Smartphones: Samsung bateu a Apple em 2016

66 Comentários

Apesar de tudo o que aconteceu à Samsung em 2016, a empresa acabou por ser a que mais smartphones vendeu em 2016. De acordo com dados recentes da Strategy Analytics, a Samsung vendeu 308,5 milhões de smartphones em 2016 enquanto a sua rival “apenas” vendeu  215,5.


Pensava-se que 2016 iria ser um ano desastroso para a empresa sul-coreana Samsung mas, de acordo com os números revelados há poucas horas, a Samsung terá liderado de longe o segmento dos dispositivos móveis.

Na terceira e quarta posição aparece a Huawei que vendeu 72,2 milhões de equipamentos da linha Honor e 65,7 milhões unidades da série Ascend. A chinesa Xiaomi aparece na quinta posição com 46,4 milhões de unidades vendidas (o que significa uma grande quebra face a 2015, ano em que a empresa vendeu 65 milhões de unidades).

honor 9

A chinesa OPPO está também no TOP tendo vendido 38,4 milhões de equipamentos. A Vivo (também chinesa) vendeu com a X Series 33,7 milhões de smartphones. Com a linha Y Serie a empresa alcançou as 25,6 unidades vendidas.

Via

Comentários

66

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de D Fil
    D Fil

    Normal… Os preços dos iPhones começam na casa dos 300€…

    1. Avatar de Torres
      Torres

      É só impressão tua, iPhone é mais barato e vende mais

  2. Avatar de RuiZ
    RuiZ

    Obviamente que bateu a Apple em vendas de TNT…

    1. Avatar de V.T.
      V.T.

      Antes TNT do que central nuclear e a escamar!

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Pois, o vender mais não significa que se ganhe mais. Já agora a APple liderou as vendas nos Estados Unidos.

      1. Avatar de Alberto_
        Alberto_

        Chega de defender a APple, já sabemos o ponto de vista

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Que ganhamos em defender uma marca? É como no futebol…

          1. Avatar de Alberto_
            Alberto_

            Exatamente, mas percebe-se que tem preferencia pela maça… não deveria ser um Blog independente ?

          2. Avatar de Vítor M.

            Disparate 😀 só porque diz sim num link já tem de ter preferência? 😀 que disparate.

          3. Avatar de luislelis
            luislelis

            Publicidade da marca?

          4. Avatar de Hugo
            Hugo

            @Luis supondo que recebem da Apple…que raio isso interessa. Ou melhor, o que têm vocês a ver com isso?
            Criem um blog vosso, aí sim, podem “controlar”.

          5. Avatar de Vítor M.

            Hehehe 😀 a Apple pagará? Eu ainda tenho de conhecer algum por estas bandas que receba… Se for nos States… até acredito, mas por cá?

            Não conheço um que alguma vez tenha recebido algo deles… um que se apresente!

          6. Avatar de Delta
            Delta

            Quanto recebem os adeptos por defender as suas equipas? Mesma coisa… isso queria o pplware, uma pequena fatia dos lucros astronómicos 😀

        2. Avatar de alienflowerx
          alienflowerx

          chega de ataca-la

          1. Avatar de alienflowerx
            alienflowerx

            quem se pôs a porta das apple stores a aliciar foi os sem escrupulosos
            samxunga , que humilhação.

          2. Avatar de V.T.
            V.T.

            Humilhação é vocês iSheeps serem roubados e ainda por cima defenderem a Apple!

        3. Avatar de DeeSeven
          DeeSeven

          Por acaso até interpretei de outra forma que não a defesa da “maçã”! Ao dizerem que venderam menos mas tiveram mais lucro só significa que têm margens de lucro muito superiores e acabam por “extorquir” o consumidor lol

      2. Avatar de Samuel Pinto
        Samuel Pinto

        Acho que aqui não se mete em questão o valor monetário, mas sim o volume de vendas.
        Ambas as empresas têm estruturas diferentes de custos o que se vai reflectir nas receitas.
        O que a Apple não ganha de um lado, ganha a Samsung do outro e vice versa.
        Relativamente à liderança de vendas da Apple nos Estados Unidos, pouco há a falar sobre esse assunto. Indiscutível até. Já foi um assunto muito badalado.

      3. Avatar de AS
        AS

        Já agora, a LG liderou as vendas . . . na minha casa 🙂

        1. Avatar de censo
          censo

          Na minha é a Asus.

          1. Avatar de V.T.
            V.T.

            Na minha como no resto do mundo foi a Samsung.

      4. Avatar de Tiago
        Tiago

        Sempre troll estes comentários, a apple até podia ter conseguido superar pela primeira vez a rival este ano, mas isso nao fazia com a apple tivesse mais clientes que a samsung. Quantos clientes da apple compram todos os anos os novos dispositivos da apple?? Já o mesmo nao acontece com a mesma frequencia com os clientes da samsung.
        Enfim desde que o Android foi lançado a apple tem vindo a perder terreno, mesmo com infeliz acontecimento do Note 7, a apple nao conseguiu recuperar terreno ao android.

        1. Avatar de RuiZ
          RuiZ

          Coitadinha, está quase a ir à falência…

      5. Avatar de Torres
        Torres

        Nem sei como a Apple ganhou mais, ela nem “rouba” descaradamente os seus clientes

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      Isso são os lucros não as vendas.

      1. Avatar de RuiZ
        RuiZ

        E em vendas também ganha.

        Só não ganha em unidades.

        v

    3. Avatar de Filipe Coelho
      Filipe Coelho

      É o que acontece quando os produtos tem margens de lucro na ordem dos 400%

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        Segundo os dados trimestrais oficiais, cerca de 38% de lucro

        1. Avatar de Não Interessa
          Não Interessa

          E achas bem pagar 38% a mais do que o custo efetivo de um produto? Eu sei que há produtos no mercado que têm margens de lucro ainda maiores, mas isso não os desculpa.

          PS: estou a assumir que nesses 38% já foram contabilizados custos de R&D e markting.

          1. Avatar de winetree
            winetree

            Normalmente a margem apresentada é Gross Margin, não inclui esse tipo de custos.

          2. Avatar de Daniel
            Daniel

            Sim, tudo incluído.

            O custo de um produto no mercado não é determinado pelo seu custo efectivo, mas sim pela oferta e procura.
            A Apple está ligeiramente acima em termos de lucro por unidade de marcas como a Samsung, LG, etc. (modelos topo de gama).

            Se achas que estás a ser roubado por colocarem os produtos 38% acima dos custos, então aconselho-te a nunca ires ver as margens de lucro de empresas fora do ramo da tecnologia. Ainda te dá um ataque cardíaco.

          3. Avatar de Não Interessa
            Não Interessa

            como disse antes: “Eu sei que há produtos no mercado que têm margens de lucro ainda maiores, mas isso não os desculpa.”

            Não me surpreende, mas isso não é desculpa

          4. Avatar de André
            André

            “Não interessa”

            Não é uma questão de achar ou não achar, é uma questão de “queres e podes? então tens” “Queres e não podes? então não tens”
            Não me interpretes mal, não te estou a julgar, mas as coisas são assim e ninguém anda a pão e água

            O mercado dos smartphones é um bom mercado nos dias que correm, então as empresas têm de tirar partido disso…porque? Porque uma empresa tem em vista o lucro

            Depois…numa empresa tudo depende do segmento que escolherem, a samsung tem vários segmentos enquanto que a apple só tem um…quero com isto dizer que a samsung tem um leque de oferta que vai desde os mais pobres aos mais ricos enquanto que a apple só tem oferta para os mais ricos

            E isto pouco ou nada tem a ver com o que o nosso amigo Daniel disse sobre a procura e a oferta…daniel, a procura e a oferta não se aplica em todos os casos e este é um deles…a procura e a oferta aplica-se muito por exemplo nos combustíveis em que os preços estão sempre a variar consoante a procura e a oferta…nos smartphones a coisa é totalmente diferente, tu não vês os preços a variar conforme a procura e a oferta

            A apple só tem um segmento de mercado, não é por ter muita procura e oferta nesse segmento, muito pelo contrário, é porque pretende ser uma marca de prestígio em que supostamente os consumidores eram os que têm mais posses monetárias (se bem que as operadoras vendem a prestações e assim já qualquer um pode ter um dos smartphones mais caros)

            Esses consumidores que têm muitas posses querem ter prestígio, então estão dispostos a pagar o que for necessário por um smartphone (dos smartphones mais caros, não importa a marca), para que? para que possam dar nas vistas, para que sejam reconhecidos como que têm posse, inúmeras razões mas sobretudo porque QUEREM e PODEM

            Resumindo, se há consumidores que QUEREM e PODEM então certas empresas vão em busca desses consumidores, tão simples quanto isto

          5. Avatar de APereira
            APereira

            Ah?!?!?!
            Entao mas agora vamos fazer o que?Limitar o lucro das empresas?

            Claro que ano, eles só cobram aquilo que o mercado está disposto a pagar…e o mercado apenas compra aquilo que vale o valor cobrado.

            Quer entao dizer que tu nao bebes café?Sabes que as margens de lucro sao na maioria das vezes superiores a 200%?

            Abre tu o teu negócio e tenta sobreviver com margens inferiores a 30/40%.

          6. Avatar de Daniel
            Daniel

            @André. Deixa-me clarificar o que disse em relação à oferta/procura.
            A apple, como qualquer empresa, faz estudos de mercado para saber qual a elasticidade da procura (termo económico), e posiciona os seus produtos no mercado a preços em que essa elasticidade seja o mais próxima de 1. Neste ponto, consegue obter o maior lucro.

            A Apple, dentro das empresas de smartphones, tem sido a melhor a fazer “estas contas”. Eu vejo os preços dos outros smartphones a variar… Ao fim de poucos meses vejo smartphones de outras marcas a preços mais baixos como forma de se ajustar à procura do mercado.

      2. Avatar de RuiZ
        RuiZ

        400000%!

        Toda a gente sabe que a Samsung não lucrou mais porque é uma companhia muito altruísta, não é?

      3. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        Engane se se acha que os outros são diferentes.

        As únicas situações em que as margens de lucro são muito dispares é em empresas que não têm custos de pesquisa e desenvolvimento.

  3. Avatar de Fernando
    Fernando

    Eu já estava a ver que não ia aparecer por aqui certa pessoa a “atacar” esta notícia… se é que me faço entender…

    1. Avatar de luislelis
      luislelis

      Moderação…… Surpresa o ticket ainda deve estar aberto

  4. Avatar de urms
    urms

    apple – samsung — samsung -apple vai ser sempre assim. é como o porto vs benfica 😀

  5. Avatar de Fernando
    Fernando

    Fui utilizador assíduo do iOS durante longos anos. Mas depois de experimentar vários telemóveis de outras marcas de amigos meus, deu-me a entender que o iOS tinha ficado parado um pouco no tempo. Surgiu a necessidade de comprar um telemóvel novo e comprei o Samsung S7 a 500€ novo e com garantia e por menos 200€ que o mais recente iPhone, o que ainda é um valor significativo. E tenho a dizer que estou deslumbrado, não o trocava por o iPhone 7. Mas Claro que reconheço aspetos bastantes positivos no iOS. Há gostos para tudo e o mercado dos smartphones atualmente é imenso e consegue dar uma grande oferta em relação aos gostos diversos e procura dos consumidores.

    1. Avatar de LG
      LG

      Qual foi o ponto que mais apreciste no Android após a transição? E o que mais te faz falta?

  6. Avatar de Rui
    Rui

    Claro que bateu, eles fazem telemóveis de 100€, a Apple faz de 499€ no mínimo.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      E então? Por vender gamas inferiores vende obrigatoriamente mais?

      1. Avatar de Não Interessa
        Não Interessa

        normalmente sim, pk nem toda a gente é rica ou está para fazer emprestimos para comprar um telemóvel

    2. Avatar de LG
      LG

      Que interessa vender 1000 por 100 ou vender 100 por 1000? Cada empresa segue o seu modelo de negócio. Samsung tem um público-alvo muito maior desta forma…

  7. Avatar de winetree
    winetree

    Eu diria mesmo que arrebentou com ela…. 😀

  8. Avatar de Nope
    Nope

    Em 2016, a Samsung lançou 21 modelos, dos preços mais variados, e a Apple lançou 3.
    Ainda assim, no último trimestre, a Apple vendeu mais que a Samsung, sobretudo iPhone 7 e 7 Plus. No ano todo não, como já se sabia.

    Experimentem segmentar, por exemplo, acima dos €500 (a Samsung também tem) e vejam o que vendeu um e outro. É aqui é que está o lucro, e por isso há marcas a abandonar o segmento “popular” e a concentrar-se nos topos de gama. E é isso que justifica que que a Apple tenha ficado com 79% dos lucros dos smartphones em 2016.

    “Ah, mas a margem da Apple é mais de 30%, é muito alta”. A margem dos outros fabricantes, no segmento de topo, não deve ser inferior – não conseguem é vender mais.

    1. Avatar de 4044logic
      4044logic

      Sim mas a diferença e que a Apple esta sozinha no que diz respeito a venda de IOs, a Samsung não.

      1. Avatar de Nope
        Nope

        É verdade. Como é verdade que não existe “o Android”, relativamente ao iPhone mais recente, com:
        – melhor máquina fotográfica
        – melhor ecrã
        – melhor isto e aquilo
        – melhor preço,
        juntando tudo num equipamento que não existe e comparando com o iPhone – que é sobretudo um equipamento equilibrado. “Ah, mas a margem da Apple é mais de 30%, é muito alta” – não é muito alta, a da concorrência é que é baixa, mas isso não é culpa da Apple.

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Se pensas que a melhor relação qualidade preço está no Iphone estás muito enganado.
          Aliás…sendo dos mais caros teria que ser próximo do perfeito para ter tal relação.
          Já alguma vez pensaste que se a concorrência existe…e vende bem…das duas uma: ou é forte ou a Apple é fraca?

          1. Avatar de Nope
            Nope

            E é (próximo do perfeito).

            Farto-me de fazer propaganda ao Android quando percebo que as pessoas querem gastar pouco. Agora, nos preços mais altos, a coisa muda de figura. Quem imaginar que a relação qualidade/preço do iPhone não é alta está muito mal enganado.

            Mas é a melhor? Isso depende do que se esteja disposto/possa gastar. Com um preço aproximado não se encontra melhor. “Ah, mas o Pixel tem melhor câmara!” E o resto?

        2. Avatar de Torres
          Torres

          Sim, o meu iPhone é perfeito, excepto quando começa a dar problemas… Já não sei se é por faltar um bocado no símbolo da maçã ou se é por lhe faltar o jack 3,5…OMG

        3. Avatar de V.T.
          V.T.

          Queres um android melhor do que um iPhone? Samsung Galaxy S7, não é por acaso que foi escolhido o melhor smartphone de 2016 e já saiu há 1 ano.
          Resumindo:
          – Melhor ecrã
          – Melhor máquina fotográfica e de vídeo
          – Melhor no preço
          – Melhor bateria e para mais com carregamento rápido que dá um jeito que não vejas.
          Enfim, um equipamento muitíssimo mais equilibrado do qualquer iPhone.

  9. Avatar de V.T.
    V.T.

    Fogo, mas que grande abada! A ver se a Apple começa a dar mais luta, assim a Samsung deixa-se dormir à sombra da bananeira, como se costuma dizer!

  10. Avatar de Pedro Mateus
    Pedro Mateus

    Há mercado para os dois…

    Seja Maçã, Robot, Samsung, Xiaomi, etc….. há mercado! Se vendeu mais ou menos para mim é igual ao litro.

  11. Avatar de Carloz
    Carloz

    Offtopic ou nao…
    http://bgr.com/2017/03/09/galaxy-s8-release-date-2017-soon-iphone-7-comparison/
    A verdadeira magia de como ter um telemovel 6.2” de ecrã mais pequeno que um iPhone7+
    Para os que achavam que o S8 e S8+ iam ser enormes tijolos, pensem 2 vezes

  12. Avatar de Sergio Pinto
    Sergio Pinto

    Até me faz rir esta notícia,quantos modelos tem a samsung alguns 20 modelos tem que vender mais ,a que laro que vende‍♀️‍♀️‍♀️

    1. Avatar de Torres
      Torres

      A mim também me fizeste rir com esse português “a que laro que vende”

  13. Avatar de Delta
    Delta

    E ainda assim a Apple arrecadou a esmagadora maioria dos lucros do mercado… haja clientes dispostos a pagar caro por… ar…

  14. Avatar de luis carreira
    luis carreira

    eu a titulo de curiosidade gostava de saber quantos anos é que costumam durar os vossos telemóveis e nesse tempo quantos resets fizeram. É que estes pontos também podem levar os clientes a decidir se mudam de marca ou não… ou estarei a pensar mal???

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      É uma boa questão que assim de cabeça não sei responder ao certo.
      Tive um LG optimus black comprado na altura que a vodafone os tinha no clube viva e devo ter mudado passados sei lá..3 anos talvez, não sei mesmo ao certo. Mudei porque estava obsoleto. Navegar era lentíssimo..jogar então era um mito, enfim. No entanto ainda hoje trabalha e muito bem. Claro está que apenas uso para trabalho (chamadas e pouco mais). Nunca me viciou baterias nem me deixou mal em nada. Resets sinceramente nunca me aconteceu ter de fazer frequentemente como pintam (embora já tenha tido bugs…de não ligar o wifi por exemplo e aí o reboot resolveu.
      Depois fiquei com um S4 que a namorada encostou. Mesma história, mas este não chegou a ficar obsoleto. Só o deixei o ano passado e estava uma maravilha com cyanogenmod. Super rápido, 5 estrelas. Por azar bateu com a mona no chão e o touchscreen morreu. Como a reparação não era barata tá encostado.
      Agora tenho um Xiaomi Mi4C e queixas…zero.
      Resumindo…não foram topos de gama, mas corresponderam a todas as minhas necessidades e posso dizer que de há alguns 6 anos pra cá gastei no máximo 400€ em telemoveis e sempre joguei os mesmos jogos e usei as mesmas apps que a malta dos topos de gama.
      Tinha possibilidades de comprar melhor, mas por opção não o fiz…e não me arrependo nem um bocadinho pois qualquer topo de gama estaria neste momento obsoleto.

    2. Avatar de André
      André

      Não digo que estás a pensar mal no aspecto de as pessoas mudarem de marca se isso acontecer, mas digo que estás a pensar mal se achas que há alguma marca que seja perfeita nesse aspecto porque eu próprio já tive de fazer um reset a um iphone de um amigo, já vi iphones lentos (mesmo lentos), já vi iphones a bloquerem em jogos, já vi iphones a reiniciarem do nada, etc

      Posso dizer que também já vi macs lentos (mesmo lentos) ou a bloquearem assim do nada, já vi pessoal com mac que teve de reiniciar o sistema, etc…enfim, não é um sistema perfeito como tentam dizer que é a ver se cola (e pelos vistos cola na maior parte das pessoas)

      1. Avatar de luis carreira
        luis carreira

        Andre eu não estou a falar especificamente dos macs ou iPhones. Falei do geral ate porque na maioria dos relatórios técnicos a que tive acesso (amigos, clientes etc) vem muita das vezes actualização de software nas mais variadas avarias. é também usual ter que fazer hardreset em androids pelos mais variados stresses que dão. O que eu acho em relação ao android é que as marcas não se dignam a ter mais algum cuidado a “adaptar” o android que colocam nas maquinas para minimizar alguns problemas.

        Eu ca em casa tenho tudo apple mas se me perguntares de estou a pensar em trocar o meu iPhone 4 por um dos novos digo-te que provavelmente não. Sei que em quase 6 anos que o tenho nunca lhe fiz nada (resets, arranjos, etc) mesmo contanto com quase 50 apps e muitas fotos. No entanto acho que apesar de ter havido um avanço no hardware falta a meu ver coisas novas. Coisas que me levem a voltar a dar 600€ ou mais noutro iPhone.
        Em relação ao mac os e como o windows. Depende do utilizador apesar de ser um pouco mais estável ( a meu ver) que sou do tempo das disquetes 5 1/4, de fazer o load do DOS e do works ou do paint num velhinho amstrad pc1512.
        Outra coisa que reparei quando comprei o mac (este é o primeiro que tive) é que o software é mais barato. Atenção que pode ser impressão minha…