Samsung: Novo Galaxy S7 terá SoC Exynos com tecnologia 10nm

23 Comentários

O segmento dos SoC tem evoluído significativamente nos últimos anos. O aumento do poder de processamento é sempre um dos objectivos mas a eficiência energética tem sido um dos requisitos fundamentais para o sucesso e adopção por vários fabricantes.

A Samsung tem actualmente no mercado o Exynos 7420 (que vem com o Galaxy S6) que utiliza o processo de fabricação 14 nm mas em 2016 a empresa sul coreana vai avançar para novos SoC a 10 nm.

Exynos-7420-testten-gecirildi


Recentemente apareceu na Internet um conjunto de informação sobre a nova linha de CPUs da Intel onde se confirmou que a empresa está já a trabalhar no processo de fabricação 10 nm. A par da intel sabe-se também que a ARM  já trabalha num novo processador 10nm e agora surgiu a informação que a Samsung irá disponibilizar já no próximo ano SoCs com essa microarquitectura.

A confirmar-se, o novo Galaxy S7  já incluirá o novo Exynos que será baseado neste tecnologia tal como revela o site fudzilla.

Samsung-Exynos (1)

A TSMC (Taiwan Semiconductor Manufacturing Company), conhecida pela parcerias com a gigante Apple, tem também planos para avançar com o processo de fabricação a 10nm, já para 2016, mas a fabricante já tem intenções de começar com o processo de fabricação a 7 nanómetros já em 2017.

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ahaha
    Ahaha

    Samsung aprende e adopta o Wp ou tizen mas lança esse hardware excelente com outro SÓ…o android já enjoa e com touchwiz ainda pior….este hardware num wp10 seria excelente

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Olha que não seria descabido 🙂 O Windows Phone (Windows Mobile) é bem robusto.

        1. Avatar de knom
          knom

          windows mobile? que windows mobile? windows mobile já não existe….

          segue este exemplo: ipod touch 5 (windows mobile 5)… diferente de…. ipod 5 touch (windows 5 mobile)

          fica a dica, deixa lá de confundir os users 😉

    1. Avatar de rmcrys
      rmcrys

      A ideia de lancar um “S7” com Android “M” e WP 10 parece-me boa idea, agora a parte do Android já enjoar, isso é uma opiniäo tua e muito só tua.

      É que 99% dos meus amigos usam telemóveis de diversas marcas com Android 4.x e um par com Android 5.x e näo se queixam minimamente, usam, gostam e funciona tudo 5 estrelas, assim como os Android *todos* cá de casa (Box TV Android 4.4.2, Note 3, Note 4, Moto G). E näo é por aí que näo estou aberto ao WP10 por ex (iOS nos próximos tempos nem pensar, talvez com o 9 ou 10 se melhorar muuuuuito).

      De resto espero que esses 10nm sirvam para aumentar MUITO a autonomia, porque performance já desde o “velhinho” Note 3 que näo é preciso mais…

      1. Avatar de melo
        melo

        Isso porque não viste a porcaria do S5 a trabalhar com a versão 5.0 do android…porcaria de sistema e/ou porcaria de telemóvel. Minha opinião, pois claro. Só sei é que pela experiência tremendamente negativa jamais samsungs e androids.

        1. Avatar de rmcrys
          rmcrys

          Se testaste um S5 com update *e depois reset total* aí podería dar-te razäo, mas já vi um com update + reset total e estava super fluído.

          Depois de qualquer grande update um reset total é “obrigatório” (o mesmo acontece com iOS, WP, etc, basta ver os foruns). Aliás basta ver um Windows 8.0 + update 8.1 + updates semanais vs. Windows 8.1 instalado de raíz já com os últimos updates feitos (ou poucos a fazer).

          Ainda este fim-de-semana tinha um PC Windows 8.1 + updates durante meses a fio e näo se arrastava; formatei, instalei uma ISO da Microsoft (oficial), fiz updates (os últimos) e instalei o que já lá tinha outra vez. Fluído que nem manteiga. Infelizmente a coisa dos updates ainda näo funciona em nenhum sistema como devia…

          Relativamente às vendas/Samsung: a Samsung tem telemóveis de altíssima qualidade (na gama respectiva) mas a nível de software ainda precisa de eliminar muita tralha e lancar com frequencia os updates para os últimos telemóveis. Se se comprometesse em lancar até um par de meses depois da Google disponibilizar, aí sim.

          1. Avatar de David Ferreira
            David Ferreira

            Já viste….sim fica fluido uns dias =)
            S4 e S5 com o android 5.0.1 e 5.0.2 está cheio de problemas, por isso é que ambandonei o S5 e comprei o nexus 6 lol, para ter a ultima versão do android sem espigas.
            Além disso o S5 foi a nodoa da samsung, o meu s4 i9506 era melhor que o S5 em tudo

  2. Avatar de Artur
    Artur

    E a linha Qualcomm Snapdragon?

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
      Benchmark do iPhone 6

      Está a arrefecer 🙂

    2. Avatar de knom
      knom

      a qualcomm quando voltar lançar cpu’s costum como o krait e o scorpion volta ganhar…. sem isso esquece
      as pessoas só comprar qualcomm porque os outros não fazem “updates”…..

  3. Avatar de Questionado
    Questionado

    O que acontece quando chegar aos 0 nm? (acho que me fiz entender )

    1. Avatar de FM
      FM

      Está sempre a diminuir o tamanho disso (14-12-10…), quando chegar aos 0mm, vai trazer a tecnologia “Invisible” + a super performance dele xD

    2. Avatar de Mário
      Mário

      Passa-se a utilizar picometros. Qual é a dúvida?

    3. Avatar de rmcrys
      rmcrys

      sabes que nm näo é a medida mais pequena, certo? LOLOL

      A tecnologia actual baseada em FinFETs (da Intel por ex) tem como barreira os +- 7 nm, e a partir daí teräo que procurar outro processo. Actualmente a passagem será deixar o SiGe (siliciogermanio) e usar só germanio, e os FinFET consegue a Intel esticar (pensam…) até os 5nm. Ou seja, até 2018-2020 a tecnologia pode continuar a mingar. A partir daí terá que se encontrar algo.

      De resto é preciso ver que os chips *NÄO* dependem só do processo de fabrico, mas sim da arquitectura (do “desenho” do chip em si) e do código. Quando se atingirem os 5nm estáveis (que demora) ainda há muito a fazer a nível da arquitectura, optimizacäo do código, novos API/Protocolos, etc etc. Basta ver o que a AMD/MS conseguiram com o código para GPU e conseguem extraír mais performance dos mesmo chips com o DX12 e afins.

      Eu já vi com um mesmo CPU conseguirem via optimizacäo do código aumentos na ordem dos 300%.

      1. Avatar de knom
        knom

        pois isso da performance que estas a falar os fabricantes de cpu’s mobile não fazem atualmente, lançam 30mil de cores num cpu porque é moda, cpu’s sem optimização nem nada… mas fazer o que :v

        minga a tecnologia minga a performance e aumenta os preços….. muita bom isso

        1. Avatar de rmcrys
          rmcrys

          Bom há que ver com jeitinho o que é isso dos “Core” e afins:
          1) aumentam os Core, aumenta a performance
          2) aumentam os Core mas com tecnologias de on/off inteligentes, estilo o on/off de cilindros ou start-&-stop, o que permite aumentar a bateria em pouco uso, e a performance em uso total
          3) aumentam os Core diferentes, optimizados para cada situacäo

          Ou seja, näo podes ver só como “ahhh aumentam os cores”, mas sim que aumentam os Core personalizados, estilo como teres um CPU, DSP, GPU, VPU, etc para cada funcäo, e näo apenas um Core “CPU” para fazer tudo à bruta.

          “minga a tecnologia minga a performance e aumenta os preços”:
          1) A tecnologia minga *MAS* aumenta a quantidade de transistores
          2) A tecnologia minga -> aumenta a performance/watt
          3) A tecnologia minga -> menos calor
          4) A tecnologia minga -> mais lucro para as empresas *mas* näo aumenta para o utilizador final.

          O pessoal reclama demasiado, porque se fores a ver em telemóveis de 150€ tens:
          – ecräs HD/Full HD que até há pouco tempo era algo de TVs!!!
          – SoC Quad/Octa-Core com 64-bit
          – SoC que *comprimem* video FULL HD em h264 em tempo real!!!!!!!!!
          – SoC que permitem jogar em 720p ou 1080p com qualidade que antes só estava disponível em consolas de jogos com chips que pareciam aquecedores e ventoínha.

          Ou seja, hoje em dia reclama-se imenso, MAS NUNCA foi possível ter na palma da mäo tecnologia täo poderosa por 100-200€…….

          Eu devo estar velho, mas às vezes acho que o pessoal já nem dá valor ao que tem, e só quer mais mais mais e mais barato.

  4. Avatar de Mário
    Mário

    Vai sair S7?

    É que o S5 saiu flop, e o S6 está a sair pior…

  5. Avatar de Benchmark do iPhone 6
    Benchmark do iPhone 6

    Então é assim – a Samsung parece ter ganho as encomendas da Apple para o fabrico do novo SoC 2015/2016 com tecnologia de 16nm.

    Para a de 10nm, de 2016/2017, a TSMC poderá ou não estar de volta. São investimentos muito altos – quem ficar com a encomenda da Apple fica com uma grande vantagem. O outro, que faça o investimento mas não fique com a encomenda, pelo menos uma parte, vai-se ver aflito.

    O que é facto é que se espera muito dos chips de 10nm.

    http://www.patentlyapple.com/patently-apple/2015/05/apple-will-determine-who-the-10nm-chip-leader-will-be-in-2016.html

  6. Avatar de Rui Assis
    Rui Assis

    Sendo português e vendo os USA não tirarem partido do vai-e-vém espacial para fazerem uma sala limpa no espaço, não encontrando microprocessadores para além dos U e VLSI que ,em razão de superfície, aquecem mais que um prato de fogão e tendo 58 anos não os verei antes de fazer cem anos!!!!!!!! Por consequência pouco ou nada me importa notícias como estas. Para que me serve este computador? Sòmente para verificar o quão atrasada está a Sociedade Mundial pois só se preocupa com a guerra em vez de fazer a paz e em fazer evoluir os interesses dos dirigentes porque a guerra move muitas mais indústrias que a paz dando mais dinheiro a mais gente. Tenho dito

    1. Avatar de knom
      knom

      vê-se que não és do benfica!! viva o glorioso viva!!(gozo total)

      menos consumismo, capitalismo
      mais humanismo mais coração… mais cabeça para pensar, porque o dinheiro não trás amor nem coisas assim