e-SEGURNET: Declaração amigável no telemóvel a partir de hoje

41 Comentários

Foi no início de Novembro que revelamos que a Associação Portuguesa de Seguradores (APS) iria, ainda este ano, lançar uma app para substituir a Declaração Amigável em papel.

A app foi lançada hoje, chama-se e-SEGURNET e está já disponível para o sistema operativo Android, mas em breve chegará ao iOS e Windows 10.

e_segurnet


e-SEGURNET é uma aplicação gratuita, disponibilizada pela Associação Portuguesa de Seguradores (APS) e pelas seguradoras suas associadas, que operam Portugal, que permite preencher comodamente uma participação de acidente automóvel e enviar automaticamente a cada seguradora interveniente.

Em comunicado, a APS revela que a app está disponível para os principais sistema operativos.

seguranet_00

A app e-SEGURNET será alargada em breve a outras áreas seguradoras que não apenas o ramo automóvel, refere José Galamba de Oliveira, Presidente da APS.

Esta é a app mais completa da Europa, neste segmento, sendo uma ferramenta indispensável para os automobilistas portugueses, já que em caso de acidente poderão fazer a participação de sinistro, mesmo na vertente declaração amigável, com menos burocracias, de forma mais rápida e prática.

seguranet_01

Como funciona?

De acordo com as informações do comunicado enviado pela APS, cada interveniente receberá um código no seu telemóvel e será esse código, em conjunto com o seu número de telemóvel, que deverá colocar na aplicação funcionando como assinatura. Depois, a participação será enviada directamente para a seguradora dos intervenientes não tendo estes que efectuar qualquer acção adicional.

https://www.youtube.com/watch?v=YYOO9R6vn_Q

Os intervenientes vão receber ainda, por SMS, um resumo dos elementos transmitidos às seguradores e, por e-mail, a participação em PDF.

Nota: Neste momento a app apenas está disponível para Android devendo chegar em breve aos outros sistemas.

Comentários

41

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nuno
    Nuno

    E a aplicação Assisto, não faz a mesma coisa? Em caso de necessidade qual delas utilizar? Ou todas as seguradoras aceitam as duas?
    Abr

    1. Avatar de anónimo antónio
      anónimo antónio

      ia para perguntar o mesmo..

    2. Avatar de silver_ryder
      silver_ryder

      O assisto é uma aplicação de terceiros…

      Já esta é oficial inclusive com assinatura digital, já que sem assinatura de ambas as partes na declaração amigável o processo não decorre ao abrigo do acordo IDS (indemnização directa ao segurado) entre seguradoras. Ou seja obriga os intervenientes efectuarem reclamação junto da seguradora do outro(s) interveniente(s)..!

      1. Avatar de chyco
        chyco

        A assisto também permite a assinatura digital…

      2. Avatar de Nuno
        Nuno

        ok, vou então apostar nesta.Tenho é que esperar pela do IOS
        Mas nos testes que fiz no Assito, permite também incluir a assinatura…

  2. Avatar de Vitor Afonso
    Vitor Afonso

    A princípio fazem as 2 a mesma coisa. Contudo como esta é da Associação Portuguesa de Seguradores na minha opinião deverá ter uma melhor aceitação pelas seguradores cá do sítio. Já está instalada mas espero ser uma daquelas aplicações em não toco 😉

  3. Avatar de Win10
    Win10

    Excelente decisão em lançar para a plataforma mais usada, em vez de só para iOS, uma vez que apenas 1 em cada 100 utiliza isso.

  4. Avatar de Joao Nunes
    Joao Nunes

    E se só um interveniente tiver a aplicação

  5. Avatar de lopix
    lopix

    Estranho, o ITunes diz que só está disponível na loja norte-americana

  6. Avatar de vitor
    vitor

    ainda apenas disponível no android….. (final do texto).

  7. Avatar de PC
    PC

    Ainda bem vai estar disponível no W10M, afinal vale a pena reclamar com quem faz software.

  8. Avatar de andregoms
    andregoms

    Já está disponível para WPh 10! E Funciona na perfeição!

  9. Avatar de ZzM@n
    ZzM@n

    Não funciona no meu Lumia 640, fica com o ecrã branco. Mas obsevaçoes diz que nao tem o hardware necessário…”Nao tem teclado integrado”…

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      Idem lumia 950

    2. Avatar de João Mendes
      João Mendes

      A aplicação abre e o ecrã fica branco.
      MS Lumia 950 XL

    3. Avatar de Hugo Barreiros
      Hugo Barreiros

      Atualiza a app, já funciona no Lumia 640.

  10. Avatar de João Pereira
    João Pereira

    Isto significa que no futuro para conduzir é obrigatório ter um smartphone? Já agora porque não obrigam a que todos os carros que circulam tenham GPS incorporado, deste modo a multa é impressa na hora, pelo GPS!

    1. Avatar de Ribeiro
      Ribeiro

      É opcional, e eu não me chateio nada de ter opções, fico chateado sim quando não as há.

    2. Avatar de YaBa
      YaBa

      Explica-me onde é que diz que é obrigatório usar a aplicação.

      1. Avatar de João Pereira
        João Pereira

        É obrigatório (excepto para as motos) ter a Declaração Amigável. Em caso de acidente e na presença de PSP/GNR eles podem exigir que os condutores apresentem a Declaração Amigável.

        1. Avatar de YaBa
          YaBa

          A aplicação, explica-me onde diz que é obrigatório usar a APLICAÇÃO.

          1. Avatar de João Pereira
            João Pereira

            Segunda linha: “(…) lançar uma app para substituir a Declaração Amigável em papel.”

          2. Avatar de YaBa
            YaBa

            @João Pereira: sim, substituir, ou fazes de uma forma, ou fazes de outra, não entendo isso como substituição definitiva. Levam tudo à letra.

  11. Avatar de Sinistrado
    Sinistrado

    Tou ansioso por experimentar!

  12. Avatar de Joao
    Joao

    O telemóvel é reconhecido como assinatura? E se for a “mulher” ou o “puto” a conduzir?

  13. Avatar de Paulo F.
    Paulo F.

    Mas alguém experimentou a aplicação? Está cheia de bugs que têm que ser corrigidos. Desde a criação do registo até à mudança de aplicação (mantendo-a a correr em segundo plano) – os campos ficam a branco se precisamos consultar algum dado. Muito chatinho colocarem uma aplicação assim antes dum fim de semana com pontes, o mais certo é ninguém corrigir nada durante esse tempo.

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      E exigim um mail tipo @mail.com, agora temos que criar outra conta de email so’ para isto?

  14. Avatar de prodrigues
    prodrigues

    Podes sempre criar o registo pelo PC… tens que validar, depois, no telefone e no link do e-mail.

    Instalei, criei conta, tudo pelo telefone… só falta experimentar numa situação real, o que espero que não aconteça. Mais de 20 anos de carta e nunca fiz uma participação.

    Isto é algo opcional… só é obrigatório (e convém) possuir uma declaração amigável no carro.

    https://www.e-segurnet.pt/api-rest-services/#/login

  15. Avatar de Joaquim Pereira
    Joaquim Pereira

    Já não é a primeira vez que o pplware vem com uma afirmação parecida que determinada pps (e-SEGURNET) dizendo “está já disponível para o sistema operativo Android, mas em breve chegará ao iOS e Windows 10”.
    Depois constata-se que também no mesmo dia ficou disponível para W10 mobile.
    Acho esse comportamento jornalístico muito sectário e de longe não corresponder à verdade.
    Será que a pplware tem ligado o seu news bulletin ligado à newsletter da google e depois não vai confirmar a noticia se é verdadeira ou não.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Joaquim

      O comunicado diz que foi lançado para os 3 sistemas operativos móveis. Quando lançamos o artigo apenas estava para o Android..qual a dúvida?

  16. Avatar de José Santos
    José Santos

    já está disponível para W10 mobile

  17. Avatar de Sergio
    Sergio

    Sera que a pplware vai fazer comparação com a Assisto a fim de nos ajudar na escolha?

    1. Avatar de SergioM
      SergioM

      Ajuda para quê? Esta é aceite por todas as companhias, uma vez que é a app oficial!

  18. Avatar de Nuno Pereira
    Nuno Pereira

    Até agora não consigo fazer registro…pelo PC pede para verificar a ligação da internet,pela app android simplesmente depois de tudo(quase)preenchido não procede ao registo ficando na página de criar conta sem avançar .Uma questão..meu seguro é OK TELESEGUROS mas não aparece na lista de seguradoras no registo,esta seguradora não está envolvida neste projecto?!?

  19. Avatar de prodrigues
    prodrigues

    Via Direta Nuno Pereira… talvez por isso não avance.

    1. Avatar de Nuno Pereira
      Nuno Pereira

      Não era por isso mas hoje já deu tudo normalmente e já reparei que é via directa(na app não diz OK TELESEGURO mas no PC diz).Thanks

  20. Avatar de Ricardo Miguel Belacorça Mourato
    Ricardo Miguel Belacorça Mourato

    Uma grande falha que constatei é que não dá para colocar outras companhias de seguros, logicamente à cada vez mais viaturas estrangeiras a circular no nosso país, pelo que irá inviabilizar a participação digital.

  21. Avatar de jose silva
    jose silva

    se a culpa no acidente for de outra pessoa como colocar gostava de ver vídeo a representar ajuda muito e a toda a gente porque senão vai se virar o feitiço contra o feiticeiro não sei se me fez explicar bem passa o inocente por ser o culpado ,obrigados apostem comentem

  22. Avatar de Diogo Leite
    Diogo Leite

    têm de ter os 2 o aplicativo ou basta preencher só num?

  23. Avatar de António
    António

    A plataforma cartaoamigavel.pt existe desde 2012 com reconhecimento em concursos de ideias criativas, depois de ser apresentada à APS até a demo copiou, aguardo apoio jurídico para a resolução…..