Stayaway Covid: Faltam instalar 5 milhões de portugueses

191 Comentários

A app do momento chama-se Stayaway Covid e tem como objetivo identificar potenciais exposições a pessoas infetadas com COVID-19. Apesar de ter existido uma app com o mesmo nome na loja de apps do Android, os portugueses continuam a instalar e a ajudar neste movimento nacional contra a COVID-19.

De acordo com informações recentes, a app portuguesa Stayaway Covid já foi instalada mais de 1 milhão de pessoas.

Stayaway Covid: Faltam instalar 5 milhões de portugueses


O funcionamento é simples: cada utilizador que tenha testado positivo poderá inserir o código do teste na app. Depois da validação da Direção-Geral da Saúde (DGS), a aplicação irá alertar outros utilizadores que tenham estado próximos do utilizador infetado – durante 15 minutos ou mais -, sempre sem revelar a sua identidade, os seus contactos ou os de outros utilizadores.

De acordo com o administrador do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC),  Rui Oliveira, dezanove dias após o seu lançamento, a app Stayaway Covid já foi descarregada 1.030.824 (para iOS e Android).

Estamos muito satisfeitos, ainda que não esteja propriamente surpreendido. A aplicação é uma ajuda à população portuguesa, mas ainda faltam os restantes cinco milhões de portugueses [que têm ‘smartphones’]

Rui Oliveira

Stayaway Covid: Faltam instalar 5 milhões de portugueses

O administrador do instituto do Porto, sublinha que as interações na aplicação prosseguem, havendo já “várias dezenas” de médicos a gerar códigos. À Lusa, no dia 8 de setembro, o presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) avançou que a linha SNS 24 já tinha recebido 20 chamadas de pessoas que, através da aplicação, foram informadas que estiveram em contacto com alguém infetado.

Recentemente António Costa afirmou “Entendam que é um dever cívico descarregar esta aplicação e sinalizarem se vierem a ser diagnosticados como testando positivo”.

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 953.025 mortos e mais de 30,5 milhões de casos de infeção em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

De relembrar que…

  • A app STAYAWAY COVID é segura
  • Não são usadas informações do GPS
  • A app é de instalação voluntária
  • Não são identificados contactos, ou seja, as tags da app são completamente anónimas
  • Não há registo que a app tenha influência negativa na autonomia da bateria
  • A pessoa que está infetada pode decidir se quer alertar ou não outros utilizadores
  • Não é preciso qualquer tipo de registo

 

Download…

Homepage: STAYAWAY COVID
Preço: Gratuito

https://pplware.sapo.pt/smartphones-tablets/portugal-stayaway-covid-tambem-ja-esta-disponivel-para-iphone/

Leia também…

Alerta COVID-19: Há (provavelmente) milhares de portugueses com a app errada

Comentários

191

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de José
    José

    Eu gostava de saber o que essa aplicação adianta se quem estiver infetado não colocar lá o código ninguém vai saber, o código é facultativo

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Isso vai do bom senso de cada um.

      1. Avatar de André R.
        André R.

        Enquanto muito gente só olhar para o próprio umbigo, não chegarão a esses números…
        Bom senso não é algo que abunde em Portugal, basta ver nas estradas…

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          Nem precisas ir ver nas estradas, basta ver os comentários aqui mesmo no pplware…às vezes até da pena

      2. Avatar de Jonny
        Jonny

        Ou se tiver internet

      3. Avatar de João Figueiredo
        João Figueiredo

        O problema é que há muita falta dele na nossa população.

      4. Avatar de Jones
        Jones

        Bom senso era as autoridades de saude carregarem o código – Como se faz lá fora. É um pormenor que faz a diferença entre 8 e o 800.
        Porque é que se paga multa por não submeter a declaração de IRS ? Porque se dependesse de cada um ninguém o faria.

        1. Avatar de rjSampaio
          rjSampaio

          Não viste a quantidade de pessoas a chorar pela privacidade neste é em outros tópicos? É por isso.

    2. Avatar de Anonimo
      Anonimo

      Estou infectado e não faço ideia onde está o tal codigo… recebi um e-mail com o resultado positivo, não está a la cidigo nenhum, recebi um SMS a dizer que estava infectado e também não consta o código… resumindo, tenho a app instalada e não consigo ajudar ninguém. Ainda pesquisei na net mas sem sucesso… se é assim tao complexo desisto.

      1. Avatar de Artemus
        Artemus

        O código é fornecido por um médico logo após a confirmação do diagnóstico positivo.

      2. Avatar de Fantasma
        Fantasma

        Contacta linha 24 (saúde) e/ou médico de família.

        1. Avatar de Joao
          Joao

          ou seja organizacao ridicula…o anonimo tem razao….tugas a seres tugas…nunca vamos com esta forma de trabalhar…kuando o utente tem ke fazer tudo….a percentagem de sucesso do procedimento baixa bastante…so um parolo é que nao ve isso.

          1. Avatar de Fantasma
            Fantasma

            “Tugas a serem tugas”

            Por um acaso do diabo é usado o mesmo método (Com pequenas variantes) em todos os países da Europa que usam este tipo de apps.

            Não tem nada de complexo!

          2. Avatar de Joao
            Joao

            @Fantasma a ser tuga…
            pequenas varientes é a diferença do bem feito e mal feito.
            É a mediocridade que está no teu patamar….não está no meu.
            Continua a ser tuga….não tem nada de complexo!

          3. Avatar de Fantasma
            Fantasma

            Sabes la de que variantes estás a falar!

            Fui.

      3. Avatar de Justino, o Justo
        Justino, o Justo

        Queres ajudar alguém? Fica em casa até testares negativo. Não precisas de app para isso.

    3. Avatar de in21h
      in21h

      Modas e teorias parvas. Lavem mas é as mãos e usam a máscara, se milhões de chineses conseguem e já o faziam antes da covid, o tuga também consegue. O resto é treta e mariquices.

      1. Avatar de Zé Duarte
        Zé Duarte

        Os chineses conseguiram porque resolveram as coisas ao tiro. Também se devia fazer o mesmo em alguns países.

  2. Avatar de C.S.
    C.S.

    E será que há 5 milhões de telemóveis compatíveis?

    1. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      ha muitos mais, com a malta a trocar de telefone a cada 2anos, deves perto do dobro.

      1. Avatar de ElectroescadaS
        ElectroescadaS

        Ou não, vamos sempre bater na mesma tecla…

        1. Avatar de rjSampaio
          rjSampaio

          estatísticas europeias e mundiais, troca em menos de 28 meses…
          vamos lá então.

          1. Avatar de ElectroescadaS
            ElectroescadaS

            Ofereces um mais recente? Tenho um BQ Aquaris E5HD com Android 5.0…

            Eu não tenho possibilidades monetárias para ir a correr a comprar outro “telele” mais avançado só para instalar uma app que vai funcionar apenas pela “boa vontade” de quem está “infetado”

          2. Avatar de rjSampaio
            rjSampaio

            @ElectroescadaS

            tenho um mais recente que isso que posso oferecer.
            a má vontade é mesmo so das pessoas

            Se não tens essa possibilidade monetária, posso aconselhar sites que pagam por serviços simples, tanto tempo neste blog que facilmente compras algo velho ainda compatível.

            Amazon é o meu favorito https://leancoding.co/99M5US

        2. Avatar de Diogo
          Diogo

          O meu colega tem um Wiko com Android 4.2, e não é compatível, e eu um tablet 4.4 também o mesmo…

          1. Avatar de rjSampaio
            rjSampaio

            ui, esse OS saiu a 8 anos atras.

      2. Avatar de Joao
        Joao

        nao cá em portugual…faço apps sei bem a quantidade de carcaças ke andam por aí é bastante mais do ke o povo pensa.

    2. Avatar de xoninhas
      xoninhas

      O meu não é. Quando ligo o Bluetooth perco a ligação 4G.

      1. Avatar de rjSampaio
        rjSampaio

        ui, telefone a precisar de reparação não?

  3. Avatar de TiagoC
    TiagoC

    Quem nos diz que, a maioria das pessoas não tenham instalado em 2 telemóveis?

    Nada garante que desses 5 milhões, sejam realmente 6 ou 7 milhões em falta.

  4. Avatar de Julio
    Julio

    outra vez esta porcaria? acho que ja chega deste spam, ninguem quer saber desse malware

    1. Avatar de LR
      LR

      Também ninguém quer saber a tua opinião, e no entanto, não perdes oportunidade em dá-la a conhecer. Não queres, não instales. Simples, não é?

  5. Avatar de Julio
    Julio

    Fazer publicidade enganosa dessa app e não abordar os pontos graves que neste momento pairam nessa app é estar a enganar os leitores

    https://www.direitosdigitais.pt/comunicacao/comunicados/104-stayaway-as-questoes-por-responder

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      +1
      Mas nao fales muito alto senao ainda te apagam o post!

    2. Avatar de Fantasma
      Fantasma

      Os novos velhos do Restelo dos tempos modernos!

      Quem engana quem…

    3. Avatar de Miguel
      Miguel

      Gosto especialmente da parte da Apple e da Google precisarem desta app para alguma coisa. 😀

      1. Avatar de Jorge Carvalho
        Jorge Carvalho

        Não precisam mas enfim ….

        Abc

    4. Avatar de FOAD
      FOAD

      Muito gosta a pplware desta app…

      1. Avatar de Julio
        Julio

        exato, todos os dias sempre a falar desta porcaria, parece que ganham comissão por cada vez falarem desta app

    5. Avatar de eu2
      eu2

      Não há pontos graves nenhuns a pairar, qualquer pessoa com bom senso percebe que isso já foi tudo esclarecido

      1. Avatar de Julio
        Julio

        onde foi esclarecido? link? fonte?

        1. Avatar de Fantasma
          Fantasma

          E desde quando é que a ddd é uma entidade credível, insuspeita e fidedigna com pergaminhos científicos e tecnológicos?

          É uma associação que opina. Tem direito a opiniao e a sua divulgação, mas não é nenhum oráculo!

  6. Avatar de Luis
    Luis

    5 milhões? Vai se lá saber quem foi o adivinho que lançou essa para o ar

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Tens de perceber que 5 milhões são estes.

  7. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    A D3 (Defesa dos Direitos Digitais) já disse que a app é no mínimo duvidosa.

  8. Avatar de Miguel
    Miguel

    Eu não instalei e já vi que pelos vistos não era assim tudo tão cor de rosa como anonimato, código fonte…
    https://www.direitosdigitais.pt/comunicacao/comunicados/104-stayaway-as-questoes-por-responder

    1. Avatar de Ricardo Gonçalves
      Ricardo Gonçalves

      Maa estão com medo do que? Eles que fiquem lá com os dados no servidor que me interessa, Google Apple seja o que for. Eles já sabem tudo com Android base e IOS base não é agora a APP o problema. Até podem saber onde eu ando sempre quero lá saber …

      1. Avatar de C.S.
        C.S.

        Pergunta ao teu pai ou ao teu avô o que era a PIDE e depois vem aqui dizer que não queres saber.

        1. Avatar de eu2
          eu2

          Achas que a PIDE precisava da ajuda de uma APP, é?

  9. Avatar de Luis
    Luis

    Pq nunca falam do número de instalações realmente ativas?
    Quantos instalaram e depois desinstalaram?

    Eu fui um deles…

    1. Avatar de Fantasma
      Fantasma

      És um herói!

  10. Avatar de Eu
    Eu

    “Não são usadas informações do GPS”
    Eu só ainda não percebo porque é que a app obriga a ativação do GPS se não utiliza dados do mesmo…
    Desinstalei a app devido a um consumo excessivo da bateria devido ao facto do GPS ter que estar ativo para a app funcionar.

    1. Avatar de Fantasma
      Fantasma

      NÃO usa GPS.

      1. Avatar de Samuel MG
        Samuel MG

        A versão Android da app usa o GPS, vejam o código da app. No código está referido a localização e o erro caso a localização esteja desligada.

        1. Avatar de Fantasma
          Fantasma

          Identifica o módulo onde isso está e o método/função.

          1. Avatar de Samuel MG
            Samuel MG

            Aqui está:
            stayaway-app/android/app/src/main/java/fct/inesctec/stayaway/tracing/TracingManagerModule.java

            “import org.dpppt.android.sdk.internal.util.LocationServiceUtil;”
            “public class TracingManagerModule extends ReactContextBaseJavaModule {
            private static ReactApplicationContext reactContext;

            private static final String TAG = “TracingManager”;

            private static final int REQUEST_IGNORE_BATTERY_OPTIMIZATIONS_CODE = 420;
            private static final int REQUEST_LOCATION_SERVICE_CODE = 510;
            private static final int REQUEST_BLUETOOTH_SERVICE_CODE = 330;

            private static final long TIMEOUT_VALID_CODE = 1000L * 60 * 5;

            public static final String UPDATE_EVENT = “fct.inesctec.stayaway.android.sdk.UPDATE_EVENT”;”

            ” private static final String LOCATION_SERVICE_GRANTED = “LOCATION_SERVICE_GRANTED”;
            private static final String LOCATION_SERVICE_DENIED = “LOCATION_SERVICE_DENIED”;
            private static final String BLUETOOTH_SERVICE_GRANTED = “BLUETOOTH_SERVICE_GRANTED”;
            private static final String BLUETOOTH_SERVICE_DENIED = “BLUETOOTH_SERVICE_DENIED”;”
            ” public void isLocationServiceEnabled(Promise promise) {
            boolean locationEnabled = LocationServiceUtil.isLocationEnabled(getReactApplicationContext());

            promise.resolve(locationEnabled);
            }

            /**
            * Request access to location.
            */
            @ReactMethod
            public void requestLocationService(Promise promise) {
            Activity currentActivity = getCurrentActivity();

            // Store the promise to resolve/reject when permission request returns
            TracingManagerModule.pendingLocationPromise = promise;

            Intent intent = new Intent(Settings.ACTION_LOCATION_SOURCE_SETTINGS);
            if (intent.resolveActivity(getReactApplicationContext().getPackageManager()) != null) {
            currentActivity.startActivityForResult(intent, REQUEST_LOCATION_SERVICE_CODE, null);
            }
            }

          2. Avatar de Fantasma
            Fantasma

            E percebes porque isso está assim?
            Sabes como é, no Android, o bloco de permissões para o Bluetooth?

          3. Avatar de Samuel MG
            Samuel MG

            Estupidez da Google

          4. Avatar de Fantasma
            Fantasma

            Certo.

    2. Avatar de C.S.
      C.S.

      Não usa GPS, a aplicação adivinha onde estás e onde está o infectado.

      1. Avatar de José Bacalhau
        José Bacalhau

        Via Bluetooth e Wi-Fi, presumo.

        1. Avatar de C.S.
          C.S.

          E quem é que falou nas proximidades?

        2. Avatar de Fantasma
          Fantasma

          Usa Bluetooth para trocar códigos com quem se cruza e Wi-Fi/4G para verificar no sistema central (através da internet) se alguns dos códigos correspondem a alguém que registou que tem COVID.
          Sem gps, não se sabe AONDE é que houve troca de códigos (durante mais de 15 minutos)

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            Não identifica onde.
            Identifica quem esteve ao alcance do Bluetooth mais de 15min.

          2. Avatar de Fantasma
            Fantasma

            Foi o que eu disse, NÃO identifica o local. Embora devesse ter dito onde é não aonde.

          3. Avatar de Miguel
            Miguel

            A app não quer saber do ‘onde’.
            A app só quer saber se ‘viu’ o Bluetooth positivo.

          4. Avatar de Fantasma
            Fantasma

            Estamos em loop e a dizer a mesma coisa.
            Por mim, quebro o loop 🙂

      2. Avatar de Miguel
        Miguel

        A deteção de Bluetooth nas proximidades não necessita qualquer adivinhação

        1. Avatar de JP
          JP

          Muito obrigado, mas nao obrigado.

    3. Avatar de Fantasma
      Fantasma

      Ver https://covid19estamoson.gov.pt/stayaway-covid-faqs/
      Procurar “ A aplicação não rastreia a localização do utilizador nem usa serviços de geolocalização”

      Está lá explicado o porquê do aviso.

  11. Avatar de ZE
    ZE

    Ganda treta… como se isto resolvesse algo. E uma app para os que morrem á fome,,,, e outras doenças que estao sem tratamento???? Pois…. Isso ja não interessa

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Porque quando te cruzas com alguém com fome não consegues perceber sem uma app, claro.

    2. Avatar de C.S.
      C.S.

      Se não tiveres uma app como sabes que é um doente cardíaco?

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        se eu estiver a menos de cinco metros durante quinze minutos de um doente cardíaco devo dirigir-me a um cardiologia o mais cedo possível?

        1. Avatar de TóSousa
          TóSousa

          Não, deves ir a um neurologista.

        2. Avatar de Jamaral
          Jamaral

          Hahaha…

          Que chapadona…

          Hahaha…. Muito boa!!!!

        3. Avatar de Jamaral
          Jamaral

          Ó Miguel não percas tempo com casos perdidos. A formação teria de vir de berço, agora é tarde.

  12. Avatar de moedinha
    moedinha

    O que me dá vontade de rir é a quantidade de outras apps que as mesmas pessoas instalam de fontes que nem são a store oficial só para ver a bola ou ver as imagens da vizinha nua .

  13. Avatar de C.S.
    C.S.

    O que eu quero dizer é que no dia em que morreram 4 pessoas por covid, morreram 100 por doenças cardiovasculares.
    Estão a dar excessiva importância a uma app que monitoriza uma doença que mata menos que uma gripe, e cuja finalidade é apenas obter dados pessoais e controlar pessoas.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Que dia foi esse em que metade dos mortos foram de doença cardíaca?

      No belo exemplo da Suécia a covid-19 já matou o dobro do que a gripe costuma matar. E porque os países vizinhos tomaram medidas, senão sabe;se lá onde já iria o número.

      App para recolher dados? Controlar? Hilariante
      Tens um telemóvel no bolso (ou na mão) nem Apple nem Google nem qualquer governo precisa mais nada se quiser recolher esses dados.

      1. Avatar de Joao
        Joao

        nao digas asneiras…na america se descobres ke recolhem dados sem a tua autorizacao ficas rico pra toda a vida e eles levam processo de bilioes em cima.
        No android 11 tens controlo facil e absoluto do ke deixas partilhar….so partilha kem é pato.
        Nos outros tambem da mas da mais trabalho.
        Com tanta pessoa como tu ke esta a c**ar do assunto deixa tudo ligado por defeito…ja sao milhoes de pessoas..ja tem dados suficientes…é verdade….continua o bom trabalho.

    2. Avatar de André R.
      André R.

      Ainda não entendeste que esta doença é altamente contagiosa?
      Não viste ainda as sequelas provocadas nos pulmões? (Não venhas falar em fumadores).
      Gripes toda a gente tem, ou quase. Tu podes apanhar uma gripe durante o inverno e ficas bem, com esta podes apanhar várias vezes e teres de ficar agarrado ao ventilador.
      Se usas qualquer uma das redes sociais, para expores o teu pensamento ao mundo, que mal te faz esta app?
      Se queres privacidade não saias de casa, pode ser que ainda vejamos o teu carro à porta de casa pelo Google Maps/StreetView.
      Agora não te esqueças que não estás sozinho neste mundo e deves respeitar o receio dos outros e dos teus, nomeadamente avós, se ainda tiveres…
      Para terminar, julgo que já estás controlado pelas apps das redes sociais… se não acreditas, vê quanto tempo passas por dia/semana/mês nessas redes…

      1. Avatar de Joao
        Joao

        sim é verdade…mas podiam pegar nos milhoes de prejuizo ke ja temos e vamos ter ainda mais a conta do covid e ter investido esse dinheiro em melhoria das condicoes medicas e novos sitios onde podem ficar os doentes. ate te fazia um mapa de como melhorar este problema sem ter ido para esta solucao mediocre…mas o governo precisa mais do ke tu isso.

    3. Avatar de JGjgjpjg
      JGjgjpjg

      Mais uma boa questão. Porque não foi criada uma app para a gripe? Então a gripe (e muitas doenças) não são transmissíveis? Os putos que são os maiores transmissores de doenças estão ou são obrigados a usar a app? Quantos deles têm tlm?

      1. Avatar de eu2
        eu2

        1. Existe vacina para a gripe
        2. Existem tratamentos para a gripe
        3. O vírus da gripe não é novo e a propagação não está descontrolada

  14. Avatar de PMSAntos
    PMSAntos

    Em quantos casos a app foi eficaz para colocar pessoas de quarentena e transmitir cadeias de transmissão? Zero.
    Podia dizer-vos porquê, mas como há por aqui muitos especialistas inteligentes, vou deixar que sejam vocês a descobrir.

    1. Avatar de eu2
      eu2

      Porque só vês quando te põem à frente

  15. Avatar de Filipe F.
    Filipe F.

    Dado que a App tem tantos problemas de otimização e gasta tanta bateria, tem opcao para ser ligada só quando vamos a rua? Ou ate quando se esta em casa sozinho ou a dormir ela tem de ficar a correr em background a gastar recursos para nada?

  16. Avatar de C.S.
    C.S.

    Sabes lá tu quantos morreram na Suécia o ano passado com gripe.
    Cá em Portugal morreram 3300 de gripe o ano passado. Dados de Outubro 2019.
    Este ano estamos com 1900 de covid. Para que é este alarmismo?

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Ignoras. Logo.. tens certezas.

      Mas és dos que nem , sequer , consegue perceber que
      comparar número de doze meses de gripe em curso normal
      é INCOMPARÁVEL com o número de oito meses e meio de covid com medidas de contenção.
      E, mesmo assim, os números estão quase iguais…

      1. Avatar de C.S.
        C.S.

        Os dados são de outubro 2019. Estás a dias de Outubro 2020.
        Como é que é essa história dos 12 meses e 8 meses?

        1. Avatar de eu2
          eu2

          A diferença é que daqui a 10 dias a gripe vai de férias, enquanto que o covid não.

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      12meses de gripe = 650.000 mortes (pior número que encontrei)
      6meses de covid = 958.314 mortes (com as medidas se contenção que houve)

      1. Avatar de C.S.
        C.S.

        Então para ti nestes 6 meses não houve gripe normal?

        1. Avatar de eu2
          eu2

          Houve os mesmos 650.000

        2. Avatar de C.S.
          C.S.

          Viste os 65000 nas cartas da Maya, não?

          1. Avatar de eu2
            eu2

            Se calhar as cartas da Maya dizem 65000, sim, mas não foi lá que eu vi 650.000, não.

            Quem é essa que te faz pensar que ninguém morreu de gripe normal?

    3. Avatar de eu2
      eu2

      Em quase todo o lado morreram mais de covid do que de gripe, e tu teimas em focar-te no nosso paisinho.
      Sabes lá quantos morreram em Portugal o ano passado com gripe.

      1. Avatar de C.S.
        C.S.

        Eu não sei quantos morreram o ano passado, mas tu tens a certeza que não foram 3300,boa…

        1. Avatar de eu2
          eu2

          Eu não neguei terem morrido 3300, mas tu tens a certeza de que o fiz, boa…

  17. Avatar de lelito
    lelito

    Não entendo a utilidade desta app, porque não passarmos a usar uma faixa vermelha no braço se estivermos infetados?
    Para que serve ter uma app que não deteta nada e está limitada ao “bom senso”?
    Basta irmos para um país estrangeiro ou estar em contacto com estrangeiros e podem cagar na app.

    1. Avatar de Fantasma
      Fantasma

      Ler https://covid19estamoson.gov.pt/stayaway-covid-faqs/
      Procurar “ Interoperabilidade e compatibilidade”

    2. Avatar de André R.
      André R.

      Se tiveres infetado fica antes em casa e esquece lá a fita vermelha no braço…

  18. Avatar de ricardo
    ricardo

    Eu não instalo porque não dá.

  19. Avatar de Jonny
    Jonny

    Do meu agredado falto eu e TODOS. Bora lá esta app da treta nao serve para put@ nenhuma

  20. Avatar de ElectroescadaS
    ElectroescadaS

    Resumindo e concluindo, vocês só saem de casa depois de após uma visualização da “app” terem a certeza que é seguro ir para a rua para trabalhar, ir à escola, etc… 😀 😀 😀 😀 😀

    1. Avatar de Fantasma
      Fantasma

      A sério que disseste isso?

      1. Avatar de ElectroescadaS
        ElectroescadaS

        Por acaso escrevi. Qual é a duvida?

        1. Avatar de Fantasma
          Fantasma

          Pareces ter dúvidas básicas!

          1. Avatar de ElectroescadaS
            ElectroescadaS

            Não da minha parte já tu não percebeste a “ironia”…

          2. Avatar de Fantasma
            Fantasma

            Isso não é ironia. A ironia ainda tem algum contacto com alguma realidade.

            Isso é mais argumentação pelo ridículo.

    2. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      sim, basicamente, eu eu souber que possivelmente fui infetado não vou trabalhar, ou a escola, vou tentar fazer o teste o mais cedo possível primeiro e seguir as indicações do SNS.

      Eu preocupo-me com os ostros, não é por mim…

      1. Avatar de ElectroescadaS
        ElectroescadaS

        Boa resposta… 😉

  21. Avatar de SARS2-PS19
    SARS2-PS19

    ja existe temos ms windows, google e outro spyware………. mas parece que aprendemos com o governo chines, apps para espiar e controlar o povo com o pretexto der ser benigno e “saude”, Xi Jiping ensinou bem o Antonio Costa.

    Infelizmente este pais esta cheio de covidiotas que vem em enxame de abelhas defender este governo corrupto e comunicação social que é uma anedota, mas covidiotas acreditam mais neste dois do que em milhares de virologistas, epidemiologistas com décadas de carreira, universidades de los angeles a tokyo com dezenas de estudos independentes…. e vem aqui falar em bom senso…. por este andar ainda vamos usar braçadeiras e códigos impressos na pele como fez um certo regime no centro da europa décadas atras……

    1. Avatar de Fantasma
      Fantasma

      Isso é que é a negação total! 🙂

    2. Avatar de ElectroescadaS
      ElectroescadaS

      Também há quem acredite no Pai Natal… :mrgreen:

      Braçadeiras não digo mas com a tecnologia que anda connosco, “se calhar” (virtualmente ou digitalmente) já estamos a ser controlados… 😉

    3. Avatar de jo§e
      jo§e

      Aposto que também acreditas que a terra é plana 🙂

  22. Avatar de Rafael
    Rafael

    Gostava de poder instalar, mas o meu iPhone ficou pelo iOS 12…

    1. Avatar de Fantasma
      Fantasma

      Pois. Só a partir do 13.5 é que dá.

  23. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    Quem quer instala, quem não quer não instala. No smartphone manda quem o usa. Não venham com a treta que protege ou ajuda a quebrar cadeias de transmissão pois é mentira. O que quebra as cadeias é o uso da mascara e lavar/desinfetar as mãos frequentemente.

    1. Avatar de C.S.
      C.S.

      Se a máscara não impede o cheiro como é que impede o vírus?
      Sabes por acaso o tamanho dum vírus?

      1. Avatar de rjSampaio
        rjSampaio

        O virus esta entre os 60 e os 140nm, e uma mascara n95 filtra >95% de particulas medias
        de <300nm.

        Visto isto, realmente as mascaras são inúteis…

        Mas o virus não se transmite pelo ar, ele vai agarrado as gotas respiratórias e essas são entre 5000 a 10000nm.

        Ou seja, o uso da mascara previne que uma pessoa já infetada transmita os seus virus para terceiros, pois os mesmos ficaram retidos do lado de dentro da sua mascara.

        Caso nao se esteja infetado o uso da mascara também ajuda mas já é mais difícil porque requer uma colocação mais cuidada e na melhor das hipóteses o virus ficaria na superfície da mascara, onde outros cuidados de higiene são imprescindíveis.

        Moral da historia, não, a mascara não previne a passagem do virus, mas o virus não voa sozinho, requer boleia de objetos que não passam pela mascara.

        1. Avatar de Samuel MG
          Samuel MG

          Então explica-me como é que o mundo todo ainda não foi infetado, ou seja como é que ainda não existem mais de 10 mil milhões de casos?

          1. Avatar de Fantasma
            Fantasma

            Nunca nenhuma infeção atingiu toda a população mundial.
            Procura sobre os modelos matemáticos que conseguem emular a evolução de uma pandemia e modelos de contágio.

            Só mais uma observação: a população mundial está abaixo dos 8 mil milhões. Mais de 2 mil milhões ainda é muita gente.

      2. Avatar de eu2
        eu2

        Sabes por acaso o tamanho de uma molécula de cheiro?

    2. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      Se te indicarem que podes estar infetado mesmo sem teres sintomas, e por causa da app fores testar-te e efetivamente estiveres infetado e simplesmente es asintomatico, não vais tomar precauções extra? diria que isso reduz a transmissão.

      claro esta, o uso de mascara e outros procedimentos continua a ser “obrigatorio”

      1. Avatar de Samuel MG
        Samuel MG

        Eu nunca sou asintomático pois se com a gripe/constipação eu tenho sempre sintomas. A única coisa que apanhei nesta pandemia foi varicela.

        1. Avatar de rjSampaio
          rjSampaio

          Dizes que é mentira que protege ou ajuda a quebrar cadeias de transmissão, eu explico, e agora vens com TU não es assintomatico para uma gripe…

          Era essa a tua base para dizeres que era mentira, ou so dizes estar a partilhar porque sim?

          Alguma vez foste testado para a gripe quando não tinhas sintomas? não? então não podes dizer que tens sempre sintomas… relacionares isso com o covid19 é só estupido.

          Fora que a app na mesma continua a certe util, se dizes que sofres sempre com a gripe (que novamente não devias fazer comparação) então seres alertado/testado/tratado antes de aparecerem sintomas piores devia ser da tua preocupação, e novamente, para evitares estar a contagiar outros…

  24. Avatar de Igor
    Igor

    Alguem ganhou com desenvolvimento desta app inútil.
    Não serve para fins.

    1. Avatar de ElectroescadaS
      ElectroescadaS

      400 mil Euros segundo um tópico mais recente aqui no PPLWARE

  25. Avatar de Miguel
    Miguel

    A APP só funcionaria minimamente se os contaminados fossem obrigatoriamente carregados na APP e se todos fossem obrigados a ter a app e usá-la

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      não queres mais nada?

  26. Avatar de MegaDrive
    MegaDrive

    Oh pplware se a aplicação é assim tão fundamental porque é que o governo não se chegou à frente e pediu às operadoras e donos dos SO para as instalar por OTA? Tantos Facebooks e outras apps que obrigam a malta a ter e que não dão para desinstalar…
    E outra coisa… uma vez que as pessoas são alertadas e depois? Estiveram perto de uma pessoa infetada e coiso… maaaaas… também andamos de máscara, lavamos as mãos e desinfetamo-nos constantemente. Portanto… em que me ajuda a app? Nada. Eu olho aqui para a rua e vejo passar dezenas de jovens sem máscara todos na galhofa. Quer dizer… o problema não está em ter ou não a app. Está na mentalidade das pessoas que acham que isto é tudo a brincar.

  27. Avatar de ToFerreira
    ToFerreira

    Alguém sabe as indicações dadas a quem recebe um alerta de contacto?

  28. Avatar de Ricardo Oliveira
    Ricardo Oliveira

    @ToFerreira….Ligar SNS 24!

    1. Avatar de ToFerreira
      ToFerreira

      Sim, mas quais são as indicações que o SNS 24 da?

  29. Avatar de Estefâneo Empregos
    Estefâneo Empregos

    Já o meu bisavô dizia:
    “Quando a esmola é grande o povo desconfia.”
    Resumindo e concluindo, ninguém dá nada a ninguém.

  30. Avatar de Abílio Portas
    Abílio Portas

    Nem me vou dar ao trabalho a procurar esse App no Store…

    1. Avatar de Jamaral
      Jamaral

      Conheces o “Efeito Borboleta”?

      Provavelmente, há muitos anos atrás, se alguém não se tem dado ao trabalho de tomar uma vacina, hoje não estavas aqui.

      Malvada vacina!

      1. Avatar de Abílio Portas
        Abílio Portas

        Sr. Jamaral,
        Vivemos num país livre e cada um tem liberdade de fazer o que bem lhe apetece.
        Completamente descontextualizado o seu comentário…

        1. Avatar de Fantasma
          Fantasma

          Errado!
          Estamos num país livre mas isso não significa que cada um faz “o que bem lhe apetece”, tendo ou não a ver com o COVID.

          Para além das questões legais e de cidadania, “a nossa liberdade termina onde começa a dos outros”.

          1. Avatar de Bruno
            Bruno

            Errado!
            Estamos num país livre e que eu saiba são sou obrigado a ter o tratamento seja para que doença for forçadamente. Relativamente à liberdade, começa a ter uma alimentação saudável e caga no vírus.

          2. Avatar de Fantasma
            Fantasma

            Alimentação saudável vs vírus
            Essa é nova! 🙂

            Boa sorte.

          3. Avatar de Abílio Portas
            Abílio Portas

            Sr. Fantasma,
            Você tem liberdade de escolha se quer utilizar a App ou não…
            Felizmente não vivemos num país comunista.

          4. Avatar de Fantasma
            Fantasma

            Ninguém lhe disse que era obrigado a usar a aplicação.

            Apenas discordei do seu conceito de liberdade.
            Use a aplicação, não use a aplicação! É-me completamente indiferente!

  31. Avatar de Jamaral
    Jamaral

    Não percebo porque é que os teóricos das conspirações e do pânico das violações de privacidade orbitam tanto online, será que já ouviram falar no Echelon?

    As operadoras são obrigadas a efectuar backup de todas as chamadas e sms, será que comunicam por sinais de fumo?

    Será que já viram o código puro do Android? Sabem a informação que ele recolhe sem necessidade das tão temidas APPs?

    É que analisando a quantidade de parvoíces, leia-se posts, que debitam nem conseguem ser consistentes com eles mesmos. Deviam estar no meio do mato com um chapéu de alumínio, e no entanto…

    1. Avatar de Jamaral
      Jamaral

      Consultando os jornais de hoje, percebi.

      “Cada vez surgem pessoas mais novas com demência”

      Fonte: https://www.dn.pt/edicao-do-dia/21-set-2020/cada-vez-surgem-pessoas-mais-novas-com-demencia-12739859.html

      1. Avatar de C.S.
        C.S.

        Ah! agora percebi…
        Mas não tenhas medo, quando cresceres isso passa.

        1. Avatar de Jamaral
          Jamaral

          Ui… Veio a correr… Assentou que nem um luva!

        2. Avatar de LR
          LR

          Pois, não foi o teu caso, não é? Que pena…

  32. Avatar de Infinity
    Infinity

    Como faço para instalar no meu 3310?

    1. Avatar de Pipocas
      Pipocas

      Isso não dá, mas podes colocar dois elásticos e prende-lo na cara ;).

      1. Avatar de Infinity
        Infinity

        Coitado do COVID

      2. Avatar de Fantasma
        Fantasma

        Esqueci-me de classificar os comentários de @Pipocas e @Infinity como dos melhores!

        Peço desculpa, sou um bocado lento!

  33. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    As pessoas ja perderam a nocao do ridiculo e agora toda a gente quer dar uma de virologo. E so papagaios falantes que engolem tudo o que vem da comunicacao social. Ate parece que voces esquecem o passado. Quando aconteceu a gripe A em 2009 era a mesma coisa. A unica diferenca entre a gripe A e a covid e a agressividade da comunicacao social apenas isso, que permitiu evoluir para que mais pessoas entrassem em panico por coisa nenhuma. Agora e tarde para muitas pessoas verem a verdade. A unica esperanca que tenho e que chegue essa maldita vacina para que os gajos terminem logo com esta farsa que ja cheira mal. Que interessam aplicacoes e numeros ? Isso nao passam de pica miolos. A funcao disso e entranhar ate a exaustao. Nao ha ninguem neste planeta que ja nao conheca o Covid.

    1. Avatar de Jamaral
      Jamaral

      Então a comunicação social é a responsável pelas 961 066 mortes actuais? Malandros. E não há ninguém que os prenda???

      https://www.dn.pt/edicao-do-dia/21-set-2020/cada-vez-surgem-pessoas-mais-novas-com-demencia-12739859.html

    2. Avatar de Fantasma
      Fantasma

      Outra vez a gripe A ?!
      Gripe A, menos letal que a gripe sazonal. Coisa de criança comparada com a SARS-COVID-2, tendo durado mais de ano e meio! No entanto, também como era estirpe nova criou, obviamente, muita preocupação-

      Será preciso colocar novamente as (tristes) estatísticas dessa gripe?

      1. Avatar de C.S.
        C.S.

        Coloca,coloca. Mostra lá como é que 3300 mortos de gripe do ano passado é menos letal que o covid deste ano com 1900 mortes.

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Talvez na parte dos 1900 não ser um número fechado porque o ano ainda não acabou.
          Talvez na parte em que mesmo com medidas de contenção o número da covid não parar de subir.

          Talvez na parte em que se tivessem feito testes aos assintomaticos da gripe teriam encontrado muuiiitos mais infetados com gripe (sugestão de um tal c.s. ali em baixo)

          Talvez na parte do não fazeres puto de ideia do que é letalidade…

  34. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    Es virologo ? Entao es mais um que engole. Ja foste.

    1. Avatar de Jamaral
      Jamaral

      Não, não fui. Ando a tomar conta de mim, dos meus, e dos teus. Alguém tem de colmatar as tuas falhas.

  35. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    Foste sim so nao te das conta disso. Aceitas como verdade tudo o que vem da comunicacao social em relacao ao Covid. Experimenta falar com virologos se eles estiverem disponiveis para ti. Talvez aprendas algo ou nao.

    1. Avatar de Jamaral
      Jamaral

      Pois… Estimas melhoras…

    2. Avatar de LR
      LR

      Com quantos falaste, já agora? Só por curiosidade…

    3. Avatar de Fantasma
      Fantasma

      É puro bs!

  36. Avatar de Jamaral
    Jamaral

    Cambada de hipócritas. A classe médica não precisa que lhes batam palmas às oito da noite, precisam, isso sim, que façam tudo o que puderem para os deixarem voltar a casa, para perto dos maridos, das esposas, dos filhos.

    Se esse “tudo” passa, também, por instalar uma APP que pode de maneira precoce quebrar cadeias de contacto, quero lá saber se informa um gajo qualquer nos confins do mundo, onde é que eu estava às duas e quinze da tarde.

    Será isso mais importante do que uma criança ver chegar a casa a mãe ou o pai?

    Se são ignorantes a esse ponto, se a vossa existência enquanto membros de uma sociedade roça valores morais e civis, vergonhosos, pelo menos tenham mais respeito por quem arrisca a vida e remetam-se à vossa insignificância.

    Tenham vergonha!

    1. Avatar de C.S.
      C.S.

      Em vez da app não era melhor pôr uma estrela ao peito, como fizeram com os judeus?
      E o número em vez de ser facultativo, era gravado na pele, e pronto, depois era só enviar para o crematório e acabar com o vírus.

      1. Avatar de Jamaral
        Jamaral

        Não mereces resposta.

      2. Avatar de LR
        LR

        Quando penso que a estupidez humana não pode crescer mais, apareces tu e deitas essa ideia por terra. Parabéns.
        PS: Lá porque estás em casa com 1/3 do ordenado, segundo dizes, tendo todo o direito de ficar indignado, não tens justificação para estares a minimizar uma realidade que a todos nos afeta, e que se não tomarmos todas, mas mesmo TODAS as medidas que pudermos, vai ser muito pior, e depois talvez nem o tal 1/3 tenhas disponivel. Over and Out.

      3. Avatar de ElectroescadaS
        ElectroescadaS

        Era uma ideia…

  37. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    Só para dar um exemplo das mentiras que tem circulado no mundo. E nao vou falar mais de Covids e afins cada um acredita no que quizer. Armas de destruicao massiva no Iraque recordam-se ? 11 de Setembro, trabalho interno mas culpa foi de bin laden. Recessao economica dos paises. Todas estas mentiras colocaram o mundo em alvoroco. AGora venham-me dizer que sao teorias da conspiracao. O facto e que o mundo cada vez mais e uma mentira e muitos concordam comigo nao estou sozinho. Cria-se uma histeria a nivel mundial para a mentira ganhar mais forca. E assim que eles fazem. Estou errado ? Provem-me o contrario. Ze nao te escondas lol.

  38. Avatar de Fantasma
    Fantasma

    No comments 🙂

  39. Avatar de C.S.
    C.S.

    Ó LR já viste por acaso quantos estão a morrer a mais em relação ao ano passado ,sem ser de covid?
    E que tal parar com este alarmismo social e injustificado, e começar a olhar para outros doentes?
    E vamos lá ver se antes de eu perder o meu 1/3 tu não andes já a gamar para comer.

    1. Avatar de LR
      LR

      Estive indeciso se havia de responder ou não, pois acho que falar contigo é como falar com uma parede (apesar de as paredes terem um pouco mais de discernimento). Mas pronto, acedo.
      Faço-te a mesma pergunta: sabes quantos estão a morrer mais em relação ao ano passado sem ser de COVID19? Se sim, elucida-nos, mas com fontes crediveis. E tu, sabes quantos morrem de complicações associadas a COVID19, mas como não foram testados, não lhes foi feito teste post morten, e não são contabilizados? Eu, pelo menos, sei de dois, ambos muito próximos de mim.
      Portanto, o que que propões é colocar de lado a COVID19, e começar a olhar para os outros doentes, certo? E quem ficar infetado, ficou, e quem morrer de complicações associadas, azar. E, nos hospitais, todos os que tiverem COVID são mandados para casa, e que se cuidem sozinhos, porque são casos gerados por alarmismo social e injustificado. Se ~e isto que preconizas, os meus parabéns, ainda és mais imbecil do que achei.
      Quanto à última parte, e conhecendo-te a ti tão bem como pelos vistos me conheces a mim, apenas reitero o que disse antes, duas linhas acima. Mas cuidado, não cuspas para o ar, nunca se sabe onde vai cair.
      Beijo no recalque.

  40. Avatar de C.S.
    C.S.

    Como queres manter uma conversa séria se a tua argumentação roça o insulto?
    Eu não proponho colocar de lado a covid 19. O que eu proponho é acabar com a histeria e tratar a virose como deve ser tratada.
    O ano passado fizeram testes a assintomáticos da gripe? Porque é que fazem este ano à covid?
    Se tivessem feito testes a assintomáticos da gripe do ano passado, provavelmente o número de infectados seria igual. Não sabemos.

    1. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      “Porque é que fazem este ano à covid?”

      Porque? porque é uma doença com grande capacidade de contagio? porque é letal? porque as mazelas são igualmente perigosas? Porque o contagio é tão grande que o serviços hospitalares não têm capacidade de resposta?

      1. Avatar de C.S.
        C.S.

        Lê tudo o que escrevi, se perceberes,claro.

      2. Avatar de Bruno
        Bruno

        “hospitalares não têm capacidade de resposta?”
        esta foi a melhor do blogue

  41. Avatar de ElectroescadaS
    ElectroescadaS

    Off Topic:

    “Alguém” por aí falou nas fotos da vizinha nua. Alguém tem fotos para partilhar?

  42. Avatar de RR
    RR

    Ao ler um apanhado destes comentários percebo claramente que o Fantasma esteve na lista de pagamento dos 400 mil euros. Que aproveite bem aquilo que ganhou. Relativamente à comparação do sars cov2 com outros coronavírus, provavelmente o Fantasma saberá dizer porque é que em Portugal na pandemia de 2003 o país não parou, ninguém falava em máscaras ou alcool gel, e os números foram quase nulos? Sabe o que é protocolo médico? Então vá lá procurar qual era o protocolo para efetuar um teste PCR de confirmação de sars em 2003. Infetados só os há quanto mais testagem houver, então se todos os anos fizessem testes desta maneira a casos suspeitos de gripe, aposto que 80% da população tinha o vírus consigo e muita gente sem sintomas. Atualmente, uma pandemia em portugal que afeta 0.32% da população que, em estatística médica nem sequer é relevante. Infelizmente temos de cumprir as “ordens” da OMS se não tornamo-nos no patinho feio da UE.
    Sobre a app, já que é necessária ligação à internet, porque é que se retirar o cartão sim mas mantiver o wifi ligado com ligação à internet, a app queixa-se de que falta a respectiva ligação? Possívelmente recolhe o ICCID do sim… e a atualmente não precisa de ter o gps ligado para eftuar localização, basta uma ligação de dados móveis e identificar a célula onde o equipamento está ligado.

    1. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      Em relação ao numero de teste, realmente se não fizeres testes, não tens tantos casos.

      Mas curiosamente o numero de mortes deste ano nos primeiros 8 meses é superior em 6% do período homologo dos últimos 5 anos, mesmo com menos mortes na estrada e outros limitados pelo facto de as pessoas estarem a trabalhar remotamente e afins, e em abril subiu 54%, e esta?
      Obviamente que pode ser coincidência.

    2. Avatar de Fantasma
      Fantasma

      Qual pandemia de 2003? A do SARS (que nem foi uma pandemia)? Gripe aviária (que também não foi)?
      Querias dizer de 2009? Esclarece mesmo aí a coisa para se trocar umas bolas como deve ser.

      Como falas do Sars, fica sabendo que o SARS nem chegou a Portugal, chegou a cerca de uma vintena de países! Foi uma epidemia e não uma pandemia. Apesar de ser mais mortal, felizmente tinha uma capacidade de propagação mais restrita. Suspeita-se que em todo o mundo tenha havido menos de 1000 mortes.

      (Em Portugal, tal como em quase todos os países) Na gripe são feitos testes a “suspeitos” (com e sem sintomas, no caso de haver probabilidades de contágio com outros) para verificar qual a estirpe. Todos os anos se sabe quais as estirpes que “andaram por cá”. Não sei bem onde queres chegar!

      Sobre os 400K€, tens razão, estão cá no papinho. Respondo-te a isto da Micronésia, onde não há COVID(pelo menos é o que reportam), e entre os intervalos de umas parangonas nestes blogs faço uns mergulhos à maneira, graças ao rendimento ganho. Obrigado por teres participado com os teus impostos!

  43. Avatar de Carlos Duarte
    Carlos Duarte

    Quis instalar e vejo que só funciona a partir da versão 6 do Android. Não quero acreditar que esta aplicação seja um produto com objectivos meramente comerciais, ou seja, promover a venda de novos telemoveis para as pessoas que tem versões anteriores à 6.0, mais ainda quando é considerada pelo governo uma obrigatoriedade. Será obrigatório comprar novos telemoveis? Será que a saúde financeira dos fabricantes de telemoveis está primeiro que a saúde das pessoas? A obrigação deveria ser primeiro imposta ao produtor da app para servir toda a gente.

    1. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      outra vez esta esta ideia, não necessariamente tua, mas é bastante recorrente.

      * Ficou o android 6 por questões de segurança, já que andavam “todos” a chorar com a privacidade
      * O android 6 saiu a muito mais anos que o tempo medio que as pessoas trocam de telemóvel