Samsung quer trazer de volta aos smartphones uma das mais controversas funcionalidades

64 Comentários

Ao longo dos anos os gigantes do mercado dos smartphones têm ditado as regras no que toca às tecnologias usadas. Isto significa que estes decidem o que deve ou não estar num smartphone, levando com eles as restantes marcas e fabricantes.

Foi isso que aconteceu com a porta áudio nos telefones, que acabou retirada destes há algum tempo. As razões foram apresentadas e aceites. Esta decisão pode em breve ser alterada pela Samsung que pretende trazer novamente para os smartphones a porta áudio para jack de 3,5mm.

Samsung quer trazer de volta aos smartphones uma das mais controversas funcionalidades


Samsung quer trazer de volta uma mudança

A decisão da Apple de remover do iPhone o jack 3,5mm foi controversa e muito criticada. Acabou por se tornar a regra e o padrão, mesmo com alguma resistência da Samsung. A marca coreana manteve esta porta áudio durante algum tempo, mostrando as suas vantagens.

Essa resistência acabou por cair e hoje os seus smartphones não a têm presente. Essa decisão poderá em breve ser alterada, segundo rumores que estão agora a ser partilhados. Assim, em breve poderemos voltar a ver smartphones Samsung com o jack 3,5 mm para áudio.

https://twitter.com/MauriQHD/status/1290824633504145408

O regresso da porta áudio

De acordo com a informação que o leaker Mauri QHD revelou, a Samsung estará a ponderar retomar a tecnologia que foi abandonada há alguns anos. A marca deverá fazer este retorno por sua conta e risco, apenas para tomar pulso ao mercado.

Segundo a informação que foi revelada, a ideia da Samsung é ter esta novidade/retorno já em 2021, nos seus flagships. No caso da linha S essa mudança trará muito interesse e será publicidade gratuita. Nos Note será uma área de experimentação, mas com retorno menor.

Samsung porta áudio smartphones mudança

Um passo arriscado para os smartphones

Para a Samsung esta mudança será sobretudo um passo arriscado para a marca e que poderá trazer alguns problemas. Ainda assim, esta espera que ao trazer a porta áudio consiga cativar os consumidores que tanto reclamaram quando esta foi removida.

Não se sabe ao certo se esta será uma mudança que está na calha para breve ou se é apenas informação incorreta. No entanto, seria uma mudança que muitos iam apreciar e provavelmente aderir. A forma como foi removida não foi entendida por muitos e as alternativas não os satisfazem.

Comentários

64

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de LG
    LG

    Mas estou mesmo muito curioso porquê acham que isto poderá ser um “caso arriscado” ? Admira-me como conseguem dramatizar tanto este assunto.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Ahah pensei o mesmo… eu diria mais, arriscadíssimo!

    2. Avatar de Felipe Cardoso
  2. Avatar de André R.
    André R.

    Welcome back Jack

  3. Avatar de Jorge
    Jorge

    Tenho um s10 (telemovel com 1 ano) e quando olho para baixo do mesmo vejo a tal celebre entrada jack3.5 que não estava presente há uns anos…
    A fobia da apple é tal que desconhecem os outros produtos.

    1. Avatar de Xiquinho
      Xiquinho

      Pensei exactamente o mesmo quando olhei para o meu telemovel!

  4. Avatar de Filipe F.
    Filipe F.

    Não acharia estranho de todo. Alias a Samsung largou isso nos topo de gama durante 1 ano e meio mas continuou a ter na gama média o jack de audio.

    Independentemente da marca, vemos ainda muita gente seja em gama média ou alta a usar phones com fio, ou a não preferir/querer sem fio. E neste sentido, os adaptadores para phones são algo ja muito antigo também e ocupar uma porta de carregamento com um adaptador para phones não é de todo a coisa mais ‘bonita’. Sendo o famoso jack de audio algo tão simples mas funcional e de tão baixo custo, não era de admirar voltar-se a essa era, do que andar-se com adaptadores e a ocupar portas de carregamento e dados para ligar headphones que não requerem energia ou melhor, não vão tirar partido da porta usb-c

    Sim ha phones com qualidade xpto por cabo que requerem o uso da usb-c mas nesses casos quem é que os usa mesmo? provavelmente quem os pode usar, prefere comprar algo sem fios.

    Uma coisa é certa e com base no feedback em todas as apresentações e videos, ha sempre centenas de pessoas a pedirem a jack de audio de volta, portanto arriscado é continuar a ir contra o que a maioria pede. Era um passo certeiro. Não incomoda quem não usa esse tipo de ‘old tech’, mas agrada aos muitos que ainda a usam

  5. Avatar de asdf
    asdf

    Não sei é o porquê de remover o jack de audio. Na apple é compreensivel, como no resto do ecosistema temos a trolley com os cabos, fios e adaptadores para tudo, mais 1 não ocupa espaço.
    As outras marcas não sei porque foram fazer o mesmo…

    1. Avatar de Monte Gordo
      Monte Gordo

      A Apple apenas garantiu que o futuro seja melhor e mais descomplicado, as outras marcas seguiram (no caso do carregamento wireless ou nfc foram outras marcas, coisa que a Apple também devia ter seguido muito mais rápido e cedo).

      Coisas que impliquem cabos, peso, etc têm que acabar, já que há alternativas excelentes. Se ainda assim querem cabos, eu acabei de comprar por uns 15 euros um adaptador minúsculo USB C com DAC 24-bit para porta 3.5, no entanto para mim é para usar um microfone e não ouvir música (para música uso auscultadores wireless de alta qualidade).

      A questão aqui é: o futuro são carros eléctricos ou combustão? Nos Smartphones a questão é igual. Wireless ou cabos?

      Todos os que respondem combustão/ cabos deveriam repensar a vida…

      1. Avatar de Garen
        Garen

        Até podem ser o futuro, mas não podes dar o passo maior que a perna. Eu até uso phones wireless, mas consigo ver que ainda não estão ao nível de certos phones com fios, especialmente a questão da bateria que também ainda dura pouco na maior parte deles, logo para quem quer ouvir música no telemóvel um dia inteiro ter de usar phones wireless não é uma boa opção.

        Bottom line: Só faz sentido abolir uma tecnologia quando ela se torna completamente obsoleta, e não para pressionar um futuro que ainda não está pronta para substituir a 100% a tecnologia anterior

        1. Avatar de F Gomes
          F Gomes

          concordo plenamente. Tenho vários modelos de phones com e sem fios. Normalmente os com fio, o cabo serve de antena o que aumenta a capacidade de recepção em alguns locais onde o sinal é mais fraco, os earbuds ainda possuem uma capacidade reduzida, mesmo utilizando a caixa de carregamento que faz parte do conjunto. E o nível de audição não é o melhor. Os meus Xiaomi Mi Dual Driv
          e teem menor volume de audição que uns Samsung antigos; Os meus Huawei Honor wireless earbuds X1, ainda menos audição possuem em termos de volume. Faço ideia a dificuldade para quem possui dificuldades auditivas, utilizarem estes auriculares na rua ou em locais com altos ruídos ambientes.

      2. Avatar de PeterOak
        PeterOak

        “Todos os que respondem combustão/ cabos deveriam repensar a vida…”
        Eu prefiro cabos e combustão porque me esqueço de colocar à carga os earphones bluetooth e o Zoe. Depois fico com dois dispositvos inuteis, sem carga.
        Devo-me matar?

        1. Avatar de Cláudio
          Cláudio

          Sim, porque em Portugal, a energia electrica usada para carregar o Zoe não provem de centrais a combustão. É toda energia gerada por anjos.

          1. Avatar de rjSampaio
            rjSampaio

            Eficiência e conversão de energia, já ouviste falar?
            Mesmo que 100% da energia eléctrica viesse de centrais a combustão, continua a ser preferível e mais eficiente.

      3. Avatar de Realista
        Realista

        A vida não é toda a uma cor, nem pode ser de outra forma! Há gostos e cada um tem o seu, ponto.

        Há quem goste de carros antigos, há quem goste de carros modernos, há quem goste (ou necessite) de carrinhas, jipes, monolugares, combustão, híbridos, eléctricos, carroças, e há até os que preferem motas ou andar a pé… e desde que a utilização de um não atrapalhe a do outro não tens nada a ver com isso.

        Até posso dar o exemplo dos relógios de pulso: A invenção do relógio de quartzo acabou com a industria de relógios mecânicos que eram obsoletos em todo e qualquer aspecto que possas imaginar. E agora o silício tornou obsoleto os relógios de quartzo já que com um relógio de pulso tens um computador no teu pulso, mas nenhum deles se aproxima à sensação de um relógio mecânico e por isso qualquer pessoa amante de relógios quer ter na sua colecção um Patek Philippe, Vacheron Constantin ou Jaeger lecoultre, etc que são todos mecânicos…

        E voltando ao headphone jack, atrapalha ter um no telefone ou inviabiliza a utilização do outro? Claro que não…

      4. Avatar de hfilipe
        hfilipe

        “Todos os que respondem combustão/ cabos deveriam repensar a vida…”, realmente é um caso de vida ou morte. Se respondem combustão/cabos deveriam colocar um término ..

      5. Avatar de asdf
        asdf

        Eu tendo phones wireless, confesso que por vezes preciso dos phones com fio quando os outros estão a carregar ou faço longas horas de reunião (PC). No telefone acaba por acontecer o mesmo as baterias não sao infinitas é sempre necessário carregar.
        Neste momento queria fazer uma chamada com o telefone e reparo que não tenho o jack comigo, lá vou eu ter de estar com o telefone encostado à cara porque os phones estão a carregar.

      6. Avatar de asdf
        asdf

        Se formos a ver, pelo menos a Xiaomi tenta sempre manter esse jack nas linhas Redmi, mesmo estas já terem USB-C , não sei porque um telefone de 1000 euros não tem e um de 150 tem.

      7. Avatar de onurb82
        onurb82

        Em relação aos cabos digo que na minha opinião serão sempre superiores ao wireless (Mas sem esses adaptadores manhosos de X euros)…
        Em relação à combustão eu também na minha modesta opinião, em relação ao custo benefício, prefiro de longe os veículos movidos a “gasolina”.

      8. Avatar de Cláudio
        Cláudio

        Mais descomplicado? Trocar um cabo por mais uma treta com bateria para carregar? Nao vejo simplicidade nenhuma.

      9. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Bem sei que não é do conhecimento geral, mas mesmo tendo jack de audio, é possível utilizar auscultadores wireless. Aliás é dito que a existência do jack de áudio em nada diminui a qualidade do som de auscultadores wireless.

        1. Avatar de F Gomes
          F Gomes

          discordo. Tenho os dois modelos e os fones com cabo são muito superiores, em termos de audio, aos por ex. Xiaomi Earbuds Honor.

          1. Avatar de Victor
            Victor

            Obviamente, agora compara lá com uns Galaxy Buds.

      10. Avatar de BR
        BR

        A Apple retirou a porta 3,5 para conseguir vender headphones wireless. Goste se ou não essa é a realidade. Dificilmente se justificaria a compra de headphones wireless a 6 ou 7vx o custo de uns bons headphones com fios. Aliás os telefones já tinham capacidade para o wireless muito antes da retirada do 3,5. É preciso ser muito limitado para não se constatar isto…não foi mais que uma jogada comercial para justificar e forçar a compra de airpods. Há gostos para tudo, e deve ser dada oportunidade para se usarem as duas tecnologias. Tal como ainda hoje há quem goste mais de vinil…. E quem prefira ficheiros de som de alta….. Agora vir apregoar que a Apple descobriu o caminho e apontou o futuro…. Lol….

        1. Avatar de Mr.T
          Mr.T

          Ora, nem mais… Mas há quem nao perceba (ou nao queira perceber). Devem com certeza ter acções das Apples ou Samsungs da vida… 🙂

      11. Avatar de Luis Martins
        Luis Martins

        No futuro é ver os jovens de hoje a morrerem às carradas de doenças derivadas às radiações electro magnéticas . Quando a ignorância é grande, o povo acredita em tudo, e come àquilo que lhe puserem à frente como se fosse um grande avanço tecnológico.

        1. Avatar de rjSampaio
          rjSampaio

          O futuro é ver os jovens a rir dos velhos do Restelo que nao aprenderam física quimica e co consequentemente não saberem a diferença entre radiações ionizantes e não ionizantes.

          1. Avatar de GM
            GM

            Exacto. A FQ foi inventada agora. Como dizem os mais jovens, LOL.

      12. Avatar de GM
        GM

        Dispenso phones wireless. Nem sequer é pela maior ou menor qualidade audio. Simplesmente não quero um aparelhinho emissor de ondas de rádio colado ao cérebro. Além de que nem sequer é de utilização simples e intuitiva (por toques???). Uns auscultadores de fio com comando ON/OFF e controlo de volume é mais que suficiente e de simples utilização. Nem consome energia extra.

    2. Avatar de O Verdadeiro
      O Verdadeiro

      Dum ponto de vista técnico e audiófilo, o Jack de 3,5 é uma tecnologia antiga e limitada. Uns fones com USB-C têm muito mais qualidade sonora que um Jack 3,5 pois é capaz de transmitir muito mais informação e já antes de removerem o Jack, os audiófilos (eu incluído) utilizavam o USB em detrimento do Jack 3,5 para ligar um DAC/AMP e ter sinal digital em vez de analógico.
      A eliminação do Jack não só é uma evolução a nível de qualidade, como também permite aproveitar o espaço que antes era ocupado pelo mesmo para outros propósitos, assim como melhorar a resistência à água.
      Não foi retirado só porque sim.

      1. Avatar de Mr.T
        Mr.T

        Quando os preços de phones sem fios forem equiparáveis a phones com fio, e a bateria aguentar mais que umas miseras horas, então ai sim, sao alternativas. Até lá, não são alternativa de jeito, e apenas servem para fazer gastar dinheiro.
        Claro que nao foi retirado só porque sim. Foi retirado para tentar aumentar as vendas de phones sem fio a preços pornográficos. Chama-se a isso, criar a necessidade para um produto já mais que batido.
        No meu caso, não noto grande diferença entre uns phones decentes com fio ou sem fio. talvez os meus ouvidos não sejam ouvidos “topo de gama”, mas o que é certo é que oiço bastante bem.
        Querem mais exemplos da criação de necessidade para coisas batidas no mercado? Baterias amoviveis, radioFM, phones com fio, cartaoSD, etc… Tudo coisas que existiam e eram funcionais, mas que alguem decidiu que não serviam os propósitos das massas, e entao, vai de mudar para obrigar as massas a gastarem mais dinheiro, sejam em phones wireless, sejam em plafons de dados moveis, ou ate em serviços da marca pra trocar baterias ou forçar a compra de novos telemóveis. Enfim capitalismo no seu melhor. Quem não percebe isto, claramente esta no bolso das mega empresas capitalistas.

      2. Avatar de Pedro
        Pedro

        Acho que todos compreendem que em certos aspectos, wireless tem as suas vantagens, como wired tem as suas. Agora dizer que o Jack foi tirado para colocar outros componentes e para ajudar a resistência à água, não é de todo vdd. Basta assistir a qualquer vídeo de um iPhone a ser restaurado e verifica que no lugar do Jack está um pedaço de plástico que não serve para nada. E a resistência à água, tive um Galaxy S5 2017 com certificado IP68 e tinha jack.

        1. Avatar de Ribeiro
          Ribeiro

          Também eu e caiu a piscina e morreu. AHAHAH
          Só uso phones sem fios para fazer exercícios para o fio não atrapalhar mas detesto aquela logística toda de colocar a carregar, meter na caixinha e depois a caxinha não cabe bem no bolso etc. Vou pegra neles e nao tenho bat. GRRRRRRR
          tenho os dois
          LOL

      3. Avatar de Filipe
        Filipe

        Temo que não percebas muito do assunto… Nunca poderás ter “audio digital” já que o audio é por sua natureza analogico. O que falas é entre usar o DAC do telemovel e passar já analógico pela porta 3.5 ou passar dados por USB-C e ter um DAC externo a fazer a conversão.

        A qualidade do som pela porta 3.5 vai depender da qualidade do DAC do telemovel e do ficheiro de origem, exatamente como acontece quando usas um DAC externo

      4. Avatar de PTO
        PTO

        O que ouves é SEMPRE o sinal analógico e conseguias o mesmo efeito com um jack 3,5 ligado ao teu DAC/AMP.
        A eliminação do jack não é uma evolução a nível de qualidade sonora, aliás nem sequer foi essa a razão da sua eliminação.
        Ainda estou para ouvir uns phones de bluetooth que tenham sequer 20% da qualidade dos meus B&W P7. É que nem perto disso chegam.

      5. Avatar de Realista
        Realista

        Foi retirado porque a aple comprou a Beats e capitalizou na venda de Airpods…

        A linha Samsung S tinha resistência à água e não é pelo audiojack que melhora. Aliás, basta ter o mínimo de ideia de como a ligação AJ funciona. O buraco é estanque e referirem a resistência à agua só prova que são isheeps…

      6. Avatar de asdf
        asdf

        Ao transmitir mais informação para o adaptador USB-C que volta a ligar a um jack o que é que evolui?
        E um audiófilio certamente não aprecia musica pelo telefone com jack’s ou wireless, conhecendo eu alguns…

      7. Avatar de asdf
        asdf

        Quem pretender aceder a um bom som WAV:beatport

  6. Avatar de João
    João

    Já agora tragam também de volta o rádio nativo, que nunca deviam ter tirado!

  7. Avatar de Pedro
    Pedro

    Algo que nunca devia ter saído dos smartphones….

    1. Avatar de falcaobranco
      falcaobranco

      Digo o mesmo… bem vindo de volta jack… ao menos os phones nao ficam sem bateria…

  8. Avatar de Fulano
    Fulano

    Eu não compro nenhum telemóvel que não tenha jack.

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Eu também não.
      Aliás o que comprei até têm QUAD DAC.. hehe

    2. Avatar de José Armindo
      José Armindo

      Eu também.

    3. Avatar de EU
      EU

      +1

      Achei uma enorme parvoíce quando algumas marcas tiraram o jack de audio só para porem o pessoal a comprar auscultadores sem fios muito mais caros.

  9. Avatar de TiGaSPT
    TiGaSPT

    Nunca devia de ter saido dos telemóveis, ha muita gente incluindo eu que nao me da jeito usar fones sem fio e prefiro usar fones com o jack 3.5mm

  10. Avatar de PGomes
    PGomes

    O jack 2.5mm nunca devia ter sido retirado.

  11. Avatar de ervilhoid
    ervilhoid

    Samsung sendo Samsung, faz uma coisa e depois volta atrás

  12. Avatar de João Tavares
    João Tavares

    Melhor mudança era acabarem com os ecrãs curvos

  13. Avatar de LA
    LA

    Para mim o maior problema é o jack de audio se encontrar na parte debaixo dos smartphones. Quando estamos deitados a ouvir musica e a mexer no telemóvel, acabamos por forçar o cabo do auricular, uma vez que o mesmo vai ficar assente e dobrado, em cima do nosso peito.

    1. Avatar de PTO
      PTO

      Completamente de acordo. Essa foi outra mudança sem sentido, mesmo quando estás no carro e queres ligar o tlm que está num suporte a uma entrada AUX. Ou tens de o tirar do suporte ou não o consegues ligar.

    2. Avatar de GM
      GM

      Na NOKIA está na posição correcta, no topo superior. Pelo menos no modelo que possuo.

  14. Avatar de Pedro
    Pedro

    Por acaso, todos os smartphones que acabo por comprar, têm tido sempre o Jack. Fico feliz porque por mais simples que sejam os wireless, o custo de uns sites é muito inferior,l e não tenho que me preocupar em ter mais um dispositivo para carregar.

  15. Avatar de Marco
    Marco

    Jack 3.5mm vai continuar a ser usado por muitos bons anos, simples fácil de usar, eu uso com cabo e por vezes Bluetooth mas não esqueçam que existem pessoas com dificuldade em usar auscultadores Bluetooth.

  16. Avatar de AJ
    AJ

    O meu humilde A70 tem belo jack 3,5mm…

  17. Avatar de José Armindo
    José Armindo

    Procuro um telefone com minijack (imprescindível), mais de 4 giga de RAM , com écran até 6 polegadas , 4000 de bateria , até 300 euros. Alguma sugestão? Obrigado!

    1. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      6GB de ram 128GB armazenamento + 2 cartoes + microSD + >6″ + 5050mA ~ 210 a 230€
      Xiaomi note 9 pro.

      ligeiramente menos CPU mas igual o resto por 170~190€ Note 9 (sem ser pro)

      1. Avatar de José Armindo
        José Armindo

        Obrigado!

    2. Avatar de GM
      GM

      NOKIA 7.2. Só tem 3500mAh. De resto, 6Gb + 128Gb, 6,3″, 329€. Ou o NOKIA 5.3 por 219€, mas com resolução HD+. https://www.nokia.com/phones/pt_pt?frontpage=header.
      E não é chinês, apesar de fabricado na China.

  18. Avatar de PTO
    PTO

    Funcionalidade controversa?
    A única controvérsia que existiu foi a de irem todos a correr atrás da Apple e a retirar a entrada de phones, provavelmente a ideia mais imbecil de sempre no que diz respeito a áudio portátil.
    Ganhar espaço sacrificando a qualidade do som, que génios.

  19. Avatar de Gervas69
    Gervas69

    Prefiro com fio, quando jogo no telemóvel nota-se imenso o lag output nos fones bluetooth, melhoraram qualquer coisa mas ainda assim com fio continua a ser melhor

  20. Avatar de pj
    pj

    para mim o jack é uma mais valia.
    quem quiser usar usa quem não quiser usa sem fios.
    retiram só para poupar uns tostões.

  21. Avatar de Pedro Mota
    Pedro Mota

    O futuro é wireless e os aparelhos deveriam evoluir para que não existisse qualquer entrada ou cabo associado ao seu uso. Nesse prisma, isto é um retrocesso.
    “Hit the road jack and don’t you come back no more.”

  22. Avatar de Luís Alberto Negrão Gonçalves
    Luís Alberto Negrão Gonçalves

    Além de andarem a perder constantemente os fones sem fio, quando queres ligar audio a um sistemaa partir do telefone…não ligas!…retirar o jack é uma idiotice, podiam era manter os dois sistemas!