Agora é a Samsung a ser investigada por abrandar os smartphones

61 Comentários

Atualização: A Samsung já veio a público comentar esta situação. Ver no final deste artigo.

Desde que foi tornada pública a medida da Apple para prevenir problemas nos iPhones mais antigos, tendo esta diminuído a performance dos equipamentos para resolver problemas da bateria, que diversos processos e investigações têm sido levantados, para determinar o impacto que esta medida teve.

Se até agora a Apple era a única visada, em Itália isto mudou, com uma investigação que junta também a Samsung e que quer determinar se estas marcas estão deliberadamente a abrandar os seus equipamentos.

Samsung


A investigação que está a ser feita em Itália foi lançada pela entidade que regulamenta e avalia os mercados e a concorrência, a A Autorità Garante della Concorrenza e del Mercato (AGCM), e procura determinar se estas duas marcas estão a abrandar os seus equipamentos com as atualizações que têm lançado.

Esta avaliação partiu de várias queixas de utilizadores que reportaram que os seus equipamentos perderam desempenho após as atualizações, levantando assim suspeitas que estão perante um caso idêntico ao da Apple.

Há ainda acusações de que a Apple e a Samsung não fornecem informações suficientes sobre o impacto que as suas atualizações vão ter sobre os sistemas e as mudanças que vão ser sentidas.

Samsung

A AGCM procura provar também que ambas as marcas estão a usar a justificação de perda de performance dos componentes com o seu envelhecimento natural, empurrando assim os consumidores para a compra de novos equipamentos.

Foram dados agora os primeiros passos, com o arranque da investigação, tendo a AGCM revelado que foram feitas buscas nos escritórios da Apple e da Samsung para recolha de informação. O próximo passo envolve uma investigação profunda para avaliar as práticas usadas por ambas as empresas.

Depois da Apple estar no foco com vários processos, é agora a vez da Samsung ser arrolada e fazer parte da investigação. Se no caso da empresa de Cupertino está provada esta posição após a empresa ter admitido tal situação, o mesmo não aconteceu até agora com a Samsung, não havendo provas concretas e nem qualquer posição da empresa sobre a situação.

Atualização: Após o lançamento das notícias que reportavam esta investigação levantada pela entidade italiana, a Samsung já veio a público refutar todas as acusações e garantir que em momento algum lançou atualizações que abrandem os seus equipamentos. Informou também que irá colaborar com as autoridades na investigação em curso, para clarificar os factos.

Fonte

Comentários

61

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de pedro
    pedro

    estava a ver que não levantavam também uma suspeição sobre a Samsung!!! e a seguir vêm outras marcas como a LG e a Huawei …..

  2. Avatar de Miguel Sousa
    Miguel Sousa

    Duvido que a Samsung use isso… com tanto modelo que vão tendo (oficiais ou não) as baterias dos telemóveis da Samsung são baratas e existem vários modelos compatíveis. No caso da Apple não existem e a própria empresa deixa de permitir a utilização de telemóveis com mais de 6 anos. Era natural que fosse cortando em quem usa os antigos modelos, para vender peças até ao limite de vida útil e ir incentivando a mudar para os modelos mais caros.

    1. Avatar de Antonio
      Antonio

      …a coisa é mto mais funda… A garmin fez o mesmo aos GPS e ninguém fala.

      1. Avatar de António Dantas
        António Dantas

        Eu tenho o Garmin 520 e também já tive de analisar o que andava a consumir a bateria (desligando os dados do tlm durante o percurso a bateria dura quase o dobro). Experimenta 😀

    2. Avatar de Helder
      Helder

      > No caso da Apple não existem e a própria empresa deixa de permitir a utilização de telemóveis com mais de 6 anos

      Kek!

      Hoje aprendi que iPhone 4s e 5 não funcionam!

      1. Avatar de Jesus Cristo
        Jesus Cristo

        Se dizes que o 4s funciona, deves ser alentejano….

    3. Avatar de Gonçalo Santos
      Gonçalo Santos

      Todos fazem isso. A microsoft faz o mesmo há décadas com os seus sistemas operativos. O povinho gosta de ser enganado, pá.

  3. Avatar de ComAtesta
    ComAtesta

    ah pois e, sabem uma coisa chamada opensource? pois e. acham que se isto fosse verdade os gajos do XDA nao tinham apanhado isso ao tempo? Ah pois e.

    1. Avatar de Renato Nismo
      Renato Nismo

      ^ this
      e depois os custom roms, melhoram muito mais ainda, há quem ainda use S II de 7 anos em pleno 2018 😉

      1. Avatar de zé tuga
        zé tuga

        verdade, eu ainda estou a usar um S4 com uma rom costum lineage os 14.1 android 7.1.2, e o smartphone continua ai para as curvas, e nada a apontar no que toca a desempenho…

        e só o tenciono substituir por um novo quando ele realmente não der mais…

  4. Avatar de Fábio Barbosa
    Fábio Barbosa

    Já a OnePlus anda a turbinar os seus smartphones 😀
    Cada um com a sua estratégia de mercado ahah
    OnePlus rules!

    1. Avatar de Antonio
      Antonio

      Oneplus é o melhor smartphone do mercado.

      1. Avatar de Napoléon Bonaparte
        Napoléon Bonaparte

        Sim! Sim!
        E ainda bem que assim é. Fico mais descansado. Porque o meu OP3T tem-se vindo a arrastar desde que atualizei para o Oreo e nomeadamente desde que carreguei a ultima atualização há dias atrás.
        Com estas atualizações já retirei o equipamento do bolso várias vezes desligado, o que antes nunca acontecia.
        A minha mulher também se queixa dos efeitos da atualização para o Oreo, em especial no que toca à duração da bateria, que encolheu bastante.
        Surpreendidos?! Presumo que é o caminho normal do envelhecimento do hardware, obrigado a lidar com um software para o qual não foi fabricado.
        Mas continua a ir além dos 150.000 no Antutubenchmark, o que quererá certamente dizer alguma coisa.

        1. Avatar de Diogo
          Diogo

          A atualização Oreo em tester no meu s8+ melhorou autonomia, em vez de 47% ao fim do dia tenho 54/58 isto com a mesma utilização… Experimenta instalar uma ROM original do fórum XDA

  5. Avatar de Jona
    Jona

    A samsung ja veio desmentir esta noticia…e tem vai colaborar com as entidades competentes para esclarecer. No caso da samsung é mesmo skin pesada e ma programacao….na apple fazem tao bem ke precisam de travar os smartphones para incentivar novas compras….em franca e italia ja vao levar processos…aki como nos submarinos…nada

    1. Avatar de Pedro Simões

      Desmentir a noticia não pode, ela é bem real. O que poderá ter desmentido é que faça o dito abrandamento. A entidade italiana avançou mesmo com a investigação, como poderás ver diretamente na fonte indicada neste artigo.

      1. Avatar de Jona
        Jona

        Já vi que nao percebes o que quer dizer desmentir a noticia… Se reparares no que disse vao colaborar com as entidades….a noticia original ja a tinha lido e o reply da samsung ja foi feito. So keria dizer ke a noticia ja esta atrasada aos actuais eventos

        1. Avatar de Pedro Simões

          “A samsung ja veio desmentir esta noticia” – Aqui não tens muito que enganar… ninguém desmentiu nada. O que poderás querer dizer, e corretamente, é que veio desmentir esta situação, de abrandarem deliberadamente os seus equipamentos.

          1. Avatar de ComAtesta
            ComAtesta

            sim veio desmentir que nao anda a abrandar os smartphones propositadamente. Simples, coisas tao basicas.

          2. Avatar de Pedro Simões

            Isso, como poderás ver nos comentários anteriores, é diferente do que foi inicialmente dito por ele.
            Não se pode dizer uma coisa querendo afinal dizer-se outra, isto quando a frase inicial é bem clara quando ao que é dito.

          3. Avatar de Jona
            Jona

            Sr. pedro, o que é para ti desmentir a noticia? É que para mim é contradizer como vem no dicionario mas se percebes pouco de portugues nao consigo argumentar contigo. O pior é que o teu raciocionio esta errado e nem te apercebes disso. Va la que o comatesta percebeu a primeira e nao tive que fazer um mapa

          4. Avatar de Pedro Simões

            Desmentir a noticia é argumentar que o que está escrito está errado e que quem escreveu não o fez de forma correta.
            No caso da Samsung, eles vieram argumentar e refutar que atrasam o desempenho, desmentindo o que a associação estava a dizer.
            Ora tendo eu lido a informação da Samsung, não me recordo de ter visto em lado nenhum a primeira situação. Vi sim a segunda.
            O que me parece é que agora estás a andar à volta depois de teres percebido que erraste e que mesmo te tendo mostrado que não estás correto insistes nisso.
            Eu limitei-me a ler o que escreveste e a interpretar da forma correta, em bom português. Não podes estar à espera de dizer A e querer que os outros percebam B.
            Há aqui alguém que se enganou, mas olha que não fui eu.

  6. Avatar de Jona
    Jona

    Ja agora…a samsung actualiza os seus aparelhos? É ke o da minha colega comprou a dois anos veio com o 4.2 morreu com ele

    1. Avatar de Jona
      Jona

      Vai ser facil provar em tribunal…sr juiz, esta a ver…nos nem mexemos no SO. 95% dos aparelhos nunca mais sao mexidos. muito melhor tactica do ke a apple ke faz actualizacoes para 5 anos. Na samsung kem ker SO actualizado compra telele novo..brm bom pros patos do coetume

      1. Avatar de Diogo
        Diogo

        Então a sua colega deve ter comprado numa loja tipo Vodafone, Meo etc, onde aparelho vem bloqueado. Conheço quem tenha um S3 e está a bombar em pleno 2018… A culpa não é da Samsung e sim das operadoras, eu no meu s8+ estava a esperar bem mais que no resto da Europa, instalei uma ROM original sem bloatware e recebo atualizações sem problema. A minha mulher tem o s5 que continua a receber atualizações, tem o iPhone 6 (pessoal dela) que infelizmente está lento que até doi, deve ir para a próxima semana buscar o X à garantia

        1. Avatar de Jona
          Jona

          Sabes que a samsung tem mais de 1000 modelos certo? E que a serie S é a que leva mais suporte…e mal pelos vistos que tens que recorrer a roms feitas de terceiras…que sabes la o ke vem la dentro. S3 a bombar em 2018 sao dakelas historias para embalar…eu conheco um amigo do amigo que era bombeiro e foi com coelhinho a horta. Percebes que 99% das pessoas nem sabe o que é uma ROM certo?

          1. Avatar de Diogo
            Diogo

            Mas a culpa NÃO é da Samsung, e sim das operadoras. E quanto a ROMS de terceiros, confio mais nelas que do que em IOS, pelo simples facto de que muita gente têm acesso e sabe perfeitamente o que lá está. É o bom de ser “open source”, sabemos o que está “enfiado”, tu por acaso sabes o que tens enfiado no IOS? Não… Agora comprar um telemóvel e vir impingido de bloatware de operadoras não é justo e nem recomendo. E há uma coisa boa que maioria dos Androids têm, que quando um telemóvel já começa a ficar velho não lançam actualizações para não ficar lento com novas funcionalidades (por norma recebo atualizações android durante 3 anos), depois disso apenas patch de segurança, no entanto o telemóvel não fica nem um bocado lento. Podes dizer o mesmo dos iPhones? O meu 5s não se arrastava ao fim de 2 anos e tive de reverter a actualização, se a fizer agora vai acontecer igual, não se arrasta… Quanto ao numero de modelos que a samsung têm não interessa. Não podemos comparar telemóveis de 100 com outros de 800, no entanto garanto-te que há samsung de 100 euros a receber actualizações durante 2 anos sem quebra de rendimento.

          2. Avatar de Sujeito
            Sujeito

            A culpa é da Samsung e restantes marcas. As operadoras têm pouco a ver com isto.. Pior cego é o não quer ver.

          3. Avatar de Jona
            Jona

            Sujeito, nao conseguiria dizer melhor. +1

          4. Avatar de Diogo
            Diogo

            Acho que deves ter um problema… As atualizações são sim problema da operadora. Por alguma razão existem operadoras a enviar as atualizações com meses de diferença de outras. Quando não se sabe não se fala… Ou não me digas que é a Samsung que instala apps das operadoras num telemóvel…

      2. Avatar de Joao Magalhaes
        Joao Magalhaes

        Actualizações maravilhosas, por causa dessas espectaculares actualizações da Apple o Iphone 6S da minha esposa arrasta-se , prefiro muito mais as actualizações que o meu Z2 não tem, mas o que eu gosto mesmo é que o dono do telemóvel sou eu, ao contrário dos Iphones, que o dono continua a ser a Apple.

    2. Avatar de Joao
      Joao

      *Há, do verbo haver.

  7. Avatar de António Marafona
    António Marafona

    E verdade, no inicio come pouca bateria, depois com os updates, come mais, e comeca a ficar mais lentos

  8. Avatar de sakura
    sakura

    onde andam os links dos Benchmarking??????

    para o ppl ver?

    1. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      Reddit tem , vai lá.

      Abc

  9. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Sinceramente não me lembro ficar mais lento com as poucas atualizações que a Samsung fez, mas deixei de usar Samsung no S3, mas nos tabletes da Asus, isso sim nova atualização e o tablete morreu quando passou do 4 para o 5, aquilo deixou de se mexer.

    1. Avatar de Jona
      Jona

      Isso foi culpa do android e nao da marca….tive um nexus ke tinha o 4, passou para o 5, arrastava.se por todo lado….a para boa de ser nexus é que como tem mais updates….levou com o 6 em cima ficou mais rapido de quando tinha o 4 e a bateria durava mais. No caso da asus, levou um update e ja nao foi mau…tiveste azar em ser o 5 que foi a pior versao do android

      1. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        Cabe à marca adaptar o SO para as as suas máquinas que põe no mercado.

        1. Avatar de Jona
          Jona

          Disseste bem, adaptar. no caso do android é codigo que vai ficar sempre por cima do android puro. Nunca na vida consegue por mais rapido se o core fica pior.

  10. Avatar de VICTOR VILAO
    VICTOR VILAO

    Tenho (tinha) um Samsung note 4 que dois anos e meio depois, começou a aquecer, a escrever lento, agravando-se aos poucos, até que “morreu” de vez.
    Fui à Samsung e a outras empresas reparadoras autorizadas e todos me disseram que o melhor era desistir porque era da placa e não teria reparação, ou o seu valor era tal que ultrapassava o valor do equipamento.
    Já sugeri na loja o facto de não estarem a fazer o mesmo que a Apple!!!

    1. Avatar de Joao Magalhaes
      Joao Magalhaes

      Tive um S3 que aconteceu o mesmo, começou a aquecer e a desligar-se, 1 ano e meio e a bateria morreu, mas acho que foi mesmo problema de hardware, troquei para um Sony Z2 e com 3 anos continua praticamente com a mesma performance

      1. Avatar de Diogo
        Diogo

        SIm, os samsung S3 foi uma nódoa na samsung infelizmente, muitos problemas destes, ou tinhas sorte ou tinhas muito azar… Tenho um S3 em casa que faço hotspot quando vou para o estrangeiro e o meu filho também usa para jogar, e não noto diferenças desde que comprei… Continua bastante fluido, o android não é o mais recente porque sei que me arrisco a ficar com ele a arrastar-se, mas ainda à uns 4 meses recebeu um patch de segurança, por isso é bom.

  11. Avatar de Hefesto,o Grande
    Hefesto,o Grande

    Mas as marcas de tecnologia andam todas malucas ou quê ?? Andam todas a abrandar os seus equipamentos com actualizações ?? Mas o que é isto ?? Então em vez de se andar uns passos para a frente andamos o dobro para trás ?? Eu fico estupefacto !! Ainda hoje li aqui no Pplware sobre o “Dieselgate”,já li há dias sobre o que a Intel/AMD vão fazer aos processadores que com as futuras actualizações vão perder performance,e agora aparece esta notícia sobre a Samsung a fazer o mesmo ?? Mas que é isto ?? Mas anda tudo doido ?? E nós o que poderemos fazer ?? A mim só me apetece é partir tudo,palavra de honra !!

  12. Avatar de Hugo Gomes
    Hugo Gomes

    Ficam todas no papel e se fossem so essas se começarem a investigar ui ate o humano vem com mais defeitos de fabrico e tudo

  13. Avatar de Pedro
    Pedro

    Note 4 ha +/- 2 anos e meio nao abrandou apenas a bateria nao dura o que durava mas presumo que seja desgaste normal pois sou usuario hardcore.
    Apenas as actualizações ficaram no android 6 de resto telemovel fantastico

    1. Avatar de Diogo
      Diogo

      Quando perderes a garantia coloca uma ROM dos fóruns da XDA, vais ver que fica como novo, quanto à bateria sim, ela naão dura como antes, é normal… Se conseguires compra uma e está feito 🙂

  14. Avatar de Elkido
    Elkido

    Deixei de comprar Samsung no S4…. só me deu problemas e custou 600 paus em 2013.Depois disso comecei a comprar Smarts Chineses e baratos e bons com as últimas novidades e tenho me dado bem com eles.O actual é um Doogee Mix 2 comprado antes do Natal e estreado no primeiro dia de 2018…. Foi a melhor máquina que possui de sempre e e só custou 172€…com 6 Gigas de memória RAM DDR4X voa…e écran infinito FULL HD+ de 5.99 polegadas cabe perfeitamente na algibeira e na mão…um Must….4 câmeras…64 de ROM…. Nougat 7.1.1…bateria de 4060….4K+ com o Open Camera (2178×3840)… pelo menos mais 60 e tal mil píxeis que a gravação 4K…..

    1. Avatar de pedro
      pedro

      boa escolha!!! comecei a fazer o mesmo ….

    2. Avatar de iDroid
      iDroid

      É que mais 60 e tal mil pixeis que a gravação 4K (8 milhões de pixeis) faz uma diferença assustadora…

  15. Avatar de Teresa
    Teresa

    Boa tarde alguém me pode informar onde poderei também efetuar uma reclamação sobre o mesmo motivo?

  16. Avatar de euZinho
    euZinho

    É tipo o DieselGate: acusa-se toda a gente é assim não se penaliza ninguém!
    Ridículo as autoridades que temos…
    Estes são aqueles abusos que não podem passar impunes: em vez de fazer mais fumo, comecem por apagar o fogo já existente.

  17. Avatar de Carlos
    Carlos

    Não é preciso investigar nada. É realidade na maioria dos smartphones com Android e interessa tanto à google como aos fabricantes. No youtube não faltam vídeos a expor a situação. Eu em concreto fiz o teste em um samsung galaxy sm-j500fn. Resultado : perda de quase 4gb de memória interna com atualizações do sistema e bloatware.

    1. Avatar de euZinho
      euZinho

      O que é que a memória interna tem a ver com a redução da velocidade do processador??
      É normal um update ocupar mais, deve é contribuir para uma melhoria, não para limitar o aparelho

      1. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        Pode ter a ver sim senhor.

        1. Avatar de Jona
          Jona

          Bem ambos tem razao. O facto de ocupar mais espaco nao quer dizer que fique mais lento. Porque meteste o “pode”, tambem tens razao. É claro que se nessa actualizacao maior forcar mais processos a correr ao mesmo tempo ou processos que exigam mais processador é claro que vai ficar mais lento. Mas tambem é verdade que uma actualizacao que ocupe menos espaco possa por o aparelho mais lento pelo que referi. Resumindo, a lentidao nada tem a ver com o tamanho. Nao é uma relacao directa.

  18. Avatar de Lpaq
    Lpaq

    Para mim, desde que desmontei o meu velho Samsung Galaxy S2 e que lhe retirei uma pequena pilha que estava a deitar ácido para cima do circuito do WiFi que fiquei convencido que todas estas marcas têm realmente estratégias e planos de obsolescência programada. O meu velhinho Samsung continua a funcionar mas obviamente não resistiu a outros fatores como exigência cada vez maior de memória e CPU.

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Têm sim, Lpaq. Já desde há várias décadas que isto é um assunto bem estudado por eles.

    2. Avatar de Ed
      Ed

      É como o meu, até a câmara perdeu qualidade

  19. Avatar de ervilhoid
    ervilhoid

    Atualizações e Samsung no mesmo artigo.. eles abrandam por si

  20. Avatar de polo
    polo

    Desta vez Samsung a copiar a Apple