Temas Symbian – O seu Nokia merece um Look diferente

52 Comentários

Comprei o meu primeiro Nokia, um 2110, em 1995. O aspecto do equipamento era elegante para a época, era muito resistente e o software foi o que deu o ser ao segmento dos telemóveis e, mais tarde, foi o trampolim para os smartphones. Ainda hoje reconheço os traços e ícones nos Symbian actuais.

Na verdade o software da Nokia, o Symbian OS, evoluiu graficamente, está muito melhor mas ainda está afastado do conceito já adoptado no mercado dos Smartphones. Com a chegada dos ecrãs coloridos, foram introduzidos nos Nokia, Temas. Actualmente existem milhares de temas para os Symbian e é sobre esses temas que debruçamos hoje a atenção.

O sistema operativo da empresa Finlandesa, traz muitos temas para podermos alterar a imagem do nosso smartphones.

Mas podemos colocar alguns bem mais atractivos e personalizados. Que tal trazer ao seu Nokia, as imagens modernas do Windows 7? E se personalizar o seu Nokia com um tema Apple style? Ok é essa a nossa sugestão para dar um toque moderno ao seu Nokia.

Hitam Apple Style

Este tema está muito bem conseguido, sem ser excessivo, deu um toque estético aos vários quadros do sistema operativo moldando os ícones à sua função mas adoptando uma imagem muito Apple. Hitam é um tema gratuito para Symbian S60 e para smartphones Nokia NSeries criado por IND190. Este combinou o melhor do estilo Apple com um fundo cinza escuro realçando as cores dos ícones.

Compatibilidade: Todos os S60v5 e Symbian^3: 5230, 5233, 5235, 5250, 5530, 5800, C6-00, X6-00, N97, N97 Mini, C5-03, N8, C7, C6-01, E6, E7 e X7.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: S60v5/Symbian^3
Download: Hitma Apple Style [3.08MB]

Omnia HD

Este tema é representativo da qualidade a que hoje os ecrãs não podem fugir. A Samsung há uns tempos lançou o Omnia HD e deu-lhe um tema com cores fortes, quentes e marcantes. Se bem se lembram esse smartphone vinha equipado com Symbian, numa das raras aparições do SO fora da casa mãe, mas ficou marcada desde aí a sua apetência por cores aguerridas e alta qualidade de imagem.

Para quem gosta de trazer as cores da natureza nos wallpapers do smartphone, este é um bom tema, fixando a atenção no constaste do amarelo com o negro.

Compatibilidade: Todos os S60v5 e Symbian^3: 5230, 5233, 5235, 5250, 5530, 5800, C6-00, X6-00, N97, N97 Mini, C5-03, N8, C7, C6-01, E6, E7 e X7.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: S60v5/Symbian^3
Download: Omnia Style [297.24KB]

Transparências Windows 7

Este é um tema muito comum e já característico com os ambientes da actualidade. O Aero, que o Windows recebeu, foi o mote para que alguns criadores passassem a utilizar as transparências nos seus temas e este beneficia do ecrã generoso do N8 que estou a utilizar ou com o C7, por exemplo, smartphones Nokia com muito bom aspecto e com ecrãs generosos onde podemos destacar esta aparência translucida.

Compatibilidade: Symbian ^1 e Symbian^3.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: S60v5/Symbian^3
Download: Transparências Windows 7 [613.08KB]

Todos estes temas foram testados no Nokia N8. Estão alojados no nosso servidor conferindo total controlo de segurança. Recomendamos sempre que os temas sejam instalados na memória interna do telefone e devem ter em atenção para que esta memória não esteja esgotada evitando problemas no funcionamento do smartphone.

Já falámos também…

Partilhar:
Tags:

Comentários

52

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    1. Avatar de TheSmartOne
      TheSmartOne

      Sem duvida Alguma, aconselho o mesmo…

      Tem à disposição temas gratuitos e temas pagos. Os temas pagos valem bem o preço…

      E claro, para aqueles que querem e não gostam de pagar, uma pesquisa no google resulta, não só para estes da pizero mas também para todos os outros.

  1. Avatar de André
    André

    Não consigo instalar… :s

    Dá me erro de certificado :s

    Soluções??

    1. Avatar de Lunatic
      Lunatic

      Tens que ir a Definições, Gestor de Aplicações, Definições de Instalação e depois em “Instalação Software” mudas para “Todos”.

      1. Avatar de eu
        eu

        ou então alterar a data no telemóvel para uma altura anterior

      2. Avatar de André
        André

        Obrigado pela Ajuda 🙂

  2. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Muito bom!!!! Obrigado.

  3. Avatar de LifesGreat
    LifesGreat

    As vezes apetece-me dizer… eu ainda sou do tempo em que os bons telemoveis eram Nokia. E verdade que o Symbian precisa de evoluir um pouco mais para poder ser um SO mais ao estilo Smartphone mas mesmo assim sou dos que nao desdenho deste sistema. Devido ao orcamento apertado e porque precisava de uma maquina nova comprei um telefone com Android. Sinceramente nao e mau mas acho aquilo demasiado plastico apesar de ter um ecra um pouco mais generoso por ser um smartphone de gama baixa. O meu proximo podera voltar a ser um Nokia. Nao sou a robustez da maquina como tambem a fiabilidade. Desde que tenha Radio FM, Blootooth, MP3, GPS, 3G e possibildiade de e-mail e um joguito ou outro para matar o tempo quando se espera por reunioes ou coisas do genero entao tudo bem… nao preciso de mais nada. Esse telefone que esta na foto realmente e um objecto que gostaria de ter mas o preco esta demasiado elevado

    1. Avatar de Vítor M.

      Vamos ver se arranjamos um para oferecer, depois podes participar 😉

      Mas é um excelente Nokia.

      1. Avatar de TheSmartOne
        TheSmartOne

        Oferecer um N8? Óptima ideia, fico à espera

        1. Avatar de bruno martins
          bruno martins

          é lá.. ficava com 2.. 😛

    2. Avatar de bruno martins
      bruno martins

      tens o c7 e o c6-01.. todos eles (n8, c7, c6-01) partilham do mesmo hardware básico (processador + gpu ).. portanto a performance é igual em todos eles…

  4. Avatar de Maltez
    Maltez

    Boas!
    Gostei do tema (Hitam Apple Style), no entanto tenho uma questão: Não é possível por a aparência do N97 no 5800?
    Quando instalei pensei que fosse ficar com a aparencia do N97 no 5800 no entanto só mudou os icones (aspecto), o Tema do Ecra Principal (TEC) não muda (continuo com 4 opções iniciais Vodafone/Barra de Atalhos/ Barra de Contactos/ Básica), nenhum dos TEC é a apresentação do N97?!

    Alguem tem solução?!?!?!

    cumps
    maltez

    1. Avatar de Emannxx

      Maltez, esse Homescreen só existe mesmo no N97. Mas podes instalar mais. Eu tenho o “Orange Tsunami” isntalado no meu 5800XM. Tens aqui info como instalar: http://ghost301tech.wordpress.com/2010/06/10/the-best-homescreen-theme-for-nokia-x6-orange-tsunami-symbian-60-5th/ (precisas de certificar a aplicação com o teu IMEI, caso não tenhas o telemóvel “hackeado”) e tens aqui os diversos templates que existem: http://forum.dailymobile.se/index.php?topic=23514.0

      Não sei se o homescreen do N97 já foi portado para o 5800XM, mas o meu wild guess é que não…

    2. Avatar de Tiago S.
      Tiago S.

      Podes sempre instalar o firmware do N97 ou então do C6 no 5800. No meu 5800 tenho o firmware do C6 já ha uns meses e está como na imagem em cima e com melhor desempenho 😉

      1. Avatar de Maltez
        Maltez

        Boas!
        Onde consigo arranjar o firmware do C6 ou do N97 para o meu 5800?

        cumps

          1. Avatar de Ribeiro
            Ribeiro

            Boas,

            E isso é 100% fiável?

            É que não queria ficar com um pisa papeis de quase 200€ 😉

            Cumprimentos

          2. Avatar de Tiago S.
            Tiago S.

            Eu também tinha e tenho o meu dentro da garantia… Também fiquei naquela de mudar o firmware ou não por causa da garantia. Mudei e não me arrependo. É bastante fácil e o telemóvel ficou com outro desempenho.

          3. Avatar de Rui Maltez
            Rui Maltez

            Boas!
            @Ribeiro,O meu Mobile 5800XM tem 1ano, acabei de instalar o firmware do C6 (PT-BR), está muito fixe, pontos positivos, todo o software está ,elhorado, o Mobile está mais rápido e inteligente, a NET está mais rápida, pontos menos positivos (sem certeza) a bateria aguenta menos (mas aguenta mais do que com o Mobile Shell 3.7 da SPB (tambem já tive)), os menus estão em PT-BR e a escrita inteligente tb.
            Vale a Pena Instalar!!!

          4. Avatar de Rui Maltez
            Rui Maltez

            Boas @Tiago S.,
            Preciso de uma ajudinha,
            conforme respondi ao @Ribeiro, concordo com a tua opinião o mobile renasceu das trevas, agora sim que rico Symbian (muito bom).
            Só estou insatisfeito com o facto de ser PT-BR.
            Não sabes como alterar a escrita inteligente para PT-PT (até acho que a escrita Int. está em Inglês), cada palavra um erro!!!
            Aguardo por dica!
            Abraço
            Maltez

          5. Avatar de rúben
            rúben

            Boas,

            Após instalar este firmware é possivel reinstalar o firmware original? Todos os componentes do telelemovel (camara, bluetooth, etc) funcionam?

            Abraço!

            Rúben

          6. Avatar de rúben
            rúben

            Edit: tenho um nokia 5530 ExpressMusic

          7. Avatar de Rui Maltez
            Rui Maltez

            Boas @Ruben,
            no meu Nokia 5800XM, tudo ficou a funcionar na boa!
            Não foi preciso instalar nada. O firware já tras o software base.
            Os restantes tens de colocar de novo (os da memoria do telemovel).

  5. Avatar de Wiiware
    Wiiware

    Há muito melhor chama-se Mobile Shell 3.7 da SPB e muda completamente tudo além dos temas tem montes de wigjets

    http://spb.com/symbian-software/mobileshell/

    cumps

    1. Avatar de Emannxx

      Exactamente. Também uso essa shell quando me farto da interface normal.. é mesmo muito boa, é uma pena o facto de consumir bastante bateria…

  6. Avatar de puma
    puma

    Fiz o download do omnia hd para o nokia 5800 e nada aconteceu. Sei que está instalado nas aplicações mas nada se alterou no ecran do telemovel. o que falta fazer?

    1. Avatar de Tiago_Silva
      Tiago_Silva

      activar o tema não?

      eis o que fiz para o primeiro da lista:

      —-> descarreguei-o… depois liguei o n8 ao pc

      —-> através do nokia ovi suite

      —-> instalei a primeira fase

      —-> retirei o n8 do pc e o resto da instalação foi completada no n8

      —-> depois foi só activar o tema

      E FICOU FABULOSO… 😛

      CONTINUEM COM ESTE TIPO DE ARTIGOS… Sou um utilizador de um nokia n8 e estes artigos são sempre bem vindos!

      Obrigado…

  7. Avatar de rodasp
    rodasp

    Eu comprei o meu 5800 à menos de um mês… ainda estiver a ver alguns android’s pelo mesmo preço… cheguei à conclusão que o forte de alguns smartphones era apenas o android. O resto do hardware não era nada de especial…

    Quanto à minha experiência com o 5800… é boa, tive alguns problemas de software (como costume), levei à Nokia para fazer o debrand (basta levar a factura e estar na garantia para ter custo zero) e meter o software original.. e agora está a bombar

    Só me resta agradecer por estes ‘posts’.. resto de um bom fim de semana e toda a votar amanhã… como não interessa

    1. Avatar de Androida-mos
      Androida-mos

      Eu olho para o Symbian e peço desculpa a todos se ferir alguem. Mas O SO é completamente horrivel… Tive a brincar com um N8 e é uma pena um smartphone tao belo ter um SO destes a estragar tudo.
      Cumps

      1. Avatar de Vítor M.

        Não é horrível, alias um utilizador Android, que ainda há pouco tempo olhava para o Android 1.6 não pode dizer isso.

        Alias, tem até ferramentas superiores ao Android. Não tem um touch de resposta tão rapída, não tem certas facilidades e animações da vista no Android mas é igualmente complexo em termos de menus com os seus submenus dos submenus… 😉

        Mas sim é verdade que a sua evolução é muito muito lenta…porra!

        1. Avatar de Androida-mos
          Androida-mos

          Vitor mas é lento o SO em si!
          É verdade que é estável. Mas é lento.
          Mas o N8 foi dos telemoveis mais bonitos que me passaram pelas maos até hoje.
          De facto é formidavel o que a Nokia faz no hardware.
          Eles vao adoptar o MeeGo ou ainda nao se sabe nada de concreto?

          1. Avatar de bruno martins
            bruno martins

            lento? -_-
            depende quem o usar.. existem varias afinações que se tem de fazer para a maquina correr bem.. pena que muita gente ainda não sabe disso..

            quanto ao meego no n8, esquece..

            mas o n8 , e tal como todos os restantes symbian^3 vão é receber o update para o que “era” symbian^4 ( ja que agora a nokia afirmou que que a plataforma symbian recebera um desenvolvimentos constante, sem aquelas “quebras” que houveram no passado..

            isso inclui, novo user interface e mais 50 novas features..

  8. Avatar de ângelo matos
    ângelo matos

    Boas.eu tenho um Nokia 5800 e um boston com android.devo confessar que ainda mantenho o nokia só porque nao tenho dinheiro para outro android.o android põe o symbian a um canto.o bom do nokia é só o hardware.

  9. Avatar de Algarvio
    Algarvio

    funciona em nokia X6

  10. Avatar de Algarvio
    Algarvio

    funciona em nokia X6??

  11. Avatar de Emanuel
    Emanuel

    Adorei o tema hitam!!!
    O maximo!!!
    O meu nokia x6 esta vivo de novo!!! =)

  12. Avatar de Almadense
    Almadense

    Antes de mais renovo os parabéns ao Pplware por estar a publicar (excelentes) artigos sobre os Nokia, em vez de apenas contemplar os 3 leitores com Android e os 7 com iOS.

    Posso dizer que após ter utilizado por 20 dias um iPhone, e ter tido um breve contacto com um telefone com Android… eu comprei um Nokia E5 (Symbian S60) “às cegas”. E não, não estou arrependido. O sistema é muito estável, tem todas as funcionalidades que preciso: Internet 3.5G, vários clientes de e-mail disponíveis na loja Ovi e um nativo, QuickOffice, GPS, Google Maps com street View, marcação por voz, Skype, Acrobat, Real Player, Flash Lite, e imensas aplicações e jogos. Não preciso de mais nada, e se precisar encontro de certeza.

    Ah pois, não tem acrãs a rodar para cima e para baixo e tal, não tem os ícones deslocados um bocadinho para a direita porque o utilizador acha isso mais user friendly… pois isso tudo faz muita falta sim…
    Não está na moda? Ok, ainda bem, por isso é que não custa fortunas.
    É lento? Não, não é, desculpem lá.

    A maioria dos portugueses têm um Nokia, não há volta a dar, e ainda bem que este excelente portal está a dar atenção a isso! Obrigado!

    1. Avatar de rss
      rss

      Eu tb comprei um E series por esse mesmo motivo. É mais barato e tem o que preciso, sem “mariquices”.

      Atenção, não estou a dizer que o Android é um mau SO, antes pelo contrário. O problema é que para termos uma boa experiência com Android temos de ter um smartphone caro. Eu não gosto de queimar €300 ou €400 quando o tlm cai no chão.

    2. Avatar de felipe
      felipe

      fala ai cara, tambem tenho um e5 e preciso saber como instalar games e aplicativos…
      ja procurei jogos e aplicativos e nao achei…
      Por favor me consiga essas informaçoes…
      desde ja agradeço…

  13. Avatar de LC22

    Fiiiixe!! Tb funciona no N95 8GB! 😀

  14. Avatar de phixie
    phixie

    Sugiro o http://www.zedge.net – temas para nokias (S40, S60), Sony Ericsson, e outros…

  15. Avatar de Elk
    Elk

    Olá! Tenho uma dúvida. Por algum motivo o leitor de musica não está a aparecer no homescreen. Onde altero essa definição? Cumpz

    1. Avatar de Elk
  16. Avatar de Tiago
    Tiago

    Boas, tenho um Nokia X6 e gostava de alterar qualuer coisa, mas n percebo mt disto, vi por aqui pessoal bem informado, gostaria de receber opinioes!

    obrigado

    1. Avatar de rodasp
      rodasp

      o quê que tu queres saber?

      para jogos, aplicações e alguns temas tens a ovi store, temas e toques procura no google zedge…

      especifica melhor o que tu pretendes…

  17. Avatar de Lenaaz
    Lenaaz

    Bom dia! Tenho um Nokia N95 8Gb, e tenho andado a tentar colocar temas novos. Já fui ao site oficial da nokia, baixar temas daí, e ele dá sempre “impossível instalar”. Envio por sms para o tlm, acedo apartir do link que ele dá, faz o download, escolho a memória de massa, ele pensa durante uns 5 segundos, e dps dá o erro.
    Podem ajudar-me? Comprei o tlm em 2008 talvez…já tem uns anitos…
    Obrigada!!!
    Lena

  18. Avatar de SOFIA
    SOFIA

    EU BAIXEI O 1 TEMA NO TELEMOVEL EU QUERIA SABER SE VOU TER DE PAGAR

  19. Avatar de SOFIA
    SOFIA

    POR FAVOR AJUDEI ME
    MAS JA AGORA ADOREI A O TEMA E ACONSELHO É LINDO

  20. Avatar de SOFIA
    SOFIA

    SO HA ESTES TEMAS N HA MAIS

  21. Avatar de henrique
    henrique

    e muito bom vale a pena