Questão: Qual é o seu Sistema Operativo móvel?

45 Comentários

Semanalmente colocamos uma questão sobre um tema pertinente, onde esperamos que os leitores colaborem, para que consigamos ter uma noção mais fiel do público que nos acompanha, mas também a opinião e tendências mais evidentes no mundo da tecnologia, sobretudo no nosso país.

A questão desta semana é: Qual é o seu Sistema Operativo móvel?


O leitor poderá indicar, no máximo, dois sistemas operativos móveis.

Questão: Qual é o seu Sistema Operativo móvel?

  • Android (70%)
  • iOS (20%)
  • Windows Phone (7%)
  • Outro (1%)
  • Symbian OS (1%)
  • Bada (0%)
  • RIM (0%)
  • Palm OS (0%)

Total Votos: 6.487

Loading ... Loading …

Obrigado pela vossa participação!

Comentários

45

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de JonyK
    JonyK

    Faz falta uma alternativa ao Android e IOS. Ter de levar com os impedimentos às aplicações de gravação no Andrid 9, é uma forma de censura.

    1. Avatar de Boilhuda
      Boilhuda

      Que tipo de gravações? nao estou por dentro do assunto

    2. Avatar de Mateus Pinto
      Mateus Pinto

      Impedir gravar conversas telefónicas nao é sensura mas sim uma forma de proteccao a que alguma App esteja a gravar sem consentimento.

      1. Avatar de Realista
        Realista

        Basta que peça consentimento…

        1. Avatar de rjSampaio
          rjSampaio

          Sim, mas não é só o dono do telemóvel que deve autorizar, a outra pessoa também, assim sendo, não existe de forma normal e evita problemas legais.

          1. Avatar de Realista
            Realista

            Eu é que sei o que gravo no meu telefone.
            A partilha e divulgação é que trás problemas legais…

  2. Avatar de Lucas
    Lucas

    Android, claro.

  3. Avatar de Rui Castro
    Rui Castro

    Usei muitos anos o Palm OS. Quando vejo o interface da Apple iOS lembro-me sempre do Pam Tungsten t5 de 2004. O meu primeiro for o Palm IIIx em 1999.

  4. Avatar de GM
    GM

    Por enquanto e até final do ano em curso pelo menos, W10m, claro!

  5. Avatar de Leoni
    Leoni

    iOS, mas logo voltarei ao Android.

  6. Avatar de Napoleón Bonaparte
    Napoleón Bonaparte

    Após perto de 3 anos com o Ios, mudei-me para o Android em 2017 e, até esta data, não estou arrependido.

  7. Avatar de Luís
    Luís

    KaiOS (Nokia 8110 4g)
    W10M na gaveta…

  8. Avatar de FugaparaVigo
    FugaparaVigo

    Tive iOS e não gostei, utilizo Android, mas se puder dizer bem de um OS móvel só pode ser o Windows Mobile 8.1 e 10, metem iOS e Android na gaveta.

    1. Avatar de ivan
      ivan

      concordo contigo a simplicidade do OS as funções que tras de origem sem necessidade de apps de terceiros estao a anos luz dos outro OS porém as apps de terceiros nao sao as suficientes para manter muita gente la e com muita pena minha sou forçado a usar outro (neste caso android)

      1. Avatar de Luis Santos
        Luis Santos

        +1 ,muito dinheirinho a google e a apple devem ter gasto ,para os Dev´s não criarem apps para WM10,e com a ajuda da MS especialmente o Nuttela ,deram cabo do melhor sistema movel para smartphones

        1. Avatar de Mateus Pinto
          Mateus Pinto

          LOLOL a culpa do W10(M) nao ter apps é da Google/Apple? 🙂

          A MS lancou um W10M completamente limitado funcionalmente e a nível de API, as Apps quase nao tinham direito a fazer nada; a nível de hardware nem comento, a maioria dos modelos até pouco antes “do final” tinham SoC, RAM e ecras de chorar a rir…

          Os modelos W10M receberam updates de hardware e especialmente de câmara quando já era muito tarde e só no final o SO permitia às Apps alguma liberdade. Comparado com o W10M o iOS até parecia permitir libertinagem! LOL

          1. Avatar de Luis Santos
            Luis Santos

            A questão é que mesmo com hardware fraco ,conseguia ser mais fluido que um android a custar mais do dobro,e com hardware muito mais potente .E tem duvidas que a google e apple dificultaram ao máximo a vida ao WM,no que diz respeito a apps ?Diga-me uma app da google ,por exemplo ,que pudesse ser instalada no WM.Mas reconheço que a MS geriu muito mal os So móvel ,com muitas asneiras dignas de amadores

          2. Avatar de Napoleón Bonaparte
            Napoleón Bonaparte

            Olha que o Luis Santos deve andar perto da verdade.
            Não foi só asneira de incapacidade da parte da Microsoft. Certamente terá havido jogadas sujas dos restantes concorrentes. Que pode ter incluído comprarem quem fazia as apps.
            É óbvio que o W10M incomodava, daí terem fito tudo para o afundarem. E tendo em conta o que estava em questão, achas que tiveram escrúpulos?!

          3. Avatar de Rikardo
            Rikardo

            Just my 5 cents…

            Não podem culpar os terceiros pelos erros da Microsoft… desde a fraca aposta na era do Balmer, ás promessas que seria e acontecia e que nunca aconteceram. Que empresa quer apostar num SO que não lhe trás garantias de rentabilidade e de futuro??? Nós portugueses já tivemos a nossa dose de esperar por um D. Sebastião que nunca apareceu…

            A Microsoft simplesmente não foi teimosa o suficiente para impor o seu Windows Mobile!

          4. Avatar de Maria
            Maria

            Percebes tanto de programação como eu de porcas.

            Quanto às culpas, embora estas sejam na sua maioria da MS, não se pode ignorar os inúmeros jogos da Google (bloquear serviços via UserAgent, etc) e que por alguma razão nunca colocou os seus serviços nestes SOs.

            Basta ver o que fazem com o Youtube Web que é mais lento em todos os Browsers excepto aquele que sabemos.

            O episódio do Rudd com o Snapchat também é muito divertido.

            E quanto a isso da API limitada, lol … a mais fechada continua a ser a do iOS que conheço bem. As UWP além de terem mais liberdade, tinham a capacidade de correr em W10M, W10, Xbox, RPi3 e até aquela estupidez do HoloLens.

            Menos desinformação sff.

            LOL

        2. Avatar de Luis Santos
          Luis Santos

          Rikardo ,penso que toda gente reconhece que a MS cometeu erros infantis no mobile ,e foi isso que ajudou a matar o sistema .Houve muitas mudanças no SO ,para agradar ao máximo numero de pessoas ,o problema é que a cada mudança ,as apps tinham de ser refeitas .Não tinha logica as apps do WP 8 não darem para o WM10,porque eram sistemas diferentes ,e não uma evolução do anterior .Mas agora tambem já não importa ,mas foi uma pena o WM não ter sido aceite ,para mim é claro ,supera e muito o android e ios .

    2. Avatar de GM
      GM

      Não concordo inteiramente. O WP8.1 sabia a pouco, o W10m enche as medidas. Simples de funcionar.

    3. Avatar de Rodrigo Da Silva
      Rodrigo Da Silva

      gostei mais do 8.1 do que do 10.
      O 10 era muito parecido com o android

  9. Avatar de Tito Portugal
    Tito Portugal

    Uso o iOS desde 2008 com o iPhone 2G (Classic)

  10. Avatar de Luis Santos
    Luis Santos

    Infelismente android ,SO de preferência, mas a anos luz ,WM10

  11. Avatar de Arnaldo Tiago
    Arnaldo Tiago

    A nível de estabilidade, funcionalidade, desempenho, compatibilidade com o pc.

    WP10 FENOMENAL

    1. Avatar de José
      José

      + Outro! Mas sem dúvida alguma, tenho experiência dos três principais. Se pudesse voltava ainda hoje para o WM10!

  12. Avatar de Goncalo Pereira
    Goncalo Pereira

    BlackBerry OS10 e não se fala mais no assunto…android é lixo e iOS pouco muda…quem usa sabe o que falo.

  13. Avatar de Fak
    Fak

    nokia 100 tem o melhor os do mundo!

  14. Avatar de Frota
    Frota

    Já usei todos os sistemas, o melhor (que uso até hoje e enquanto der) é o WP10. Em segundo lugar está android e em terceiro o iOS.

  15. Avatar de iFernando
    iFernando

    Não pude responder porque uso dois (2) telemóveis

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Olá! Podes responder porque podes indicar até 2 sistemas operativos móveis 🙂

    2. Avatar de José
  16. Avatar de Jose
    Jose

    1 – iOS para dizer que tenho e gasto dinheiro
    2 – WP para dizer que sou diferente e especialista em cenas
    3 – Android para usar quando me estou a c4g45

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      4 – o teu comentário…para nada.

      Uso android, bom dia…

    2. Avatar de José
      José

      O WM10 “especialista em cenas”? Há cada cómico. Só se quer um sistema personalizável e ao mesmo tempo fluido e simples de gerir, com uma compatibilidade com o pc que ainda hoje não tenho nem tive com nenhum dos outros, pois tenho por cá todos os sistemas e conheço-os bem! Portanto, não falo só por falar!

  17. Avatar de V.T.
    V.T.

    Após ter-me estreado no iOS, mudei-me para o Android.

  18. Avatar de António Vasco
    António Vasco

    Uso Android já há 1 ano, obrigado pela Microsoft. Mas com muita mágoa. Mudava já hoje para WD10, se houvesse garantia de continuidade e telemoveis em condições.

  19. Avatar de António Vasco
    António Vasco

    Uso Android já há 1 ano, obrigado pela Microsoft. Mas com muita mágoa. Mudava já hoje para WD10, se houvesse garantia de continuidade e telemoveis em condições.

  20. Avatar de alex
    alex

    O RIM é parceira com o iOS? É que há pessoas que o vendem para comprar material da apple.

  21. Avatar de Diogo
    Diogo

    Fui utilizador android durante 8 anos, sendo o último equipamento um Galaxy Note 8 do qual gostei imenso, troquei para IOS (Iphone XS) e foi o melhor que fiz.
    O maior motivo que me levou a trocar foi a falta de atualizações em telemóveis android, e quando existem vem já com meses de atraso e perda de performance com o passar do tempo.
    Para não falar termos de valor de revenda, os telemóveis android não valem nada monetariamente passado um ano ou dois comparativamente ao iPhone.

  22. Avatar de Nita
    Nita

    Estou a “espremer” o meu Win10!… Quero +!..