StayAway Covid instalada em 1,26 milhões de smartphones! 107 infetados já usaram…

91 Comentários

A STAYAWAY COVID é uma aplicação para telemóveis que tem como objetivo auxiliar o país no rastreio da COVID-19. A aplicação permite, de forma simples e segura, que cada um de nós seja informado sobre exposições de risco à doença, através da monitorização de contactos recentes.

A app chegou ainda em agosto e custou perto de 400 mil euros. Dados recentes revelam  que a app já foi instalada em 1,26 milhões de smartphones.

StayAway Covid instalada em 1,26 milhões de smartphones! Mais de 100 infetados já usaram...


Desde que foi lançada, a app de rastreio ‘StayAway Covid’ já foi instalada em 1,26 milhões de smartphones e mais de 100 doentes utilizaram a ferramenta para alertar os contactos de risco. Os dados foram divulgados pelo presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), que durante a habitual conferência de imprensa sobre a pandemia da COVID-19 em Portugal fez um balanço do primeiro mês da aplicação.

Luís Goes Pinheiro, Secretário de Estado Adjunto e da Modernização Administrativa, revelou que entre os mais de um milhão de utilizadores, já foram inseridos na aplicação 107 códigos. Estes códigos são atribuídos pelo médico na plataforma ‘Trace Covid‘ sempre que um utente testa positivo para o novo coronavírus. Depois a pessoa infetada decide se introduz ou não na aplicação de rastreio para alertar todos os contactos de risco recentes que também utilizem a ‘StayAway Covid’. Relativamente ao baixo número de códigos introduzidos, Luís Pinheiro refere que…

Sabemos que esta é uma aplicação que assenta no princípio da liberdade. A liberdade de instalar, a liberdade de a usar e a liberdade de inserir o código quando o médico o fornece. “Se o fizerem, aquelas pessoas que foram contactos de alto risco nos últimos dias não saberão quem foi a pessoa que inseriu o código. O seu anonimato ficará garantido

 

StayAway Covid instalada em 1,26 milhões de smartphones! Mais de 100 infetados já usaram...

A STAYAWAY COVID é uma aplicação para telemóveis iOS ou Android que tem como objetivo auxiliar o país no rastreio da COVID-19. A aplicação permite, de forma simples e segura, que cada um de nós seja informado sobre exposições de risco à doença, através da monitorização de contactos recentes. A aplicação é de utilização voluntária e gratuita e, em momento algum, tem acesso à sua identidade ou dados pessoais.

Download…

Homepage: STAYAWAY COVID
Preço: Gratuito

https://pplware.sapo.pt/smartphones-tablets/portugal-stayaway-covid-tambem-ja-esta-disponivel-para-iphone/

Comentários

91

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    E quantos é que a desinstalaram?

    1. Avatar de Patinhas The Second
      Patinhas The Second

      Precisaram de espaço para o TikTok mais seguro e mais importante

    2. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      só perguntei quantos é que desinstalaram para saber quantos é que vão ficar infetados.

      1. Avatar de Samuel MG
        Samuel MG

        Pela inteligência e não pelo medo. A app não resolve nada, nem ajuda vê-se pelos números de infetados que não para de crescer.

        1. Avatar de NunoS
          NunoS

          A matemática claramente não é o teu forte. Se só 1M instalaram a app e ainda vens fazer a pergunta de quantos desinstalaram, achas que dá para provar se funciona ou não?

        2. Avatar de eu2
          eu2

          Dos 107 infetados que participaram, algumas pessoas terão recebido notificação desses 107, e já pode ter salvo a vida de alguém por essas pessoas terem tomado precauções. Já resolveu alguma coisa!
          Quanto mais participarem instalando a app, colocando o código, dando o código (caso dos médicos que fazem o teste) e tomando precauções ao receber notificação, mais a app resolve.

  2. Avatar de Lopes
    Lopes

    Ok.
    Vamos ver.
    A app alerta. E depois !
    Quantas horas de espera para o SNS 24 atender para dizer fique em casa de quarentena.
    E o teste ? quantos dias depois.
    Gostava que estas questões fossem explicadas.

    1. Avatar de NunoS
      NunoS

      Estás a perguntar no sitio errado.

      1. Avatar de Vítor M.

        Essa parte realmente é mais com a Dr. Graça Freitas.

    2. Avatar de Patinhas The Second
      Patinhas The Second

      Se não alterar esses termos melhoram? O problema está na app?

  3. Avatar de Nuno Herdeiro
    Nuno Herdeiro

    “A app chegou ainda em agosto e custou perto de 400 mil euros”
    Como é que uma app basica como esta custa 400 mil euros? Lol

    1. Avatar de Paulo Martins
      Paulo Martins

      Outra vez arroz? Os 400 mil euros é todos os gastos associados à app, nomeadamente desenvolvimento, infraestrutura e marketing.
      Depois se achas que é caro olhem para as outras aplicações semelhantes lá fora, a da Alemanha custou 20 milhões, a do Reino Unido 13 milhões, Espanha pagou 375mil só pelo projecto piloto nas Canárias.

      1. Avatar de Antonio
        Antonio

        Todos a sacar ao Estados… e esta não tem mais funcionalidade que as outras existentes. Não seria mais barato licenciar uma de outro pais e traduzi-la para português? Uma App feita zero custa no máximo 50k… Marketing por 350k? Sim, se considerarem as jantaradas, hoteis, consultoria, sim, consegue-se torrar isso nos bolsos do costume…

    2. Avatar de Jorge
      Jorge

      Perdeste uma oportunidade de fazer a APP e vender ao Estado por menos. Ou então, faz agora, divulga e ainda ganhas umas coroas!

    3. Avatar de jorgeg
      jorgeg

      20 mil fabrico 400 mil para os bolsos dos tipos do custome.
      Aqueles que compararam os mídia por 15M.

      “Desde o início da pandemia, a 2 de março, até ao passado dia 30 de setembro, morreram mais 7144 pessoas em Portugal, segundo o Instituto Nacional de Estatísticas (INE).
      Mas APENAS 1920 das mortes ocorreram POR CAUSA da covid-19.”

      2019 morreram por causa da GRIPE 3000 PESSOAS.

      1. Avatar de Paulo Martins
        Paulo Martins

        E o que é que uma coisa tem a ver com a outra? Quantas norreram de gripe este ano? E quando uma pessoa num lar desenvolve gripe o número de infectados é o mesmo que a Covid? O número de mortes é o mesmo?

      2. Avatar de LR
        LR

        Porra, sempre a mesma conversa do número de mortes causados pela gripe. Diz-me uma coisa, já que estás tão informado: em 2019 houve medidas de proteção individual (máscaras), de distanciamento social ou confinamentos? Não houve, pois não? Porque se houvesse, teriam morrido essas mesmo 3000 pessoas? Pois,não tinham, não era. E metam na cabeça que este ano o número de óbitos causados pela gripe vai descer muito. Porquê? Tens as razões 4 linhas acima.

        1. Avatar de Jorge
          Jorge

          Então porque razão existe tanta mortalidade a mais este ano com tanto confinamento?

        2. Avatar de C.S.
          C.S.

          Então e qual é o número de óbitos causados pela gripe este ano?

    4. Avatar de TimCrook
      TimCrook

      quando é o povo a pagar não importa o custo, eles focam-se em encher ao máximo os bolsos dos amigos e pagar favores….. infelizmente o oportunismo não se fica por cá. esta “pandemia” anda a engordar as contas bancarias de muita gente, enquanto o resto tem de fazer quase o impossível para por comida até o final de mês com o salario mínimo anedótico …. é como contractos por ajuste direto para dados diarios do covid, que embolsaram dezenas de milhares de euros por um curto periodo de tempo e levam mais de um dia para actualizar os dados apos a publicação, enquanto quase todos os jornais online publicam todos os dados em media 20min apos os dados sejam publicados…..

      O povo paga………… eles metem ao bolso………

  4. Avatar de rafamix
    rafamix

    Utilizadores ativos devem ser muito poucos, downloads não quer dizer nada.

    1. Avatar de NunoS
      NunoS

      Neste tipo de apps é o contrário.

  5. Avatar de Johnny
    Johnny

    Nota-se pelo aumento de infectados que a app está a ser um sucesso.

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      Porque uma APP vai resolver um vírus. Está giro, pela mesma perspectiva crítica a vacina da gripe, “com a quantidade de pessoas com gripe por esse mundo fora”

    2. Avatar de NunoS
      NunoS

      Se só 1M instalou como é que se pode provar que funciona ou que não funciona? Essa matemática… tipico tuga.

  6. Avatar de Julio
    Julio

    WOOOOOOOOOOOW 107 infectados? MEU DEUS A APP É UM SUCESSO ABSOLUTO! VOU JA INSTALAR NO MEU TELEMOVEL, NA MINHA SMART TV, NA MINHA mi fit band 5, E NO RADIO DO MEU CARRO! OBRIGADO POR TERMOS ACESSO A UMA APP TAO FANTASTICA

  7. Avatar de Julio
    Julio

    Ja podemos admitir que esta app é um fracasso ou ainda é cedo?

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      Porquê? Porque só atingiu 10% da população de um país?

      1. Avatar de Jorge
        Jorge

        Ahah ok Elsa, ok Elsa

      2. Avatar de Jorge Carvalho
        Jorge Carvalho

        Brincalhona 😉

        Abc

      3. Avatar de Jorge Tomaz
        Jorge Tomaz

        O vírus nem começou na China, o 1 médico chinês que avisou do perigo do novo vírus, nem foi preso pelo partido comunista chinês. Só foi solto depois de assinar um documento ,onde desmentia o perigo do vírus. Por acaso até morreu( supostamente com o vírus.. Não sejas ingénua, ao acreditar num país governado pelo partido comunista chinês desde 1949..

      4. Avatar de RPG
        RPG

        Pessoal muito bem informado.. a China foi o primeiro a ter app naturalmente.. já há largos meses.. e claro, com largas centenas de milhões a utilizar, e os alertas n vão apenas para quem esteve a curta distância, mas sim num raio de várias dezenas de metros (n sei precisar), mas tb diria que é normal visto que a grande maioria já nem máscaras usa em lado nenhum

        1. Avatar de Ricardo Oliveira
          Ricardo Oliveira

          @RPG, a China OBRIGOU a população a ter a sua APP…quem não tinha, não passava nos “check-points”.
          E sim a China, é um país maravilhoso, e neste caso, todos os nr de infectados Covid são verdadeiros.
          O país mais populoso do Mundo, 1,5 Mil Milhões de pessoas, tem um acumulado de 85 Mil infectados e 80 Mil de recuperados…e 195 activos!!!
          Muito bom, para o país de onde tudo começou.

          By the way, eu vou continuar com a nossa APP, instalada desde da primeira hora…pq quero.

    2. Avatar de Luís Costa
      Luís Costa

      Cuidado ….. a ignorância mata mais que a covid19 …… e para isso não existe aplicação

      mas no seu caso basta continuar a postar para os restantes serem avisados ……

  8. Avatar de LG
    LG

    https://github.com/stayawayinesctec/stayaway-app/issues/69

    Tendo em conta as os casos ativos em Portugal, esse numero total de 107 é ridiculamente baixo considerando os dados suiços: https://www.experimental.bfs.admin.ch/expstat/en/home/innovative-methods/swisscovid-app-monitoring.html

    1. Avatar de Jorge Canelas
      Jorge Canelas

      A APP não adivinha se o proprietário do equipamento está infectado ou não.
      Se quem deu positivo continuar a não se registar, os número vão continuar a ser baixos.

      1. Avatar de eu2
        eu2

        Também é preciso os médicos darem o código ao dar o teste positivo, que muitos não devem dar.

        1. Avatar de Jorge Canelas
          Jorge Canelas

          Acho que está equivocado. Desde que a APP foi disponibilizada, em todos os testes positivos é facultado o código. Lá que me diga que grande parte não saiba ou não quer saber o que fazer com o código, isso já é outra história.
          Infelizmente o povo português só adere as novas tecnologias, porque é mais fácil mandar umas postas de pescada, invés de utilizar a tecnologia para fazer algo em prol da sociedade.
          Não têm sequer a dignidade de pensar, apenas se preocupam em escrever o que lhes dá na real gana, mesmo que aquilo que escrevem ponha em causa a sua própria existência. Simplesmente formulam uma ideia (se é que se pode chamar de ideia), em função de um título de uma notícia ou artigo, porque ler e perceber dá muito trabalho.

          1. Avatar de eu2
            eu2

            Peço desculpa. Não sabia que todos os testes positivos traziam um código para a app (só li o artigo agora). Há tempos vi alguém aqui a queixar-se de não ter recebido nenhum código, e devido ao baixo número de inserções na app (na minha opinião, pois havendo 10% da população com a app instalada e com 200-900 novos infetados por dia, deveria haver até 20-90 inserções por dia, e não 100 inserções até agora), e como não tenho visto ninguém a falar sobre isso, decidi mencionar esse pormenor que também é essencial para a app funcionar.

            PS: instalei a app desde o primeiro dia, acho que consegue ser útil se for usada

      2. Avatar de FS
        FS

        Na verdade o médico deveria associar o resultado ao telemóvel do paciente… e não ser essa “liberdade” toda. Não tinha conversa, era marcado e pronto.

  9. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    O SNS arrebentar pelas costuras e o estado gasta 400 mil euros numa app. MAIS UM NEGOCIO RUINOSO.

    1. Avatar de NunoS
      NunoS

      “Depois se achas que é caro olhem para as outras aplicações semelhantes lá fora, a da Alemanha custou 20 milhões, a do Reino Unido 13 milhões, Espanha pagou 375mil só pelo projecto piloto nas Canárias.”

      O Paulo Martins deu acima a resposta que procuras.

      1. Avatar de Samuel MG
        Samuel MG

        Esses países são ricos mas Portugal não 😛

      2. Avatar de Jorge
        Jorge

        Porque tivemos de fazer uma APP para nós e não usamos todos a mesma?

        Corrupção…

        1. Avatar de Antonio
          Antonio

          exacto… mas a resposta é facil: em cada país há mamões. E temos os eurodeputados a fazer vista grossa pois comem todos do mesmo saco

  10. Avatar de ToFerreira
    ToFerreira

    Lol! Piadinha…

  11. Avatar de Jamaral
    Jamaral

    Só para eu confirmar aqui um estereotipo, és loura?

    1. Avatar de Maria
      Maria

      Não. É apenas um nick populista para gerar comentários. Devem estar com as estatísticas em baixo eh eh eh

  12. Avatar de Jorge Canelas
    Jorge Canelas

    A APP é simples e funcional, mas só é útil se quem está infectado se marcar como tal. Se não houver a consciência de quem está infectado em se marcar, a APP é inútil… aliás a APP não é inútil, inútil é quem não percebe como, e para que serve, pois está tudo muito bem explicado na app.

    1. Avatar de Patinhas The Second
      Patinhas The Second

      “a APP não é inútil, inútil é quem não percebe para que serve” – Parabéns pela síntese.

    2. Avatar de Luís Costa
      Luís Costa

      Isso mesmo.

      É como o “se conduzir não beba” ……. Só não percebe quem não quer …….

      A não colocação por parte dos infetados ( aparentemente apenas 107 o fizeram ) deve-se a uma tremenda falta de civismo e sentido de responsabilidade por parte da pessoas .

      1. Avatar de ElectroescadaS
        ElectroescadaS

        Não quiseram criar algo que fosse “voluntário”? Agora aguentem-se…

  13. Avatar de jo§e
    jo§e

    O fracasso desta app demonstra plenamente o nível de inteligencia do povo português.
    Este tipo de apps só funcionam quando usadas por pessoas minimamente inteligentes

      1. Avatar de Samuel MG
        Samuel MG

        Minimamente inteligentes!? Eu já vi uma pessoa a usar a app mas não usava mascara!! Onde é que isto é ser inteligente?

        1. Avatar de jo$e
          jo$e

          Só reforça o que eu disse, tem de ser usada por pessoas minimamente inteligentes, o que não parece ser o caso, como a maioria das pessoas aqui que se manifestam contra a APP.

        2. Avatar de Jorge Canelas
          Jorge Canelas

          A falta de inteligência faz com que essas pessoas acreditem que a app funciona como repelente do “birus”, algo do gênero das apps supostamente repelentes de mosquitos por ultrassom.

          1. Avatar de Samuel MG
            Samuel MG

            Acredito que 70% dos que instalaram pensão da mesma maneira. Eu desinstalei a app (acho que foi mal feita) mas uso a mascara sempre que saio e lavo as mãos frequentemente.

        3. Avatar de Vítor M.

          🙂 Como é que sabes? Isso são cenários que fábricas na tua cabeça. Viste um tipo sem máscara e “parou amigo, sem máscara?”

          Diz o tipo “aaaa sim mas uso a app senhor”…

          😀 vá não generalizes. Protege-te.

          Bom domingo.

    1. Avatar de C.S.
      C.S.

      Os minimamente inteligentes são aqueles que esgotaram o papel higiénico no início desta pseudo pandemia.

    2. Avatar de Julio
      Julio

      entao agora o fracasso da app é culpa dos portugueses? ridiculo hahahahahaha

    3. Avatar de Julio
      Julio

      as pessoas mininamente inteligentes ja perceberam que esta app não funciona e não faz diferença nenhuma, basta pesquisar na internet estudos que comprovam que as apps usadas em outros países europeus foram mal sucedidas, mas duvido que tenhas inteligencia para pesquisar e entender isso.

  14. Avatar de NunoS
    NunoS

    Não percebo estes comentários. Estas apps usam a API interna do Android ou do IOS, logo confiamos no Sistema Operativo, mas não nas APIs que vê com ele?
    É só rir com tamanha ignorância…

  15. Avatar de Luís Costa
    Luís Costa

    “…..no meu iphone 11 pro max gold”

    Tanta inteligência na palma da mão e tão pouca na cabeça ….

  16. Avatar de Filipe F.
    Filipe F.

    portanto estamos em medias de 800 casos novos por dia, a app tem de propaganda forte, 1 mês, ou seja se fizessemos contas por alto falariamos de 30*800= 24 mil novos infetados detetados. destes apenas 107 foram para a aplicação… Ou seja 0,44%, numa app que estes números de downloads dao a entender que 10% da população portuguesa já instalaram…
    Algo está mal quando se diz que 10% ja tem a app, e apenas 0,44% dos casos detetados foram inseridos na aplicação.
    Isto sim, mais do que teorias, sao os factos de como a app nos moldes em que está, é um insucesso e será.
    Para funcionar bem, nao deveria ser o doente a inserir OPCIONALMENTE o codigo, deveria ser o SNS a faze-lo por ele. Quando tudo é opcional porque a privacidade e bla bla bla dos dados em portugal é mais importante dá nisto, uma app que comprovou ser já um fracasso.
    E claro que destes 1,26 milhoes, se calhar nem 1/3 usa atualmente a app, porque ela derrete a bateria do telemovel, e porque se calhar ao fim de 1 mes muitos perceberam que mesmo que vivam em centros com grandes surtos, nada lhes aparece na app porque apenas os miseros 0,4% de infetados é que vão sinalizar a app.

    Factos sao factos, de resto faz a propaganda quem quiser. Se tivessemos em questoes de saude publica, menos mariquisses com privacidades e o que é opcional fosse uma obrigaçao e dever, teria tudo para ser util.
    A melhor inteligencia não é suportar o fracasso e derreter a bateria para nada, a melhor inteligencia é continuar a ter um comportamento de proteção, e mais inteligente do que as medidas em vigor que ainda permitem uma enorme liberdade de habitos e circulação, com resultados à vista.

    1. Avatar de rafamix
      rafamix

      Até que enfim um comentario inteligente

  17. Avatar de C.S.
    C.S.

    O ano passado em Outubro foram contabilizados 3300 mortos por gripe.
    Este ano em Outubro são contabilizados 2000 mortos por covid.
    A diferença pode ser explicada pela prisão domiciliária de pessoas. Agora pergunto, onde está a pandemia?

    1. Avatar de Vítor M.

      Então? Acabaste de responder. Se mesmo confinadas morreram mais de 2000 em 9 meses, imagina se fosse como ano passado sem qualquer restrição. Ao contrário da gripe, a COVID-19 não tem vacinas, não tem procedimento medicamentoso e não tem histórico de tratamento. Agora pensa.

      1. Avatar de C.S.
        C.S.

        Suponho que deves ter os números da gripe dos 3 meses que não contabilizas.
        E já agora se reconheces que a covid não tem histórico de tratamento porque é que andamos a inventar tratamentos cuja eficácia é duvidosa?
        Já reparaste que nos países onde as medidas são mais rigorosas as medidas têm um efeito praticamente nulo?

        1. Avatar de Vítor M.

          Os meses que não contabilizo não havia COVID-19 😉 ora faz as contas. Sobre os dados da gripe, cerca de 3 mil num ano, feitas as contas, a COVID_19 é de facto mais perigosa, dado que não tem vacina nem um histórico com a gripe. Agora imagina o que seria se estivesse tudo aberto, se não se usasse máscara e outras ações preventivas.

          1. Avatar de C.S.
            C.S.

            Não havia covid mas devia haver gripe,não? Diz lá, nesses três meses quantas morreram de gripe?
            Já reparaste que o pânico aumenta quando se começa a usar a imaginação?
            O tempo felizmente mostra a realidade através dos factos.
            Não alimentemos o pânico, os números mostram que o covid é muito menos grave que a gripe, o que é mais grave é descurar todas as outras doenças por causa da covid.
            Enquanto morreu um milhão de covid morreram 80 milhões de outras doenças, não achas que já é tempo de parar um bocadinho para pensar?

          2. Avatar de Vítor M.

            Quantos morreram então de gripe nos 3 primeiros meses do ano? É que para a gripe há tratamento, vacinas, para a COVID-19 não há ainda nada. Portanto, responder com a gripe à crise da COVID-19 não faz qualquer sentido. É apenas perder tempo.

          3. Avatar de Jamaral
            Jamaral

            E achas que ele percebe???

  18. Avatar de C.S.
    C.S.

    Então na tua óptica como é perder tempo, não é preciso avaliar, é pontapé para a frente e tá feito.
    Continuar a alimentar o pânico, fomentar o histerismo, e eliminar o contraditório, é a melhor forma de combater o vírus. És capaz de ter razão, continua que estás a prestar um bom serviço.

    1. Avatar de Vítor M.

      Avaliar sim é importante, mas não como estás a fazer, que não é avaliar, é comparar para desvalorizar a perigosidade deste novo vírus que fez já mais de 2 mil mortos em Portugal e apenas precisou de 9 meses para tal. Pior que isso é olhar para o futuro e ver que nos próximos meses, se calhar um ou dois anos, o país e o mundo continuaram a ser altamente afetados pela doença e não é só no campo da saúde, é no social e económico. Não devemos, nem o faço nunca, desvalorizar o estado da saúde no nosso país, porque infelizmente por falta de informação muitas pessoas não receberam tratamento atempado para outras doenças, mas isso é mais uma causa deste novo coronavírus.

      Quando alguém desvaloriza a perigosidade desta nova doença está a prestar um péssimo contributo à sociedade, dá sinais que está tudo bem e isso é o que tem levado determinada faixa etária a ser contagiada, a contagiar outros que podem não ter a mesma saúde e, como temos visto, tem levado a muitas mortes. Está a desaparecer uma geração, e isso deve-se a esta doença e não à gripe.

  19. Avatar de C.S.
    C.S.

    Desculpa lá, mas o facto de estar a morrer mais gente não é por causa desta doença, morre mais gente porque estão a sobrevalorizar esta doença em detrimento de outras precisamente por causa do alarmismo social que provocam.
    Deve ser avaliada,sim,mas sem histeria,com realismo, e sem previsões catastróficas que como se viu não corresponderam à realidade. Vai ver as previsões que fizeram em Março para aquilo que ia acontecer na primeira vaga e vê que o que aconteceu ficou muito aquém.
    E já agora analisa o rombo na economia e vê se o estrago provocado pela cura não é muito superior ao dano causado pela doença.
    Vê lá melhor e diz quem é que está a prestar um péssimo contributo à sociedade.

    1. Avatar de LR
      LR

      Entre outros, tu mesmo.

      1. Avatar de C.S.
        C.S.

        Realmente com essa observação é que deste um bom contributo.
        Não há dúvida que és mesmo inteligente.

        1. Avatar de Vítor M.

          Vamos focar no assunto, para contribuirmos para uma boa opinião e informação. Deixo-vos estes dados: https://bit.ly/33u2jmX

        2. Avatar de LR
          LR

          Vamos lá a por os pontos nos iiis. Quem desvaloriza uma pandemia (sim, por mais que negues, é considerada uma pandemia, lamento), mesmo tendo alguns pontos de razão nos seus comentários (houve/há, de facto, alguma desvalorização de outras patologias, direta ou indiretamente causadas pela pandemia), está efetivamente a prestar um péssimo contributo à sociedade. Não acreditas na perigosidade deste virús? Ok, tens todo o direito. Mas, por não acreditares, não implica que todos esses discursos e dados que mandas para o ar (sim, estou a referir-me aos números de óbitos por gripe, já que insistes em falar em quase todos os comentários que fazes) sejam a verdade suprema. Pode ser a tua, mas não é a minha (a contrário senso, aplica-se o mesmo).
          Factos: Há uma pandemia de SARS-CoV-2? Sim, há. É um virús potencialmente perigoso? Sim, é. Causa mais óbitos que outros virús? Provavelmente, não. Pode ser mais perigoso que o virús da gripe? Sim, pode. Causa/pode causar mais óbitos que o da gripe? Sim, ambas as afirmações são reais. Veio para ficar? Sim, veio, tal como muitos outros.
          Quais as diferenças para o virús da gripe: há vacina para o virús da gripe (não cobrindo todas as estirpes, é certo), enquanto que, por agora, não há para o SARS-CoV-19. Ao contrário do virus da gripe, foram tomadas medidas extraordinárias em relaçáo a este (máscaras, distanciamento, desinfeção de mãos, etc). Se estas mesmas medidas fossem tomadas todos os anos, os casos de gripe cairiam a pique (gostas muito de falar de óbitos de gripe em 2019, mas vamos esperar para ver quais os números deste ano).
          Para terminar, há muitos casos de óbitos que poderão ser causados por COVID 19, mas se não houver teste positivo antes do óbito, não há teste post mortem. Virá, também, dai o aumento de óbitos deste ano?
          Já agora, hoje em dia, já quase ninguém morre de HIV/SIDA. Vamos parar com os alarmismos e abandonar as práticas de prevenção? É que morrem mais pessoas de gripe…
          Over, and out.

    2. Avatar de Vítor M.

      Aaaa estão a sobrevalorizar porque já matou mais de 1 milhão de pessoas no mundo em pouco mais de 9 meses? Alarmismo por causa de 26 milhões de pessoas infetadas e que resultarão em muitos milhares de mortes dentro e dias? Desculpa, mas isso que dizes é um tremendo disparate. E estás a falar na cura? Qual cura? Estás a falar da mesma doença que parece o planeta desde inícios de 2020? É que não há cura, não sei se deste por isso.

      Pensa nisso. Atualmente custa ver as pessoas com acesso à informação dizer tamanhos disparates, mas pronto. Repara, o que tens visto não é só em Portugal, é algo a uma escala nunca vista nos tempos modernos.

      Vê bem que esta doença está a causar danos que jamais serão apagados, mudou hábitos, regras sociais, convivência entre nações e muito mais que ainda aí virá. Era muito bom se disséssemos “amanhã já acaba”, aliás, alguns desde abril continuam a dizer que é apenas uma gripezinha, um resfriadinho e todos os dias tombam aos milhares ao redor do planeta. Agora pensa.

      1. Avatar de C.S.
        C.S.

        Mas em Portugal onde é que está a tragédia?
        Morreram 2000 de covid. O ano passado morreram 3300 de gripe. É assim tão difícil entender? Mesmo que metas os 3 meses a 10 mortos dia são mais 900. Não achas ainda que é melhor parar para pensar?
        Para que é este alarmismo social?
        Qual é o objectivo em provocar o pânico em pessoas menos formadas e sem instrução?
        Isto é um problema económico, não tem nada a ver com saúde.
        Os efeitos colaterais desta pseudo pandemia estão a provocar mais mortes e mais destruição do que o efeito real do vírus.

        1. Avatar de Vítor M.

          Outra vez a comparar com a gripe? Mas esta doença teve a mesma realidade que a gripe? Está-te a custar assim tanto perceber que são coisas muito diferentes? Tens noção que mesmo com confinamento, medidas de higiene únicas, medidas de proteção ímpares… mesmo assim morreram mais de 2 mil?

          Quanto tempo ano passado as pessoas ficaram em confinamento por causa da gripe?

          1. Avatar de C.S.
            C.S.

            Ora aí está, ninguém ficou confinado o ano passado porque não houve esta histeria. Assim como também não houve testes a assintomáticos, por isso é que não podemos dizer se os infectados são muitos ou são poucos porque não temos termos de comparação.
            Neste momento concreto nada me leva a concluir que o covid é pior que a gripe do ano passado.

          2. Avatar de Vítor M.

            Não, isso é uma visão muito sem informação e completamente enviesada. Não ficou porque há vacina, há medicamentos para tratamento da gripe, há histórico da evolução da doença e o seu contágio é muito inferior ao da COVID-19. Mas agora percebo o que dizes, tu não percebes é nada sobre o que se está a passar verdade?

            Então para ti a COVID-19 é como uma gripe verdade?

            Para este peditório… já dei.

  20. Avatar de C.S.
    C.S.

    Pois, tinha de ser…
    Tu percebes o que eu digo, mas eu não percebo o que tu dizes. É, eu sou muito estúpido e não percebo nada.
    Continua a alarmar as pessoas que assim prestas um bom contributo à sociedade.

    1. Avatar de Rasta
      Rasta

      Como é que achas que estes sites ganhariam dinheiro se nao fossem este tipo de notícias?

  21. Avatar de Flávio
    Flávio

    ‍♂️
    Liberdade em decidir se mata ou não mata mais gente… maravilha. Desinstalar isso hoje do meu telemóvel… não faz qualquer sentido.
    A probabilidade em saber pelos vizinhos é mais de 30x maior que pelo app!
    Serviu apenas para gastar os 400k€ do contribuinte.

  22. Avatar de MB
    MB

    O problema é que já há muita gente a ganhar dinheiro com os covideiros , o que eu gostava de saber e isso sim é que era interessante foi quantos morreram de covid 19 e que eram saudáveis .