, onde a população não goza nem de metade da liberdade dos americanos, mas aí ta-se… Hipocrisia

      1. Avatar de RPG
        RPG

        Não vejo ninguem defender o governo da China. Vejo sim, é pessoas indignadas, e bem, por os EUA descerem tão baixo como o PCC. Quando não se sabe mais e melhor, é que se tomam medidas como esta, de banir produtos. Os EUA que todos conhecemos em tempos, jamais teriam um acto tão podre e que apenas demostra FRAQUEZA.. Não é por acaso que tanto a China como a Rússia de tudo farão (mais uma vez) para que o Trump seja reeleito…

  14. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Não concordo com esta justificação, mas irrita-me o facto de o TikTok estar sempre a solicitar o número de telemóvel para visualizar os vídeos…

  15. Avatar de Bel
    Bel

    Fala serio coitada da charli d melio …poxa

  16. Avatar de Rafael