Smartphones não precisam mais de 4GB de RAM, afirma a Huawei

65 Comentários

Os últimos anos têm mostrado que os fabricantes de smartphones estão a apostar no reforço do hardware, dotando-os de cada vez mais memória e processadores mais potentes.

A maioria concorda com esta política, apesar de nem sempre se mostrar realmente útil. A Huawei veio agora dar a sua opinião e mostrar que os smartphones não precisam de mais de 4GB de RAM.

smartphones Huawei


Foi o responsável pela linha P da Huawei, Lao Shi, que veio a público mostrar a opinião da empresa, revelando que o limite de 4GB de RAM nos smartphones é suficiente nos dias de hoje.

Segundo este responsável da marca chinesa, a presença de 6GB de RAM num equipamento é apenas um conforto que é dado aos utilizadores e que, na quase totalidade dos casos, esta quantidade de memória não é usada.

Para chegar a esta conclusão Lao Shi baseou-se em testes realizados pela Huawei com o seu processador Kirin 960 e que mostraram que a combinação de 4GB de RAM e 128GB de memória tiveram melhores performances que smartphones com 6GB de RAM, em testes de longa duração.

smartphones Huawei

Este responsável da Huawei acrescentou ainda que a experiência de utilização não depende da quantidade de RAM disponível, mas está diretamente relacionada com a qualidade do software e, ainda mais importante, da otimização que este tem.

A título de exemplo foi referido o iOS que, com menos RAM que os concorrentes, consegue ter uma melhor performance. Lao Shi referiu que este aumento desenfreado de RAM serve apenas para sustentar o aumento do preço dos equipamentos.

Apesar de contraditória, esta é uma posição que a Huawei parece tomar de forma firme. Já em 2015 tinha-se mostrado contra os ecrãs 4K nos smartphones e apenas agora, graças ao VR, é que começa a ponderar usá-los. Vamos a ver quanto tempo consegue a Huawei resistir a aumentar a memória dos seus smartphones.

Concordam com a opinião da Huawei? 4GB de RAM são suficientes?
Leia também:

Smartphones Android com 6GB de RAM estão a chegar

Comentários

65

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro
    Pedro

    Eu acho que o meu OPO com 3GB já é um exagero… Problemas de fluidez nem vê-los, quanto mais com 4GB ou mais

    1. Avatar de renato
      renato

      Lembro-me uma altura no meu primeiro computador, de ter um disco com 7GB, e do vendedor me dizer, que nunca mais ia precisar de espaço na vida. que era um absurdo de disco tão grande 🙂

      1. Avatar de José Carlos da Silva
        José Carlos da Silva

        Aconteceu-me há uns bons anos comprar uma pen de 256MB (megas mesmo), na altura em que a grande maioria tinha 16 e 32. E havia alguns corajosos com 64MB. Na altura foi caríssima, mas durou uns largos anos.

        Também me disseram que eu era doido. E perguntaram para que queria uma pen com tanta capacidade eheh

        1. Avatar de gomes
          gomes

          me corrija se estou errado mas memoria RAM nao tem muita relacao com espaço de armenamento nao, meu magalhaes tem 2g de ram e 1 tera de disco. caes e gatos, sao animais mas sao diferentes e fazem coisas diferentes

    2. Avatar de alienflowerx
      alienflowerx

      inchem !!!
      thats why at the end of the day…iphone.
      de que adianta a ponte ter15 faixas á entrada do garrafão , se depois tem só 3 .
      é o equilibrio (arquitetura do sistema e do hardware) que importa
      Adoro ter razão.

    3. Avatar de alienflowerx
      alienflowerx

      inchem !!!
      thats why at the end of the day…iphone.
      de que adianta a ponte ter15 faixas á entrada do garrafão , se depois tem só 3 .
      é o equilibrio (arquitetura do sistema e do hardware) que importa
      Adoro ter razão.

      1. Avatar de Vasco Lopes
        Vasco Lopes

        Razão??? Que piada!!! A tua marca favorita dizia que não era necessário mais do que 512MB e agora já vai nos 2GB. Cresce e aparece

        1. Avatar de W00T
          W00T

          A marca favorita também dizia que era um absurdo telemoveis com mais de 3,5″ 🙂

        2. Avatar de RuiZ
          RuiZ

          QUANDO é que disse isso?

        3. Avatar de APereira
          APereira

          Se bem me lembro nos finais dos anos 80 o tio Bill da Microsctoch dizia que 512Mb de RAM era mais do que suficiente para um computador e que nao iriamos necessitar de mais.

          Qualquer forma, para a realiade daquela altura ele estava mais do que certo.

          Da mesma forma que a Apple estava quando disse isso, da mesma forma que a Huawei está certa hoje.

          Nao quer isto dizer que amanha continue a estar certa, mas hoje está.

        4. Avatar de Rui Sousa
          Rui Sousa

          Source?

  2. Avatar de censo
    censo

    pois, depende. este tipo de análise é muito redutora e subjetiva.

  3. Avatar de Pedro
    Pedro

    Pois, ele disse muito bem. É preciso software com qualidade.
    Desde o SO até as próprias apps. Se não forem bem pensadas podem ser sugadores de recursos (ram, cpu e bateria)

  4. Avatar de bikes
    bikes

    «A título de exemplo foi referido o iOS que, com menos RAM que os concorrentes, consegue ter uma melhor performance.» Esclarecedor este senhor Lao Shi.

    1. Avatar de V.T.
      V.T.

      É verdade, o melhor software no pior hardware… assim é o iPhone que vocês ceguinhos pagam e ainda se bajulam.

      1. Avatar de Gustavo Dezen
        Gustavo Dezen

        E que o senhor paga por devices com altas configurações, que nem as usam?! Quem é o ceguinho mesmo?

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          São ambos cegos. PONTO. A partir do momento em que tentam defender o indefensável já desceram pra divisão dos “limitados”.

      2. Avatar de APereira
        APereira

        É verdade, o melhor hardware com o pior software…assim sao todos os equipamentos Android que voces ceguinhos pagam e ainda se bajulam.

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Podes definir cego sff?
          É que o que pagam por um iphone eu compro Androids durante 10 Anos…e no final destes 10 Anos terei de certeza absoluta um telefone melhor que o iphone 7.
          O mais incrível..é que ainda não vi nenhum utilizador de Topos de gama (independentemente da marca) fazer algo que eu não faça.
          Chamem-me o que quiserem, mas gostava de ouvir uma boa explicação que realmente justifique o investimento.
          (e sim….podia ir a uma loja e comprar um Iphone, um Mac e um ipad que ainda assim no fim do mês teria $ de sobra, felizmente).

        2. Avatar de APereira
          APereira

          @Hugo,

          Calma, a ideia foi ser sarcástico com o utilizador lá de cima (@V.T) e nao tocar nessa tua ferida.
          Por isso peco desde já desculpa por nao ter tomado atencao a isso e te ter magoado.

          Sinceramente até nem gosto de andar com discussoes acerca de qual é o melhor ou o pior, principalmente porque no final de contas quem gasta o dinheiro sou eu e quem ganha com isso é a marca onde eu enterrei o meu dinheiro.

          Eu também posso dizer que com o dinheiro de um Bentley compro um carro novo durante 10 anos e no final desse tempo tenho um carro melhor que qualquer Bentley mas… isso é mesmo verdade?
          É, em parte é…porque eu enquanto utilizador e relativamente aquilo ao que dou valor num carro o que tenho serve os propósitos e na verdade também nunca vi alguém a ser transportado num Bentley que fizesse algo diferente de mim nem tao pouco ouvi falar de um Bentley que tenha ido onde mais nenhum carro foi até hoje mas…será que eu nao gostava de ter um Bentley nem que o tivesse de manter durante 10 anos?
          Claro que gostava…e nao tenho porque?Porque nao tenho dinheiro para isso.

          E quando digo que nao tenho dinheiro para isso refiro-me nao a nao ter capital suficiente para o adquirir mas sim ter mais onde gastar esse capital porque para mim outras coisas sao mais importantes.

          Posso dizerte que por norma ando sempre com 2 telemoveis, por norma a minha escolha um é Android e o outro é iOS e que todos os anos sao substituididos.
          Qual dos dois é o que prefiro usar?iOS sem margem para dúvidas…

          Pode ser chato, nao dá para costumizar como o Android, nao posso instalar apps de fora da Appstore(a menos que tenha jailbreak) mas o que é certo é que se contar o numero de vezes que ambos me deixaram ficar mal…Android é largamente uma dor de cabeca.

          Podes dizer que nunca tiveste problemas e que iOS nao presta…
          Eu também já tive Fiat e nunca tive um único problema, e tu claramente nunca usaste iOS para além da parteleira da Fnac.

          E agora, acho que é melhor ires limpar e desinfectar essa ferida pois estive quase todo o dia a trabalhar e estudos dizem que os telcados sao mais sujos que uma sanita, logo consequentemente o meu dedo nao deve de estar melhor.

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            Ferida? Eu estou bem resolvido felizmente, parece é que há aí muita gente que passa a vida aziada.
            Conheço malta que tem TT’s e A7’s e não me passam o dia a lixar a cabeça porque o meu é inferior. Percebes onde quero chegar? Acho muito bem que comprem o que bem entenderem mas fazia-lhes bem até à própria sanidade mental serem mais condescendentes.
            Nunca disse que iphone era mau, antes pelo contrário. E sim, já usei IOS (não fiquei com a mínima vontade de estoirar 800€ no que vi). Comprei o 5S já há um bom tempo e foi para oferecer.
            Tal como disseste, cada qual enterra o ordenado onde bem entender, mas é um facto o que se passa actualmente com a nossa sociedade e, inclusivé muitos frequentadores deste site, a carneirada quer da Apple quer Samsung ou outra marca qualquer não são um mito. São “manadas” de pessoas a “contar trocos” para comprar smartphones topos de gama, sem sequer saberem sequer se lhe vão dar utilidade.
            Mas pronto…têm o status que os “cegos” não têm LOL
            Em relação à desinfecção bla bla e fnac e essas tretas nem vou comentar. Já vi que és daqueles que é muita bruto “na net” e ainda és capaz de deitar o candeeiro ao chão LOL

          2. Avatar de APereira
            APereira

            Comecaste muito bem por dizer que há muita gente aziada por aí, e pelo que me quer parecer tu és um deles, caso contrário nao vinhas logo a correr muito com a tua ferida a jurrar sangue, qual fonte…
            Nitidamente o meu comentário foi apenas fazer o trocadilho do que o outro user disse, tanto me faz que gostem ou nao da Apple, Samsung ou qualquer outra marca, infelizmente nada ganho com isso por isso é igual.
            Quando dizes que estás resolvido, também se nota que no fundo tens aí um pouco de indecisao, caso contrário nao irias sentir a necessidade de vir aqui comentar e justificar a tua escolha de compra de equipamentos mais baratos.

            Pareces aquela malta que “Ah e tal nunca na vida compraria um telefone de 800Euros”, mas no dia em que se apanham com algum dinheiro no bolso a primeira coisa que vao fazer é precisamente isso…adquirir um telefone de 800Euros.

            Só na cabeca de alguém com uma mente muito reduzida(ja para nao chamar cerebro de galinha, pois seria uma ofensa para as galinhas) é que acha que um telefone lhe dá status.

            Quanto ao resto, fui bruto? Desculpa…foi sem intencao… prometo que tentarei que nao volte a acontecer.

    2. Avatar de Cortano
      Cortano

      Se tivermos um equipamento que não faz nada, que é altamente limitado em termos de versatilidade, até pode ter só 512 MB

      1. Avatar de APereira
        APereira

        Certamente que nunca usaste um iPhone, aconselho a que vás a loja e compres um ao invés de usar o que está no expositor durante 2 minutos e dizer que nao presta.

    3. Avatar de Hugo
      Hugo

      Melhor performance ?
      Cm assim?
      A RAM permite te ter + tarefas abertas em 2º plano , se tiveres – n n vais poder ter tantas coisas abertas.
      Agr se OS consume – RAM melhor ms n quer dizer que é melhor, qnd a tantos correntes e mts que tem um CPU cm mt + horsepower e + eficiência do que os do iPhone

  5. Avatar de Str
    Str

    E 4 para um telefone já é um exagero. Há computadores com metade dessa RAM que trabalham muito bem

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Também não abuses lol
      Qualquer pc com windows 7 já consome 1.5Gb de ram só em idle.
      E jogos já os há que consomem os 8Gb de ram.
      Trabalhar bem é relativo. O meu raspberry com 1Gb de ram e linux trabalha bem 😛

  6. Avatar de V.T.
    V.T.

    Concordo perfeitamente, e se a Huawei diz, quem sou eu para dizer o contrário?

  7. Avatar de Marcos Silva
    Marcos Silva

    so vou dar um comentario.
    spotify
    clash of clans…
    e screen recording
    esqueçam a ram…

  8. Avatar de Marco Marques
    Marco Marques

    Também já ouvimos alguma dizer que não precisávamos de mais do que uma Floppy Disk… parece que não aprendem..

  9. Avatar de Fandy
    Fandy

    se a huawei tivesse o poder de colocar tendências no que diz respeito aos smart phones já já as fabricantes acatariam a ideia

  10. Avatar de marco
    marco

    Inspiração: Bill Gates

  11. Avatar de muted
    muted

    off topic: já saiu hoje atualização para o nougat no s7 edge em portugal

    1. Avatar de slyzer
      slyzer

      lol
      Obrigado pela informação 😛

    2. Avatar de miguel
      miguel

      Obrigado pela dica… tentei no meu S7 e também já tinha a atualização disponivel.

  12. Avatar de Ricardo Alves
    Ricardo Alves

    Maior parte da malta, parece que não leu o artigo em condições “4GB de RAM nos smartphones é suficiente **nos dias de hoje**”. Não falou que é o suficiente para sempre mas sim, para os dias de hoje, chega e sobra!

    1. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      A malta não quer entender. Quando se diz que não se vai precisar mais do que X GB ou X TB seja de que memória for, fala-se num contexto. 4 GB RAM chegam hoje em dia para tudo num smartphone e 8 GB RAM num PC Windows para a grande maioria, 16 GB RAM nos exageros para jogos e trabalhos domésticos.

      No mundo Android o desperdício de RAM vem das apps que teimam em permanecer na RAM mesmo sem estarem a ser usadas ou com push desligado. Eu tenho cerca de 300 MB RAM usados por apps que uso 1x/mês e não tem serviços de push (ou estão desligados). Estão aí porque a Google permite que o façam.

      1. Avatar de Luiz
        Luiz

        Vai procurar saber como funciona o gerenciamento de memória no Android antes de falar asneiras.

        1. Avatar de Belmiro
          Belmiro

          As “asneiras” estão à vista por qualquer utilizador Android. Se a teoria se aplicasse na prática, o consumo de bateria, CPU e RAM seriam outros.

          Mas como as teorias são muitas, e os maus programadores são os que mais abundam, a prática está à vista.

          Nesse sentido o iOS está muito melhor estruturado e a Apple deixa a trela curta aos programadores teóricos.

          1. Avatar de AFontes
            AFontes

            Luiz, com 4GB não tens grande problema com a gestão de memória nos dias de hoje, eventualmente o userspace lmk vai entrar em acção mais vezes mas não tens grandes problemas, atualmente.
            No futuro quando as apps e os próprios OS começarem a ocupar mais RAM e o daemon estiver constantemente a ser executado em paralelo e sem memória para o garbage collector ai sim será um problema.

            @Belmiro Não tem apenas a ver com isso, a questão não é assim tão simplista.

  13. Avatar de Vasco
    Vasco

    Concordo e discordo. Concordo porque a programação devia ser optimizada para usar bem a memória. Discordo porque o que eu quero na realidade é poder ter um smartphone que cumpra os seguintes requisitos: Servir de comando universal, servir de máquina de desenvolvimento de aplicações, poder desempenhar a função de servidor ainda que algo modestamente, ser um centro de entretenimento multimédia, poder instalar todo o tipo de aplicações e de jogos, e principalmente ligar-se a todos os dispositivos de reprodução e interfaces de visualização que existem, desde os óculos VR até á TV da sala. O futuro do smartphone é substituir por completo o tablet, o notebook e o arcaico e estáctico mono -desktop- que temos na secretária. E substituir com categoria! Não me parece nada que 4 GB de RAM sirvam para tanto.

  14. Avatar de Rui
    Rui

    Mete-me um bocado de confusão ver telemóveis com necessidade de mais memória do que um computador de secretária ou mesmo um portátil! Secalhar já era tempo de melhorarem o SO, digo eu!

    Outra coisa que parece que os comentadores não perceberam a dica, quando o responsável da Huawei refere que os telemóveis actuais não precisam de mais do que 4Gb de memória, não está a dizer que nunca mais os telemóveis vão precisar do que mais de 4 Gb, o que ele está a dizer e percebendo ele muito bem de marketing, interessa que os utilizadores sintam a necessidade de trocar de telemóvel todos os anos ou mesmo de 2 em 2 anos, por isso é que não apostam em mais do que 4Gb 🙂

  15. Avatar de Miguel
    Miguel

    E tem muita razão. O que falta nos smartphones é o mesmo que falta nos computadores, optimização. A optimização não interessa muito porque poderia estancar o mercado de hardware.
    Dos melhores exemplos de optimização, podemos ver as consolas, que correm jogos de maneira impossivel a Pcs com settings equivalentes.

  16. Avatar de chicosoft
    chicosoft

    O Bill Gates tb chegou a afirmar que 128Mb de memoria era mais que suficiente e nunca seria necessário mais….

    1. Avatar de EC
      EC

      Esta afirmação é falsa. Quanto muito podias ter escrito 640 Kb de RAM, mas é na mesma um mito urbano informático mais antigo que conheço!
      Segundo o próprio:
      “I’ve said some stupid things and some wrong things, but not that. No one involved in computers would ever say that a certain amount of memory is enough for all time … I keep bumping into that silly quotation attributed to me that says 640 K of memory is enough. There’s never a citation; the quotation just floats like a rumor, repeated again and again.” – https://en.wikiquote.org/wiki/Bill_Gates

  17. Avatar de Jonithu
    Jonithu

    É incontornável que os equipamentos sejam cada vez + potentes e detesto limites quando os únicos que podem limitar, são os fabricantes de hardware. O software acompanha se souber ou fica p/ trás e nós agradecemos ter à disposição equipamentos potentes, porque as exigências serão sempre proporcionais. 😉

  18. Avatar de AFontes
    AFontes

    Falar em Android e dar exemplo do iOS é no mínimo estúpido ainda para mais vindo de um responsável de uma grande marca, em Java existe um gestor de memória Garbage Collector que faz com que seja necessária maior quantidade de memória RAM, talvez o senhor deva ir rever a matéria de ambientes virtuais de execução, para além do fato de que as aplicações estão a ficar cada vez mais pesadas. Se procurarmos um equipamento somente para o presente, não existe problema e os 4GB são suficientes, mas se quisermos algo para o futuro (que em tecnologia não é assim tão distante) esses 4GB poderão ser um problema.-
    Eventualmente não interessa à Huawei que os seus clientes mantenham os seus equipamentos por muito tempo, interessa a renovação.

  19. Avatar de Bruno
    Bruno

    A capacidade de memória é muito relativa, já foram referidos vários exemplos aqui. O que hoje é absurdo amanhã pode não ser. Até porque é perceptível que cada vez mais os softwares /jogos/ apps /programas não mais pesados no que toca a capacidade.

  20. Avatar de Rui
    Rui

    Acho que o PPLWARE tem de ministrar uns cursos de interpretação de português. Muitos leitores não conseguiram perceber o que disse o senhor da Huawei 🙂

  21. Avatar de Carlos
    Carlos

    O meu Wiko Rainbow com 1GB de Ram e Android 4.3 Kitkat, costuma encravar-se de vez em quando…

  22. Avatar de Gabriel Águas
    Gabriel Águas

    Em parte concordo, tenho um op3 e só ocupa no máximo 3 – 3,5 com as apps que uso incluído Facebook, mas ter 6 dá sempre um conforto em saber que não preciso de trocar de smartphone tão cedo.

    1. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      Se não fizerem mais ROM para ele, oficiais ou não, até podes ter 16 GB RAM.

      Ao trocares de aparelho estás a trocar todos os componentes por uns mais actuais e não só a RAM ou SoC. Daí que um utilizador que agora precise de 4 ou 6 GB RAM será alguém que usa muito, daí que em 2 anos vai achar que o SoC ou ecrã já não passam nas medidas.

      1. Avatar de Gabriel Águas
        Gabriel Águas

        Sim concordo, o ecrã e o soc são coisas que estão sempre a evoluir, falo por mim que eu sinto sempre a necessidade de mudar para algo melhor, claro que sempre analisando bem se vale a pena a troca.

  23. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    O Bill Gates também disse que 640kb de RAM era mais do que suficiente…

    1. Avatar de Hugo
      1. Avatar de Rui
        Rui

        Na altura ERA !

  24. Avatar de Golden
    Golden

    Tenho de concordar que hoje em dia serve o mais que suficiente 4Gb RAM, no Android quanto a RAM notei sim alguma diferença significativa quando passei de 2GB RAM para 3GB RAM, mas quando passei de 3GB para 4GB não notei diferença nenhuma pelo menos até à data.

    Se vai fazer diferença daqui por 2 ou 3 anos 3GB para 4GB e para 6GB já não posso dizer o contrário, o mais acertivo é que se este mundinho das aplicações e a evolução das câmaras do smartphones não se alterarem muito dos parâmetros que usam hoje em dia 4GB RAM está para durar uns bons anos.

  25. Avatar de joao
    joao

    Comprem um Huawei comprem, tem uma backdoor discarada. E digo isto por experiençia própria, não porque li nas notícias que sairam sobre o assunto, isto tá bonito tá.

    1. Avatar de Nitroglycerine
      Nitroglycerine

      Os adquirentes vão poder exportar dados para a Xina? Se calhar é um negócio com futuro…
      Talvez um negocio da Xina…!

  26. Avatar de José
    José

    Utilizei durante anos dois topos de gama da Samsung. Nunca tive nenhuma limitação de uso. Estou neste momento com um staraddict 6 de 139€ e francamente faz exactamente o mesmo dos topos de gama. Não vejo grande diferença que justifique o guito, as specs fantásticas dos outros, etc.

  27. Avatar de JOSE CARLOS SANTOS DE FREITAS
    JOSE CARLOS SANTOS DE FREITAS

    A Huawei está correta, meu aparelho também de uma marca chinesa, com apenas 1 GB de memória RAM, não chega a usar 100 por cento dela com o Android 6, portanto não há necessidade de uma memória maior que 4 GB…

  28. Avatar de Beto
    Beto

    Acredito que ainda seja melhor ter hardware melhor com muita RAM e GPU !!
    Pois todos esquecem que independente de qualidade. Tudo evolui e precisam de consumir mais e mais……. !!
    Assim acredito eu que se vc tiver muito dos dois não precisará ficar trocando de smartphone todo ano !!!
    Como acredito que é o que a grande indústria quer !!
    E claro que quanto as bateria. O dia em que as industrias investirem em carregamento wireless aí sim, não importará quantos milhanper tem elas !!

  29. Avatar de Rui
    Rui

    Os Srs. da Huawei, são os mesmos que vendem smartphones com 512 mg de ram ?
    Deviam era por começar por aferir qual a ram mínima para um smartphone, pois vender smartphones com 512 de ram do meu ponto de vista devia ser crime.
    Isto sem falar que muitos modelos da Huawei nunca viram updates do Android durante a sua existência.

  30. Avatar de Augusto
    Augusto

    Ena ena!
    Para os dias de hoje RAM num Android nunca é demais na maioria das marcas ,trazem aquelas apps irritantes de fábrica que consomem quantidades absurdas de ram, jogar um joguinho pesado enquanto fazes streaming ou gravas e escutas um som por si só já te leva a RAM toda se for preciso.
    Já utilizei montes de marcas de smartphones , mas por estranho que pareça nunca utilizei um Huawei destes mais recentes tipo P8 ou assim, o senhor pareceu me muito confiante.

  31. Avatar de mgiuyug
    mgiuyug

    Sei de uma pessoa a quem o vendedor lhe disse que computador tinha 40MB de disco e lhe chegava para a vida inteira (por volta de 1990)

    Na altura podia fazer sentido. Hoje não faz nenhum.