Tem um smartphone Sony à prova d’água? Não faça isso!

71 Comentários

Além de muitas outras características, algumas marcas como a Sony decidiram lançar para o mercado smartphones à prova d’água. Tal particularidade pode ser interessante para alguns utilizadores “mais radicais” mas a Sony lançou recentemente uma nota oficial onde informa os utilizadores de que não devem usar os equipamentos quando estes estiverem submersos em água.sony-m2-aqua


A Sony foi uma das primeiras fabricantes a lançar smartphones à prova d’água mais concretamente com certificação IPXX sendo que para este tipo de certificação existem vários níveis tal como mostra a figura seguinte (podem ver aqui em PT).

ipx

Os novos equipamentos da linha Xperia obtiveram certificação IP68 (Total proteção contra poeira e proteção contra longos períodos de imersão em água e pressão), mas nem assim a Sony deixou de emitir um estilo de alerta informando que tais condições foram conseguidas em laboratório e, nesse sentido, os utilizadores não devem usar o equipamento debaixo de água.

Taking photos and movies in wet surroundings. Remember not to use the device underwater. If you accidentally get the device wet with non-fresh water, wash the device with tap water.

Tal postura da Sony de alertar os seus utilizadores é obviamente compreensível e até de louvar, algo que não aconteceu nas campanhas de marketing como mostra a seguinte figura.

xperia-z3

Ou este vídeo…

Se tem um Sony Xperia à prova de água é melhor mesmo não o submergir para não ter uma surpresa desagradável. A própria Sony tem publicadas aqui todas as informações que precisa e nesse sentido é melhor cumprir o que diz o fabricante do seu smartphone. Quanto ao marketing… é marketing.

Via Xperia Blog

Partilhar:
Tags:

Comentários

71

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Baptista Batos
    Baptista Batos

    Mas há alguma marca Android que se possa confiar?

    Esse tipo de “features”, já se sabe, é para poderem dizer que são melhores que o iPhone, mas depois vai-se a ver e…

    Como sempre!

    1. Avatar de L. Kanbaru
      L. Kanbaru

      E se formos para algo mais elementar, como o ecrã anti riscos? Supostamente a apple foi a primeira a aplicar tal em smartphones e a realidade é que o ecrã se riscaaté aos dias de hoje. Já tive o iPhone 4 e 5, não vou negar a sua perfeição, mas são demasiado fechados. Eu gosto de liberdade, e Android dá-me isso :^)

      1. Avatar de Realista
        Realista

        A lentidão liberta?

      2. Avatar de Baptista Batos
        Baptista Batos

        Tudo risca. Até um diamante!

        E os da Apple são os mais resistentes a riscos do mercado.

    2. Avatar de David.pt
      David.pt

      Nunca ouviste falar da marca doogee pois não? Comentário infeliz que de nada tem a ver com a notícia

      1. Avatar de Baptista Batos
        Baptista Batos

        Cãozinho?

        Sim, mundialmente conhecida pela sua qualidade e inovação… em cada produto, é um exemplo de design e tecnologia!

    3. Avatar de Hugo Medeiros
      Hugo Medeiros

      Qualquer coisa é melhor do que iPhone.

      1. Avatar de Baptista Batos
        Baptista Batos

        Pois, claro que sim… para o teu caso.

    4. Avatar de Baptista Batos
      Baptista Batos

      Onde é que queres chegar com isso?

      Não diz na caixa “16GB”?

      Não dá para gravar 4K?

      Não tens iCloud?

      1. Avatar de Zenfone 2
        Zenfone 2

        esqueces o mais importante, vai para a serra da estrela e leva uma mala cheia de 3g.

          1. Avatar de Lopes
            Lopes

            Uau quero um desses! assim além dos meus 32+128 ainda estendia mais um bocado, Além de que… nem tenho palavras parece xuning.

        1. Avatar de rui jorge silva
          rui jorge silva

          Nem 2G, quanto mais 3 ou 4G.
          Ali é so neve e forno. Mais nada.

          1. Avatar de Zenfone 2
            Zenfone 2

            É essa a ideia, compras a versão de 16 gigas vais fazer uns videos em 4k passado alguns minutos levas com a memória cheia. Para o preço que pedem bem que podia trazer slot para cartões. mas como a malta é cega isso não é importante.

          2. Avatar de lumia 640
            lumia 640

            Exatamente ja falei nisso da bateria e o 4k também não se vão dar fora o gravar o video e não dar para nada loool

        2. Avatar de FG
          FG

          Ou compras um com mais memória.

          Ou compras um leitor de cartões SD (a Apple vende um)

          Ou compras um desses discos Wi-Fi ou pen drives para iOS.

          1. Avatar de Lopes
            Lopes

            Era mais fácil vir com a slot interna, mas eles como querem o nosso guito, e nós somos bonzinhos gostamos de fazer caridade compramos. Serve também para outras marcas.
            Para mim não faz sentido, era como comprar um carro topo de Gama com jantes de ferro.

    5. Avatar de marco belini
      marco belini

      mas o que é k o android tem a ver com a marca sony?o IP68 é uma certificacao que todos os androids trazem?se tivesses calado eras um poeta. Agora comentando a notcia,apartir do momento que a sony tem um equipamento certificado IP68 ,nao existe uma certificacao sony e outra para os restantes equipamentos e marcas. apartir do momento que esta provado que tem essa certificacao eu meto o na agua as vezes que quiser,se nao ressistir culpa deles porque podiam ter criado um telemovel que aguentava mas nao o chegavam para certificar. nao o punham no manual nem pregavam aos 4 ventos que o era. apartir desse momento eles podem dizer o que quiserem mas e certificado é certificado.eu ate o posso por debaixo de agua e dizer se der raia olhe fui po chuveiro com ele e estragou se.

      1. Avatar de Baptista Batos
        Baptista Batos

        A Sony é uma das marcas que vendem Android…

        São todas más, não há uma que se aproveite.

      2. Avatar de R o B
        R o B

        Então não meta em qualquer água porquê se aparecerem problemas devido a água não pura que é diferente de água com salinidade agarre-se ao orçamento para reparação.

    6. Avatar de lumia 640
      lumia 640

      Mas estamos a falar do Android por acaso estamos a falar e no componente em si e não num sistema operativo o burrinho

    7. Avatar de Francisco Gomes
      Francisco Gomes

      O meu Doogee Titans2 (penso que existe no Pplware uma review sobre esta máquina) pode estar dentro de um aquário e receber chamadas que os peixinhos até se divertem. Ou na falta de um martelo, posso pregar um (ou mais) prego…

      https://youtu.be/4DWNqeh3ou4

      https://youtu.be/ycJ-060rc9c

    8. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      Não metam Android ao barulho, aqui falasse de Sony, e esta é das que exagera no markting e depois o produto não vale nada, já desde SonyEricsson

    9. Avatar de belmiro marques
      belmiro marques

      HÁ DOOGEE, faz uma pesquisa desta marca vê os modelos e as carateristicas ficas surpreendido embora temas marcas excelentes mas com preços para mim proibitivo

    10. Avatar de Baldroega
      Baldroega

      O meu z1 compact nunca deu problemas,nem no mar nem na piscina, tenho vários filmes e fotos feitos com ele.
      O único problema é funcionamento do ecrã debaixo de água não se o melhor, mas é para isso que tem o botão da foto 😉

    11. Avatar de RenatoNismo
      RenatoNismo

      bem.. já a apple não podemos confiar nela quando dizem que testam exaustivamente a dureza dos seus produtos.. does it bend ? 😉

  2. Avatar de Alf
    Alf

    A mim aconteceu que o ecrã dava para ver tudo normal mas não respondia ao toque. Tive sorte porque repararam na garantia, mas tenho um amigo que não teve a mesma sorte. Agora não vou arriscar mais…

  3. Avatar de L. Kanbaru
    L. Kanbaru

    O Z2 nunca, mas NUNCAme falhou nesse aspecto, até ao dia em que foi literalmente para o mar, e não haveria salvação a não ser que fosse borda fora do navio. Já o Z3… está nesta altura na garantia por “razões desconhecidas”.

    1. Avatar de Safrane
      Safrane

      O teu é especial de corrida…

      Ou de mergulho…

  4. Avatar de SSilva
    SSilva

    Mesmo que entre agua, desde que não tenha mossas ou outros danos físicos o telemóvel é sempre coberto e substituído dentro da garantia.

  5. Avatar de EuTech
    EuTech

    Se não houvesse um comentário de um apple fanboy nesse post era de admirar…

    Como sempre!

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Tal como é de admirar quando aparece um comentário de um droid fan nos artigos Apple. Que tal? Concordas? 😉

  6. Avatar de joao
    joao

    o meu alcatel mimo ja andou varias vezes pela agua e mais duas ou trez vezes no mar e nuca me deixou ficar mal ate ainda hoje quando fala a luz é so meter pilhas rssssssssss …….
    irra para a guerra androis e maças

  7. Avatar de Duarte Valente
    Duarte Valente

    Tenho um Sony Xperia M2 Aqua e já tirei fotografias e já filmei dentro de água e nunca me surgiu qualquer problema quanto ao toque nem ás devidas tampas. Informo mais que filmei a 1 metro e meio de profundidade durante 5 a 10 minutos.

  8. Avatar de Gonçalo Varela
    Gonçalo Varela

    usei o meu sony para tirar fotos dentro de agua, e funcionou muito bem. quando fui para ver os resultados ele nunca mais deu. mandei para a garantia e pediram me 400 euros de reparação. nunca mais caiu nesta treta da sony!

    1. Avatar de Nuno Moreno
      Nuno Moreno

      Pois. Acho que existe um problema em algumas tampas. No meu caso foi o mesmo. Também perdi esse valor. Como é que é possível deixarmos isto em branco? Têm alguma sugestão?

      1. Avatar de Gonçalo Varela
        Gonçalo Varela

        Eu sou sócio da deco, ando numa luta com a tmn mas ate agora ainda sem resultados.

  9. Avatar de night
    night

    “These new disclaimers first appeared for the Xperia Z3+/Z4 back in May 2015. At the time, the new wording surprised us, but we thought it might only be targeted for that handset for some reason. However, when the same disclaimers were used with the Xperia Z5 launch it became clear that Sony is issuing new limitations on its waterproof devices.”

  10. Avatar de Benchmark do iPhone 6
    Benchmark do iPhone 6

    Escrevi num comentário:
    Por acaso quando vou para a praia não levo iPhone (sou um bocado “supersticioso” com o que pode acontecer em terra quando vou a banhos). De maneiras que é tirar o cartão, meter num adaptador e passá-lo para um telemóvel desbloqueado que se voar não é grande prejuízo.

    E vem um bacano e responde-me – Eu desde que comprei o Xperia (Z2) que me deixei de preocupar com os banhos… é à prova de água e tem aguentado bem os meus “mergulhos.

    Ah, é? 😉

    1. Avatar de Lopes
      Lopes

      enfiou te o barrete, como aquele que quer que filmes 4k num telefone só com 16 gigas.

      1. Avatar de Prim
        Prim

        “Quanto ao marketing… é marketing”

    2. Avatar de rmcrys
      rmcrys

      A esmagadora maioria dos aparelhos estilo relógios, telemóveis, etc à prova de água FORA duma caixa protectora são à prova de água PARADA (e não em mergulhos/ondas/nado rápido) e não tendo em conta mexer demasiado nos botões físicos.

      Neste caso ao mexeres nos botões físicos no mar, com as ondas e a pior vedação ao pressionar o botão pode introduzir água no aparelho.

      Eu comprei uma bolsa protectiva, em que se mete o telemóvel la dentro, fecha-se e veda: podes usar na mesma (o plástico é especial e condutor) o smartphone protegendo da areía e água, e tira muito boas fotos debaixo de água

      1. Avatar de Baptista Batos
        Baptista Batos

        Para usar uma bolsa protetora, isso qualquer um serve, não é preciso ser Sony.

        A Sony vendeu muitos telemóveis a dizer que era à prova de água…

        Depois admiram-se pessoas como tu, que os clientes Apple sejam “ovelhas” como dizem, e que fiquem chateados com outras marcas…

        O iPhone, iPad, Mac, etc. não são à prova de água, aguentam um bom tempo submergidos, até… mas é uma questão de sorte, e não põem isso no marketing.

        As pessoas ficam contentes, mesmo que não usem o aparelho no seu todo, porque tem o que o Tim Cook e companhia dizem ter, e até algumas surpresas, mas nada menos!

        Isto não é nada de especial, nada de brutal, não custa $1 de desenvolvimento, mas todos os OEM, para competirem entre si, falham nisso…

        Por isso é que o mercado Android está como está: a última opção. 😛

    3. Avatar de Baptista Batos
      Baptista Batos

      Android é a falcatrua do século! Não há uma marca de jeito!

      Mas o mais engraçado, é que nunca vês ninguém a se queixar do seu Sony Z4, ou de outros… nunca acontece nada!

      1. Avatar de Prim
        Prim

        Já cá faltava o comentário inútil do costume…

      2. Avatar de marco belini
        marco belini

        da mesma maneira que nao ves ninguem a queixar se dos iphones e eu recebo os as paletes para ver se estao em garantia pk avariam… va se la saber deve ser so o centro de assistencia tecncia onde eu trabalho que nao conta pas estatisticas.

        1. Avatar de Brasão SS
          Brasão SS

          Eu recebo às paletes também, mas é de Android Devices a queixarem-se de tudo e mais alguma coisa, e muitos topos de gama, Sony e Samsung precisamente. Com clientes Apple bem morro de fome, que com eles não ganho a vida, é raro aparecerem avariados e quando aparecem, são coisas em que só o serviço pós venda da Apple Support é que resolve. Outras são pormenores de clientes que nem sempre sabem pôr os serviços a funcionar. É raro iDevices avariarem, o teu centro de assistência deve ser especial! Estou a ver que trabalhas muito melhor que a Apple Support, para teres assim clientes Apple às paletes! As minhas congratulações! Parabéns pelo sucesso, quem me dera poder ganhar bem assim como tu!
          ;-D

  11. Avatar de Nuno Moreno
    Nuno Moreno

    Isto é completamente absurdo. Porque é que publicitam então!!! Comprei há uns meses um Z3 compact. Assim que entrou dentro de água kaput!!! A sony diz que foi má utilização ?!!! A MEO colocou o rabo de fora! E eu fiquei sem telefone e sem 400 euros. Os custo e seguir com isto para tribunal são enormes, principalmente o custo da dor de cabeça.

    1. Avatar de Hirudoid
      Hirudoid

      Se fosse a acontecer com a Apple, caía o Carmo e a Trindade.
      Sendo Sony, os tais consumidores tão bem informados encolhem os ombros…

    2. Avatar de Prim
      Prim

      julgados de paz

    3. Avatar de Joao Magalhaes
      Joao Magalhaes

      Eu tenho um Z2 e não o meto debaixo de água e se fosse um Iphone, mesmo com a Apple a dizer que era à prova de agua , também não o metia.

      1. Avatar de Safrane
        Safrane

        A Apple não diz que é.

        Assim como o Apple Watch, eles dizem que não é, mas já andaram a nadar até com ele na piscina (está no YouTube), e não detectaram problemas .

        1. Avatar de raz0r24
          raz0r24

          Ele não disse que a Apple o diz. O que ele diz, é que se a Apple viesse a dizer e, quem diz Apple diz outra marca qualquer, ele não o fazia.

  12. Avatar de Carlos
    Carlos

    E o que fazer quando depois da publicidade enganosa se experimenta o Sony Xperia Z2 debaixo de água e o telefone deixa de funcionar?
    A quem ou aonde reclamar?

    1. Avatar de Safrane
      Safrane

      Ficas sem o telemóvel, e a Sony ri-se de ti lá no Japão…

      E continua a vender telemóveis, muitas vezes o escolha recai porque são à prova de água.

  13. Avatar de Pll
    Pll

    So os fanboys de playstation e que defendem esses telemóveis toda a gente sabe que a Sony não é de confiança, só sabem falar. Já há um tempo comprei uns fones da Sony supostamente a prova de água, a primeira vez que entraram em contacto com a água da piscina estragaram.se, foram trocados por outros, aconteceu o mesmo.

  14. Avatar de Unik16
    Unik16

    Pplware, para quando os resultados do passatempos??

  15. Avatar de Henrique
    Henrique

    Tinha o galaxy nexus e mudei para o xperia z2 devido ao preço e tamanho do nexus 6… A verdade é que estou muito satisfeito com o xperia… E uma das grandes vantagens é que passei o verão inteiro a fazer filmes e fotos debaixo de água…até agora zero problemas… A ver se continua assim…

  16. Avatar de ...

    marketing? é publicidade enganosa…. Best promotional waterproof videomarketing

  17. Avatar de Luciane Pestana
    Luciane Pestana

    Meu irmão tem um z2 nunca deu problema, já filmei na água, tirei foto e nunca, nunca mesmo deu problema. Já meu namorado comprou o z3 que não funciona o gps e nem o cartão de memória, está na sony faz 15 dias!

  18. Avatar de Xarkota
    Xarkota

    with non-fresh water, wash the device with tap water. Claramente o problema é agua salgada que é corrosiva para os metais. logo eles pedem que se lave o dispositivo com agua da torneira depois de ir ao mar. Se o utilizador não fechar as tampas como deve ser claro que vai haver problemas.

  19. Avatar de Nuno
    Nuno

    “Imergir” = mergulhar
    “Emergir” = vir à tona

  20. Avatar de César
    César

    Gosto muito de ver os Apple fans a comentarem defeitos dos outros, são os que gostam de bending puro e duro …
    Em relação ao Z3 existem de facto defeitos na sua construção que nada tem a ver com Android. Penso que os utilizadores deviam obrigar a Sony a assumir todas as despesas pois nas suas campanhas publicitárias usavam o telefone mesmo debaixo de água

    1. Avatar de Rui
      Rui

      “Gosto muito de ver os Apple fans a comentarem defeitos dos outros”

      Coisa rara é ver droid fans a escreverem nos artigos Apple… LOL

  21. Avatar de iDroid
    iDroid

    Eu levei o z3 compact para debaixo de água e deixou de funcionar. Tive sorte, pois foi coberto pela garantia. Não volto a fazer uma destas..

  22. Avatar de allbet
    allbet

    Pois o meu Z já foi a banhos mais de uma vez, umas fotos e vídeos u/w e zero problemas. MUITO importante é verificar se as portas estão limpas de alguma possível sujidade e se estão bem fechadas.

  23. Avatar de Alexandte
    Alexandte

    Este ano comprei um z2 super satisfeito com o aparelho decidi passado uns dias fazer o teste de mergulho na piscina a filmar meu espanto passado uns minutos depois de sair da água o ecrã ficou totalmente preto estava na garantia e foi me devolvido um vale para realizar a compra de outro aparelho comprei o zé mergulhei o na água e continuava a funcionar porque simplesmente não estava a funcionar com ele debaixo de água fiz exatamente o que fiz com o z2 e puf lá ficou o z3 preto ou seja da para mergulhar com os Sony mas nada de tirar fotos ou filmar debaixo de água de resto é tranquilo

  24. Avatar de Lucinei Junior
    Lucinei Junior

    se não pode usar em baixo da água é propaganda enganosa, e cabível de processo 😀
    não apenas pela imagem de markting, mas pela certificação IP que ele diz ter, pois se não pode usar em baixo da agua não deveria receber o certificado IP

  25. Avatar de Mário Pereira
    Mário Pereira

    Não tenho problemas nenhuns com o meu Z1.
    http://alojaimagens.com/images/gb1l8o0gny05chviboyx.jpg

  26. Avatar de Strato
    Strato

    vejam neste link oficial da sony, fala em tirar fotos na piscina e também que o certificado tem de ser ipx8.

    http://support.sonymobile.com/global-en/dm/water-and-dust-resistance/