Smartphones com 6GB serão a tendência em 2016?

81 Comentários

A tecnologia no mundo dos dispositivos móveis tem evoluído significativamente. Hoje em dia existem já alguns smartphones/tablets que conseguem oferecer uma performance semelhante, e até mesmo superar, muitos desktops.

Se em 2015 começamos a ver os primeiros smartphones com 4GB de RAM, será que em 2016 a tendência será equipamentos com 6GB?

ram_00


Com tantos smartphones no mercado, as marcas tendem a arranjar elementos diferenciadores. Algumas marcas apostam em ecrãs de boa qualidade e resolução, outras em câmaras, outras nas baterias…etc. No entanto em 2016 a tendência ao nível dos flahships, especialmente Android, parece ser a aposta em memória RAM.

Será que precisamos de smartphones com 6GB de RAM?

Actualmente não! Este cenário faz quase lembrar quando a Apple lançou um iPhone com SoC a 64 bits tendo sido inicialmente criticada mas depois rapidamente copiada. Com a memória RAM talvez o caminho a seguir seja o mesmo…primeiro alguns fabricantes vão criticar mas rapidamente vão seguir a tendência. A Samsung foi uma das primeiras nesta área tendo anunciado em Setembro um módulo de memória RAM 12Gb LPDDR4 baseado num processo de fabrico de 20 nm.

ram_02

Relativamente a smartphones há rumores que o Oppo Find 9 poderá ser um dos primeiros a chegar ao mercado com 6GB de RAM mas também já falamos aqui do  Asus Z1 Titan que poderá trazer 6 GB de RAM e 256 GB de ROM.

Acha que um smartphone com 6GB de RAM atrairá os utilizadores?

Comentários

81

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    Bem que podem é baixar os preços dos que têm 3GB.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Pois, pode ser que sim 🙂

      1. Avatar de Arkop
        Arkop

        Se baixarem os preços dos que têm 2/3gb de Ram e 16/32gb de rom, talvez em vez do redimi note 3 versão de 2/16 compro o de 3/32 pelo mesmo preço! Isso se fizerem esse desconto pelo verão! hehehe 😛

  2. Avatar de Sandro
    Sandro

    Eu se quiser um computador compro um computador. Um telemóvel com 1GB de RAM ainda está óptimo. Com 2GB está excelente. Para quê essa porcaria dos 6GB?

    1. Avatar de Luna Thomas
      Luna Thomas

      Daqui a uns anos vais mudar de ideias… Também o Bill Gates dizia “640K is more memory than anyone will ever need”. 😉

      1. Avatar de Sérgio J
        Sérgio J

        A questão não é daqui a uns a anos, é agora. Estes esquipamentos tem uma vida muito efémera. Nestes casos não podes olhar para o médio prazo.

        1. Avatar de Cardoso
          Cardoso

          Resposta correcta, pessoal que troca de telemóvel de ano sim ano sim… está preocupado com um telemóvel que dure 5 anos…

      2. Avatar de acs
        acs

        ele tem razão nem daqui a 2 anos 6 gigas serão precisos

        ha por ai muito computador/ptt com 4 gigas e corre bem sem lagar.

        se um telemóvel precisa de 6 gigas então os programadores andam a trabalhar muito mal.

        Único telemóvel viável com 6 gigas será um telemóvel tipo o da Microsoft 950 xl que dá para ligar a um monitor e teclado e funciona como um mini portátil. Mas leva com um SO que funciona bem sem ser um tablet mode. Android para tablets não vale nada muito menos para simular portáteis. IOS está feito para touch tb por isso sim posso afirmar que nos próximos 2 anos 6 gigas é um exagero e mesmo daqui a dois anos só se for para ter um telemóvel que dure 6 anos tipo portátil o que não é possível pois o telemóvel anda por todo o lado, cai ao chão e está ligado 24/7.

      3. Avatar de Benchmark do Surface Book
        Benchmark do Surface Book

        2015 e ainda tem gente que acredita nessa velha história de que o Bill Gates teria falado que 640K de memória RAM era o suficiente. tsc tsc

      4. Avatar de ZarkBit
        ZarkBit

        6GB de RAM para um telemóvel é um exagero, as aplicações móveis não são muito pesadas, e sinceramente julgo que ainda vá demorar até termos Catia ou SolidWorks para telemóveis lol. Tal como o Sandro disse e bem 2GB já está para além de muito bom.

    2. Avatar de Sérgio J
      Sérgio J

      Nap deves estar a referir-se a Android pois não?

      A muita memória é para compensar a fraca optimização do sistema operativo. Pode-se dizer que é devido à haver uma diversidade tão grande que obriga a isso. Sinceramente se compensarem isso com hardware não vejo pq não. Desde que os preços não reflitam isso.

      1. Avatar de Mylittlelife
        Mylittlelife

        O meu ANDROID e o da cara metade (2 aparelhos diferentes) devem ser duma fornada especial, são fluídos sempre a 60 fps, reagem ao toque imediatamente e ambos com 3 GB RAM fazem multitasking que inveja muitos PCs. Ahhh A Cara metade ja não abre um PC em casa faz semanas… lol e a navegar na web faz chorar muitos i3 / i5 que andam por aí fruto de muito melhor optimização.

        Mas ok, se tens essa opinião é porque deves ter muita experiência com modelos Android do preço dos iphone/Microsoft 950…. isso ou como muitos comparam Android <150€ ou muito antigos com outros SO em modelos de 700€. Eu também se tivesse um modelo de 150 euros chinês com Lag e comprasse um 950 novo ia achar que havia muita diferença.

        1. Avatar de Sergio J
          Sergio J

          Estava a responder ao Sandro. Referia-me ao facto de 1GB e aos 2GB chegar perfeitamente.

    3. Avatar de David
      David

      Tal como disse Luna Thomas, daqui a uns anos vão começar a ter 3GB por default, isto lá para 2020 (se continuarem a evoluir assim). Já em 2011 disse eu que 512Mb já era demais, depois peguei num com 1Gb e não queria outra coisa, agora tenho um com 2Gb e (para já) chega, é fluído, multitasking sem problemas, mas daqui a 1/2 anos espero já ter um com 3Gb 🙂

    4. Avatar de JC
      JC

      Como o Sérgio J referiu, essa necessidade prende-se com a má “qualidade” do SO Android ao nível da Programação, e também das várias apps que existem para Android.

      Eu não sou fã da Apple, mas o facto é que um iPhone com metade dos recursos de Hardware é mais fluido e dá menos problemas que um Android.

      Acho que a evolução de Hardware é positiva por ser uma “evolução” e a tentativa de levar a coisa cada vez mais além! no entanto, não se devia tapar o sol com a peneira, e as apps e os SOs para telemóveis já deviam começar a ser mais otimizados.

    5. Avatar de pedro
      pedro

      6gb de ram, depende do sistema.. se for windows ou android quanto mais melhor, principalmente windows que já se consegue transformar um smartphone num desktop
      agora para quem continua a usar um smartphone como um phone, tanto faz

      1. Avatar de JMMS
        JMMS

        Windows? O Windows Phone é super leve e corre fluidamente mesmo em smartphones com 512mb de ram… mais GB de ram só mesmo nos topos de gama e SÓ, APENAS, ONLY por causa do Continuum (ligar a um monitor e virar um PC)

    6. Avatar de Victor
      Victor

      para o android travar menos precisa de 6GB rsrs

    7. Avatar de Gabriel
      Gabriel

      Fala isso quando tu tiver puto que seu smartphone ta travando e 99 % da RAM está sendo usada blz?

  3. Avatar de Andr8
    Andr8

    Até podiam ter 600GB!

    Android vão continuar a laggar, e a não prender nada em multitask.

    1. Avatar de Arkop
      Arkop

      Andas habituado com tml de <50€? O android basta fazer um restauro de sistema a cada tanto tempo e funciona a 100%, para além de limpar todo e qualquer malware/adware/spyware e afins.

      1. Avatar de Renato
        Renato

        Lol, “basta fazer um restauro de sistema”… como se isso não fosse nada!

        1. Avatar de ....
          ….

          como se nunca o tivesses feito no iphone…

          1. Avatar de Sergio J
            Sergio J

            ?????

          2. Avatar de Sergio J
            Sergio J

            Respondendo melhor. No iphone só nos preocupamos em desligar o telefone ou a fazer restauros em casos de updates ou quandos fazemos jailbreak.
            Sabes há quanto tempo não desligo o telemovel?

          3. Avatar de Wistfultale
            Wistfultale

            Por acaso, agora que falas, só me lembro de fazer restauro a um iDevice, ao meu iPhone, durante todo o meu período de utilização de dispositivos da Apple. E fiz esse restauro porque quis fazer o downbrade para o iOS 6.1.3.

          4. Avatar de Wistfultale
            Wistfultale

            * downgrade

          5. Avatar de ....
            ….

            eu tenho um iphone. Quando saiu a ultima grande actualização se não tivesse feito o restauro, não me tinha livrado do lag. Fazer do iphone uma coisa que não é (infalível) é só parvo. É um utensílio como qualquer outro, sujeito a falhas como qualquer outro.

          6. Avatar de Tico
            Tico

            já agora uma questão, é possível instalar o sistema operativo do iphone num smartphone que vem com o android?

    2. Avatar de Boss
      Boss

      Essa já não pega! Arranja outra…

  4. Avatar de Realista
    Realista

    512mb funciona fluido, 1 Gb chega para tudo, 2 Gb é óptimo, 3 Gb já para para rodar um desktop a partir de um telefone. Isto claro no Windows Mobile… para android 100Gb não são suficientes para parar de lagar.

    1. Avatar de MrCardoso
      MrCardoso

      Nem mais!!!1

    2. Avatar de Francisco Franco
      Francisco Franco

      tens de tentar outra. essa já n pega.

      1. Avatar de Delta
        Delta

        O meu tablet Android não diz isso 1GB e sempre a lagar, com os 512mb do lumia não tenho problemas. O Android tem muitas vantagens mas têm que ver que em optimização perde feio.

  5. Avatar de David
    David

    Eu queria era telefones com 6 dias de bateria

    1. Avatar de Sérgio J
      Sérgio J

      Desliga a net, o gps e outras coisas que não tinhas quando eles duravam 6 dias e talvez o teu equipamento já os dure.

    2. Avatar de Ricardo Raimundo
      Ricardo Raimundo

      O meu voto vai para os 6 dias..

    3. Avatar de MLopes
      MLopes

      isso até eu queria! o prblema é que “a maltinha” olha mais para as especificações do que para a usabilidade e performance real

      1. Avatar de Miguel Nóbrega
        Miguel Nóbrega

        Pois é… se houver no mercado 2 telemóveis, um com mais specs e um com mais bateria, o pessoal compra o das specs.
        Portanto as marcas apostam nisso, infelizmente…

    4. Avatar de Victor
      Victor

      telefones tem mts agora telemoveis n
      rs

  6. Avatar de Pavlo
    Pavlo

    Ora nem mais seis dias melhor que seis gigas.

  7. Avatar de Flávio Ferreira
    Flávio Ferreira

    Com o meu zenfone 2 laser já me contento mas adorava ter o titan kkk

  8. Avatar de Carlos Gomes
    Carlos Gomes

    Mais RAM, mais consumo de energia, menor autonomia. Preocupem-se mais em dar suporte de software do que andar a meter RAM à doida.

    1. Avatar de Mylittlelife
      Mylittlelife

      mais RAM significa (indirectamente) processamento mais rápido, logo o cpu e ecrã entram em standby mais rápido e no final gasta-se menos energia. Além que podes fazer mais coisas ao mesmo tempo.

      1. Avatar de Marco
        Marco

        mais ram, significa mais chips/electronica que tem de ser alimentada. Podes poupar no processamentos do CPU mas gastas em energia que alimenta a RAM

        1. Avatar de Mylittlelife
          Mylittlelife

          nop, a maioria dos chips têm mais densidade (1 ou 2 chip com o dobro da capacidade), processo de fabrico mais recente e pequeno, mais velocidade e daí menos consumo.

          1. Avatar de JBM
            JBM

            O que referes implica um novo aparelho, nova tecnologia. Para o mesmo aparelho, mesma tecnologia de componentes, mais memória RAM implica mais consumo de energia da RAM. E esse aumento pode não ser compensado por poupança a outro nível.

      2. Avatar de JBM
        JBM

        mais RAM não significa processamento mais rápido, apenas menos latência a abrir outra aplicação/processo caso esteja em memória. Por isso sim, é muito possível que aumentar a RAM no mesmo aparelho aumente o consumo, pois consome mais permanentemente e o efeito positivo pontual de “ler” menos vezes do disco acaba por não compensar em muitas situações.

  9. Avatar de Full
    Full

    élá tanta RAM pra tar sempre nos 1G kkk
    A mim não me comem.

  10. Avatar de ultraman
    ultraman

    podiam era criar telefones com ecra á prova de quebra essa treta do Gorilla Glass é um fiasco!!!

    1. Avatar de Carlos Gomes
      Carlos Gomes

      Ou então criar pessoas menos desastradas, se calhar dava melhor resultado…

    2. Avatar de JBM
      JBM

      preferes ecrã de plástico que risca facilmente? depois em vez de substituir pelo ecrã partido é substituir por ecrã demasiado riscado que dificulta a visualização

    3. Avatar de ZarkBit
      ZarkBit

      Fiasco? Nem por isso, já alguma vez viste um pedaço de vidro que não quebra? É mais resistente, mas não é inquebrável, a não ser que queiras uma placa de titânio ou algo do género.

      ou melhor do que isso, compra um 3310 ou um 3330.

  11. Avatar de miguel
    miguel

    Mas ainda alguém vai nestas cantigas do specs? Ninguém quer super specs, mas sim um smarthphone optimizado, fluído e sem lags.

    1. Avatar de O Movimento Livre
      O Movimento Livre

      Finalmente. Isto aplica-se também nos PCs – já vi um Core 2 Duo a superar em performance o i3… Tudo por causa de falhas de optimização, drivers e descuido do utilizador.

  12. Avatar de Fabio
    Fabio

    A tendência é sempre aumentar para termos que comprar telemóveis novos. Por isso as apps ficam cada vez mais complexas e mais pesadas para dar ideia que os telemóveis antigos estão obsoletos. Mas uma necessidade de aumento assim tão grande é porque não há aproveitamento eficiente do SO. Basta comparar 1 telemóvel com Windows Mobile ou iOS de 1GB de RAM consegue ser tão fluido (ou mais até) que um Android de 3GB de RAM. E não sou nenhum fanboy, já utilizei os 3 SO’s, sendo que actualmente uso um Nexus 5

    1. Avatar de Romeu
      Romeu

      Meu rico Nexus 5 😉

      1. Avatar de Francisco Franco
        Francisco Franco

        +1 nexus 5 2013 aqui. mais fluído do que nunca com 6.0.1

    2. Avatar de Ftp
      Ftp

      Chega-se a um ponto em que custa mais optimizar o software do que aumentar o hardware, tão simples quanto isso.

  13. Avatar de Boss
    Boss

    Deixem-se disso e aprendam com a Apple!
    Metam 2GB ao preço de 6GB, com a optimização do SO o atual iOS e muito possivelmente o próximo correm com fluidez, nas atualizações seguintes, quando se arrastarem dizem que é por falta escassez de hardware e o pessoal compra um novo.
    Conclusão: gastam 2 e cobram 6, vendem mais ao garantir atualizações alargadas, voltam a vender quando os clientes repararem que o hardware é insuficiente, é só lucro! Não é por acaso que vendendo menos consegue lucros como ninguém!!!

    1. Avatar de Boss
      Boss

      *é por escassez

    2. Avatar de Marco
      Marco

      curioso que qd era cliente apple nunca senti isso. Comprei um iPhone e andei com ele 4 anos, comprei um samsung gama s (não te digo qual imagina) e ao fim de 2 tive de trocar porque não havia suporte (atualizações), n comprei nexus porque na altura não se vendiam cá.

  14. Avatar de Daniel
    Daniel

    O que hoje é de mais, amanhã irá fazer falta!!

  15. Avatar de Ricardo Santos
    Ricardo Santos

    Se for para dispositivos Android… faz sentido.

    O resto não precisa. São OS’s que sabem fazer gestão de memória como deve ser.

    1. Avatar de gFan
      gFan

      Correcção:
      Se for para dispositivos Android… faz sentido. Pois porque quem faz a gestão de memória és tu, num sistema multitasking.

      O resto não precisa. São OS’s que fazem a gestão de memória por ti.

  16. Avatar de Tony
    Tony

    Má notícia.
    Quanto maior for a RAM standard, mais os app developers se desleixam e não optimizam o uso ao máximo, o que fará com que os outros mobiles a menos de 6GB, se transformem em tijolos.
    Tive um Android 1.4 com o qual estive mais tempo satisfeito do que com um 4.0 ambos na ordem dos 150€
    Mas agora tudo mudou tenho um Lumia 640XL 🙂

  17. Avatar de Tiago
    Tiago

    Porque não, mas mais RAM só poderá ser útil para jogos mais avançados, quem sabe, um dia até já vamos poder jogar jogos tão bons como nas consolas ou nos PCs num smartphone 😛

  18. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Também partilho da ideia que 2 Gb e suficiente mas o Ideal são os 3Gb, neste momento tenho o P8 Lite 2 GB é muito fluido, mas vou comprar o Xiaomi Note 3 de 32 Gb mas com 3 GB, o Marques de Pombal quando projetou a Av. da Liberdade em Lisboa todos o chamaram de louco.

  19. Avatar de Ivone
    Ivone

    So kero ver ate a onde vao parar, 6GB é de mais!!!!!

  20. Avatar de Valter
    Valter

    No Android pode ter 64gb que ainda vai ser pouco.

  21. Avatar de Claudio Marcelo Eleoterio
    Claudio Marcelo Eleoterio

    Até que dá para baixar os de 3GB

  22. Avatar de Zenfone 2
    Zenfone 2

    O pessoal fala de lag como se fosse um problema do Android, há uns três anos atrás tive um galaxy ace esse sim tinha n lag, pus no fundo da gaveta e comprei um Lg Optimus g com 2 gigas de ram. A partir dai nunca mais vi o que era lag, este ano comprei o zenfone 2 com 4 gigas de ram também 0 lag. O hardware conta! vejo muita malta com iPhone 4s a queixarem.se de lag nos últimos updates.

    1. Avatar de Marco
      Marco

      ou seja, vens dar razão ao pessoal que o android precisa de mais RAM do que os concorrentes, mas depois falas num iPhone que tem carradas de anos.

      1. Avatar de Zenfone 2
        Zenfone 2

        E onde está onde eu disse o contrário? vocês é que dizem que os vossos não precisam! porque está super optimizado! depois levam uns updates e queixam-se!

        1. Avatar de JBM
          JBM

          o facto é que o iOS faz melhor gestão de memória e muitas das aplicações tendem também a ocupar menos memória, por isso sim, a necessidade de memória RAM no iPhone é menor do que no Android.

    2. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      Este natal oferecemos o portatil à minha filha (ja aprendeu que se se juntar dinheiro de prendas de anos e natal pode ter algo melhor). Ia comprar um portatil essencial à minha escolha, mas o vendedor lá me convenceu a comprar uma promoção de um mais fraquito que trazia um Zenfone 2 Laser. Escusado será dizer que ela ficou vidrada (ia herdar o meu 4S) e lá comprei. A mãe e a avó é que não gostaram muito da ideia. Mas tenho de dar o braço a torcer o telemovel até está jeitosinho, veremos como se irá comportar mais para a frente. Mas sinceramente gostei e ela até me deixou trazer o ipad para minha casa por uns tempos e nem tem perguntado por ele.

  23. Avatar de Luis
    Luis

    È o que eu digo ,qualquer dia temos de andar com uma torre de PC ás costas só para o hardware dos telemóveis .