Samsung Pay não funciona em dispositivos com root feito

23 Comentários

O Samsung Pay, sistema de pagamentos que recorre aos dispositivos da marca Sul Coreana, está a entrar nos primeiros testes, no país de origem da marca.

Tudo tem estado a preparar-se para correr bem, com o sistema a crescer de dia para dia e a abranger cada vez mais utilizadores. Mas a verdade é que alguns utilizadores têm estado a reportar problemas na aplicação. E apenas porque os seus Galaxy têm root feito.

samsung_pay_root_1

Os utilizadores dos primeiros testes da Samsung com o seu novo serviço Pay estão a descobrir algumas particularidades únicas.

Com os níveis de pagamentos electrónicos feitos a partir destes novos sistemas a subir, é natural que o seu interesse também aumente, não apenas nos consumidores mas também nas lojas, ao facilitarem o pagamento e o tempo gasto para os fazerem.

Algo que foi descoberto, e que foi reportado por vários utilizadores, foi que em dispositivos em que o processo de root está feito o Samsung Pay não funciona e a aplicação que lhe dá base, do lado do smartphone, não corre, apresentando uma mensagem de erro.

O problema deverá estar associado, neste cenário de root, à facilidade que qualquer aplicação tem acesso ao sistema de ficheiros e consequentemente aos dados de outras aplicações.

Esta será uma forma da Samsung se proteger e salvaguardar também os utilizadores e os seus dados. Ao terem aplicações com acessos ilimitados, existirá sempre a possibilidade de ser lida informação provada e que pode levar ao roubo de dinheiro ou à realização de pagamentos não autorizados.

O Samsung Pay tem algumas medidas de segurança que pretendem evitar estas situações, mas que não consegue garantir no caso dos telefones com root feito.

samsung_pay_root_2

Apesar de ser uma situação que seria esperada e que até é compreensível, muitos utilizadores ficaram surpresos e até perplexos ao perceber esta “limitação” do Samsung Pay.

O simples processo de root delega no utilizador a responsabilidade de qualquer problema, mas a Samsung quer mesmo assim proteger os utilizadores, nem que seja contra a sua vontade expressa.

É curioso comparar com outros sistemas de pagamentos, como o Google Wallet ou o Apple Pay, em que mesmos os sistemas que estão alterado conseguem correr as aplicações associadas sem qualquer problema.

A questão está no facto de que para os sistemas que usam apenas o NFC, como os referidos antes, as medias de segurança necessárias comportam bem a presença de root.

Mas a Samsung tem como trunfo a possibilidade do seu sistemas ser usado em sistemas que não suportem NFC, recorrendo ao Magnetic Secure Transmission (MST), que requer medidas de segurança muito superiores.

Com a chegada iminente dos novos Galaxy Note 5 e o Galaxy 6 Edge Plus, já em Agosto, este é mais um excelente serviço que a Samsung se prepara para lançar, e que depressa terá sucesso.

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joselito
    Joselito

    Existem algumas apps como Hide my Root que dá esconder o status de root. Claro que podemos correr riscos de segurança, mas isso fica ao critério do utilizador. Assim podemos enganar o sistema e correr normalmente as apps sem que estas detectem que temos root. Atenção que nem todas as apps conseguem ser enganadas.

  2. Avatar de Zaark
    Zaark

    Galaxy 6 Edge Plus? Samsung Pay? Tenho de concordar com quem afirma que a Samsung é cópia da Apple neste momento. Só não é Galaxy 6S Edge porque seria demasiado óbvio.

    1. Avatar de Joao Magalhaes
      Joao Magalhaes

      Looool, tudo é cópia companheiro, tem que haver um primeiro sempre, umas vezes é a apple outra é a samsung, podemos dizer que a apple copiou a ideia de criar um smartwatch pois já outra marca tinha feito, etc.

      1. Avatar de Baptista Batos
        Baptista Batos

        A Samsung copiou da Pebble.

        E a Apple já tinha um “smartwatch”, o iPod Nano, mas na altura não havia bluetooth low energy…

        1. Avatar de Vlad
          Vlad

          Primeiro o iPod Nano não é um smartwatch porque a Apple nem sequer vendia nenhum tipo de bracelete para este. A ideia de usar este no pulso partiu de terceiros. No entanto antes da Apple lançar a 6ª geração do iPod Nano, já a Sony tinha lançado um smartwatch. E a Sony não foi a primeira a lançar um smartwatch.

    2. Avatar de Duarte Sousa
      Duarte Sousa

      Samsung Galaxy Core Plus, Released 2013, October
      Samsung Galaxy Star 2 Plus, Released 2014, August
      Samsung Galaxy Grand Neo Plus, Released 2014, February

      E ainda tem mais.

      Agora pergunto: Quem copiou quem?

      1. Avatar de Marco Chapita
        Marco Chapita

        exacto… quem copiou quem.facil copiam se uns aos outros.entao a apple que dizia que o tamanho certo era o do iphone 4. chegou a conclusao que ecrans maiores era melhor,nao foram eles que inventaram essa tendencia… fizeram o apple id muito bem implementado os outros copiaram a ideia,optimo. os outros fizeram os smartwatches a apple copiou,optimo… por isso uns copiam outros tambem optimo quem ganha é o consumidor… se parassem com esses pensamentos estupidos todos tinham a ganhar ainda bem que ha liberdade de escolha e que cada um pode escolher o que bem intender desde que tenha dinheiro para adquirir.

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Ter ecrãs maiores não quer dizer que seja melhor. Continuo a achar que deviam fazer modelos com ecrãs de dimensão inferior mantendo as mesmas specs. Assim a escolha era do utilizador. Tenho o iPhone 6 e não gosto da dimensão do ecrã.

          1. Avatar de R o B
            R o B

            Ter algo apesar de não gostar é estúpido, sem ofensa. Acho que isso é ter para agradar apesar de não estar agradado, tenho pena de si.

          2. Avatar de Rui
            Rui

            @R o B, comentar sem perceber o conteúdo é que é estúpido. No meu caso, a aquisição do iphone 6 chama-se adaptação! Entre ter um smartphone que no global não gosto (Android ou WP) ou ter um smartphone que apenas não gosto da dimensão do ecrã, é óbvio é preferível ter o iPhone com o ecrã sobre-dimensionado. Mas enfim, se calhar é algo que é além da sua compreensão, daí o seu comentário.

  3. Avatar de Baptista Batos
    Baptista Batos

    Já está quase a sair um novo, e eles ainda andam em “testes” no Samsung Pay, que era para sair no S6…

    Samsung = LOL

  4. Avatar de ricardo
    ricardo

    Queriam dizer Samsung pay. No parágrafo a seguir a imagem.
    Acho muito bem so funcionar sem root. Primeiro lugar a segurança.

    1. Avatar de Joao Magalhaes
      Joao Magalhaes

      Essa está boa, a responsabilidade é minha , eu instalo o que quiser no meu telemóvel e faço os pagamentos que quiser através dele, se faço root ou instalo apps maradas é problema meu

      1. Avatar de int3
        int3

        Sim pois é, mas quem chora depois és tu.

      2. Avatar de Marco Chapita
        Marco Chapita

        entao tu és daqueles que quando conduzes se conduzires, andas a velocidade que queres ,o carro é teu .pagaste o,por isso podes andar a que velocidade quiseres nas estradas.lol

      3. Avatar de JBM
        JBM

        Se queres assumir essa responsabilidade então terás que assumir as perdas em caso de fraude/roubo. Os novos sistemas de pagamentos são desenhados para estabelecer riscos de fraude aceitáveis para os bancos, que à partida cobrem as perdas em caso de problemas. Têm que ter por isso segurança aprovada/avalizada pelos bancos e outras instituições.

    2. Avatar de JBM
      JBM

      É um mau prenúncio que o root ao aparelho possa ser um problema de segurança para o sistema de pagamentos, pois dá a entender que o Sistema Operativo consegue obter acesso a dados de pagamento, dá a entender que não asseguraram o hardware.

  5. Avatar de piri_vm
    piri_vm

    “… até perplexos ao perceber esta “limitação” do Apple Pay.”
    Até aqui sonham com a Apple.

    Apesar de ser utilizador root, é uma boa medida de segurança. Tenho uma questão, não funciona porque detecta a flag do Knox ou não funciona porque detecta os binários su?

    1. Avatar de Pedro Simões

      Provavelmente não funciona porque detecta que o sistema de ficheiros está “aberto” e que pode aceder a qualquer parte deste.

  6. Avatar de Marco Chapita
    Marco Chapita

    pela mesma razao que eu nao conseguia fazer contactless payments na vodafone uk se o meu telemovel tivesse com root,ou nao conseguia fazer transferencias bancarias ou mesmo fazer o login na app do barclays de uk se o dispositivo tivesse root. por questoes de seguranca. acho perfeitamente normal a samsung só esta a seguir um procedimento e isso ja se adivinhava a muito tempo. ligacoes entre dispositivos moveis e bancos para autorizar pagamentos tem que ter um minimo de segurança,se nao depois vem se queixar que o dispositivo é hackeado porque esta ligado a uma rede wifi desconhecida e tiveram acesso a tudo.ou instalaram um ficheiro ou correram e ficaram com os dados comprometidos. realmente noticia era se dissesem bancos autorizam pagamentos sem autenticacao…

    1. Avatar de JBM
      JBM

      será normal para um aparelho que não use protecção via hardware, impedindo o acesso aos dados pelo Sistema Operativo. É por isso estranho que estando disponível só em 2 aparelhos de topo, a Samsung necessite de aplicar essa medida, dando a entender que não desenhou o hardware para assegurar toda a protecção

  7. Avatar de YaBa
    YaBa

    Basicamente a Samsung está-nos a dizer que a sua app é uma treta e que um user com root consegue ter acesso a algo que não devia.
    Ok.

  8. Avatar de Marco Silva
    Marco Silva

    Android é excelente. Espera aí… ups