Tem um smartphone Samsung antigo? Agora já o pode reciclar para outras funções

12 Comentários

Com o tempo, os smartphones vão perdendo as suas capacidades e acabam por ficar obsoletos. Este é, infelizmente, um processo normal e que leva a que estes se vão acumulando e não possam ser usados noutras funções ou tarefas, de forma normal e direta.

A Samsung tem consciência deste problema e por isso criou o programa Galaxy Upcycling at Home, que permite reciclar estes smartphones para novas tarefas. Chegará na forma de uma atualização e dará uma nova vida a todos os equipamentos mais antigos.

Samsung Galaxy Upcycling smartphones dispositivos reciclar

Samsung quer reciclar smartphones

Foi no recente evento que promoveu na CES 2021 que a Samsung revelou uma novidade para os seus smartphones da linha Galaxy. Ao contrário do que é normal, esta não se dedica aos smartphones mais recentes, mas sim aos mais antigos e que muitos até já nem utilizam.

Com o programa Galaxy Upcycling at Home a marca coreana quer dar uma vida nova a todos estes smartphones. Entende que pode dar-lhes novas funcionalidades e torná-los em dispositivos IoT, que assumem novas funções, em áreas cada vez mais importantes.

https://www.youtube.com/watch?v=m9AL266C0lc

Galaxy Upcycling at Home é a nova possibilidade

Apesar de ter muitas possibilidades, a Samsung focou-se em 2 ou 3 funcionalidades dentro do lar. Falamos inicialmente na possibilidade destes smartphones serem usados como monitores para bebés, detetando o choro o comunicando depois a outros dispositivos.

Uma outra área, similar no funcionamento, está no acompanhamento de animais de estimação. Mais uma vez recorrendo à identificação de sons, que usa a IA para poder entender o que está a ser pedido, os donos podem monitorizar os seus animais de estimação.

Samsung Galaxy Upcycling smartphones dispositivos reciclar

Uma nova vida para estes dispositivos da Samsung

Por fim, e apenas como outro exemplo a ser usado para o Galaxy Upcycling at Home, está no auxílio à domótica. Estes smartphones podem ser usados como detetores de luz para assim poderem controlar a iluminação de uma casa ou de um espaço.

Não se sabe ainda quando esta atualização chegará e nem para que dispositivos é dirigida. É uma forma inteligente da Samsung renovar e reciclar um vasto número de dispositivos que de outra forma acabariam no lixo. Assim, consegue reduzir a pegada ecológica ao dar uma vida nova a estes equipamentos ainda capazes de serem usados.

Dica: dê uma nova vida ao seu antigo smartphone Android ou iOS

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de F Gomes
    F Gomes

    A Samsung, no tempo em que adquiri o Galaxy S2, nunca se interessou pelas actualizações do Android, fazendo com que eu e milhares de utilizadores optassem pelas ROM’s disponíveis de terceiros. É agora que quer “aproveitar” máquinas que nunca quiseram saber na altura em que elas custavam € 500,00? Ainda tenho o meu S2 bem guardado, ainda funciona mas é peça de museu. Verei, quando esta “reciclagem” chegar, se vale ou não a pena…

    1. Avatar de V.T.
      V.T.

      E querias o quê com um S2 hoje em dia? Ir à Lua?
      De qualquer das formas, a Samsung deu um passo de gigante no que toca a actualizações. Parabéns à marca.

      1. Avatar de João Pratas
        João Pratas

        Na verdade dá pra ir à Lua, já o fizeram com menos…

        1. Avatar de Que frio !
          Que frio !

          Quase relogio de pulso menos …

      2. Avatar de F Gomes
        F Gomes

        Não, pá! Queria ir antes a Marte, levando o S2 na algibeira… O problema é que leste o meu comentário na transversal própria de quem anda por aqui a cagar postas de pescada sem nexo.

      3. Avatar de F Gomes
        F Gomes

        Não, pá! Queria ir antes a Marte, levando o S2 na algibeira… O problema é que leste o meu comentário na transversal própria de quem anda por aqui a cagar postas de pescada sem nexo.

    2. Avatar de V.T.
      V.T.

      E querias o quê com um S2 hoje em dia? Ir à Lua?
      De qualquer das formas, a Samsung deu um passo de gigante no que toca a actualizações. Parabéns à marca.

  2. Avatar de F Gomes
    F Gomes

    A Samsung, no tempo em que adquiri o Galaxy S2, nunca se interessou pelas actualizações do Android, fazendo com que eu e milhares de utilizadores optassem pelas ROM’s disponíveis de terceiros. É agora que quer “aproveitar” máquinas que nunca quiseram saber na altura em que elas custavam € 500,00? Ainda tenho o meu S2 bem guardado, ainda funciona mas é peça de museu. Verei, quando esta “reciclagem” chegar, se vale ou não a pena…

  3. Avatar de Suspeito
    Suspeito

    Há anos que os telefones antigos têm outra vida… Seja como cameras para streaming, vigilância, consola de jogos para as crianças, comando para os mais diversos equipamentos.
    Não é por serem antigos que deixaram de funcionar ou ter a habilidade de utilizar apps, isso é mais com outra marca que obriga literalmente a comprar sempre um modelo mais recente…

    1. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      Concordando consigo muitas das vez trocamos só porque ñ temos a última versão do SO, mas o equipamento funciona na mesma, até as aplicações deixarem de ser suportados pelos seus criadores para versões mais antigas de SO

  4. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Sinceramente ter um samsung para isso…mais vale guarda-lo para um dia o outro der o ultimo peido…aquele sempre está ali para o que der e vier…

  5. Avatar de fim do mundo
    fim do mundo

    Tive um Galaxy s1 depois passei para um Galaxy s4 e este ainda hoje está no activo, mas com roms lineage os android 10 e nada a apontar, mas se não existisse o suporte alternativo provavelmente já estava numa gaveta guardado, como tantos outros.