Utilização excessiva do smartphone pode desenvolver novo osso no corpo

28 Comentários

Todos os dias ouvimos falar em perigos na utilização excessiva dos smartphones. Além da parte psicológica, a forma como usamos os nossos smartphones e outros dispositivos móveis podem causar transformações no corpo humano.

Recentemente uma equipa de cientistas australianos, revelou que algumas pessoas estão a desenvolver um osso acima do pescoço.

Utilização excessiva do smartphone pode desenvolver novo osso no corpo


Com a utilização excessiva dos smartphones e a respetiva má postura, o nosso corpo começa também transforma-se e a adaptar-se a essas posições. Uma equipa de cientistas australianos referiu recentemente que estamos a desenvolver um osso acima do pescoço, por estarmos sempre curvados a olhar para o pequeno ecrã.

Utilização excessiva do smartphone pode desenvolver novo osso no corpo

De acordo com o jornal espanhol “La Vanguardia”, os mais afetados são os homens com 67% da probabilidade de desenvolverem este osso. No âmbito da investigação, os investigadores observaram radiografias da coluna cervical lateral, de pessoas entre os 18 e 30 anos, e descobriram 218 casos com este problema, batizado de “protuberância occipital externa”. Dessas 218 pessoas, 10% já tinham o novo osso com pelo menos 2 centímetros de comprimento.

Segundo o JN, a cabeça humana, que pesa cerca de 4,5 quilogramas, ao ser inclinada para a frente, para se ver o ecrã do dispositivo, exige uma força adicional do pescoço. Esse esforço prolongado faz com que o corpo humano construa novos tecidos ósseos para suportar a massa. O maior osso encontrado foi de 3,6 centímetros num homem, e 2,7 centímetros numa mulher.

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel S.
    Miguel S.

    Obrigado pela notícia, seria possível serem postos links para as sources de onde a informação foi retirada?

      1. Avatar de Miguel S.
        Miguel S.

        Sim, obrigado.

    1. Avatar de Joaquim Alcobia
      Joaquim Alcobia

      @Miguel, tiraste-me as palavras da boca, é que:
      “(…)e descobriram 218 casos com este problema(…)”
      Mas 218 em quantos?
      É que 218/500 ou 218/1000000 são resultados completamente diferentes.

  2. Avatar de psikin
    psikin

    Pensava que o 1º de Abril já tinha passado…

  3. Avatar de Eu
    Eu

    A profissão do futuro é mesmo a Ortopedia.
    Tratar das costas/pescoço e das artrites das mão, tudo fruto das tecnologias.

    1. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      Concordo plenamente com o que afirmou.

  4. Avatar de Spoky
    Spoky

    Quem tiver osteoporose pode ficar contente, vai lhe nascer novos ossos nas pernas, nos braços e no pescoço!

    1. Avatar de Bryan
      Bryan

      Tens tanta piada..
      Se te acontecesse a ti, queria ver se continuava com essas brincadeiras.
      Piadas de mau gosto!

      1. Avatar de Spoky
        Spoky

        Entende uma coisa, Humor Negro funciona dessa forma. Duvido muito mesmo, duvido mesmo muito que não gozes com coisas piores! Toda a gente goza, uns mais que outros, outros menos, não me venhas é com conversas de zé da franga.

        Não é por fazer uma piada, que não acho algo sério. São coisas parcialmente diferentes.

        1. Avatar de Bryan
          Bryan

          Não, não gozo com essas coisas porque pode acontecer a qualquer um..
          Como é que achas que uma pessoa a ler isso ficaria, tendo esse problema?
          E sim, eu sei o que é humor negro mas me rir arrependo me logo é não faço espetáculo..

          1. Avatar de Flávio Lopes
            Flávio Lopes

            Atenção ao politicamente correcto pois n existe forma de agradar a tds. As piadas existem para quem achar piada nelas. É resumindo teve piada bem postado. Quem n gosta segue para o comentário seguinte

          2. Avatar de S
            S

            Oh ta calado oh santinho. Se tens problemas pira-te da internet que não é lugar para ti.

      2. Avatar de Joao
        Joao

        Mas não há problema do nascimento do osso.
        Pelo contrário, há uma adaptação do organismo a um estilo de vida. O que significa que o corpo está a responder de forma correcta. Diferentes sociedades desenvolvem características associadas ao seu mode de vida.

  5. Avatar de Joao
    Joao

    Porque não vê-lo como o desenvolvimento e adaptação evolutiva do corpo à realidade atual?

    Quando passamos de quadripedes a bípedes, houvesse na altura estudiosos, também teria sido considerada má postura!!!

    1. Avatar de Melão Papaya
      Melão Papaya

      Por algum acaso foi comprovado em diversos estudos que temos problemas na lombar por sermos bípedes. Muitos pré-hominideos com má postura

  6. Avatar de de mal a pior
    de mal a pior

    Deverá ser baptizado osso da inteligência, penso assentar bem para a situação em causa!

  7. Avatar de Dav
    Dav

    Por acaso ando com umas dores estranhas por cima do pescoço………

  8. Avatar de Fábio Cunha
    Fábio Cunha

    A tal história de se esquecerem que a humanidade lê livros e jornais na mesma posição de usar o smartphone…

  9. Avatar de techdani
    techdani

    Viva,
    Têm erros no artigo – não se trata de um novo osso, mas no alargamento de uma parte de um. A protuberância occipital existe em todos nós, o que o estudo aborda é a possibilidade de este se alongar mais que o habitual como forma de adaptação. Não se trata de um novo osso.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      É o desenvolvimento de um “novo” osso. (obviamente não irá nascer outro, mas sim uma mudança nos que existem).

      1. Avatar de met
        met

        Não, não é um “novo osso’. É mais osso. É muito diferente. E não tem nada que ver com a coluna, é na parte e trás do crânio… Normalmente faz um bom trabalho, mas esta notícia está muito patusca, hehe.

  10. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Se soubesse o que sei hoje tinha tirado era um curso de Fisioterapia.Esta é que é a profissão do presente e do futuro !! Da maneira que as pessoas andam hoje a Fisioterapia é uma mina de ouro.Então aqueles que trabalham em clínicas de luxo o que eles hão-de ganhar !! Nem se fala.

  11. Avatar de eu mesmo
    eu mesmo

    só o membro reprodutivo não cresce de maneira nenhuma, só pendurando o telemóvel… já vi…

  12. Avatar de Alfie
    Alfie

    Sou um leitor de livros compulsivo desde menino. A minha posição de leitura é semelhante à dos utilizadores de smartphones. E agora ao fim de muitas e muitas dezenas de anos fartei-me de apalpar (o pescoço, claro) e sinto-me defraudado: não tenho o osso. Tenho que ir já ao médico, está qualquer coisa mal!
    Ou será que é no dedo que cresce o osso de tanto raspar no ecrã?

  13. Avatar de Zé Duarte
    Zé Duarte

    Agora nascem ossos para se adaptar ao estilo de vida? Engraçado que nunca ouvi falar de casos em que nasceram ossos a pessoas que têm uma perna ou braço partido. Prioridade do organismo é que consiga estar 24h a olhar para o smartphone.

  14. Avatar de anon
    anon

    Homo estupidus?