Samsung tem uma estratégia arrojada para atacar a Xiaomi e Huawei na gama baixa

18 Comentários

A Samsung, nos últimos anos, tem sido ameaçada na gama baixa e média do mercado. As principais adversárias são a Huawei, Xiaomi e demais fabricantes chinesas. Para combater as suas rivais, a Samsung está agora a preparar uma estratégia arrojada!

Em causa estão sobretudo mercados emergentes como a Índia. Fontes próximas afirmam que o novo plano pode comprometer a qualidade dos smartphones da Samsung, mas mesmo assim deverá avançar.

Samsung tem uma estratégia arrojada para atacar a Xiaomi e Huawei na gama baixa


Os smartphones da Samsung desde sempre foram reconhecidos pela qualidade de construção e pelo cuidado especial que a fabricante dedica a este parâmetro. Contudo, tal nível acaba por aumentar o custo de produção dos equipamentos… E em terminais baratos, de gama baixa ou média-baixa, tal pode revelar-se desastroso!

Tendo perfeita noção desta realidade, a fabricante sul-coreana está a mudar o seu modus operandi. No passado mês de outubro, fechou a sua última fábrica na China. Não obstante deste passo, irá realizar uma jogada que irá aproximá-la das marcas chinesas no que toca à competitividade e custos de produção.

Segundo o que é avançado pela imprensa internacional, a Samsung irá entregar a produção dos seus smartphones mais baratos à Wingtech. A Wingtech, muito pouco popular fora da China, produz smartphones para várias fabricantes. Para além da Wingtech, há várias empresas deste segmento (original design manufacturers, ODMs) a colaborar com a Huawei, Xiaomi, OPPO, etc.

Nos concorrentes os resultados foram positivos e fez com que estes fossem mais competitivos na relação qualidade/preço dos equipamentos que colocam no mercado. A Samsung pretende assim seguir os seus passos e irá produzir 60 milhões de smartphones na China – através da Wingtech – já em 2020.

Tal mudança deverá representar uma poupança de 10 a 15% no preço da produção, face ao que conseguia em fábricas da própria Samsung. Estes valores deverão aproximar a fabricante sul-coreana da concorrência, especialmente num segmento importante e competitivo!

A gama baixa e média-baixa é importantíssima em mercados estratégicos e emergentes como a Índia… A Samsung irá assim conseguir produzir os smartphones da série Galaxy A de forma mais económica, podendo baixar o preço de venda ao público.

Apesar do aumento na competitividade face à concorrência, têm sido vários os críticos desta posição da Samsung. As dúvidas prendem-se sobretudo com a qualidade dos smartphones, que pode decrescer ao entregar a sua produção a empresas externas.

Qual a sua opinião perante toda esta situação? Deverá a Samsung continuar a sua estratégia atual e manter a produção dentro de portas, ou de facto a escolha da Wingtech para produzir os smartphones de gama baixa terá resultado? Partilhe nos comentários!

Qual a marca que vendeu mais smartphones no terceiro trimestre de 2019?

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João Carvalho
    João Carvalho

    A Samsung dá muitos problemas nos te móveis, pelo menos os últimos 3 seguidos a marca teve de me reembolsar o valor antes de vencer a garantia, mudei para a Huawei e não tive mais tantos problemas, Huawei supera a Samsung em qualidade.

    1. Avatar de ze
      ze

      Ja eu digo o contrario. Tiveste azar, e eu sorte

    2. Avatar de Álvaro Galrinho
      Álvaro Galrinho

      Tenho um S8 desde princípio de Novembro de 2018, e só posso dizer que é uma máquina infernal., além de ter uma estética fantástica.
      Portanto você deve ter tido um azar do “cacete”.

    3. Avatar de O pirata
      O pirata

      A minha namorada teve um Huawei P9 (na altura era o topo de gama)e teve que ir 6 vezes para a garantia…
      Tiveram que dar o dinheiro de volta. Essas porcarias chinesas, nunca mais!!!

  2. Avatar de fc
    fc

    Claramente os executivos da Samsung entendem melhor e têm mais dados sobre o negócio que qualquer um de nós mas parece-me óbvio que se a gama de modelos fosse mais pequena podiam ter mais margem ou vender mais barato uns 5 modelos apenas como faz a apple.

  3. Avatar de MiguelC
    MiguelC

    Comprar um smartphone de uma marca que apenas faz as atualizações do android para as gamas altas? Nem pensar!
    De que vale criarem gamas mais baratas se vão continuar a não disponibilizar as atualizações do SO?

    1. Avatar de Napoleon.Bonaparte
      Napoleon.Bonaparte

      Ora, nem mais
      Podem ficar com eles todos…

    2. Avatar de ze
      ze

      É igual para gama baixa ou alta. Tas mal informado

    3. Avatar de EacHTimE
      EacHTimE

      Totalmente de acordo. Nesse aspeto a Nokia/HMD ganham completamente

  4. Avatar de Carlos
    Carlos

    Samsung nunca Xiaomi sim com atualizaçãoes oara roda a gama

  5. Avatar de Carlos
    Carlos

    Samsung nunca Xiaomi sim com atualizaçãoes oara roda a gama

    1. Avatar de Kan
      Kan

      de que adianta atualizaçoes se nao tem a.t dela ?

      aqui no BR nem a DL do brasil que ia fazer parceria com ela quiz mais, xiaomi é , nao nego, um bom aparelho, mas sem a.t, vc fica a merce de tecnicos ruins, e duvidosos.

      1. Avatar de Diogo
        Diogo

        Agora em Português…?

  6. Avatar de Elkido
    Elkido

    Tive Samsungs e HUAWEI e Nokia e marcas brancas Chinesas e nunca mais quero pois tive problemas.Tenho um Xiaomi Mi 8 desde o Verão de 2018 e tem sido excepcional….e estou pensando comprar o futuro XIAOMi Mi 10 5G em Fevereiro/Março de 2020 ou o REDMI k30 Pro 5G(Xiaomi Mi 10T Pro 5G) ou mesmo o Realme X3 PRO 5G

  7. Avatar de Jorge Gomes
    Jorge Gomes

    Em atualizaçoes nao existe melhor que a Apple, so deixou este ano de atualizar o iphone 5s, e em assintencia pos venda da cartas a tudo e a todos, daí a praticar os preços elevados, nos computadores é a mesma coisa, mas no que toca a qualidade deixa muito a desejar, mas so comprar quem quer.

    1. Avatar de Dav
      Dav

      Estamos a falar de equipamentos baixa média gama…

    2. Avatar de Pedro Fonseca
      Pedro Fonseca

      É por isso que em cada update desaceleram o CPU para “poupar bateria”.

    3. Avatar de ze
      ze

      Tenho 1 vizinho que cada vez que atualiza o so do ios fica cada vez mais lento. É tapar de 1 lado e destapar do outro