Signal: Esqueça o WhatsApp e o Facebook Messenger

83 Comentários

A privacidade é hoje um requisito fundamental na maioria dos serviços que existem para troca de mensagens. No que diz respeito a serviços de mensagens, temos como exemplo o Facebook Messenger, WhatsApp,  Telegram, Google Allo, entre outros.

Para quem procura “segurança máxima” então está na altura de instalar a app Signal.


Chama-se Signal, pertence à Open Whisper Systems e é uma app que está disponível para iOS e também para Android. Esta app usa simplesmente o número do cartão SIM do smartphone e os contactos que temos registados. Não há logins separados, usernames, password, pins, etc.

Ao contrário de outras apps deste segmento, a app Signal cifra as comunicações durante a troca de mensagens com a particularidade das chaves usadas ficarem do lado dos clientes, o que impossibilita a leitura de mensagens pela própria empresa responsável pelo serviço.

Há outros serviços que também cifram as comunicações, mas tal opção não vem ativa por omissão.

Principais caraterísticas do Signal

  • Mensagens cifradas end-to-end
  • Bom desempenho
  • Possibilidade da criação de grupos
  • Partilha de ficheiros multimédia
  • Possibilidade de apagar mensagens
  • Possibilidade de “destruir conversas”

Esta app não apresenta qualquer tipo de publicidade e é completamente gratuita. Se procuram uma app de comunicações que garante a segurança, então experimentem esta app/serviço. Além da versão para Android e iOS, existe também uma versão para desktop.

Signal

Comentários

83

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Spoky
    Spoky

    App excelente, parecido ao Telegram. Só que há um problema destas Apps, é a falta de utilizadores poucos ou quase nenhuns abandonam o Messenger ou Snapchat. É esse o grande problema. Infelizmente mas é o que há.

    Esta é uma das razões pelas quais é tão pouco usado ou sem sucesso.

    1. Avatar de Artur Alexandre
      Artur Alexandre

      Concordo plenamente com sua descrição ,eu até uso e tenha muita pena que mais amigos não usem este APP .

    2. Avatar de Mota
      Mota

      +1
      Quem quiser falar comigo online é signal e/ou telegram. Recuso-me a usar whatsapps e afins, por diversas razões

      1. Avatar de pois.....
      2. Avatar de Pedro
        Pedro

        Eu usava telegram no início porque gostava muito da proposta inicial mas eles não a seguiram. Até hoje o código do servidor é fechado e a criptografia e2e não é por padrão. Os desenvolvedores estão usando argumentos do tipo “Confie em mim, sou benevolente”. Acabei, tristemente, deixando-o de lado…

    3. Avatar de Dandan
      Dandan

      Faz assim, se você não usar o Signal, não fales mais comigo.

      rsrs

    4. Avatar de k0izo
      k0izo

      Outro problema é se o Signal prima pela privacidade do utilizador porque é que pede por numero do cartão sim que facilmente se associa a um individuo? Quem quiser usar esta app teria de usar um daqueles cartões que se mandam vir de borla.

      Mas entre este e o Telegram, este será mais transparente por ter o aparente código aberto sem esconder portas do cavalo.

      Whatsup e Facebook messenger nem comento, ainda não viram as ultimas noticias do dono do facebook?

  2. Avatar de Desmond
    Desmond

    Sugiro também a utilização do Wire. Talvez o melhor no que toca a qualidade de som em chamadas. Aconselho!

  3. Avatar de Rui gomes silva
    Rui gomes silva

    A pplware a ajudar os traficantes a esconder ainda mais a forma como comunicam!

    1. Avatar de Mota
      Mota

      Retira a fechadura da porta do teu carro e da tua casa. Não tens nada a esconder certo?

    2. Avatar de Carlos
      Carlos

      Ou nāo, por acaso ja teve conhecimento de outras formas de navegar ou comunicar atrves da darkweb? Sou fa da privacidade, pois acho que falar com “amigos”, da net ou… reais, é algo pessoal.

    3. Avatar de Gekko
      Gekko

      Sim, tira a fechadura do teu carro e casa e pública online as tuas passwords de redes sociais, email, banco e serviços, e conversas de chats, se não tens nada a esconder.

      E já agora livra-te dos estores e cortinados das janelas da tua casa…

      Querer um mínimo de privacidade e de segurança não me torna um criminoso. Apenas numa pessoa que aprecia um pouco de privacidade e que não quero ter a minha vida exposta a quem não quero.

    4. Avatar de Rafael
      Rafael

      kkkk. Pára de comer soja cara.

      Vai acabar sentando no kibe

  4. Avatar de Carlos costa
    Carlos costa

    Uso e adoro.
    Em segurança mete o Telegram a um canto

    1. Avatar de Mota
      Mota

      O signal é melhor a nível de segurança claro, mas a nível de interface friendly user é muito fraca ainda infelizmente.
      Uso ambas e não abdico de nenhuma.

    2. Avatar de pois.....
      pois…..

      quais foram os problemas de segurança que já tiveste com outras apps?

  5. Avatar de bom senso
    bom senso

    por mais alternativas que existam ao messenger e ao whatsapp o pessoal continua a usar apenas estas duas em grande escala, eu por exemplo no meu circulo de amigos o rei e senhor continua a ser o Messenger…

    1. Avatar de Gekko
      Gekko

      Pois eu tinha esse problema. O pessoal que queria falar comigo perguntava: “tens WhatsApp, qual o teu nome no FB”. até que comecei a dizer: “não uso nem um nem outro se queres falar comigo ou Riot, ou Telegram ou Signal escolhe.” E quem quer mesmo acaba a instalar.

  6. Avatar de Justiceiro
    Justiceiro

    O BBM continua a ser o serviço mensagens de dados mais complecto e seguro, está disponível para todos os SO’s ao contrário de todos aqui mencionado.

    1. Avatar de Carlos costa
      Carlos costa

      Como assim? uso o signal em linux, windows e android, sem problemas.

      1. Avatar de Gekko
        Gekko

        Usas signal em windows? Usas o plugin para Chrome para ter signal em windows? O plugin de Chrome foi descontinuado. Agora só desktop app que ainda não tem versão pa windows

        1. Avatar de Carlos costa
          Carlos costa

          Não. Já têm app para debian, o arch tem no aur, e o fedora tem um copr chamado “Signal Desktop”.

          Tudo sem depender do chrome

          1. Avatar de Gekko
            Gekko

            Ok, eu tb uso a versão do AUR em Antergos. Mas como tinhas referido windows em cima fiquei a pensar nisso…

        2. Avatar de Carlos Silva
          Carlos Silva

          Já tem para Windows.

    2. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Depende que segurança falas. Mas sendo que o BBM está na cama com o governo americano e devidas agências…tira as tuas conclusões.

      1. Avatar de andre nunes
        andre nunes

        O BBM em segurança e o melhor ! Mas com o lançamento do BBM Enterprise para Desktop, ficou muito mais seguro…

    3. Avatar de lmx
      lmx

      Sem pensar 2 vezes,
      BBM é de longe a melhor aplicação.
      Que atraso enorme na maioria das apps desta categoria,

      As coisas mais avançadas do Signal, já eu tinha no BBM em 2014 😀

      1. Avatar de k0izo
        k0izo

        O Snowden está a rir-se do BBM

        1. Avatar de Rui Alves
          Rui Alves

          e a bb a rir-se do snowden!

  7. Avatar de GM
    GM

    E pena não existir versão para W10m!

    1. Avatar de Dandan
      Dandan

      Ué, mas não é o Windows que tem tudo e o Linux que não tem nada?

      1. Avatar de GM
        GM

        E o Linux tem plataforma móvel? Ah, pois tem, chama-se Android. E já teve cianogen. E tem ainda lineageOS. O W10m é que não tem versão desta app.

        1. Avatar de leo
          leo

          Cyanogen e LineageOS eram Android

          1. Avatar de GM
            GM

            Por sua vez, baseados em Linux, pelo que sei. A minha área de formação e profissional não é de TI, conhecimento apenas obtido em sites e fóruns.

    2. Avatar de Gekko
      Gekko

      Tens sempre o telegram para win desktop e telephone

      1. Avatar de lmx
        lmx

        Nem sei o que pense dessa app,
        Parece ser muito Boa..mas eles são uns coitados.

        Quando esses Russos Tinham os Escritórios na Russia, diziam que foram abordados pelos Serviços Secretos para integrar a rede deles, e els não queriam.
        Os Developers a pensar que os EUA eram um poço de Liberdade mudaram-se para os EUA..
        Pois é, a CIA não os Abordou…foram é ameaçados, foi de tal forma mau que parece ter deixado marcas bem grandes na equipa, conheceram da pior forma a “Liberdade Americana”..

        Depois desses “episodios”, penso que se mudaram algures para o Qatar ou Kuwait, sei que é um País desses..e acho que por ai continuam, a não ser que haja novidades, recentes..

        As voltas que o mundo dá 🙂

  8. Avatar de Zinco
    Zinco

    A segurança é importantíssima… para os espiões, traficantes, burlões, pedófilos e governos, ou seja para 99% dos utilizadores, os outros como não estão nestes esquemas, o WhatsApp, o Messenger ou outra coisa parecida serve perfeitamente. A preocupação com a segurança chega aos limites do ridículo.

    1. Avatar de pintor
      pintor

      Desde de a alguns anos é a única que uso.
      Quando os nazis começaram nos deficientes também se ouviu esse argumento (não sou deficientes) o problema é que depois foram os ciganos (não sou cigano) seguidos dos homossexuais (não sou homossexuais), chegou as judeus (não sou judeu) quando chegaram aos professores já não havia ninguém para contestar.

      1. Avatar de Zinco
        Zinco

        Siiiiiiiiim é muito importante comunicar de forma segura. Enviar banalidades e fotos da bebedeira do dia anterior ou do prato de esparguete do almoço reque máxima segurança. Não vá o KGB copiar a receita do esparguete ou a formula da sagres.

        1. Avatar de pois.....
          pois…..

          ^ tão isto ^

    2. Avatar de celso
      celso

      Não percebes.
      A questão não é a precupação chegar aos limites do ridiculo.
      Deveria existir mais preocupação com as nossas informações pessoais.
      O watsapp passa para o facebook tudo o que metes na app para depois vender. Ou seja, seja fotos, videos, voz ou mensagens, tudo o que lá metes é para fazerem dinheiro á custa de informações que, por vezes ninguem sem ser tu próprio deveria ter acesso.
      E quem fala do whatsapp fala de muitas outras coisas.
      Já te perguntaste o porquê de a app do facebook precisar da tua localização, do acesso ao microfone do teu telemovel, às tuas sms e emails? Emails esses que (imaginemos) enviaste informação para pedir um empréstimo ao banco, e o facebook ter acesso e vender depois essa informação?
      Deixo-te uns links para perceberes um pouco mais do que digo:
      https://www.huffingtonpost.com/2014/01/03/facebook-lawsuit-private-messages_n_4536154.html

      https://www.theverge.com/2017/11/21/16687796/uber-cyberattack-data-breach-exposed-users-57-million

      http://www.businessinsider.com/facebook-google-information-nsa-iphone-android-data-personal-2016-2

      https://www.forbes.com/sites/thomasbrewster/2017/03/30/fcc-privacy-rules-how-isps-will-actually-sell-your-data/#11e133cc21d1

      1. Avatar de Zinco
        Zinco

        Muito obrigado pelo abre-olhos, pela tu gentileza vou-te dar um informação ulta-secreta, quando não tenho papel higiénico na retrete limpo o dito à literatura que a mulherio da casa faz questão de colocar na “biblioteca”. Guarda esta informação a 7 chaves, encripta a dita e não deixes que a Google lhe deite a mão. confio na tua descrição.

        1. Avatar de Privacidade
          Privacidade

          Mas o triste, é que não vais fazer o que estás a dizer que vais fazer. E se o fizeres, mete-me em CC e acrescenta as tuas passwords todas. Eu depois encripto tudo para que mais ninguém consiga ver, só eu. E prometo que nunca vou partilhar com ninguém.

        2. Avatar de Celso
          Celso

          Boa, zinco! Assim, já deu para ver tudo. Mesmo! Cuidado é se fica literatura retida dentro do dito cujo!

    3. Avatar de mlopes
      mlopes

      talvez estivesse na hora de estudares um pouco sobre direitos fundamentais e direitos humanos e parares de fazer comentários sem sentido. fica a sugestão

    4. Avatar de Nuno Oliveira
      Nuno Oliveira

      Não é pela segurança!
      É pela privacidade…

  9. Avatar de Luís
    Luís

    O WhatsApp faz encriptação dos dados…
    Não conheço a aplicação signal… Mas o WhatsApp é suficiente para manter um comunicação relativamente segura… Discordo que apenas os criminosos precisem de ter a sua informação encriptada… A privacidade é importante num mundo digital como o de hoje….

    1. Avatar de Privacidade
      Privacidade

      O WhatsApp é encriptado o conteúdo, menos os metadados. O que significa que o Facebook Inc. sabe com que falas, quantas vezes por dia, quanto tempo essas chamadas duram (se fizeres chamada por voz), de onde falas e para onde falas. Resumindo, e a título de exemplo, o que é possível com os metadados (não só no WhatsApp): podem saber que ligaste para um serviço de sexo por telefone e tiveste ao telefone durante meia hora, mas não sabem do que falaste. Podem saber que ligaste para um centro de doenças infecciosas depois para um médico e depois para a tua companhia de seguros, mas não sabem do que falaste… não sabem do que falaste, mas conseguem imaginar.

    2. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Luís, a qualidade de encriptação do Whatsapp é quase inexistente. Não só pelo que o Privacidade disse acima, como, muito provavelmente, pensas que a tens ativa e, na realidade, não tens. Para ser ativada é um processo enganoso.

      1. Avatar de Nuno Oliveira
        Nuno Oliveira

        Alguém me explica essa do ativar a encriptação do WhatsApp?
        É que nunca fiz nada e no início de cada conversa tenho a indicação de ter as mensagens encriptadas, e elas são efectivamente encriptadas. Porque falam em ativar isso como opção?

  10. Avatar de Pavel
    Pavel

    não compensa face ao telegram.
    o telegram tem uma serie de features que essa app nem sonha e para quem quiser comunicar de forma cifrada, estão lá os secret chats. neste momento o telegram é imbatível.. usernames, channels, envio de ficheiros até 1,5GB, apps em todas as plataformas, já começa a ter muita gente, developers do mais top que há, sempre na vanguarda, stickers do melhor que há e todo um UI que é de babar..

    1. Avatar de GM
      GM

      E o melhor, é que dispõe de versão para W10m!

    2. Avatar de Carlos costa
      Carlos costa

      Sim.. e tudo não cifrado com uma “segurança” obscura.
      No signal a unica coisa decente são os chats secretos. e mesmo assim………………………..

      1. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        No telegram também só os chats secretos é que são seguros.

    3. Avatar de Alex
      Alex

      Eu acho que o Telegram deveria ser uma daquelas apps sem gastar dados nos tarifários -25

  11. Avatar de João
    João

    Excelente! Vou partilhar com os meus amigos toupeiras!

  12. Avatar de Pedro F.
    Pedro F.

    Tem muito bom aspeto. Mas com o tempo, assim como vimos a acontecer ao Telegram, os governos acabam com a segurança em três tempos.

  13. Avatar de Rogério Magalhães
    Rogério Magalhães

    As chamadas de voz também são encriptadas no Signal?

    1. Avatar de Zinco
      Zinco

      Se for uma chamada para toquio convem que seja encriptada. Não querem que saibam o que andas a fazer pois não ?

  14. Avatar de Privacidade
    Privacidade

    Para todos os que dizem que “não têm nada a esconder”, não se esqueçam que estas empresas não querem saber de vocês, como indivíduo, mas sim, nós enquanto sociedade. As quantidades de dados recolhidos pelo Facebook e outros fazem com que seja possível explorar e condicionar massas, exemplos disso é a recente investigação do The New York Times sobre como a equipa do Trump explorou os dados de milhões de utilizadores do Facebook para atingir os seus fins. Leiam o artigo, vale a pena. Já agora uma dica ao Pplware que faça um artigo sobre esta investigação, por forma a colocar na língua de Camões o tema.

    Uma última adenda, porque aqui muita gente confunde Segurança com Privacidade. O facto de uma coisa estar segura, não quer dizer que seja privada. Os vossos dados estão muito seguros nos datacenters do Facebook, no entanto não estão privados. O Facebook, et. al. usa estes mesmos dados de acordo com a sua agenda e por mais que digam que não os vendam a terceiros, as provas (que começam a ser muitas) dizem o contrário.

    1. Avatar de Zinco
      Zinco

      Mas que paranoia, as massas já eram controladas antes da massificação da internet. Os meios de comunicação estão nas mãos dos manipuladores por isso se não tiveres inteligência suficiente para separar o trigo do joio comunicar abertamente ou de forma encriptada não vai mudar nada.

      1. Avatar de Privacidade
        Privacidade

        Ah e então porque está tudo mal vamos continuar a fazer tudo mal. Ahh que bom, assumimos o erro, mas insistimos no erro. Isso é de um ser muito “inteligente”. Eu diria que o Sr. é um génio!

        1. Avatar de Celso
          Celso

          Concordo, pelas palavras dele, vi logo que sim!

  15. Avatar de dvds
    dvds

    Alguem que perceba de segurança aqui!? Toda a gente sabe simolesmente fom o numero cartao SIM podemos ter a localizacai desse phone/pessoa em tempo real atravês de triangulação das redes! Por isso nao confio na app, nem em nenhuma que use comunicações do tipo client-server-client

    1. Avatar de Carlos costa
      Carlos costa

      O número de telemovel é só um hash que serve de lista de contactos. relaxa

    2. Avatar de Gekko
      Gekko

      Então usas o quê? GNU Ring?

  16. Avatar de Toni
    Toni

    Se o gajo do Benfica tivesse lido este artigo mais cedo estava safo

  17. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Facebook Messenger e para meninos.

  18. Avatar de A,
    A,

    Mas porque esquecem a história de no próprio país ? o que a PIDE / DGS fazia antes do 25 de Abril, para o pessoal que diz que a Privacidade é uma mal menor esquece que a Liberdade foi conquistada e não dada! e pode ser retirada pouco a pouco… uma Lei que espero que o Constitucional chumbe, o Marcelo não enviou que permitiu pela primeira vez desde o 25 de Abril que as secretas portuguesas possam aceder aos meta-dados…
    O Resto a Constituição é tão clara que ainda não se atreveram etc. etc.

    Equipamentos de telecomunicações feitos e fabricados e de marcas da maior Ditadura do Mundo, achas que esses se preocupam ?
    os USA com as suas Paranóias… Um dia qdo acordaram e verem que há de novo uma polícia política e falta de liberdade vêm se queixar mas aí é tarde !

    Mas gostava de saber uma coisa alguém sabe se realmente já conseguiram quebrar a segurança do telegrama ? no chat privado ?

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      A “segurança” do Telegram no chat privado é a mesma do Signal. Ao que parece, mantém-se forte.

      Quanto ao acesso dos meta-dados, não apenas as secretas. Os metadados e dados “privados” dos cidadãos portugueses podem, neste momento, ser acedidos por todos os orgãos do Governo.

  19. Avatar de Lucky Silva
    Lucky Silva

    Não uso WhatsApp e não tenho Facebook. Nem sei bem porquê, simplesmente nunca precisei. Uso o Telegram, que não é só um “Messenger” quem usa sabe do que estou a falar.

    Entre os colegas de trabalho uso Wire para muita comunição de trabalho. Sei de empresas que adoptaram o Signal e tu está muito satisfeito.

    Há muitas e boas opções.

  20. Avatar de Fernando
    Fernando

    Até agora eu prefiro o Telegram, bem mais seguro que o Signal e o Wire.

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Mais seguro que o Signal não pode ser, visto que usam a mesma tecnologia. Tecnologia essa que é do Signal.

  21. Avatar de Sergio
    Sergio

    Bons comentários acima, olhei para a questão de outra forma.

    O meu dia a dia não tem tanto haver com os meios que utilizo, mas sim com o que partilho e como partilho. E só meto a minha segurança em perigo se quebrar regras de bom senso.

    É óbvio que a fome pela partilha da vida pessoal, nos dias que correm, ou a necessidade de querer passar informação rapidamente e de forma fácil, muda um pouco o panorama e torna-nos descuidados. Mas quem tiver bons hábitos de segurança dificilmente vê a sua vida descortinadas ou invadida, use a app que usar.

    Hoje em dia vale tudo para capturar dados, até um simples passatempo num site precoce de desporto, gera um registo, esse registo vai gerar dados, esses dados podem interessar a uma empresa de apostas.. essa empresa troca publicidade com esse site pelos dados.. e voilá.. fez-se o chocapic
    Isto é um exemplo entre milhares, o importante é as pessoas terem a noção de como isto se processa e não serem manipuladas pelos gigantes.

  22. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Se utiliza como identificador o número de telefone sobre o qual a pessoa não tem verdadeiro controlo então o Signal não pode ser designado como oferecendo “Máxima Segurança”.

    Só o Threema até agora pode ser designado como oferecendo “máxima segurança”, porque gera o seu próprio identificador no dispositivo da pessoa… desde que terceiros não consigam ter acesso ao dispositivo é possível em teoria comunicar de forma segura, de 1 para 1 (mensagens, voz, ficheiros), sem que terceiros possam apropriar-se do identificador e fazer-se passar pela pessoa. As conversas são sempre cifradas e não é possível desligar.
    Nas conversações de grupo nem o Threema oferece segurança máxima porque existem vulnerabilidades no protocolo, que também parece existir em quase todos os outros mensageiros ditos “seguros” (fonte: https://eprint.iacr.org/2017/713.pdf ).

  23. Avatar de Paulo Chaves
    Paulo Chaves

    Bem instalei agora mesmo o programa Signal no meu recente Mi A1 8.0.0 e quando faço uma chamada o microfone parece que bloqueia. Quando atendem a chamada o tlm faz um bipe e do outro lado não ouvem a minha comunicação. Parece que o microfone bloqueia. Pior desinstalei e ficou tudo na mesma. Já o reiniciei várias vezes e nada. Já disse a dois amigos a quem partilhei o programa para não instalarem. Estou agora na dúvida. Era até à um mês atrás utilizador do Windows Mobile/Phone durante anos.

    1. Avatar de Paulo Chaves
      Paulo Chaves

      Já está resolvido a situação. Afinal a minha experiência neste Android ainda está a crescer.

  24. Avatar de Rúben
    Rúben

    O Wire também é uma boa alternativa

  25. Avatar de David Martins
    David Martins

    Pedro Pinto

    Acrescento também que o fundador da Open Whisper Systems (empresa que desenvolve Signal) foi anunciado que;

    On February 21, 2018, Marlinspike and WhatsApp co-founder Brian Acton announced the formation of the Signal Foundation.

    fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Moxie_Marlinspike

  26. Avatar de fernando nogueira
    fernando nogueira

    bloquiei o signal sem querer pode ajudar-me o meu 967033486

  27. Avatar de Laís Mello
    Laís Mello

    Como sei se alguém me bloqueou no signal? Desaparece a foto igual no whats ?