Telegram vai passar a ter publicidade e reservou novidades para o fim do ano

5 Comentários

Há muitos anos que o Telegram é uma alternativa ao WhatsApp e a outros serviços de mensagens. Mais que a segurança que apregoam, as muitas funcionalidades deste serviço são a sua mais-valia e o que muitos utilizadores mais querem.

Pois o criador do Telegram veio agora a público revelar algo que poucos gostariam que fosse anunciado. O serviço vai mudar e passar a ter publicidade, para assim ser viável e ter futuro. Além disso, há novidades que surgem agora no fim do ano.

Telegram publicidade conversas voz mensagens

A inevitável chegada da publicidade

O financiamento do Telegram nunca foi um tema discutido. Todo o serviço era suportado pelo seu criador, que usava as suas verbas para pagar os valores necessários à sua manutenção. No entanto, com valores de 500 milhões de utilizadores ativos, o paradigma terá de mudar.

Foi o próprio Pavel Durov que revelou as mudanças necessárias e que o seu serviço vai aplicar, em conjunto com um conjunto de princípios a serem seguidos. Com uma necessidade de vários milhares de dólares anuais, é hora de monetizar este projeto.

É neste extenso texto que é revelado o futuro. A presença de publicidade será uma certeza, mas apenas em lugares que se entendem não ser críticos para os utilizadores. Há ainda a promessa de que o núcleo do Telegram será mantido gratuito, apesar de alguns extras, possam passar a ter de ser pagos.

Conversas de voz para todos os grupos

Em conjunto com esta novidade, foi revelada outra melhoria que vai chegar já para todos. Falamos dos chats de voz, que passam agora a existir dentro de cada grupo. Estes decorrem em paralelo com as mensagens escritas e as trocas de ficheiros, criando uma nova camada de interação.

Mais uma vez, o Telegram criou uma interface de simples utilização e que agradará aos utilizadores. Sendo um extra a qualquer canal, este irá apresentar informação sempre que as chamadas e as conversas estiverem a decorrer. Vai mostrar isso e o número de utilizadores a participar.

Também a interface de utilização é simples e minimalista. Dá ao utilizador apenas 3 botões, que permitem desligar, silenciar o microfone ou ligar ao altifalante. Com este controlo poderá ser feita a gestão da participação nas chamadas, dentro e fora da interface do Telegram.

Mensagens do Telegram ficam mais interessantes

Esta novidade vai estar disponível nos vários clientes do Telegram e assim chegar aos mais diversos sistemas operativos. Há ainda outras novidades, que podem ser encontradas na página em que tudo foi apresentado com muito detalhe.

Se as conversas de voz eram já esperadas no Telegram, a verdade é que a mudança que Pavel Durov trouxe é importante para a sobrevivência deste serviço, cada vez mais importante e utilizador por milhões todos os dias.

Comentários

5

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel
    Miguel

    Se não colectam dados nem vendem dados, o dinheiro para financiar algo gratuito tem que vir de algum lado.
    Espero que tenham uma versão sem ADS e não me importo de pagar por ela.

    1. Avatar de AqueleAmigo
      AqueleAmigo

      +1

      É naturalmente o próximo passo. Não tendo o capital de gigantes como o fb, não vejo isto como uma coisa má.

  2. Avatar de Artur Peralta
    Artur Peralta

    Vai ter publicidade na app oficial… porque sendo a maioria das apps opensource, vai ser muito dificil controlar a publicidade que aparce…

    1. Avatar de VaGNaroK
      VaGNaroK

      Só usar o app oficial e fim do problema, agora se outros querem ter dor de cabeça com apps de terceiros ai é problema deles.

  3. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Não uso a aplicação.
    No entanto parece má ideia não dar a possibilidade de além da publicidade ter uma alternativa que permita pagar para não ter publicidade alguma e ter acesso a tudo quanto é funcionalidades e extras.
    Como é uma empresa muito visada pela censura, com todo o tipo de formas de pagamento.