Signal testa nomes de utilizador para evitar a partilha dos números de telefone

9 Comentários

Serviços como o Signal dependem dos números de telefone dos utilizadores para serem o identificador das suas contas. Isto coloca esta informação acessível a terceiros e muitas vezes serve para colocar em causa a segurança. Isso vai mudar em breve, com uma novidade que o Signal prepara. Está a testar os nomes de utilizador para evitar a partilha dos números de telefone.

Signal privacidade números telefone

O Signal está a testar nomes de utilizador

Não é novidade que os serviços de mensagens procuram dar aos utilizadores formas de se manterem mais seguros e até com mais privacidade. Estas mudanças começam a ser vistas, de forma consistente e com uma presença cada vez maior.

O mais recente serviço a querer dar esse passo é o Signal, segundo uma informação partilhada no X (ex-Twitter). Do que é revelado numa simples publicação, os testes já foram iniciados e num grupo aparentemente restrito de utilizadores.

A notificação apresentada na app revela que os nomes de utilizador estão a chegar e vão ser associados às contas do Signal. Estes vão garantir que os números de telefone fiquem privados e assim não acessíveis a todos os que usam o serviço.

Mais privacidade nos números de telefone

Para além desta novidade, há ainda mais algumas a chegar ao Signal. Na mesma imagem partilhada é possível ver que vão também existir códigos QR associados aos mesmos nomes de utilizador, que podem assim ser partilhados para ser mais simples a troca de contactos.

Da mesma forma, e para além dos códigos QR, cada nome de utilizador do Signal terá também um link único associado. Da mesma forma, este poderá ser partilhado pelo utilizador e assim dar acesso ao seu contacto a terceiros que não estejam na sua lista de contactos.

Este é um passo que vai mesmo ser dado pelo Signal. O serviço já revelou que trabalha nesta novidade e que a mesma será aberta a todos no início do próximo ano. Desta forma simples conseguirá garantir a privacidade dos utilizadores, que assim asseguram que os seus números de telefone estão escondidos.

Comentários

9

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Se o fizer é desta que vou do Telegram para o Signal.

    Já testei o Session mas é muito limitado e lento, acredito que seja o melhor para o anonimato mas parece uma tartaruga em canais com mais volume de informação.

    1. Avatar de AS
      AS

      Experimenta o Threema.
      É pago … mas não é nenhuma fortuna e pela minha experiência vale os 5,99€.
      No final do ano eles costumam ter uma promoção ou até já no final deste mês, é uma questão de estar atento. Foi assim que eu consegui comprar por 3,99€.

    2. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      No Telegram também dá para manter o número de telefone privado.

    3. Avatar de Togas Pacho
      Togas Pacho

      Ir do Telegram para o Signal….. diz o Rodrigo, não é preciso ir, é preciso é estar, pelo menos enquanto forem grátis.
      Eu tenho ambos, claro mais o whatsaap, já tive o Viber (que entretanto desinstalei). As 4 ao mesmo tempo.
      O problema não é ir, o problema é estar, porque tirando o Whatassp, as restantes são autênticos desertos em que não se passa nada….
      O Telegram de vez em qd lá alguém mete algo que não devia, e praticamente serve para isso, mas para falar vai tudo ao whatsaap.
      O que é uma pena, porque destas o Signal é sem dúvida a melhor.

    4. Avatar de Oh
      Oh

      O Session de facto podia ser melhor, a ideia está lá mas não funciona como deveria. Deixo-te aqui 3 apps que podem ser usadas de forma 100% anónima e sem número de telemóvel.

      https://threema.ch/en

      https://simplex.chat/

      https://wiremin.org/

  2. Avatar de Vilna
    Vilna

    O Signal é muito bom. Temos de mudar em massa.

  3. Avatar de Ever
    Ever

    Sinal ninguem usa, telegram só trafulhisses e porno sem qualquer controlo, whatsapp continua ai em força, estranho não é ?

    1. Avatar de Oh
      Oh

      Só se for o teu.

      Uso o telegram desde que saiu e nunca tive nada disso.

  4. Avatar de Figueiredo
    Figueiredo

    O problema do «Signal» é ter sido criado pela «CIA»:

    – How CIA Created Signal Messenger App

    https://greatgameindia.com/how-cia-created-signal-messenger-app/

    O «Whatsapp» é um aplicativo com ligações a Israel e controlado pelos Serviços de Informação Israelitas; foi adquirido pela empresa de espionagem «Facebook/Meta»:

    – WhatsApp Vulnerability? Get Real, the Mossad Owns and Created WhatsApp for Idiots

    https://veteranstoday.com/2019/05/14/whatsapp-vulnerability-get-real-the-mossad-owns-and-created-whatsapp-for-idiots-like-me/

    O único aplicativo que se destaca na qualidade e no resto, é o «Telegram», mas se Portugal quer realmente Soberania Digital devia o Estado criar um aplicativo de mensagens à semelhança do «Wechat» na República Popular da China (RPC).