Threema: Adeus Telegram, Signal, Messenger e WhatsApp

45 Comentários

A privacidade é hoje uma característica fundamental em todos os serviços que usamos. No que diz respeito a apps de conversação, o Telegram e Signal são das que garantem a melhor segurança tendo em conta como as comunicações são cifradas.

Além destas existe também a app Threema que, segundo o que é referido no site, é uma app com “segurança a sério”.


É verdade que nos dias de hoje existem várias apps para comunicação, no entanto, só algumas garantem realmente a segurança dos dados. Serviços como o Messenger e WhatsApp têm várias fragilidades a este nível e até o Telegram já foi alvo de algumas acusações. O Signal, até ao momento, parece ser das mais fiáveis.

Threema – App de comunicação com segurança a sério

Chama-se threema e é uma app para conversação entre utilizadores que se destaca pela segurança. Esta app além de estar em conformidade com o RGPD, não tem nenhum tipo de publicidade, investidores ou conflito de interesses.

A app Threema garante o anonimato ao nível dos chats e não é necessário que o utilizador use o seu número para se autenticar no serviço

Apresentação da app Threema

Principais características

  • Suporte para chamadas de voz
  • Suporte para envio de qualquer tipo de ficheiros (pdf, gifs, mp3, doc, zip, etc.)
  • Suporte para Web
  • Possibilidade de partilhar localização
  • Suporte para grupos
  • Permite verificar a identidade de um contacto ao fazer o scan do código QR 
  • Suporte para chats anónimos
  • Entre outras características…
  • Saber mais aqui

A app Threema foi desenvolvida na Suíça, e ao nível das comunicações garante encriptação end-to-end. Destaque ainda para o facto de estar disponível para iOS, Android e para dispositivos com Windows. É hora de experimentarem! Em breve o Pplware apresentará uma análise mais detalhada desta app.

Leia também…

Aprenda a usar o Signal no Desktop para troca segura de mensagens

Comentários

45

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Portuga
    Portuga

    Uso e aconselho. Até ao momento 5 estrelas

    1. Avatar de Kaiser
      Kaiser

      +1

      Telegram, Signal, Threema e Wire. Atualmente são as únicas apps que interessam mesmo. O threema apenas peca por ser obviamente pago e pela interface algo desatualizada na minha opinião mas.. ignorando isso.. é a única app do género que oferece mesmo anonimato. Nada de números de telefones, emails.

  2. Avatar de miguel
    miguel

    Prefiro Telegram no que toca a privacidade dos meus dados esta muito a frente…

    1. Avatar de Carlos Costa
      Carlos Costa

      Telegram não é seguro nem privado

      1. Avatar de Joao
        Joao

        nenhuma app aprovada pela google ou apple é segura.
        basta que quando se mete uma app na loja é se obrigado a referir a encriptacao que se usa e que cumpre as regras de segurança. logo a NSI continua a ter acesso a tudo se kizer…

        1. Avatar de José Pedro
        2. Avatar de sujeito
          sujeito

          Isso nao faz sentido.

          O facto de referir que encriptacao usa nao esmorece a hipotetica seguranca pois isso e’ sempre facil de descobrir.

          Assim como so por ser aprovada pela Apple ou Google nao e’ imediatamente sentenca de morte. Isso implicaria o contrario, que qualquer app nao aprovada pela Apple ou Google entao seria segura, o que tambem e’ uma falacia.

          1. Avatar de joao
            joao

            esmorece e muito. se fores para america e nao levares um cadeado que nao pode ser aberto pelos agentes TSA, arrebentam-te a mala toda.
            no caso das apps se usares encriptacao que sabem que nao podem quebrar, nao deixam a app entrar na loja. tao simples como isso.

          2. Avatar de Pedro Sousa
            Pedro Sousa

            Joao, se foresmpara qualquer lado do mundo e decidirem abrir a tua mala e se tiver cadeado, fazem-te o mesmo.
            Está nas regras!
            E já me aconteceu em voos de Portugal para França, Alemanha e Israel…
            Quanto às apps e encriptação, estás redondamente enganado…

        3. Avatar de Sousa
          Sousa

          Quanta burrice….

    2. Avatar de Portuga
      Portuga

      Não é encriptado por natureza meu caro , também não podes usar totalmente anônimo, algo que o que o Threema permite e encripta logo por natureza e caso visitas o site os dados não ficam no server. Informa te

  3. Avatar de Raposao
    Raposao

    Está na hora do Threema dar um tapa no visual.

  4. Avatar de Jhonathan
    Jhonathan

    Tudo e seguro nessa internet…

  5. Avatar de Sand₿
    Sand₿

    Deviam dizer que é uma app paga. Não é grátis. Cumps e obg pplWare

    1. Avatar de Jacs
      Jacs

      eu paguei pelo whattsapp na apple.

  6. Avatar de Leal
    Leal

    Pagar para se obter uma aplicação que na play store as há aos pontapés e de melhor qualidade e de borla?? não obrigado!!
    Segurança a sério, só mesmo o Signal, o resto é fanatismo ou ir na corrente das modas.

    1. Avatar de Pedro Sousa
      Pedro Sousa

      Como sabes que segurança a sério só no signal?
      Tens conhecimentos na area da criptografia e analisaste o código fonte?
      Ou estás a ir numa de fanatismos?

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      Threema é talvez *A* app de chat mais segura existente, muito à frente de “Sinais” e afins. Por ex não pede nº de telefone, não está radicada nos EUA nem na UE mas sim na Suíça (tal como o Protonmail), que tem das leis mais pró-privacidade do mundo.
      Se ao menos soubesses do que falas, em vez de ires em “fanatismos”…

  7. Avatar de Barta
    Barta

    Seria muito interessante experimentar e depois pagar, agora pagar logo 3€ sem saber se vou usar?

    1. Avatar de Joao
      Joao

      podes testar e se nao gostares devolvem-te o dinheiro como em qualquer app paga..ja vi que nunca compraste nenhuma…

      1. Avatar de Barta
        Barta

        Compras? Muitas…. A questão é 48h é pouco para uma rede de comunicação nova, deveria ter um prazo de uns 10 dias. Ainda teria que. Imagina que compro, tenho 2 contactos e ao fin de 1 dia e meio tenho que decidir se fico ou não. Depois dos 2 dias vou pedir o dinheiro ao programador?

        1. Avatar de joao
          joao

          como todas as outras compras que fazemos..tshirts que usamos 1 vez e nunca mais, etc……2 dias chega e sobra para ver se a app tem potencial ou nao….

  8. Avatar de Tim
    Tim

    A segurança de uma app vê-se pelo numero de países ditatoriais onde esta está bloqueada. Adianta muito essa segurança toda se depois os servidores t|êm backdoors para quem os exige.
    Até ver, só o Telegram é que é banido em países como a russia, china, irão, bahrain, indonésia, paquistão, etc.
    Mais nenhum outro messenger é bloqueado. Agora PENSEM.

    1. Avatar de Joao
      Joao

      bem, agora vejamos…a apple e a google antes de de colocar na loja tem la um ponto sobre encriptacao e se cumpre as regras de seguranca nacional bla bla bla…se passar quer dizer que qualquer empresa de seguranca americana tem acesso aos dados…os outros paises banem pq a google e apple sao americanas..e so eles é que vao ter acesso aos dados…pelo menos por vias legais…
      se fosse assim tao segura como pintas…ate os EUA baniam a app..que nunca o fizeram..agora pensa tu….se kerem seguranca metam um gorro de metal na cabeca e falem em casa fechados com os telemoveis num copo de agua com cartao ca fora….resto so acredita quem quer a pensar que ta seguro com qualquer app que esteja na google store ou apple store.

      1. Avatar de Jorge Carvalho
        Jorge Carvalho

        Outro …..

        “a apple e a google antes de de colocar na loja tem la um ponto sobre encriptacao e se cumpre as regras de seguranca nacional bla bla bla…”

        Onde é que isso está escrito ?

        Abc

        1. Avatar de joao
          joao

          se tu soubesses o que nos programadores temos que aturar no dia a dia que passa ao lado ao comum dos mortais…

          https://stackoverflow.com/questions/2135081/does-my-application-contain-encryption

          1. Avatar de Jorge Carvalho
            Jorge Carvalho

            Eu sei isso , mas isso não são condições da Apple. São as regras de exportação dos USA .

            Além que :
            “There’s an update called “Note 4″ that exempts most commercial apps from Category 5 Part 2: bis.doc.gov/index.php/policy-guidance/encryption/… This means that most apps that use encryption to support their main function are fine without registration”

            Abc

      2. Avatar de Pedro
        Pedro

        Nesse caso as autoridades dos aeroportos e portos de navios vão revistar cada smartphone para procurar por apps “não autorizadas”, é isso?

        Como programador que dizes que és, suponho que saibas o que é encriptação E2E + código aberto, certo? É que por aí já se pode ver se a app e respectiva encriptação é realmente tão segura como dizem ou não. Fora as auditorias feitas ao código por organismos independentes e recompensas oferecidas a quem encontrar uma falha. O Telegram faz muito isso e até agora ninguém encontrou falhas, pois se por um lado a encriptação *por defeito* não é End-to-end (mas pode ser em chats secretos), as chaves de acesso estão repartidas por vários países com várias jurisdições, entre outros truques, o que faz muito difícil o acesso não autorizado, ou até mesmo o acesso requerido pelas autoridades (tinham de ser todas as autoridades dos vários países a concordarem, para exigirem a chave total)

        1. Avatar de Pedro F.
          Pedro F.

          Não esquecer que quando aderes a um grupo no telegram consegues ver todas as mensagens existentes no grupo desde o início e não desde que entraste no grupo…
          Isto diz muito sobre o protocolo implementado e respectiva aplicação matemática associada…

          1. Avatar de Pedro
            Pedro

            Parece mais uma escolha intencional do que outra coisa. Quanto mais pessoas tem um dado grupo/canal, menos confidencial este é.
            Telegram é um espécie de Whatsapp mas tbm de Instagram e Twitter, e cada funcionalidade tem o seu “nível máximo” de secretismo.
            Mesmo que só fosse possível ver conteúdos a partir do momento de adesão, isso iria mudar o quê exactamente? Canais são para conteúdos, e quem adere, tal como quem os cria, já sabe ao que vão. Se querem partilhar algo realmente secreto, não colocam ali obviamente, e sim em mensagem privada, ou até secreta, ou pelo menos num grupo restrito com pouca gente, e só por convite (cujos membros são já conhecidos uns dos outros).
            Há de tudo para todos, convém é saber-se oq use se está a fazer, e não anunciar coisas secretas e confidenciais a um canal com umas 200.000 pessoas, mesmo que novos membros só tenham acesso a mensagens posteriores à sua adesão.

  9. Avatar de Vera Lucia
    Vera Lucia

    Tanta preocupação com a segurança… teem medo de quê ? Que a NSA saiba as piadas que enviam aos colegas ? da pornografia que partilham entre colegas ? Ou será que teem medo que a NSA descubra que andam a levar no ku às escondidas ?

    1. Avatar de Raposao
      Raposao

      E a única ameaça é a NSA? Se você é uma fracassada e não faz nada de importante, não tem nada de importante então SMS é o suficiente.

    2. Avatar de Kaiser
      Kaiser

      Oh Vera, se a segurança não importa para ti, então põe aí o link direto para uma webcam instalada na tua casa de banho, na tua sala, nos quartos e manda pro pessoal!
      Ah e já que estás a levar isto assim, do que “que se f0%@)” deixa aí a palavra pass do teu email para vermos com quem falas. Não tens nada a esconder certo? Não estás a fazer nada de mal correto? 😉

      1. Avatar de iDroid
        iDroid

        Uma coisa são pessoas individuais que possam lesar outro directamente, outra coisa são as grandes empresas como a google, que sem dúvida têm acesso a todos os teus dados.

        Estas empresas não têm interesse em denegrir / abusar da confiança do utilizador, pois o utilizador é o produto. Se os consumidores se aperceberem de abuso de utilização de informação, trocarão de serviço.

        Se tivesses acesso ao meu e-mail, usá-lo-ias para vender as minhas preferências para empresas de publicidade (como a Google), ou para fim mais nefastos? Como vês, são conceitos diferentes.

      2. Avatar de Pedro
        Pedro

        Bravo Kaiser, é assim que se responde à estupidez 😉

    3. Avatar de Jesus
      Jesus

      Lol o que me ri fds

  10. Avatar de Filipe
    Filipe

    o que ganham estas empresas? por colocar um programa gratuito , sem publicidade, etc etc?

  11. Avatar de Robson
    Robson

    Não pago para usar aplicativos, sou livre, uso Linux.
    Pago por usar suporte (consultoria), não tenho tempo de discutir isso, cada um faz o que quer, essa é minha opinião.

    1. Avatar de Pedro Sousa
      Pedro Sousa

      Eu também sou livre. Uso electricidade que o sol me dá.
      E depois com o que poupo, pago 10€ pelo windows.

  12. Avatar de Leonardo
    Leonardo

    O problema é a base de usuário… Tenho Telegram (que uso para acompanhar notícias e fóruns) e Signal (que uso para sms) instalado no meu celular, mas todos os meus amigos só usam, infelizmente, o WhatsApp…

  13. Avatar de Buckethead, o meu coração só tem uma cor, azul e branco.
    Buckethead, o meu coração só tem uma cor, azul e branco.

    Bem, eu uso o Threema, gosto muito, comprei a app, na altura paguei 1,80 ou algo assim.
    Quero fazer uma pergunta ás pessoas que não querem testar a app por causa de ser paga.
    Por causa de 2 euros deixam de parte uma app excepcional? 2 euros?
    Mas se for para desembolsar 100 paus para um festival cheio de ganzados isso já não é nada, não é?
    Melhor, se deixarem cair uma caneca de cerveja para o chão, vão lambê-la?
    As coisas que um gajo lê… eu não sabia que 2 euros eram assim tão preciosos.
    Queres ver que estou rico e não sabia? Tenho 500 euros, sou milionário…

    1. Avatar de Pedro Sousa
      Pedro Sousa

      A bela mentalidade de pobre a funcionar a favor de quem os conhece…
      Não sabes nada dos algoritmos da app, nem se guardam ou não a tua password…
      Não sabes que encriptação existe entre o telemóvel e o servidor, e no fundo não sabes nada acerca da mesma…
      Mas só custa 1,80€ portanto aqui vamos nós…

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Não sabes nada porque nem te deste ao trabalho de procurar, ora confessa lá… a app foi auditada por vários órgãos independentes, serviços de segurança usam-na, portanto deixa-te de tretas.
        Podes pesquisar o código aberto dela aqui: https://threema.ch/en/faq/source_code

        E vai ela toda ficar open source: https://threema.ch/en/faq/source_code

        Isto não são os tempos do internet explorer + o bill gaitas…

  14. Avatar de Pedro
    Pedro

    Para quem acha que o Telegram é inseguro, na verdade até é bem seguro, pois nem todos os analistas têm, em consideração todas as suas características e inovações ao nível da criptografia e especialmente infraestrutura

    https://telegra.ph/Why-you-should-stop-reading-Gizmodo-right-now-Long