Skype abandona Windows Phone e versões antigas do Android

71 Comentários

O Windows Phone tem estado a perder algumas peças importantes da sua lista de aplicações. São vários os programadores que simplesmente deixaram de ter interesse nesta plataforma e no que ela oferece.

Mas algo que não se esperaria era o fim do suporte do próprio Skype a esta plataforma. A verdade é que o Windows Phone deixará de ser suportado em breve, bem como algumas versões mais antigas do Android.

Skype Windows Phone

Sendo uma empresa da Microsoft, não era esperado que o Skype deixasse de ter suporte no Windows Phone. Mas o fim desta versão está marcado e em Outubro deste ano o Skype simplesmente deixará de a suportar.

Este anúncio foi feito pelo próprio Skype que mostrou o caminho que tem vindo a percorrer e que está a transformar a aplicação e o serviço que fornece. Ao virar-se para a Cloud, está a alargar as suas possibilidades.

Mas é também este caminho que vai ditar o fim do suporte para o Windows Phone e para as versões do Android anteriores à 4.0.3. No caso do iOS, o suporte é terminado para versões anteriores à 8.

Skype Android

A Skype está a arrumar a casa e a lançar novas versões para Linux e restantes plataformas, o que dá conta da vitalidade que a empresa tem. Ao mesmo tempo o próprio serviço tem estado mais estável e todos os problemas que existiam, relacionadas com a sincronização de mensagens entre dispositivos e os alertas de novas mensagens que não eram entregues, estão a desaparecer.

Com quase metade dos actuais dispositivos com Windows Phone sem possibilidade de actualização para o Windows 10 Mobile, esta jogada não era esperada pela Microsoft. Mesmo sem suporte total, a empresa deveria manter o Skype no Windows Phone, para cativar os utilizadores a manterem-se, não o abandonando para outras ofertas, como o Android ou o iOS.

Skype

Comentários

71

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de daiquiri
    daiquiri

    Pessoal, antes de comentarem: não vai acabar para Windows Phone.

    Só versões ANTIGAS do windows phone (anteriores à 10) é que vão deixar de ser suportadas.

    Tal como deixa o iOS 8 e anteriores e Androids antigos.

    1. Avatar de Maria Inês Coelho

      Sim, é isso que está escrito no artigo.

      1. Avatar de Florestal
        Florestal

        Não, não é, todo o artigo refere o Windows Mobile, genericamente. Apenas no último parágrafo, há uma indicação (pouco clara) que afinal a informação poderá não se aplicar a todas as versão de windows mobile.

        1. Avatar de Daniel
          Daniel

          O Windows Phone (brand) acabou com o anúncio do Windows 10 Mobile (não se chama Windows Phone 10 Mobile, somente Windows 10 Mobile) por isso está Windows Phone (sim, todos os Windows Phone, não o Windows 10 Mobile).

          Vocês é que estão a confundir Windows Phone, Windows Mobile (percursor do Windows Phone) e Windows 10 Mobile.

      2. Avatar de David Silva
        David Silva

        Não, não é!

        1. Avatar de Maria Inês Coelho

          Não?

          “Mas é também este caminho que vai ditar o fim do suporte para o Windows Phone e para as versões do Android anteriores à 4.0.3. No caso do iOS, o suporte é terminado para versões anteriores à 8.”

          E Windows Phone é diferente de Windows 10 Mobile.

      3. Avatar de Não Interessa
        Não Interessa

        Se não tivesse vindo ler essa informação aos comentários tinha ficado mesmo com a impressão que ia tudo à vida…
        Se o título fosse “Skype abandona versões antigas de Windows Phone e Android” ficava muito mais claro, já para não falar de mais uns toques no artigo para tornar isso mais claro e não gerar o “pânico” entre os utilizadores de window phone.

        Fica a sugestão

        1. Avatar de Maria Inês Coelho

          Certo, aceitamos a sugestão. Contudo, os artigos não são só títulos nem comentários, há todo um texto que serve para desenvolver o tema.

          1. Avatar de Carlos Gomes
            Carlos Gomes

            😀

      4. Avatar de PMS
        PMS

        Também acho que não é…

        Skype abandona Windows Phone e versões antigas do Android

        é diferente de

        Skype abandona versão antigas do Android e do Windows Phone

        1. Avatar de Vítor M.

          Após a data mencionada no artigo, qual é a versão do Windows Phone que fica com o Skype?

          mas espero que tenhas visto isto: http://bit.ly/29WslGn

          PS: para tua informação, o sistema operativo mobile do Windows passou a chamar-se Windows 10 Mobile.

          Mas vê lá o fim do suporte e depois diz algo sff.

    2. Avatar de Ricardo Raimundo
      Ricardo Raimundo

      Correcção.. Windows phone 8! O 8.1 vai manter suporte. Assim como o 10 claro!
      Não estava à espera de mais desinformação acerca de Windows phone pplware!

      1. Avatar de Vítor M.

        Ricardo, desculpa mas observa: http://bit.ly/29WslGn estás desculpado!

  2. Avatar de PGinTheHouse
    PGinTheHouse

    Acho que é um empate técnico 🙂

  3. Avatar de Wachrno
    Wachrno

    Nossa… tive de ler quase ate ao final para ter uma breve referencia ao mobile. N acham q isso devia tar tipo na segunda linha do artigo para dizer q vai deixar de suportar windows phone 8.1, mas vai continuar a suportar e a desenvolver para o 10 mobile?
    A facada em si não é a MS n suportar o skype em versoes antigas do wp, mas sim n fazer upgrade do OS em metad dos tlm… claro que ia deixar d suportar apps em versoes antigas…

  4. Avatar de Miguel
    Miguel

    Deixa de suportar porque a app passou a UWP e os telefones com WP não suportam esse tipo de aplicações.
    Mas acho que a Microsoft faz mal em abandonar o suporte para o próprio Windows Phone…

    1. Avatar de Joao
      Joao

      quem comprou lumias deve estar tao arrependido, so aqui neste site encontro pessoas que afirmam ter um. Nao rua nunca vi nenhum e mesmo na empresa as pessoas nem sabem o que é lumia

      1. Avatar de Pedro Barros
        Pedro Barros

        LOL João, olha eu até vejo bastantes na rua e transportes. E só poderá estar arrependido para quem tenha o WP 8.1 ou anterior e para quem o Skype seja uma app fundamental e imprescindivel…

  5. Avatar de Florestal
    Florestal

    No site do Skype a indicação é que o Windows 10 Mobile continuará a ser suportado, só o WM 8 e 8.1 é que deixam de ser suportados:

    “Windows Phone
    Version Windows 10 Mobile
    Windows Phone 8.1 ◊
    Windows Phone 8 ◊
    Hardware Varies with manufacturer
    ◊ No longer supported after October, 2016.”

    1. Avatar de Vítor M.

      Exactamente o que é dito no artigo. Logo, após Outubro de 2016 o Windows Phone fica sem suporte, tal como diz no título. 😉

      1. Avatar de Bruno Coimbra
        Bruno Coimbra

        Vitor acho que quando tens a maioria das pessoas a dizer.te que o artigo nao esta claro e que é preciso chegar ao ultimo paragrafo para se por em causa o titulo da noticia e lermos comentarios para se perceber que afinal nao é tao dramatico é pq realmente o titulo e corpo da noticia nao estao perceptiveis. Nao é vergonha nenhuma admitirmos que podiamos ter feito melhor….abraço

  6. Avatar de Mario
    Mario

    Comprei o tlm lumia ha pouco tempo e ja fico sem skype..300euros para o lixo. Vou fazer queixa a microsoft e nokia pois ainda n chegou aos 2anos e ja perco apps importantes. Exigo um tlm novo ou o dinheiro de volta do 925lumia

    1. Avatar de Tony
      Tony

      o Lumia 925 é de Maio de 2013, portanto o comprar a pouco tempo é relativo

      1. Avatar de Flavio
        Flavio

        Além disso, podes atualiza lo para o Windows 10

        1. Avatar de Tony
          Tony

          sim, apesar de ser só insider, o efeito é quase o mesmo dada a estabilidade das ultimas releases

          1. Avatar de Rudua
            Rudua

            SIm, todos os modelos com WP8.1 podem fazer o update para WM10, ficam é impossibilitados de instalar a actualização RS1 quando sair para Agosto.

    2. Avatar de António José
      António José

      O Lumia 925 saiu em 2013. Se tivesse um Android de 2013 provavelmente não teria upgrade para versões mais recentes, logo também estaria na lista dos que ficam sem suporte para o Skype. E ficar sem suporte, não quer dizer que fique sem aplicação. Não tem é mais correcções nem actualizações à mesma, mas pode sempre manter a app já instalada.
      Mania de criticar só porque é Microsoft, quando às vezes o problema se alargar a outros…

    3. Avatar de That guy
      That guy

      Não haver suporte não quer dizer que percas a app. Simplesmente não ha suporte ou novas versões.

  7. Avatar de João
    João

    Faltou dizer que irá manter-se no Windows Mobile, que é aquela que temos desde que apareceu o windos10 mobile! Deixou de se chamar Windows Phone, só equipamentos mais antigos ainda mantêm essa nomenclatura.

    1. Avatar de Vítor M.

      Está lá bem referido que a Microsoft apenas referiu Windows Phone e não Windows 10 Mobile, está lá, basta ler.

  8. Avatar de Luis Ramos
    Luis Ramos

    Via windows Insider no Fast Ring, pode agora instalar a aplicação usando a ligação abaixo.
    https://www.microsoft.com/en-us/store/apps/app/9wzdncrfj364?tduid=(39bbbdf34d5230be086538a35a2ddeed)(213688)(2795219)()()

  9. Avatar de manuel luis goucha
    manuel luis goucha

    ate tu Skype

  10. Avatar de MG
    MG

    Há que ter em consideração que já há vários meses que a skype trabalha na sua versão beta para uso direto no browser.

    Funcionando com fluidez em PC e estando eventualmente previsto suporte para plataformas móveis.

  11. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Eu percebo o que quiseram dizer:

    Windows Phone = Versões 7 a 8.x

    E aí efectivamente vai deixar de existir suporte, mas para o Windows MOBILE 10 já existe nova versão do Skype…a questão é que com esta pequena nuance fazem os utilizadores pensar que até o Skype (Microsoft) está a desistir dos seus produtos…o que não é verdade, está simplesmente a fazer como os restantes fabricantes fazem, deixam de dar suporte a versões antigas…nada mais normal.

  12. Avatar de Rudua
    Rudua

    Como alguem comentou antes, a nova versão é universal e portanto incompativel com as versões anteriores do windows Mobile.
    A intenção da microsoft é unir a app mensagens e o skype no WM10 numa só e lançar o serviço Messaging Everywhere a partir do skype, ficando universal a todas as plataformas, PC, WM10 Android e IOS.
    Os OS anteriores ficam sempre com a possiblidade de usar a versão Web.

  13. Avatar de Tony
    Tony

    Para quando artigos a dizer que tal app não da para instalar no iOS8 ou no Android 4.x ?

  14. Avatar de Tony
    Tony

    aqui no W10M focam no pior, é para os fanaticos soltarem-se
    é divertido, afinal quem vem aqui para informação?

    1. Avatar de Rudua
      Rudua

      Com noticias desta qualidade, mais vale não vir, ou então vir só pelas piadas de alguns que aqui aparecem.

  15. Avatar de Flavio
    Flavio

    O que aconteceu foi que o skype foi refeito para passar a ser aplicação universal para funcionar em pc, tablet, windows mobile, xbox, hololens e funcionar em modo continuum. Tendo em conta que as aplicações universais não funcionam no windows phone 8 e 8.1, bem podem fazer artigos a dizer que as apps microsoft vão deixar todas de funcionar em windows phone, e funcionar só em windows mobile

  16. Avatar de Ze
    Ze

    +1
    É que muito boa gente vai achar que o Windows Phone é a mesma coisa que o Windows 10 mobile

  17. Avatar de Rui LUX
    Rui LUX

    eu parece-me que há gente que recebe para deitar a baixo o W10M.. e parece-me também que há pessoas que dizem mal só por dizer e nunca sequer tocaram num tlm W10M.. enfim.. bla bla bla.. deixa-os andar..

  18. Avatar de phex
    phex

    Para nao dizer que o skype está integrado no windows…é a moda do think different, vamos usar algo que nao seja windows. Porquê? Sei lah, é cool….. Bah.

  19. Avatar de Rudua
    Rudua

    Já vou aderir

  20. Avatar de Zilch
    Zilch

    Ia jurar que o Skype está dentro do windows phone 10. Mas se dizem que vai acabar no windows phone eu já não juro!

    1. Avatar de Vítor M.

      Não existe Windows Phone 10, actualmente chama-se Windows 10 Mobile.

      1. Avatar de Zilch
  21. Avatar de PPrates
    PPrates

    Agree. Clap. Clap.

  22. Avatar de Goncalo
    Goncalo

    Informem-se melhor antes te criarem as noticias. A Microsoft esta a preparar um novo Skype, Skype Universal Windows Platform.
    Basta fazerem uma pesquisa simples e ter#ao todo o tipo de noticias oficiais e n#ao oficiais sobre as novidades. Vejam os resultados:
    https://www.google.ie/search?sourceid=chrome-psyapi2&ion=1&espv=2&ie=UTF-8&q=skype%20uwp&oq=skype%20uwp&aqs=chrome.0.69i59j0l5.2559j0j7

    1. Avatar de Goncalo
      Goncalo

      Sejam mais claros nas noticias que dao, aprendam que o Windows Phone e o Windows 10 Mobile sao coisas diferentes e mencionem isso sempre que publicarem noticias destas, uma vez que quase ninguem os sabe distinguir e desta forma toda a gente pensa que a Microsoft esta a desistir do mundo Mobile.

    2. Avatar de Vítor M.

      Lá lá a notícia completa. Não vale truncar o texto. Está bem explicito 😉

  23. Avatar de Fernando
    Fernando

    Gostaria de poder comentar

  24. Avatar de Fernando
    Fernando

    “O Windows Phone tem estado a perder algumas peças importantes da sua lista de aplicações. São vários os programadores que simplesmente deixaram de ter interesse nesta plataforma e no que ela oferece.”
    Sem comentários

    1. Avatar de Vítor M.

      Mas quem o diz são os próprios analistas do mercado mobile, como pode ler em vários artigos publicados. Um caso até paradigmático é a app do Pokémon Go que não foi contemplada, por exemplo, mas há mais exemplos.

      A própria Microsoft (e não está em causa a qualidade do SO) tem implementado vários eventos para captar programadores para o Windows 10 Mobile, até porque é um sistema muito interessante.

      Mas nota-se o desinteresse (só vejo a questão de falta de aposta dos fabricantes de equipamentos, pois o sistema é muito bom).

  25. Avatar de Milton
    Milton

    Mas calma que vai haver pokémons 🙂

    1. Avatar de Vítor M.

      Também acredito que sim 😉

  26. Avatar de marco lopes
    marco lopes

    Mais uma, assim vai desaparecer do mercado e que apontou e comprou aparelhos exclusivos Windows como eu vamos pendurá-los na parede da sala como quadros que é para isso que eles vão servir.
    Coitados esses senhores sao mesmo fraquinhos so estão preocupados em lançar o Pokémon.

  27. Avatar de marco lopes
    marco lopes

    Alguém sabe se é possível instalar outro sistema operativo no nokia Lumia 930? é que o aparelho é excelente, ja o win nao acompanha.

    1. Avatar de AMS
      AMS

      Instala o Windows Insider e segue para fast ring

  28. Avatar de Artorio
    Artorio

    Só não entendo o porquê do enfase que todo o artigo, e não apenas o título, põe no Windows Phone, quando as versões antigas do Android e do iOS estão em pé de igualdade com a versão antiga do SO móvel da Microsoft.
    Ou talvez entenda…

  29. Avatar de Miguel Almeida
    Miguel Almeida

    Boa tarde a todos. Primeiro que tudo, gostava de fazer uma pergunta ao “PPLWARE”. Por que carga de água é que eu não consigo fazer comentários através do meu lumia 640. Eu comento, insiro o email e envio, dá como enviado, mas nunca aparecem os comentários. Isto foi só para aproveitar a mensagem! E como tive que vir ao PC, sim, com Windows e como possuo a algum tempo smarphone com sistema operativo Windows, não podia deixar de comentar este vosso “post”.
    é com algum desagrado e tristeza, que após seguir o vosso “serviço”, tenho notado que ao longo do tempo, o mesmo se tem alterado em relação à imparcialidade que suponho que devia ter, ou pelo menos tinha. Ao longo do tempo, e entendendo que vocês tem uma base de negócio, tenho visto muita pouca informação a respeito da evolução do sistema mobile da Microsoft. E quando existe, é com um pouco de desinformação à mistura, ou melhor, se as pessoas que aqui vêem, não lêem e se informam noutros locais, ficam baralhadas, confusas e com espírito desistente de algo que muitos até podem estar curiosos, mas já não tentam. Sei que o grosso dos vossos “leitores” é possuidor de sistemas android ou Ios, mas também existem alguns (sim, não somos muitos), possuidores de sistema Windows (isto na parte mobile), e é com tristeza que vejo que apesar de hoje em dia, a Microsoft ser uma das marcas, aliás a marca que mais actualizações tem feito no último ano e meio, pouco é falado, pouco é referenciado, pouco é informado e quando o é, minhas senhoras e senhores, na minha opinião, é sempre num tom de depreciação. Esta noticia é um bom exemplo disso, hoje em dia, todos nós lemos a correr, todos avançamos e digerimos quase as “gordas” e o resto é para empatar e convenhamos, o título da notícia, para o “distraído”, é mortal.
    O que não me faz entender bem a “politica” seguida é que embora a Microsoft seja uma gigante do software, como já o é a Google, não seja defendido um sistema que luta por melhorar e que tem melhorado ao longo do tempo. O melhor sistema não se mede pelas Apps, pelos Pokemons, o melhor sistema mede-se pela segurança, pelo equilibrio do hardware / software e sabem bem, que por parte do “WINDOWS MOBILE 10”, dá uma “abada” em performance com o hardware disponível.
    Peço desulpa pelo desabafo, mas sinceramente, sempre vos segui, mas a vontade é decrescente, e acredito que é a opinião de mais um ou dois leitores vossos…. somos poucos se calhar, mas….

    1. Avatar de Vítor M.

      Será da App? Este está cá, mas não vejo mais nenhum.

      1. Avatar de Ze
        Ze

        No meu caso tb tem acontecido o mesmo…. Inicialmente tb pensei em censura, mas não quero acreditar nessa possibilidade. O que me parece é que as respostas a comentários aparecem mas comentários que nao sejam respostas ficam pélo caminho…. Parece ser um bug da app para o windows. Fica a sugestão de correção.

        1. Avatar de Miguel Almeida
          Miguel Almeida

          Ao principio pensei o mesmo, mas se é bug da aplicação seria bom resolver. Mas com um nicho tão pequeno de utilizadores windows mobile se calhar não vale a pena…. digo eu!

          1. Avatar de Vítor M.

            A questão é que quem fabricou a app foi a Microsoft, agora, porque temos uma boa relação com a Microsoft Portugal, solicitamos já que actualizassem a app, estamos a aguardar.

        2. Avatar de Miguel Almeida
          Miguel Almeida

          E qual será o critério?!?

        3. Avatar de Vítor M.

          A app apresenta um bug sim. Temos solicitado à Microsoft para a corrigir, ainda sem grande sucesso.

          1. Avatar de AMS
            AMS

            Pedir aos outros para fazerem o vosso trabalho? Por acaso apetece-me uma torrada, vou mandar um mail a Microsoft…
            A app é vossa.. Feita pela Microsoft, mas é vossa!

  30. Avatar de Vlad
    Vlad

    Será que não leram isto?

    “as well as a web-based native version of Skype for other supported platforms like previous Windows operating Systems, Mac and Linux, which will benefit from the latest ORTC or WebRTC technology that we’ve been working on for the last year.”

  31. Avatar de #Fernando
    #Fernando

    Bom saber que o Win10 vai-se aguentar, até porque tem uma integração no SO fantástica, o meu smartphone porta-se lindamente com o Win10 e todas as apps agregadas a ele. Skype não é excepção, a união na parte das mensagens onde não precisamos de sair da conversa com a pessoa e usar diferentes plataformas para falar é fantástico.