Rede 5G da NOS é “consistentemente” a mais rápida em Portugal

20 Comentários

A rede móvel 5G da NOS volta a ser reconhecida com uma das mais rápidas. Pelo terceiro semestre consecutivo, a Ookla, considerou a rede 5G da NOS como a mais rápida em Portugal. A NOS registou uma velocidade média de download de 380,51 Mbps.

Rede 5G da NOS é "consistentemente" a mais rápida em Portugal


5G: NOS registou uma velocidade média de download de 380,51 Mbps

A rede móvel 5G da NOS é confirmada, pelo terceiro semestre consecutivo, como a mais rápida em Portugal, de acordo com os dados da Ookla® – líder global em aplicações de teste de rede fixa e móvel, dados e análises. A NOS voltou a ser premiada, obtendo um Speed Score de 317,07, superando o segundo classificado em cerca de 36%. O estudo, que comparou o desempenho das redes 5G dos três operadores móveis do mercado nacional, foi realizado nos primeiros seis meses e apoia-se nos dados recolhidos em mais de 68 mil testes.

A NOS registou uma velocidade média de download de 380,51 Mbps, 43% mais rápida do que o segundo classificado e uma velocidade de upload de 31,16 Mbps, 37% mais veloz que o operador mais próximo na classificação. Na capital portuguesa, a velocidade de download 5G da NOS atingiu os 465,01 Mbps, valores muito acima dos do segundo classificado – 366,24 Mbps – ou do terceiro – 217,20 Mbps.

Rede 5G da NOS é "consistentemente" a mais rápida em Portugal

A terceira conquista consecutiva da NOS do prémio Fastest 5G nos Speedtest Awards resulta de uma extensa análise de dados, recolhidos com recurso a mais de 69 mil de testes realizados pelos utilizadores da plataforma Speedtest®, ou as apps da Ookla® para iOS e Android, durante o primeiro semestre de 2023 em todo o território português.

Partilhar:
Tags:

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Anónimo Silva
    Anónimo Silva

    Gostava que de uma vez por todas os operadores gastassem mais em rede do que em “carimbos” para atirar-nos areia para a cara…

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Não podia estar mais de acordo.
      A rede 3G, 4G ou 5G é essencial em zonas do país, fora das grandes cidades, que não têm cobertura por cabo/fibra. Mas sai-se do litoral e vai-se para o interior do país, e tomara nós que o 3G ou 4G funcionassem como deve ser, quanto mais o 5G

    2. Avatar de Gonçalo Santos
      Gonçalo Santos

      +1

    3. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Torne-se accionista maioritário de um desses operadores e force a administração a gastar mais a melhorar a rede (despeça-os se não o fizerem). De outra forma não vai acontecer, eles recusam-se a isso.

  2. Avatar de Gonçalo Santos
    Gonçalo Santos

    A empresa que está por trás das telecomunicações em Portugal é a Visabeira, eles instalam antenas para a Vodafone, MEO, NOS.. não há diferença alguma nas redes. É sempre a Visabeira que instala o equipamento. Conversa do vigário. Eu tenho a rede que praticar melhor preço.

    1. Avatar de Joao MIguel
      Joao MIguel

      Por acaso nao é verdade. A Visabeira é um instalador daquilo que os operadores lhe dizem para instalar e mesmo assim limitado. A NOS atualmente tem efectivamente mais cobertura e velocidade de rede porque iniciou o investimento muitos meses antes dos seus concorrentes, ainda antes do leilao e usufrui dessa posicao

      1. Avatar de PeterR
        PeterR

        Tudo dito neste comentário. Quem nao sabe bem podia deixar de vir comentar disparates.

      2. Avatar de Luis
        Luis

        Sim sim, deves ser pago para vir comentar isso aqui!! Em 5 empresas mudaram da NOS para a Vodafone e MEO porque a porcaria da cobertura da NOS estava sempre a falhar e em alguma zonas nem rede tinham!! E já agora explica me porque é que a Vodafone e a MEO são as que vendem mais cartões para a EDP para as contagens nos PTs e GPRS??

        1. Avatar de Joao Alves
          Joao Alves

          Caro Luis, so esclarecer que a noticia fala em 5G, a contagem nos PTs é feita por IoT (4G) e GPRS é 2G : https://www.verizonconnect.com/pt/glossario/o-que-e-o-gprs/
          E deixar claro que sou Vodafone e apesar do atraso que possam ter no 5G em relação à NOS, na minha opinião são o que prestam o melhor serviço, mesmo em desvantagem para a MEO que “herdou” muitas infrastruturas da PT quando era pública.

          1. Avatar de Luis
            Luis

            O sr. Joao MIguel falou na cobertura e velocidade e eu respondi nessa área, e a NOS deixa muito a desejar e na velocidade e no serviço 5G, para mim a Vodafone é a melhor!! Não sou comercial nem pertenço a Vodafone, sou um técnico de telecomunicações, e em termos de serviço de velocidade e de 5G para comunicações a Vodafone tem estado no topo. A NOS só é boa num tipo de serviço que é TV, o resto deixa muito a desejar!!

      3. Avatar de Anónimo Silva
        Anónimo Silva

        A posição de que usufrui é a de “carimbador” mais ativo, não acredito nada que a NOS teve estes anos a preparar o que fosse senão a “lavagem” de marca com “troféus”. MEO e Vodafone, cada um também com os seus esquemas, é sempre superior.

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      visabeira, telcabo, etc, tens várias empresas que fazem esses serviços, de qualquer forma os equipamentos são dos operadores, que podem ser diferentes ou até a configuração ser melhor, o tipos que passam o cabo e montam a antena pouco contam na equação, são meros macacos a finalizar um trabalho de engenheiros.

  3. Avatar de JS
    JS

    Eu dentro da casa com o telemóvel da minha mulher que é so 4G tenho que vir para a porta ou janela para apanhar bem
    Com o meu Meo em casa e aqui na Zona de V N Gaia apanho sempre no Maximo
    Isto depende de sítio e telemóveis para mim isto da NOS/Meo/Vodafone é tudo uma Treta é o que mais lhes convier

  4. Avatar de Santos
    Santos

    De que interessa ter 5G se a bateria dura menos 11% do que se fosse 4G?
    Para ver email e usar whatsapp ou fazer uma pesquisa no Google o 4G chega bem. Aliás basta sair do centro da cidade e desaparece o 5G. Pagamos tarifários absurdos, com poucos dados e minutos e aí dá assim toda a infraestrutura é uma porcaria. A ANACOM deveria ser mais isenta e ter mão pesada nas operadoras.

    1. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      “Aliás basta sair do centro da cidade e desaparece o 5G.” Exactamente.

  5. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    A mim a NOS já não me engana mais. Podem dizer o que quiserem que já não me convencem.
    De qq forma 380,51 Mbps é fraquito. Aqui no meu terraço apanho 3x+ com outro operador!

  6. Avatar de Miguel S.
    Miguel S.

    Não sei se leste bem a notícia, mas os 380,51 Mbps é a velocidade média registada, isto significa que esse valor é o resultado de vários testes feitos em vários equipamentos em vários pontos do país a dividir pelo número de testes realizados. Se o teu resultado 3x maior com outro operador fosse decisivo a notícia acima seria desse operador e não da NOS.

    1. Avatar de João Câmara
      João Câmara

      Salvo raros casos pontuais, quem é que precisa de 380,51 Mbps num telemóvel?
      O que eu queria era ter 4G ou 5G estável a uma velocidade razoável, porque não serve de nada ter 400 à entrada de casa e ter 40 dentro de casa.
      É como andar a medir o cano da espingarda…

    2. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      @Miguel S.
      Li bem e percebo o que é uma média. A mim ng me dá lições do que é a NOS. Acompanhei toda a evolução (e degradação) Fui Cliente desde a TvCabo, passei pelo WebMail Novis , fui pioneiro na Optimus até chegar à miséria franciscana que me fez mudar 1⁰ para a Vodafone (que estes tb começaram bem mas acabaram mal) e depois para a Meo. Portanto estou a vontade.
      Só mudei pq eles não souberam ou não quiseram manter o Cliente. Eu não queria mudar até por uma questão sentimental e de tradição. Mas eles parece que queriam investir em td , a começar pelo futebol, menos na base de Clientes. Então passem bem e sejam felizes.