Samsung dominou o mercado de smartphones no último trimestre

13 Comentários

O mercado dos smartphones está ao rubro, com novidades a chegarem e que vão complicar a escolha dos consumidores. Este não é um cenário recente e tem sido assim há já vários anos, com as grandes marcas a competir entre si.

Os dados da IDC do último trimestre mostram a continuação deste cenário, com a Samsung a dominar o mercado dos smartphones, mas com a concorrência a crescer e a aproximar-se.

Samsung

A luta pelo domínio do mercado dos smartphones tem colocado frente a frente a Samsung e a Apple, com ambas as empresas a conseguirem posições invejáveis. De fora, mas com um crescimento muito grande, a Huawei tem conseguido ocupar o seu espaço e é hoje mais um dos concorrentes ao lugar de topo.

A posição de topo da Samsung

O terceiro trimestre de 2017 mostrou, mais uma vez, que a Samsung tem o domínio e que é atualmente a empresa que mais smartphones coloca no mercado. A marca distribuiu 83,3 milhões de smartphones, o que representa um crescimento de 9,5 pontos percentuais em comparação com o ano passado. Os smartphones de topo da Samsung continuaram a ter boas vendas e a chegada do Note8 deu um novo fôlego.

Empresa 3Q17 Volume Envios 3Q17 Quota de Mercado 3Q16 Volume Envios 3Q16 Quota de Mercado Mudança Ano-a-Ano
Samsung 83,3 22,3% 76,1 20,9% 9,5%
Apple 46,7 12,5% 45,5 12,5% 2,6%
Huawei 39,1 10,5% 33,7 9,3% 16,1%
OPPO 30,7 8,2% 25,8 7,1% 19,0%
Xiaomi 27,6 7,4% 13,6 3,7% 102,6%
Outros 145,7 39,1% 168,7 46,4% -13,6%
Total 373,1 100,0% 363,4 100,0% 2,7%
Fonte: IDC Worldwide Quarterly Mobile Phone Tracker, 2 de novembro 2017

O (discreto) crescimento da Apple

Mantendo a segunda posição, a Apple conseguiu colocar no mercado 46,7 milhões de dispositivos. A chegada do iPhone 8 e do iPhone 8 Plus ajudaram as vendas, apesar destas terem ficado longe do esperado. Em comparação com o mesmo período de 2016, a Apple conseguiu crescer apenas 2,6 pontos percentuais. Espera-se que o próximo trimestre seja mais forte, com a chegada ao mercado do iPhone X.

O salto da Huawei e o seu ataque à segunda posição

A Huawei manteve a terceira posição e encurtou a distância que a separa da Apple. De acordo com a IDC, a marca chinesa ganhou força e isso pode ser visto nos 39,1 milhões de smartphones que colocou no mercado, crescendo 16,1 pontos percentuais face a 2016. Os seus Mate 9 e P10 continuaram a ter boas prestações no mercado e o futuro Mate 10 continuará esse caminho. Também a Honor teve sucesso com modelos Honor 6X e Honor 9.

IDC Samsung

As restantes marcas do top 5 desta lista mostraram também crescimento, com particular destaque para a Xiaomi, que conseguiu duplicar o número de unidades colocadas no mercado.

Num trimestre que se esperava que fosse calmo, as marcas de topo conseguiram crescer e mostrar que este é ainda um mercado bem vivo e com uma concorrência feroz, sempre com novidades muito interessantes e que agradam aos consumidores.

Fonte

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Alex
    Alex

    A minha análise.
    Samsung estável, Apple parece pronta para ficar entre os 10 e os 15%.
    A Lenovo é um falhanço, o investimento feito no mercado não está a dar resultado. A Huawei mostra que a estratégia aplicada é boa – bons produtos a preços aceitáveis.
    A OPPO é uma surpresa interessante, julgo que não terá uma oferta muito global mas consegue uma excelente posição.
    Fico um pouco surpreendido que os “outros” percam vendas, com tantos chineses a fazer telefones aparentemente bons, muito baratos.

    1. Avatar de LR
      LR

      Onde viste a Lenovo?

    2. Avatar de Uaparac
      Uaparac

      Atenção que a OPPO tb inclui aí os OnePlus, porque é o mesmo grupo.

  2. Avatar de Carlos
    Carlos

    Iphone domina o mercado dos tipo de gama mas a samsung tem bons terminais nesta faixa também. Media Gama a huawei domina e o resto e para quem quer um tlm barato para coisas simples mas sem o glamour e qualidade da Apple ou samsung

    1. Avatar de LR
      LR

      Se falasses em apenas em qualidade do “resto”, ainda poderia aceitar, apesar de haver marcas que consideras “resto” que têm essa mesma qualidade alta, e não são apenas para coisas “simples” (já agora, o que consideras “coisas simples”?).
      Agora, quando te referes a “glamour”, a que te referes mesmo?…

    2. Avatar de SmarTech
      SmarTech

      Domina o mercado?
      Samsung e Huawei são os equipamentos mais usados. Aliás, a Apple claro foca-se só em gama alta, mas mesmo em gama alta a Samsung reina desde a era do S6. A Apple vende bem mas mesmo sendo da mesma gama a Samsung consegue-o ultrapassar nas vendas a 3 gerações.

      A Apple não ganhou mais utilizadores, perdeu foi mais e mais e mais… cada vez mais vez alguém que utiliza desde os primeiros iPhones a ir embora da Apple com razões e argumentos bem sólidos. Eu mesmo fiz isso e conheço tanta mas tanta gente igual, mais do que gente que tenha deixado o Android para ir para iOS.

      No fim de contas é tudo gostos, mas não concordo que a Apple venda mais do que a Samsung mesmo sendo só na gama alta. Aqui em Portugal maioria usa Apple em vez de Samsung, isso é um facto, no resto da EU pouco se vê iOS…

  3. Avatar de V.T.
    V.T.

    Ou seja, a Samsung lá em cima, a Apple e a Huawei a lutarem pelo segundo lugar.

    1. Avatar de MarioM
      MarioM

      A Huawei vai suplantar a Apple em pouco tempo e depois é o ataque a Samsung.

  4. Avatar de Tiago Silva
    Tiago Silva

    Continuo sem perceber porque se fazem estes gráficos em que comparam marcas que vendem dispositivos de 60€ com marcas que só vendem dispositivos caríssimos?! Market share para mim é em guito não em quantidade de unidades vendidas.

    1. Avatar de LR
      LR

      Errado. Quer dize, se bum universo de 10 pessoas, a marca A vende 9 produtos a 100,00 cada, e a marca B vende um produto a 1.000,00, para ti quem tem mais quota de mercado é a marca B? Óbvio que não, quem tem mais quota de mercado (market share) é a empresa A, que tem 90% de quota de mercado. O “guito” não determina a quota de mercado.

      1. Avatar de Tiago Silva
        Tiago Silva

        Então e usando o teu exemplo, se a marca A vender 200 produtos a 100,00 cada e a marca B vender 30 produtos a 1.000,00 quem tem maior market share é a empresa B de loge, ou seja do total de 70.000,00 que existia no mercado para investir, a empresa A é que ficou a ganhar pq vendeu mais unidades!?!?! Deves dar um grande contabilista!

    2. Avatar de Jorge Salvador
      Jorge Salvador

      Haja alguém que fala verdade!!!
      Com objectividade.

  5. Avatar de Joselito
    Joselito

    Go Sammy!