Router Fiber Gateway MEO: Já há app para iOS e Android

29 Comentários

Foi em setembro de 2017 que a Meo/Altice passou a disponibilizar o seu novo Router. Como é do conhecimento geral, este equipamento é 10x mais rápido que o seu antecessor, oferece uma melhor cobertura e tem uma interface de gestão renovada.

Recentemente foram disponibilizadas as apps para Android e iOS para configurar e fazer a gestão deste equipamento. De referir que, tal como o router, as apps também foram desenvolvidas pela Altice Labs de Aveiro.


A app Fibergateway está disponível para tablets e smartphones com sistema operativo iOS e Android. Para utilizar a aplicação Fibergateway, deve-se ligar à sua rede Wi-Fi e em seguida autentique-se usando as credenciais de administração do equipamento.

Principais funcionalidades

Com esta aplicação poderá gerir as suas redes Wi-Fi numa FiberGateway Altice Labs GR241AG:

  • Mudar os nomes das redes Wi-Fi que funcionam nos 2,4 GHz e 5 GHz
  • Alterar as respetivas passwords de acesso às redes Wi-Fi criadas
  • Criar e gerir redes GUEST
  • Ativar ou desativar o botão WPS para as redes Wi-Fi disponíveis
  • Visualizar os equipamentos ligados na sua LAN e WLAN
  • Gerir permissões de ligação e horários/dias de semana aos dispositivos da sua rede
  • Alterar o canal e definir largura de banda do canal Wi-Fi assim como a potência de transmissão
  • Ver informações sobre o equipamento

IMPORTANTE: se ainda não mudou a sua password de administração do Fibergateway, deve fazê-lo de imediato com a App Fibergateway.

Caso tenha algum problema, pode sempre desfazer e refazer configurações, ligando-se à Fibergateway por cabo ethernet com um PC e acedendo ao browser de administração do Fibergateway através de http://192.168.1.254.

 

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Sérgio J
    Sérgio J

    Acabam de instalar aqui em casa e vocês colocam logo no pplware. Obrigado 😀

  2. Avatar de Spoky
    Spoky

    E adicionarem um link no final do tópico (não que eu não saiba pesquisar) mas para os mais leigos seria uma mais valia… 😉

    1. Avatar de Vítor M.

      A falta que um “pisco” não faz 😀 o conteúdo estava lá, mas o tal “pisco” de visibilidade não estaca 😉 Obrigado pelo reparo.

  3. Avatar de Rogério
    Rogério

    Atualmente, no novo router, é possível aceder ao mesmo pela rede wifi
    Há forma de alterar isso?
    Não gosto mesmo nada, sinto me inseguro, mesmo desactivando wps, alterando a palavra passe e o SSID da rede

    1. Avatar de Spoky
      Spoky

      Muda a password com a app MEO é um belo passo.

      Só conseguem entrar no router se tiverem ligado a tua rede interna.
      Não há preocupações para alarmes, não tens como desactivar totalmente. Senão como é que o apoio ao cliente vai conseguir aceder?

      1. Avatar de Rogério Fernandes
        Rogério Fernandes

        Sim, mudei a password também de forma a estar mais protegido

      2. Avatar de k
        k

        Não é o mesmo. Das (muito) poucas coisas de jeito que o router da NOS tem de jeito é o bloqueio à página de administração via wifi. Que deve ser isso que ele está a perguntar.

        Ter apps para tudo é moda, mas para não fazem falta. Já há routers com versão mobile das páginas de configuração (acho que já vi alguns na tplink) e geralmente são versões com menos opções que a página completa.
        Apps para gerir routers são mais manobra de markting que outra coisa.

  4. Avatar de André
    André

    E modo bridge já há?

  5. Avatar de Carlos
    Carlos

    Esse novo router está disponível para todos os clientes ou é apenas para algum pacote específico?

    1. Avatar de Spoky
      Spoky

      O Router como o nome indica e não é preciso muita lógica para chegar a essa conclusão é apenas para o serviço Fibra.

      Na maioria dos casos instalam nos pacotes GIGA. Mas por vezes podem instalar nos restantes pacotes fibra.

      E claro, depende do stock existente. Se não tiverem stock, vão te colocar outro. Se queres este router, tens de pagar a deslocação (custo aprox 25€).

    2. Avatar de Paulo
      Paulo

      Só para novos clientes, aliás a MEO é do pior, acabei a fidelização e eu propus que renovava se me instalassem o novo router e uma box das novas e a MEO não aceitou.
      Em boa hora mudei para a VODAFONE.

      1. Avatar de Quim
        Quim

        Isso é mentira, até porque foi a própria MEO a contactar-me para a substituição do router sem eu fazer qualquer pedido. Tinha o serviço 3P fibra 200/100.

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          Não é mentira não. Eu tive que insistir e efectivamente não renovaria se não me tivessem alterado o router. Apesar de ter ficado em contrato que me iriam alterar o router, uma iluminada da equipa técnica achou que o router anterior 784 v3 servia perfeitamente para ligações 200/100 porque tinha uma porta gigabit e disse-me que não iria mandar trocar. Reclamei e acabaram por faze-lo mas contrariados…

          1. Avatar de Nuno Fernandes
            Nuno Fernandes

            Fizeste por telefone? A questão é essa.
            Eu antes tratava tudo o que era assunto por telefone mas desde que encontrei numa loja deles pessoal profissional como deve ser (não é fácil, confesso) trato tudo na loja, mais fácil e rápido. Os gajos dos call centers cagam para os clientes, nisso a MEO é uma valente treta. A Vodafone dá 10-0 à Meo no atendimento ao cliente.

          2. Avatar de santos
            santos

            Confirmo, foi um pesadelo para me fazerem a troca…

        2. Avatar de Tiago
          Tiago

          Não é mentira, tenho M5O e já insisti com esta situação várias x uma vez que para além de não ter nem metade da velocidade que pago tenho muita interferência de sinal devido à panóplia de redes wifi na vizinhança. Com este router ficava o assunto resolvido mas eles insistem em não me trocar.

      2. Avatar de Alvaro Antunes
        Alvaro Antunes

        Desculpa a minha opinião, mas acabei de sair da Vodafone precisamente pelo serviço que eles disponibilizam fica muito à desejar (fibra). Pense muito bem

    3. Avatar de Marcio Sousa
      Marcio Sousa

      Estás disponível para clientes fibra, renegoceia o teu contrato com eles se tens cobertura fibra para te colocarem o novo router/ONT provavelmente irás ficar mais 2 anos fidelizado.

    4. Avatar de Bruno Neves
      Bruno Neves

      Eu aderi a MEO ha cerca de 3 semanas e instalaram me este router.
      O serviço que tenho é FIBRA 200/100mbps, acho que o pacote chama se 3P.

  6. Avatar de bruno
    bruno

    MEO /Altice, pff acrescenta a opção para desabilitar a gestão do router via rede wireless.

    1. Avatar de mlopes
      mlopes

      isso é que era excelente! já vasculhei aquilo tudo e não encontrei modo de desligar mas também ainda não consegui nenhum user/password com mais permissões do que o user “meo”

  7. Avatar de polo
    polo

    O router que se crasha e reinicia quando tem muitas ligações!

    1. Avatar de Carlos Florêncio
      Carlos Florêncio

      Também me acontece! Principalmente quando estou numa divisão longe. (usando a rede 5GHz)

  8. Avatar de Bob
    Bob

    O utilizador “meo” é limitado, não se pode fazer muito com ele. Mas sim, convém mudar a password.
    Preferir ter um utilizador com mais permissões, e o modo bridge disponivel!

  9. Avatar de João
    João

    Também estou à espera do Modo Bridge… Espero que não façam como a Vodafone.

  10. Avatar de Domingos
    Domingos

    Acabaram de me instalar o router Technicolor TG789vac v2, qual dos dois o melhor? Subscrevi o pacote M5O GIga.

  11. Avatar de Cláudio
    Cláudio

    É possível alterar o DNS através da aplicação?

  12. Avatar de Sílvio Nogueira
    Sílvio Nogueira

    Quando tento entrar na App não consigo, diz me que – sem ligação à FiberGateway. Verifique a sua ligação-
    Alguem teve esse problema?

  13. Avatar de Alexandre Costa
    Alexandre Costa

    A intenção é boa, é pena que não cumpra a 100%. Criei um perfil para servir como controlo parental, coloquei horário para efetuar pausas nos dispositivos do perfil e nada, não funciona. O mesmo a efetuar o que a app chama de pausar a internet a dispositivos individualmente e nada.
    É uma app bastante lenta em comparação à concorrência.
    A única coisas que aparentemente funciona bem é a alteração do nome dos dispositivos.
    Têm muito trabalho ainda pela frente.

    Pela minha experiência a Vodafone está sem dúvida alguma à frente a grande distância neste campo.