Se conduzir use o Waze! Já o alerta para a presença dos radares de velocidade média

17 Comentários

Foi na passada sexta-feira, dia 1 de setembro, que entraram em funcionamento os tantas vezes falados radares de velocidade média. As suas localizações são bem conhecidas de todos, mas ainda assim é essencial ter alguma ajuda. O Waze, uma das apps mais usadas neste campo, tem uma novidade e passou a alertar para a presença dos radares de velocidade média.

Waze radares velocidade média

Ainda que todos os radares do Sistema Nacional de Controlo de Velocidade (SINCRO) estejam sempre sinalizados, é essencial dar aos utilizadores alguma ajuda adicional. É aqui que entra uma parceria criada entre a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária e a Comunidade Portuguesa de editores voluntários do Waze Portugal.

Esta comunidade trabalhou para que os novos locais onde estes radares estão presentes passem a constar dos mapas desta app. Assim, o Waze irá alertar os condutores sempre que se aproximarem da localização de um destes novos radares agora colocados em funcionamento.

A forma de ter acesso a estes novos pontos e à ajuda que o Waze poderá dar é extremamente simples. Os utilizadores precisam apenas de aceder às definições e aí dentro, na área Som, devem escolher a voz “Amália”. Assim, vão começar a receber corretamente os avisos e instruções mais completas.

Esta nova ajuda do Waze foi anunciada pela Comunidade Portuguesa de editores voluntários do Waze Portugal nas suas redes sociais. Segue-se a outra realizada no início de agosto, a campanha de segurança rodoviária “Dê Prioridade à Vida”, da ANSR, para apelar a todos os que circulam nas estradas e nas ruas para que o façam em segurança.

Curiosamente, e mesmo com este tipo de ajudas e com sinalética bem visível, os condutores parecem estar a desrespeitar estes radares. Do que foi revelado, e apenas nas primeiras 24 horas, seis mil condutores foram detetados em excesso de velocidade, o que rendeu pelo menos 360 mil euros em multas.

Os 37 radares que entraram em funcionamento no dia 1 de setembro são o primeiro lote de um total de 62 novos Locais de Controlo de Velocidade (LCV), que vão duplicar a capacidade do Sistema Nacional de Controlo de Velocidade (SINCRO), de 61 para 123 LCV.

Novos Radares de Velocidade: 360 mil euros em apenas 24 horas

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de RMR
    RMR

    E nos de velocidade média, pelo menos nos que já passei, o Waze mostra inclusivé uma barra de progresso do lado esquerdo, que indica o troço entre o ponto inicial e final do controlo. Muito porreiro.

  2. Avatar de Naodouonome
    Naodouonome

    É que é menos
    Assim que entro no carro, conecta-se automaticamente o android auto que por sua vez liga o Waze, assim que me aproximo de um radar recebo um alerta no carro. É chato porque consome mais bateria mas preferível do que receber uma surpresa passado 1 ano….

    1. Avatar de Not
      Not

      Se ligar por cabo fica mais estável e carrega em simultâneo.

    2. Avatar de Rui
      Rui

      Liga por cabo. No meu caso, carrega o telemovel, e com trafego ilimitado de dados, ouço o spotify e navego com o wase.

  3. Avatar de Paulo Pedroso
    Paulo Pedroso

    Radarbot tambem já inclui os novos radares e funciona melhor

    1. Avatar de JP
      JP

      Paulo Pedroso,
      agradeço a tua sugestão, mas perguntou em que é que o Radarbot funciona melhor.
      O Waze há muito que nos dá essa informação, não é novidade como a notícia pode sugerir, e funciona muitíssimo bem, com a informação de início e fim, além do gráfico do progresso desse trajecto.

      1. Avatar de Paulo Pedroso
        Paulo Pedroso

        Vou dar um exemplo o waze por norma avisa os radares se estiveres com um trajeto aberto (origem destino) o radarbot funciona sempre, outra vantagem é que se tiveres android no carro podes criar um autorun (sempre que ligas o radio) ele iniciar o radarbot em fundo e avisa-te sempre dos radares moveis e fixos , cada qual sabe de si mas para mim é o mais pratico e funcional. Por diveresas vezes o radarbot me alertou de radares que o waze ignorou

        1. Avatar de Czul
          Czul

          O Waze nao precisa de ter destino adicionado. Basta estar ligado. Radarbot é inferior e é menos preciso em Portugal.
          Já subscrevi e anulei. É horrível.

        2. Avatar de JP
          JP

          Obrigado. De qualquer forma, o Waze já não exige o trajecto definido para alertar.

  4. Avatar de Grunho
    Grunho

    Os radares de velocidade média ou section control estão assinalados no princípio do troço controlado. Não precisas do smartphone para te avisar. Pelo contrário, se estiveres a olhar para ele podes não te aperceber do sinal.

    1. Avatar de Fusion
      Fusion

      Mas é bom para saber se estas dentro do tempo, e qualuqer coisa andas tipo a 90 para equilibrar as medias

  5. Avatar de Vasco
    Vasco

    Uso o Saphe, que para além de fazer tudo o que o Waze faz, detecta radares não identificados (escondidos).
    Desde que tenho deixei de ter multas de excesso de velocidade.
    E detecta inclusive se um carro dos chibosnatos estiver a controlar a velocidade em andamento…

    1. Avatar de Czul
      Czul

      Em Portugal não funciona a 100%. Não estamos incluídos nos sites regionais por enquanto.

    2. Avatar de André R.
      André R.

      Usas algo que deteta radares? Isso é pior que a multa, pois estás a usar algo ilegal para deteção de radares. Se te apanham, vais chorar baba e ranho, é um risco desnecessário.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        É uma app!

      2. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        vais chorar baba e ranho? lol
        andei anos a fio com detector de radares e nunca chorei baba nem ranho, primeiro nunca fui apanhado, depois seres apanhado tens o detector apreendido e uma multa de 500€.. com o que poupas em multas compensa o risco

  6. Avatar de VTR
    VTR

    Uma questão. Os radares de velocidade média aparecem sinalizados no início do control. e no fim do control também existe algum sinal informativo? Obrigado.