Surface Pro 3 bate concorrência directa em testes de performance

76 Comentários

A luta do mercado dos tablets tem andado a atravessar uma fase muito rica e muito fértil. São várias as ofertas que têm surgido e que apresentam argumentos cada vez mais interessantes.

Um comparativo feito veio revelar que o Surface Pro 3 é actualmente a máquina a bater, depois de ter arrasado a concorrência em testes de performance.

surface_pro_3_1

O teste foi realizado pelo site britânico Which? e pretendia descobrir qual o o melhor e mais rápido tablet que o mercado podia oferecer. Foram colocadas lado a lado várias máquinas, desde o Surface Pro 3 até a vários modelos do iPad e passando também pelos sempre presentes modelos com Android.

Para a escolha do melhor tablet foi usada a aplicação de benchmark  Geekbench, que realizou os seu vasto conjunto de testes e que gerou no final, e que foi usado para classificar cada um dos modelos e chegar a uma classificação.

A lista de máquinas conseguiu abranger todo o mercado, elegendo os mais representativos nesta categoria. Foram escolhidos os modelos de topo de cada um dos modelos principais e colocados lado a lado para competir

O grande vencedor deste embate foi o Surface Pro 3, que deixou a concorrência bem longe, mostrando-se como a máquina mais rápida e mais indicada para qualquer utilizador.

Resultados

  1. Microsoft Surface Pro 3 128GB i5: 5069
  2. Apple iPad Air 2: 4046
  3. Google Nexus 9: 3537
  4. Amazon Kindle Fire HDX 8.9 2014: 3060
  5. Apple iPad Air 32GB wi-fi: 2687
  6. Samsung Galaxy Tab Pro 10.1: 2650
  7. Samsung Galaxy Tab S 10.5: 2594
  8. Asus MEMO Pad 7 ME572C: 2351
  9. Tesco Hudl 2: 2084
  10. Apple iPad mini 3: 1790

surface_pro_3_2

Não é estranho este resultado e até esta tabela de classificações. O processador i5 da Intel deixa bem longe qualquer um dos concorrentes, garantindo a excelente prestação do Surface Pro 3.

Esta máquina, que tem já um ano de mercado deixou a sua concorrência directa bem longe e a discutir os lugares secundários.

Se o vencedor é lógico, não deixa de ser estranha a prestação de alguns equipamentos, nomeadamente alguns modelos do iPad, que se esperariam estar em lugares mais acima da tabela.

Comentários

76

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de LP
    LP

    Se a Apple tivesse lançado o surface, arrasava a conocrrência toda! Assim vem com o MacBook, que até mete dó… as desvantagens de um portatil + as desvantagens de um tablet + 1 unica porta USB + sei lá que mais, a preço de ouro…

    1. Avatar de Hélder
      Hélder

      O preço é caro como qualquer outro que tenha saído em 2015…

      A Apple não tem que lançar um Surface, porque a Microsoft já o fez…

      Sim, só tem uma porta, mas podes chegar a casa e com um só cabo, pô-lo a carregar, ligar o monitor, um teclado é um rato e um disco rígido.

      Podes fazer isto em qualquer outro computador no mercado português? Um só cabo? Não há!

      e a Apple ainda te vende MacBook Air e MacBook Pro 13 e 15. E não há melhor portátil que o MacBook Pro Retina

      1. Avatar de Mikes
        Mikes

        Lamento, mas não fazes isso tudo com um so cabo ao mesmo tempo. Ou o metes a carregar ou ligas ao monitor. No macbook 2015 ou fazes uma coisa ou outra.
        Claro, compras um hub… portanto, essa tua conversa é uma treta pegada.

      2. Avatar de Carlos
        Carlos

        Com basicamente todos os outros.
        Monitor e/ou uma TV pode-se ligar por Miracast, o teclado e o rato podem-se ligar por bluetooth.

    2. Avatar de Rui
      Rui

      O Macbook não foi desenvolvido para clientes como tu, logo, é normal criticares e não gostares.

      1. Avatar de LP
        LP

        E que clientes é que gostam?

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Os que o compram, certo?

    3. Avatar de FG
      FG

      Qual é o problema de só ter uma porta USB-C?

      Há gente que não vê mais do que o que existe hoje… Não é o cliente da Apple…

      1. Avatar de LP
        LP

        Qual é o problema?! Se não o usares ou se andares com um hub atrás, nenhum, caso contrário é fácil de perceber…

  2. Avatar de Bruno Antunes
    Bruno Antunes

    em preço tb deve ganhar

    1. Avatar de Manuel
      Manuel

      Se a surface pro 3 fosse da Apple o preço já era justo!!! Pois os aparelhos da Apple é para pessoas ricas e inteligente… É o que comentam não sou eu que digo.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Obrigado pelo elogio 🙂

        1. Avatar de claudio
          claudio

          produtos da apple é para inteligentes? ai looool agora um produto é que define a inteligencia de uma pessoa? pensei que fosse a cultura, conhecimento adquirido e humildade!

          1. Avatar de Hélder
            Hélder

            E, são desenhados para pessoas inteligentes.

          2. Avatar de LP
            LP

            À entrada da loja é preciso preencher um teste de qi…

          3. Avatar de Rui
            Rui

            claramente não percebeste o sarcasmo

      2. Avatar de Antonio
        Antonio

        Produtos da apple é para burros que nao têm mais q fazer ao dinheiro e gostam de ser roubados

  3. Avatar de Hélder
    Hélder

    LOL!

    Bem se vê que não sabem o que andam a testar…

    Sim, deve ser o mais rápido…

    Mas também o mais caro (de longe), o mais grosso, o único que tem ventoinha, pior bateria em relação a outros tablets, menos aplicações touch, o único com TouchID (e aplicações que usem o TouchID), etc…

    Tá bem… quanto é que a festa custou à Microsoft?

    Ou mais importante, e o Surface non-Pro?

  4. Avatar de knom
    knom

    comparar um cpu da categoria do i5 com um cpu arm32/64 bits não é justo

  5. Avatar de JBM
    JBM

    Os valores que apresentam para os iPads são muito estranhos. O iPad Air e iPad mini 3 têm processador idêntico e têm duma forma consistente dado resultados próximos nos testes do Geekbench. O resultado do iPad Air 2 é também fora do normal pois a olhar para as reviews que foram saindo, o resultado do Geekbench tem andado sempre à volta de 4400-4500 e não 4000.

    1. Avatar de rmcrys
      rmcrys

      Bom, a performance näo diz tudo e há várias coisas a ter em conta:
      – o SP3 é um PC em forma de Tablet com uma espessura e peso para albergar um verdadeiro chip x86 i5; o iPad Air 2 é um monstro de performance “ARM” e ultra fino/leve;

      – o SP3 tem um verdadeiro Windows 8.1/10 e o iPad um iOS com todas as suas espessas limitacöes;

      O que ainda é uma grande vantagem do sistema iOS e dos (bons) chips Apple é a potencia do GPU + jogos.

      1. Avatar de JBM
        JBM

        O comentário era acerca dos valores estranhos dos testes. Os valores que referi nem sequer punham em causa que o Surface ficasse em primeiro em performance.
        Quanto à vantagem da Apple, não é só para jogos. A última apresentação da Apple revelou bem como é que a Apple quer usar o Metal para retirar o máximo do poder do GPU+CPU em muitas mais aplicações e no desenho do próprio interface. Já tinha havido algumas indicações no ano passado sobre o aproveitamento do Metal para computação, mas agora ficou ainda mais evidente. As limitações do iOS não se vêem na qualidade e quantidade de aplicações feitas para este tipo de interacção, e ao que parece muitas dessas limitações vão se esbater na nova versão!

        1. Avatar de rmcrys
          rmcrys

          O novo DirectX tem muito mais performance e ao nível da tecnologia da AMD/APPLE.

          Em todo o caso um sistema “universal” como o Windows é muito mais interessante que um sistema bloqueado.

          1. Avatar de JBM
            JBM

            Não encontro informações e imagino que tu também não sobre o novo DirectX ter muito mais performance que a tecnologia da Apple, que não tem qualquer relação com a AMD. Creio até que as novas APIs do DirectX não se aplicam a computação. Para computação continuará a ser o DirectCompute.
            e como estamos a comparar dois aparelhos específicos, o que disse aplica-se a este caso em termos de vantagem por causa do GPU, que tu próprio apontaste.

    2. Avatar de Iurie Solomon
      Iurie Solomon

      mesmo k tenham cpu identico n ker dizer k apresentem benchmarks identicos, tens k considerar por exemplo tm o chipset, o modelo da ram, etc

      1. Avatar de JBM
        JBM

        Se disse que têm duma forma consistente dado resultados próximos nos testes do Geekbench, é porque dão resultados próximos. Se tivesses visto a informação sobre os dois verias que têm hardware quase igual, variando apenas no ecrã, bateria e na regulação do processador.

    3. Avatar de Hélder
      Hélder

      Não, o mini 3 tem A7, o Air 2 tem A8X

      1. Avatar de JBM
        JBM

        Disse iPad Air e iPad mini 3, ambos com o A7. iPad Air 2 é outro ponto

    4. Avatar de Carlos
      Carlos

      Desconfio que o problema é do Geekbench, que é um teste “instantâneo”.
      A diferença de desempenho mesmo o SoC sendo o mesmo geralmente tem a ver com o arrefecimento.
      E como o Air 2 é maior que o Mini 3, provavelmente tem mais por onde dissipar o calor gerado pelo Soc e por isso menos necessidade de lhe reduzir a velocidade para evitar sobreaquecimento.
      Isso acontece também entre telemóveis e tablets que usam os SoCs da Qualcomm.

      1. Avatar de Nunes
        Nunes

        Isso explica a diferença de 2450 para 2600 que é o que se tem observado nos resultados reais do Geekbench entre as duas máquinas (Air vs mini3), não os resultados que são apresentados neste estudo.

      2. Avatar de JBM
        JBM

        Tal como disse os resultados no Geekbench do iPad Air e do Mini3 têm sido consistentemente próximos, basta ir ver as reviews e as tabelas do Geekbench.
        O que dizes poderia explicar as pequenas diferenças que se têm visto nas reviews, mas não o resultado que aparece neste teste, que é uma diferença enorme que não faz qualquer sentido. O iPhone 5S, que tem o mesmo processador, também apresenta valores próximos no Geekbench a estes dois aparelhos.

  6. Avatar de Benchmark do iPhone 6
    Benchmark do iPhone 6

    Há aqui um passe de mágica que convém perceber, porque não é suposto o Surface 3 (Intel) ser comparado aos tablets iOS e Android (ARM) mas com os seus pares Intel (PCs e Macs).

    O segundo passe de mágica é dar ideia que há uma grande novidade – “O teste foi realizado pelo site britânico Which?”. O teste é uma aplicação, multiplataforma, de que quem quiser faz o upload publicado pela Geekbench numa tabela de resultados. Qualquer um pode pesquisar um equipamento (ou processador. Portanto, do que a “Wich?” fez alarido já muita gente tinha visto antes. A “novidade” está a em pôr um Intel junto com os tablets ARM. É o mesmo que por um Mac Pro. Não há nada de novo e indo às tabelas Geekbench fica-se melhor informado até porque tem resultados single-core (mais próximos da utilização normal) e multicore (os do “Witch?”).

    Em rigor, embora o Geekbench seja multiplataforma, os resultados comparativos têm mais significado dentro da mesma família – comparar, separadamente, a família Android e a iOS é mais rigoroso que entre eles,

    O link é para o gráfico (chart) do Android. Têm mais “benchmark charts” (iOS, mac processadores) e á direita o campo “search” para se pesquisar o que se quiser como, Surface 3 e que dá os resultados dos testes mais recentes em tabela.

    https://browser.primatelabs.com/android-benchmarks

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
      Benchmark do iPhone 6

      Já agora, recomendo que pesquisem por “Surface Pro 3”. Vão ver que há resultados para processadores i3, i5 e i7, com resultados (e preços) bastante diferenciados. O do post é i5, também dá para pesquisar “Surface Pro 3 Intel Core i5”.

      O resultado do post até é inferior à maior parte dos que aparecem na tabela – mas o ponto a que quero chegar é que não há nenhum interesse (exceto obter publicidade) em publicar um resultado individual, quando há porradaria de resultados de testes disponíveis .

      P.S. Já agora, no llnk que pus no comentário acima, sobre benchmarks Android, não deixem de ir até ao fim da lista para conhecer os “devices artificially boost performance while running Geekbench” 🙂

      1. Avatar de Gustavo Lima
        Gustavo Lima

        Qualquer Surface é melhor que qualquer iPad… Ponto!
        Se fosse um producto da Apple, já era a melhor coisa do mundo, mesmo sendo mais caro que os outros (Também mete qualquer um na gaveta).
        É o que dá ter umas palas nos olhos…..

        1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
          Benchmark do iPhone 6

          Tu vê lá “Carlos”, eu levo isto na brincadeira, não quero que tenhas uma apoplexia ou um problema qualquer no fígado com o que digo! Seriam alguns 200 nicks do pplware que deixavam m de existir 😉

          Quando aparecem comentários “Ah e tal, não se pode comparar o iPhone com Androids que custam menos” reconheço que é verdade – mas não para os Samsungs do topo que custam o mesmo, ou mais.

          Agora, vens-me com o Surface PRO vs. iPad. O iPad custa muito menos . Há tempos fiz um comentário, em que referia os preços do Surface 3, do iPad e do Macbok (modelo de 128 GB):

          “– iPad Air: €709
          – MacBook Air de 11″: €929
          – MacBook Air de 13″: €1029
          – Surface 3 de 12″: €899 + € 135 do teclado = € 1034”

          Há preços que mudaram e modelos novos, mas a questão é sempre a mesma – devido à diferença de preço, o Surface Pro (antes havia o RT, o Pro era para distinguir, porque tinha arquitectura Intel, agora é só Surface, porque o RT/ARM faleceu) não se compara com o iPad, que é bastante mais barato (parece que vai haver proximamente uma versão pro) – mas com o Macbook Air (agora também com o Mac “só”, porque saiu um novo Mac, no campo do MacBook Air, mas é só “Mac”).

          De modos que, se pensas que descobriste a pólvora – “Nem que seja com produtos da Microsoft, os gajos não se ficam a rir” – continuo a rir 🙂

          1. Avatar de Mikes
            Mikes

            Até em fóruns Apple tiram o chapéu ao surface e comparam-no ao macbook 2015… e deixam claramente a hipótese no ar que o surface vale a pena

          2. Avatar de Benchmark do iPhone 6
            Benchmark do iPhone 6

            Comparem lá à vontade com os Mac e os resultados do Geekbench – e os preços respetivos

            Comparar com o iPad sem referir a diferença de preços é que é mais um passe de mágica.

    2. Avatar de Carlos
      Carlos

      Faltavam os esclarecimentos deste.

  7. Avatar de NewJ
    NewJ

    Parece-me que o Surface não é diretamente comparavel aos outros tablets, porque se trata de um hibrido e é o único da lista que tem o processador refrigerado de forma ativa com ventoinha.

  8. Avatar de rui
    rui

    Pena é não estar nenhum concorrente do surface na lista como:
    Dell Venue 11 Pro 7000
    HP Elite x2 1011
    Lenovo Thinkpad Helix 2
    nem o Asus t300 Chi apesar de este não ser a mesma gama por falta de acessórios como docking station e afins.

  9. Avatar de Daniel
    Daniel

    Os resultados de geekbench para esses três aparelhos são:

    iPad Air 2 – 4528
    iPad Air – 2654
    iPad Mini 3 – 2480

  10. Avatar de Joselito
    Joselito

    Que raio de comparativo é este? Não se deve comparar alhos com bugalhos!

    Speed Race envolvendo híbrido, tablets high-ends e tablet de supermercado pelo meio?! É como se comparasse uma corrida para ver que é o mais rápido entre um Ferrari, Audi A3 e Fiat 500. Logo a partida vemos que o Ferrari dá bailinho a todos outros, pois se trata de um supercarro! O Surface Pro 3 é um tablet híbrido, mas com características e componentes de portátil – luta desleal ao meu ver.

    Grande trapalhada… ou então cheira-me a “patrocínio” do gigante de Redmond…

  11. Avatar de Carlos
    Carlos

    O surface pro n e tablet, e pc. Custa 1000-2000euros, ipad custa 500 e tem 4500 de geekbench e agr com multitasking e claramente o melhor tablet do mercado.

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      (multitasking em 2015)

      1. Avatar de Maraq
        Maraq

        neste momento tem e o que interessa, o android n tem.

    2. Avatar de rmcrys
      rmcrys

      Multitasking (multi janela) para quê? Já estava mais defendido pelos iFans que (até não ter) não interessava Lolol

      Comparar um sistema “dumb” como o iOS vs um sistema universal como OSX /Windows.

      O iPad até podia dar num benchmark mais, mas não serve de nada que não seja uns joguitos, ler uns livros e ir à web

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        para que precisas mais de um pc? e que para trabalhar tenho o portatil da empresa

  12. Avatar de Strato
    Strato

    Os resultados do Surface Pro não me espantam minimamente, o que me espanta é considerarem o Surface Pro um tablet…enfim…

    1. Avatar de Hélder
      Hélder

      A mim espantam pela negativa…

      Um i5 que é só 20% mais rápido que o iPad, em casos reais, menos 50% de bateria e aí o dobro do peso e grossura…

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        (deixa cá atirar umas percentagens a ver se fico bem na fotografia)

      2. Avatar de Maraq
        Maraq

        o A9 da apple devera ultrapassar o i5 broadwell com geekbeench de 6000..se isso acontecer e com o multitasking o ipad torna se claramente o melhor “amigo do estudante” ganhando ao surface no unico vantagem que tinha

  13. Avatar de FB
    FB

    Não vejo onde está a concorrência direta. O Surface Pro é um híbrido, os restante são tablets.

  14. Avatar de Emanuel Vitorino
    Emanuel Vitorino

    Só para dizer que o Surface 3 bate o ipad. e não estou a falar da versão pro.

    1. Avatar de JBM
      JBM

      Geekbench
      Surface 3: 3400
      iPad Air 2: 4400

      1. Avatar de rmcrys
        rmcrys

        Esses números não dizem nada, um motor 2.0 TDI num A6 e num A3 tem performance diferentes, e um A6 muito mais estabilidade, capacidade de carga, possibilidades, etc.

        1. Avatar de JBM
          JBM

          Os número revelam o poder do processador, e já se sabe há algum tempo que os Atoms da Intel ficam atrás dos processadores que a Apple tem usado nos iPads. Se queres falar sobre capacidade e estabilidade melhor então começares a olhar para as aplicações feitas para tablet e no poder produtivo que já se encontra em muitas aplicações do iPad

          1. Avatar de rmcrys
            rmcrys

            Quando olho para o poder produtivo nos Tablet “näo-Windows”, sem a menor dúvida que melhoraram mas näo há a mínima comparacäo possível. Se há sistemas algo mais próximos a esse poder säo os Tablet Android de gama alta.

            A mim os benchmark, blá-blá-blá näo me interessam: o iOS é um SO para consumo e produtividade de “desenrasca”. No presente momento näo há um sistema de ficheiros central, upload geral no web browser, uso de rato e I/O usados para produtividade/edicäo. Daí que funcöes super básicas de seleccäo de texto com multimédia näo funcionam, partilha e ediccäo/adiccäo de conteúdos entre programas “é um filme” e obriga sempre a *MUITO* espaco livre devido à copia de ficheiros entre Apps.

            Para os adultos a produtividade é muito importante, e o poder produzir em casa e no mesmo aparelho estar em qualquer lado em modo tablet e ler/editar é impagável. O poder estar de viagem e meter uma PEN USB, um HDD USB, muitos permitem com dock rede Gigabit por fio, etc é outra coisa. Isso permite um Tablet Windows ou (muitos) Android. iOS….nop. No pouco que faz consegues benchmark altíssimos? Who cares…

          2. Avatar de JBM
            JBM

            tablets Android!? E as aplicações feitas para tablet!?? É nisso que estou a falar, o iPad continua a ser a plataforma com a melhor oferta de aplicações produtivas pensadas para o formato tablet e para o poder de processador que este oferece, não aplicações pensadas para telemóvel ou aplicações que obrigam a ir buscar o rato.
            No presente momento as pessoas têm soluções para trabalhar com os ficheiros, mesmo sem ser apresentado um sistema de ficheiros central pelo SO, sem ser preciso duplicação de ficheiros entre aplicações. O browser tem alternativas. Não percebo o que queres dizer com selecção de texto com multimédia pois não há qualquer impedimento em copiar texto com imagens…

          3. Avatar de Benchmark do iPhone 6
            Benchmark do iPhone 6

            Quanto a diferenças de preço – nada?
            Só vale quando se compara o Apple Watch com o LG G 😉

            Pareces-me um adulto ainda muito infantil.

    2. Avatar de FG
      FG

      Coitado do Surface 3 contra um iPad Air 2…

      Então em jogos…

      1. Avatar de rmcrys
        rmcrys

        Coitado nos jogos, sim, em tudo o resto arrasa e nem há comparação possível.

        Um chipzito ARM com um SO move, vs um x86 com um SO total… Lolol

        Uma mota com 150 CV não é o mesmo que um carro com 170cv. Anda mais rápido, mas está muito longe de ser o mesmo. Para ir dar umas voltas não é preciso mais …

    3. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      bate em que? um atom a 800euros nem no preco bate o ipad, agr vens com a conversa ah e tal mas posso instalar programas windows…no ipad tb tens apps que sao superiores aos programas windows e sem lag , sem virus, sem updates que fazem reboots, tudo fluido e rapido

      1. Avatar de cm
        cm

        lol, instalar programas? Nem um um programa de torrents da para instalar..entre tantos outros..a apple é mesmo um caso de estudo, como roubar com consentimento e deixa-los felizes…

        1. Avatar de Ricardo
          Ricardo

          oi? Sabes que com jailbreak é possivel fazer download de torrents? Por 500euros tens um ipad rapido e fluido, um pc com windows nem por 1000 e fluido e sempre cheio de problemas como os updates do w8

      2. Avatar de rmcrys
        rmcrys

        Aqui näo há “vir com conversa”:

        comparar o ARM Apple vs. Atom, é o mesmo que dizer um telemóvel “dumb” Nokia se liga mais depressa que um smartphone. O ARM Apple está a fazer uma tarefa, no mesmo tempo que o Atom (no Windows) está a “tomar conta” da ligacäo WIFI, meia dúzia de USB e HDD/PEN USB ligados *e a funcionar*, a controlar o SMB/rede WIFI e Ethernet, a deitar o olho à App da Impressora multi-funcöes e scanner, a deitar o olho ao A-V, ao Handbrake que está a converter com Quicksync a 80-120 fps, ao FreeFileSync que está a sincronizar um NAS com o outro, etc.

        Daí que um Tablet Win + Intel vs. iPad é como comparar um PC de Jogos vs. Consola: o PC de jogos serve para jogar e TUDO o resto, até produzir os próprios jogos LOLOL; a consola dá para “playback” (jogos, multimédia) e daí conseguir ser mais leve, barata, consumir menos. O iPad para “playback” está 5 estrelas e até sobre potenciado (Air 2), mas um Tablet Win + Intel é muuuuuuuuuito mais versátil ainda que (ainda) näo seja o ideal para jogos.

        NOTA: com o novo DX12 espera-se um bom ganho na framerate, e com a melhor optimizacäo do Win10 + controladores mais outro tanto. Eu vendi um iPad Mini 2 por um Tablet Windows Atom Z3745 e valeu bem a pena. E posso jogar muitos e bons jogos. Se quero mais tenho um “PC a sério”.

  15. Avatar de Vitor
    Vitor

    Definição de Tablet: *Fonte: http://www.priberam.pt/dlpo/tablet

    tablet |táblèt|
    (palavra inglesa)
    substantivo masculino ou feminino
    [Informática] Computador portátil de pouca espessura e ecrã táctil. = TABLETE

  16. Avatar de Fábio
    Fábio

    Completamente ridículo este teste.
    Se fosse comprado o surface 3 em vez do Pro, ai sim faz sentido. Agora o Surface pro 3 têm é de ser comparado como portátil e não como tablet, porque no fundo pode parecer um tablet mas os componentes usados são os de um portáteis comum.
    Um comparativo entre o surface pro 13 e por exemplo o apple macbook 12″ Já faz mais sentido

    1. Avatar de ricardo
      ricardo

      Ou seja, se meterem num smartphone um i7, gtx970 e por ai fora, ele vai deixar de ser um smartphone e vai passar a ser PC? E pelo interior que defines o produto? Enfim… Deixa de comentar e faz um favor a todas as pessoas.

      1. Avatar de rmcrys
        rmcrys

        “se meterem num smartphone um i7, gtx970 e por ai fora, ele vai deixar de ser um smartphone e vai passar a ser PC”

        PC = personal computer. Se tiveres um smartphone (que já os há) suficientemente potente *e um SO que o permita* (iOS näo), e ligares o “smartphone” a uma Dock com teclado e rato, o teu “smartphone” passa a ser o teu Personal Computer. Daí a MS com o Windows Mobile 10 / Windows 10 estar a fazer algo assim.

        Eu já liguei o meu Note 4 à TV por HDMI, e usei um teclado e rato sem fio. Ora bem, naveguei “como” num PC Windows; escrevi no Office, editei fotos, e até acedi por rede a vários ficheiros “como” num PC Windows.

        Para teres um “smartphone-PC”, já tens tudo lá em Android e brevemente no WM10. A única diferenca é que um “PC” passou duma torre horizontal/vertical numa mesa -> Portátil -> Hibrido/Tablet -> brevemente smartphone-PC.

  17. Avatar de Teclast
    Teclast

    A minha teclast x98 air II tem exactamente as mesmas specs que um ipad air II e custou ~190€.
    Corre Windows 8.1 Pro e Android 5.x com zero lag e traz 32 gb. Melhor que isto não se arranja, sem certeza nenhuma.

    1. Avatar de Teclast
      Teclast

      *de certeza

    2. Avatar de knom
      knom

      tem cpu de pc….. agora explica-me isso, parem de fazer comparações de arm para x86

      1. Avatar de knom
        knom

        ps. tablets ou IOS ou Windows o resto é de esquecer….

  18. Avatar de enese
    enese

    acho que desta vês exageraramno que toca a fazer compareçoes parvas. Desde quando é que os ipads e nexus e kindles são concorrentes direitos do surface pro?
    que eu saiba os concorrentes do surface são os portateis conversiveis como o lenovo yoga…