Librem 5: Vem aí um smartphone com Linux “puro”

69 Comentários

Há quem diga que o mercado dos dispositivos móveis está fechado ao Android e ao iOS! Com a morte anunciada do Windows 10 mobile, será que haverá espaço para outros sistemas terem sucesso neste segmento?

Recentemente foi lançada uma campanha de Crowdfunding para um smartphone Linux “puro” e, curiosamente, o objetivo foi alcançado.

Librem 5


Chama-se Librem 5 e é um smartphone que tem como principal foco a segurança e a privacidade dos utilizadores. Através de uma campanha de Crowdfunding, a norte-americana Purism, empresa que comercializa computadores que trazem software livre e de código aberto instalado, vai mesmo avançar para a produção de um smartphone com Linux “puro”.

Por omissão, este equipamento traz como sistema operativo o PureOS, que tem como base o Debian Linux, mas podem ser instaladas outras distribuições. Segundo a empresa, comparativamente ao iOS da Apple ou ao Android da Google, o PureOS garante muito mais segurança e privacidade.

E em termos de especificações?

De acordo com as informações, este equipamento terá as seguintes especificações:

  • Ecrã touchscreen de 5″
  • SoC i.MX6 ou i.MX8
  • Interface multifuncional
  • RAM: 3GB LPDDR3
  • Memória de armazenamento: 32GB eMMC
  • slot MicroSD
  • Câmara frontal e traseira
  • Suporte para as redes móveis 2G, 3G e 4G (LTE)
  • Bluetooth 4.0
  • Sistema “kill switch”, botões físicos para ativar e desativar interfaces (Wi-Fi, Bluetooth e redes móveis)

Este equipamento estará também preparado servir como Desktop, podendo o utilizador ligar um monitor, teclado e rato.

Veja o Librem 5 em vídeo…

E o preço?

O preço previsto para a comercialização deste smartphone com Linux puro rondará os $599. A sua comercialização apenas deverá acontecer em 2019.

Comentários

69

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Umx
    Umx

    Ok, e as apps?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Deve ser tudo open source

      1. Avatar de Anónimo
        Anónimo

        Se as houverem…

      2. Avatar de x
        x

        Opensource doesn’t mean openprice.

    2. Avatar de AiOGajo
      AiOGajo

      Estão na loja da Microsoft.

    3. Avatar de Pedro Gonçalves
      Pedro Gonçalves

      Todo o repositório ARM da debian! Chega?

      1. Avatar de Joao
        Joao

        não vejo muita utilidade nesse repositorio num smarphone.

        1. Avatar de Pedro Gonçalves
          Pedro Gonçalves

          Já houviste falar em Maemo, Meego, Jolla, … tem mais que utilidade… aliás, serve de base para quase todas as apps que vês hoje em dia.

          1. Avatar de Joao
            Joao

            E o que tem isso a ver? Eu no telemovel quero whatsapp, google maps, uber, a app do meu banco, ecooltra, RSA token…

          2. Avatar de Pedro Gonçalves
            Pedro Gonçalves

            @Joao – no comments… falas sem saber, nem mereces resposta…

          3. Avatar de Carlos
            Carlos

            Não, não ouvi.
            Mostra lá onde é que estão os telemóveis com qualquer um deles numa loja aqui em Portugal que é onde a maior parte das pessoas, tipo 99,99%, compram os telemóveis.
            E se insistes, tem app da Emel? As da Via Verde? A da Carris?
            Pois, bem me parecia que não.

      2. Avatar de 34
        34

        E estará tudo preparado para pequenos ecrãs?
        Ou haverá algum mecanismo bom de adaptação?

    4. Avatar de Rafael
      Rafael

      qualquer app que tenha pra arm.
      e desenvolver um programinha com webview pra messenger e facebook é 2 toque

  2. Avatar de Joao
    Joao

    Portanto…pretendem lançar em 2019 um smartphone com specs de 2015 e cobrar 600USD pelo aparelho. E isto como forma de lançar um OS novo (ou sem qualquer tipo de expressão) no segmento mobile.
    Sou só eu ou cheira a fiasco por todos os lados?

  3. Avatar de KaYs3r
    KaYs3r

    Infelizmente, é mais um projecto para morrer pouco tempo depois de iniciar…

  4. Avatar de José Carlos da Silva
    José Carlos da Silva

    Um preço algo elevado, e um design e UI de sistema um quanto ultrapassados, não?

  5. Avatar de Paulo
    Paulo

    linux e só para nerds, quem e que iria terminal no tlm para instalar apps? Mais vale comprar iphone ou android com apps e devidamente optimizado

    1. Avatar de 3mleao
      3mleao

      Desde à muitos anos que existem apps para instalar apps em linux, para alem disso um “sudo apt-get install xpto” ou “sudo pacman -S xpto” no terminal também não é tão dificil assim.

    2. Avatar de Um gajo qualquer
      Um gajo qualquer

      Hahahaha aposto que deves ter menos de 18 anos e só usou Windows no PC, no linux não precisas de terminal para nada, antigamente era verdade que era dependente do terminal, mas isso ate mesmo o Windows começou a depender muito do MS-DOS e hoje tanto no Windows tanto no Linux não precisas de terminal, o terminal é mais visto no Linux por causa de utilizadores já com muitos tempo de experiência, o mesmo para Windows, quem tem muita experiência usa o PowerShell ou a linha de comandos, mas isso tal como disseste é os “nerds/profissionais” que usam para utilizador comum esta tão bom quanto Windows, minha mae desde que mude de Windows para Linux é raro ela ter um problema, e quando tem é simples, em relação ao adaptar tens de ver que pouco a pouco as apps estão a começar a ter o mesmo formato dos sites, que se auto ajustam ao dispositivo, o Windows 10 é um bom exemplo, Linux também esta a começar a fazer isso

    3. Avatar de Pedro Gonçalves
      Pedro Gonçalves

      “Alfa Romeu?! Isso gasta muita gasolina. Quem é que compra um Alfa Romeu?” Ah, esquecí-me que me disseram isso nos anos 80-90 (e nunca experimentei um Alfa Romeu), mas os meus neurónios dão curto circuito quando leio “Alfa Romeu” e digo sempre isto… enfim… Agora é só substituir “Alfa Romeu” por “Linux”.

      Agora trocando a tua frase:
      “Windows e só para nerds, quem e que iria ao DOS no tlm para instalar apps? Mais vale comprar iphone ou android com apps e devidamente optimizado”

    4. Avatar de Aguamenti
      Aguamenti

      Não deves ter noção que o Android tem o kernel Linux… É isso mesmo, Android é Linux!
      O choque, o horror… Afinal o Linux já é muito usado nos smartphones!

      Mais alguma questão, anti-nerd? É que sem os nerds e os “sistemas para nerds”, como lhes chamas, não estarias aqui a debitar verborreia no Pplware… Nem Pplware existiria pois sem os nerds e os “sistemas para nerds” a Internet existiria sequer…
      Enfim.

      1. Avatar de Vítor M.

        Aguamenti, claro que a humanidade não tem noção do valor do Unix… até porque recuando ao Unix temos a percepção do valor dos derivados, entre eles o Linux 😉

        Entendo que as pessoas deveriam todas conhecer primeiro uma distro Linux antes de falar, isto para perceber que não é o bicho papão, que funciona e que é muito ágil (já para não falar na segurança).

        Há 13 anos atrás, o pplware nascia e já falava em Linux…

    5. Avatar de VaGNaroK
      VaGNaroK

      Parei de ler em “Linux é só para nerds”.

  6. Avatar de Paap
    Paap

    Isto n serve para nada pois linux nem em pcs e usado com o w10 e o macOS a seem muito superiores , quem e que iria terminal no tlm para instalar apps? Ja acabavam de vez com linux para desktop…apenas como servidores tem utilidade

    1. Avatar de Zé Carlos
      Zé Carlos

      ahahahahahaha

      1. Avatar de sideshow
        sideshow

        Ya, foi a primeira coisa que pensei, hahahhaha!!! Não vale a pena responder, só gargalhar!!! O mundo e o comportamento humano é realmente incompreensível…

    2. Avatar de Amilcar Alho
      Amilcar Alho

      Agora de forma a que se perceba. (de preferência em Português!)

      1. Avatar de sideshow
        sideshow

        ahha ya!!! adoro!!!

    3. Avatar de Tiago Marques
      Tiago Marques

      O windows e o macOS sao muito superiores ao GNU/Linux desktop?? Se nao me engano a interface do ChromeOs e do windows 10 é baseado no KDE Plasma e o macOS usa xquartz como servidor gráfico que é baseado no xOrg que é o servidor grafico padrão do GNU/Linux.
      O GNU/linux ainda representa 2 a 3% nos desktops o macOS por exemplo representa 0% nos servers e ainda é desenvolvido.
      Apenas para servidores tem utilidade?? Secalhar deves usar um router com windows ou mac.

      1. Avatar de Zéi
        Zéi

        macOS – 2001, xOrg 2004 um pouco difícil a Apple estar-se a basear em algo que apareceu uns anos depois.
        xquartz é a base do macOS sim, mas foi desenvolvido pela Apple e tornado open-Source

    4. Avatar de Aguamenti
      Aguamenti

      Android é Linux. Depois diz que não serve para nada. Certo…

  7. Avatar de abdu
    abdu

    Sem apps mais um projeto condenado como muitos outros exemplos: Ubuntu Phone, Firefox OS, Openmoko Linux, etc …

  8. Avatar de Ze_Pombo
    Ze_Pombo

    Boas,
    eu vejo isto mais como um telemóvel de nicho, mas o nicho dentro do nicho lolol
    Isto serve apenas para pessoas mais “hard core” no mundo da tecnologia, daqueles que a primeira coisa que fazem quando recebem o telemóvel , nao é propriamente usa-lo, é testar os pormenores do SO.
    Então, segundo o que percebi, so pela noticia, é um telemóvel a correr uma versãode Debian para ARM, ou seja, na linha do Debian pra um raspberry pi por exemplo (com as devidas diferenças)… então, segundo percebi, aquilo vai poder correr o que houver nos repositórios para ARM, será isso?

    1. Avatar de Pedro Gonçalves
      Pedro Gonçalves

      Já houviste falar em Maemo, Meego, Jolla, … é nessa base

  9. Avatar de Hugo Gomes
    Hugo Gomes

    Bem venha la um Android porque linux é mais um windows phone

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Android é Linux amigo

      1. Avatar de Aguamenti
        Aguamenti

        Deixa lá, esta gente gosta de comentar sem saber o que diz. É deixá-los ser feliz a destilar ódio e ignorância.

      2. Avatar de Jeremias humberto
        Jeremias humberto

        Baseado no núcleo Linux, assim como o iOS é baseado no Unix (o linux é uma variante do Unix?)

  10. Avatar de McGomes
    McGomes

    “..comercialização apenas deverá acontecer em 2019.”

    Chegando aqui, está obsoleto!

  11. Avatar de Ruffy
    Ruffy

    Isso só pode ser sacanagem…….. por ess e valor, mais para vernee mix 2 ou outros baixo cost.

  12. Avatar de Pedro
    Pedro

    Na minha optica, e como amante de linux, é uma boa ideia na teoria. Na prática, 600$ é demasiado caro. Podiam reduzir os custos – ou pelo menos particiona-los – adoptando uma espécie de filosofia do projecto Ara, sendo que a versao base viria com um soc mais fraco, 1g de ram, 8/16 de rom, por um preco a rondar os 200€. Querem ter 3Gb de ram? compram o modulo. Querem mais armazenamento?Compram o modulo. Querem um camara melhor?SoC melhor?Colunas com mais qualidade? Ja sabem a resposta…Agora, até que ponto é que isto seria exequivel?Nao faço a mais pequena ideia, so mesmo fazendo um estudo. Mas que poderia ser uma excelente maneira de cortar os custos iniciais, seria. Ja para nao dizer que a propria empresa poderia fabricar os modulos numa 1ª fase, abrindo posteriormente a arquitectura para outros fabricantes. Mas isto seria uma utopia. A ver vamos. Nao obstante, OS como o Ubuntu já têm Store para download e instalaçao de aplicaçoes. Acredito que as apps desse caiam da mesma maneira. A roda já está inventada ha muito…

    1. Avatar de mad
      mad

      o desenvolvimento desses modulos atingiria valores altissimos… é natural que optem por modelos já com provas dadas em termos de hardware.

  13. Avatar de 3mleao
    3mleao

    É um projecto em desenvolvimento portanto poderá ou não ter sucesso, espero que sim, embora acredite que é mais um para ficar na gaveta no fim de consumirem o Crowdfunding mas pronto é bom que vão surgindo ideias em redor do linux, acho bem interessante o Gnome 3 shell.

    1. Avatar de Pérolas
      Pérolas

      Esperemos que não, pois, estão a responder às ânsias de muitos utilizadores e, de facto, há mercado para este tipo de produto. Bem, se pudermos utiliza-lo como um pc linux vai ser uma pedra…

  14. Avatar de 3mleao
    3mleao

    Acho engraçado comentários do tipo linux não presta ou ter de usar terminal para instalar aplicações.
    Android é linux! Quer isso dizer que Android não presta? Ou só por ser desenvolvido pela Google já é bom?
    E por acaso precisam do terminal para instalar aplicações no Android?
    Não custa muito basta abrir o browser e pesquisar um pouco antes de fazer comentários sobre o que não se sabe.

    1. Avatar de 34
      34

      Android não é linux, não tem GNU C (e é o GNU C que é usado para distinguir o que é ou não é Linux).
      Além disso o kernel android tem uma tonelada de componentes adicionados, e tem uma OOM totalmente modificado, ou seja, tem apenas algumas semelhanças com Linux.

      1. Avatar de Nuno Nunes
        Nuno Nunes

        linux e o kernel e não a distro

      2. Avatar de 3mleao
        3mleao

        Sim android está totalmente modificado e adaptado portanto não é um puro linux mas é baseado nele ou pelo menos inicialmente era em grande parte.
        Mas não é esse ponto, eu referia-me a que não se pode discriminar à partida um projecto só por ser linux ou base linux, é de saudar a coragem de tentar coisas novas sejam linux sejam o que for, ou entretanto estamos limitados a apenas sempre mais do mesmo. Windowsphone (projecto que provavelmente até vai cair), Android, IOS

  15. Avatar de Andre
    Andre

    Bom dia,
    Pretendia um sugestão, tou a pensar trocar de telemóvel e fiquei indeciso estou interessado numa gama media alta, andei a ver o huawei p8 e p10 lite, honor e a nova gama da Samsung J7 e A5. Dentro desta gama de preços será que me podem dar algum conselho? Cumprimentos

    1. Avatar de AMartins
      AMartins

      Huawei p10 lite é uma boa aposta.
      Honor, quais modelos estava a pensar?
      Da Samsung o A5. A gama J da Samsung não é a melhor.

      1. Avatar de Andre
        Andre

        O honor 9 embora o valor já seja mais elevado, sera que vale a pena?

        1. Avatar de AMartins
          AMartins

          Sim, vale… Tem muito boas spechs. Já estive com um na mão, visualmente também é muito atrativo.

  16. Avatar de C.C.M - Mata Ratos
    C.C.M – Mata Ratos

    Bem vou colocar um comentário diferente de todos os que li.
    Excelente, é muito bem esgalhado, viva a Purism!
    Eu vou comprar um , sei que não existirá problemas de apps pois haverá todo um infinito de software open source, e até a loja de software incluida estará repleta de muito e bom software.
    Vou deixar de usar todos os outros smartphones que tenho em casa.

  17. Avatar de Gustavo Garcia
    Gustavo Garcia

    O preço é muito elevado.
    Tirando isso, a ideia agrada-me muito… Um telefone com o mínimo de respeito pela privacidade do utilizador é algo de louvar.
    Se usa linux puro, pode correr qualquer aplicação que exista para linux e seja compilada para o processador em causa. Tendo em conta a natureza open-source do projecto, não é difícil de antecipar que existam muitas disponíveis e alguma facilidade em portar as que interessem.
    A questão é que a maioria dos utilizadores não quer aplicações, quer aplicaçõezinhas… Joguinhos, facebook, instagram, messenger etc.
    Será um equipamento para quem valoriza a privacidade acima de tudo, tem orçamento disponível e se está nas tintas para redes sociais e parvoíces do género. Nunca será um equipamento para o mercado geral.
    A grande diferença para o Windows está no ter consciência de que se move e direcciona para um nicho (o Windows queria ser um concorrente do Android e iOS) e ter a possibilidade de aceder a um mercado de aplicações relativamente rico (o Windows phone não tinha grande escolha).
    Veremos. Gostava que tivesse sucesso mas não sou dos que pode ajudar dando $600 por um telefone.

  18. Avatar de Rivelino
    Rivelino

    Acho muito bom quem gosta de Linux ia adorar ter alguns programas que só rodam no PC na palma da mão, ainda mais com a flexibilidade de instalar qualquer sistema se chegasse aqui com um preço bom compraria sem dúvida, usaria do lado de meu Android que só serve pra mensagens, e limita tudo tudo tudo….

  19. Avatar de #Fernando
    #Fernando

    Sem que o SO traga de forma nativa compatibilidade com android apps e/ou ios apps, dificilmente terá mercado. Vemos gigantes como a Microsoft a levar o NÃO do mercado, dificilmente ideias assim vão prevalecer no sector. Têm de trazer muito mais do que a proposta “menos conseguida” do Ubuntu Phone e Sailfish. A ideia é sempre bem-vinda, o seu futuro já será mais dificil.

    1. Avatar de Az8teiro
      Az8teiro

      SIm, mas repara antes um telemóvel fazia chamadas e mandava mensagens e todos compravam. Hoje um telemóvel que faça isso (que é o pressuposto) ninguém compra… Tem que tirar fotos dar para meter filtros, e instalar todo o tipo de aplicações…
      Quem anda com um portátil atrás anda com 1 ou 2kg, e num telemóvel no bolso. COm um telemóvel destes, elimina a necessidade de andar com um portátil atrás… atenção estamos a falar de trabalho e não de jogos! Queres contar o número de utilizadores de portáteis linux que vão aderir a este smartphone só por ter linux? Milhões no primeiro ano de vendas.

      O que eu acho estranho é se a Google corre o android sobre linux, e se quando fazem root ao android não é mais que acederem ao core linux do sistema (telem) porque razão a google não colocou ainda no mercado um telemóvel que permita o acesso integral ás funcionalidades do linux, com um botãozinho para activar a máquina virtual de android? POrque é o que acontece na realidade, mas sem botãozinho, e não se pode escolher…

      Mas acredito que se isto sair para o mercado, até 2021 a google tem cá fora um smartphone com unix/linux.

  20. Avatar de AncientGameplays
    AncientGameplays

    Não se esqueçam que com jeitinho colocamos as apps da google play neste Linux 😀

  21. Avatar de D!s0rD3r
    D!s0rD3r

    Vejo aqui muitos comentários de quem nunca mexeu numa distro linux ou instalou o linux à unha. mas uma coisa vos posso garantir, se esse linux no smartphone for tão bom como o linux em PC’s então vamos ter muitos utilizadores satisfeitos com o seu desempenho e só quem tem linux lá em casa sabe o descanso que é ter um sistema linux.

    1. Avatar de 3mleao
      3mleao

      E depois tem a vantagem de não te estarem sempre a bombardear com publicidade ou vendas, quando instalas uma aplicação instalas apenas o que queres e mais nada, o meu puto já usou ubuntu linux no Magalhães vários anos mas actualmente por causa dos jogos diz não querer linux, então de vez em quando lá me aparece a pedir ajuda para fazer uma limpeza porque instalou uma aplicação junto com essa aplicação vem mais duas ou três sem utilidade nenhuma, mais um browser ou uma barra de pesquisa que ninguém pediu, para não falar em anti vírus que só consome recursos e te bombardeia com spam, quer dizer windows é um sistema todo armadilhado com publicidade e vending, eu admiro a paciência de quem usa Windows mas não discuto preferência quem gosta fique com ele, eu não o invejo.

    2. Avatar de Pedro Gonçalves
      Pedro Gonçalves

      Exactamente!

  22. Avatar de Nruno
    Nruno

    Adorava ter um smartphone com linux. Só precisava que fizesse chamadas e fotos e que desse para ligar a pc. Mas ainda não vi nenhum abaixo de 300 eur e eu não sou mais do qu. 150 por um mero ssmartphon. Oh well.

  23. Avatar de Carlos
    Carlos

    Opá, falta uma linha no comparativo!

    PURISM LINUX IOS ANDROID
    Does not have any actual apps anyone uses: YES NO NO

    Pronto! Quem é amigo, quem é?

  24. Avatar de Az8teiro
    Az8teiro

    Haters gona hate.

    Sendo um linux puro a questão das APPs nem se põe, se querem 1001 e uma Apps além das que podem vocês desenvolver, além das oficiais existem 1001 emuladores de Android, IOS, WIndows, etc etc.. e podem ter a mesma app de plataformas diferentes tanto IOS como Android a correr no telemóvel linux. Tal como já se pode fazer atualmente correr APPs android oi IOS num pc.
    Easy, mas fanboys complicam o que é fácil…

    Contem lá quantos telemóveis de 1000eur que vocês usam que podem ligar um teclado um ecrã, e escrever um documento do word? POis… bem me parecia..

    Ninguém obriga a comprar, isto deixa de ser um simples telemóvel e passa a ser um “mini” portátil ou um “mini pc” com ecrã.. e que funciona com ou sem periféricos.

    Pessoalmente ando à anos à espera que isto vingue… Não sei é se será desta vez ainda, mas gostava de acreditar que sim.

  25. Avatar de linux debian
    linux debian

    O que tem de diferente alem de haver a possibilidade de ter um repositorio de aplicacoes diferente? Vale 600 euros?
    Se acha que o android nao te fornece privacidade, entao tens de ler o seguinte…
    YOU NEED ROOT ACCESS
    1 – install terminal emulator for android

    2 – in terminal type su

    3- disable ipv6, writing the following (this may be different on your device- you can see with your root file manager)
    echo 1 > /proc/sys/net/ipv6/conf/all/disable_ipv6

    4 – disable root on ssh with your root file manager
    on /etc/ssh/ssh_config add this entry
    PermitRootLogin no

    5 – check your MAC address in terminal
    su
    ip link show wlan0
    copy with some pencil

    6 – enable static ip with your root file manager
    on /system/etc/dhcpcd and add this entry on dhcpcd.conf – replace xx with your mac

    config host
    option ip ‘(some ip just like 192.168.1.6)’
    option mac ‘XX:XX:XX:XX:XX:XX aa:bb:cc:dd:ee:ff’
    option name ‘myandroid’
    save it and disable your wifi and enable it again

  26. Avatar de linux debian
    linux debian

    Acha que o navegador firefox ou o navegador chrome no seu android esta lento?
    Isto tambem se aplica no computador

    FF its still one of the biggest browsers on WebKind.

    You only need to disable telemetry pings.
    type on address field about:config
    ON SEARCH
    toolkit.telemetry.archive CHANGE to false
    toolkit.telemetry.enabled CHANGE to false
    toolkit.telemetry.unified CHANGE to false

    telemetry collects data and sends to firefox servers for analysis statistics.

    for chromium and chrome users

    type this on address field
    chrome://flags/#disable-hyperlink-auditing

    click on disable

    Backin in those days where music had magical sense
    https://www.youtube.com/watch?v=-tlWAwA3-1M

  27. Avatar de Maykon jex
    Maykon jex

    Que venha liberem 5 pro Brasil porque a merda da Google com esse android não está com nada e super inseguro