Sabia que é possível pedir a instalação de Estações 5G?

1 Comentário

A ANACOM disponibiliza informação dirigida às entidades contempladas no Regulamento do Leilão 5G sobre as vantagens e os prazos para pedirem a instalação de estações de base macro e outdoor small cells, que lhes permitam tirar partido de todas as potencialidades do 5G. Saiba como pedir a instalação de Estações 5G e quais os prazos limite.


Estações 5G: Veja as datas para a instalação…

Os operadores que adquiriram pelo menos 50 MHz na faixa dos 3,6 GHz, ou seja, a MEO, a NOS e a VODAFONE, são obrigados a instalar estações de base macro ou outdoor small cells sempre que lhes seja solicitado por:

  • hospitais e centros de saúde;
  • universidades, outros estabelecimentos de ensino superior e outras entidades do sistema científico e tecnológico nacional;
  • portos e aeroportos;
  • instituições militares;
  • entidades gestoras ou promotoras de parques empresariais, de parques industriais ou de áreas de localização empresarial

A instalação destas infraestruturas garante a estas entidades, nomeadamente, uma maior conectividade 5G, uma rede otimizada para as necessidades da organização, conseguindo melhores coberturas e assegurando a possibilidade de tirar maior partido dos avanços da última geração móvel, agora e no futuro.

Segundo refere a ANACOM, possibilita, ainda, colmatar a falta de rede móvel ou o reforço da mesma, para além do que a própria rede 5G permite: enviar um maior volume de dados com maior rapidez, comunicações ultrafiáveis, com latência muito baixa e uma comunicação máquina-a-máquina massiva.

O prazo para efetuar o pedido de instalação é o seguinte:

  • NOS: até 26 de novembro de 2023
  • VODAFONE: até 29 de novembro de 2023
  • MEO: até 15 de dezembro de 2023

Pode saber mais sobre este assunto aqui.

Partilhar:
Tags:

Comentários

1

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joaquim Sobreiro
    Joaquim Sobreiro

    A instalação em hospitais já nos vai permitir ter o telemóvel ligado no interior, se tivermos 5G, claro! Já não vamos causar interferência nos equipamentos médicos.