Questão: Qual o sistema operativo do seu smartphone?

30 Comentários

Nesta nossa rubrica tentamos abordar e questionar os nossos leitores sobre temas que sejam pertinentes e atuais. Assim, uma questões que os leitores regularmente nos pedem para fazer é relativamente ao sistema operativo dos telefones.

Desta forma, na nossa questão desta semana queremos então que nos diga qual é o sistema operativo que tem no seu smartphone. Participe.


Qual o sistema operativo do seu smartphone?

Esta é uma das questões mais recicladas que temos feito. Isto porque basta por vezes passar apenas um ano para que a realidade dos números seja diferente. Para estas mudanças contribuem vários fatores, tais como a chegada de novas versões do sistema operativo, o lançamento de novos equipamentos, a troca de telefone, as descidas de preço e promoções nas lojas, a oferta de telefones em várias ocasiões, entre outras razões. Como tal, é importante que estes dados estejam regularmente atualizados.

Há cerca de um ano e meio foi a última vez que colocámos esta questão, onde os resultados mostraram que 65% dos leitores usavam na altura o sistema operativo Android da Google (contra 70% em 2019). Já o iOS da Apple era usado em 32% dos equipamentos, um aumento face aos 20% revelados dois anos antes. Abaixo pode ver o gráfico elaborado com os resultados obtidos em 2021.

O objetivo é então voltar a ter este mesmo gráfico atualizado com as atuais respostas fornecidas pela comunidade de leitores que nos seguem.

Assim, na nossa questão desta semana, queremos que nos diga qual é o sistema operativo que tem no seu smartphone: Android, iOS ou outro? Pode votar na sondagem que deixámos de seguida.


Participe na nossa questão desta semana

Qual o sistema operativo do seu smartphone?

  • Android (67%)
  • iOS (31%)
  • Outro (2%)

Total Votos: 1.954

Loading ... Loading …

Obrigado pela vossa participação!


Nesta rubrica colocamos uma questão sobre temas pertinentes, atuais e úteis, de modo a conhecer a opinião e tendências dos nossos leitores no mundo da tecnologia, sobretudo no nosso país.

Deixe-nos então sugestões de temas na caixa de comentários ou envie para marisa.pinto@pplware.com

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Raven
    Raven

    Rivalidades à parte,a diferença de fluidez e capacidade do Android para o iOS esbateu-se imenso nos últimos 4 anos… Para além de ser bem mais acessivel (havendo máquinas excelentes a bom preço), os Android permitem maior liberdade de movimentos… Há quem prefira estar fechadinho no “ecossistema” da Apple. São opções…

    1. Avatar de Paulo Sergio
      Paulo Sergio

      Ios continua bem a frente. Mais fluido, melhores apps e mais optimizadas alem de exclusivas como lumafusion, affinity, pixelmator, procreate, goodnotes etc. Alem disso airdrop, spotlight, handsof, universal clip, sideplay etc. Sem falar do bloatware do android pre instalado que não da para desinstalar em xiaomis e samsungs

      1. Avatar de rSP
        rSP

        Da flash a uma ROM no iOS para ver se consegues. 😉

        No android temos essa opção 😉

    2. Avatar de SG
      SG

      Verdade. Sou user de iPhone (no meu caso um 11), mas não sou cego e tenho de admitir. Aliás, ainda há uns dias experimentei na Fnac um Oppo por cerca de 400(!!) e a velocidade daquilo e a qualidade das câmaras.
      Acho que de nada vale andar a dizer que este sistema ou aquele “é que é”, acho muito boa a concorrência saudável, e a verdade é que isso leva a isto: equipamentos que vejo cada vez mais com preço justo, a oferecer imenso.

  2. Avatar de Pjs
    Pjs

    O que o android faz que o Ios não faça?

    1. Avatar de Celso
      Celso

      Não tens que vender um rim para ter um iphone.

      1. Avatar de Vítor M.

        É um facto. Esse tipo de argumentação é tão anos 2000 😀 digno de quem ficou parado no tempo 😉

        1. Avatar de Samuel MGor
          Samuel MGor

          Como o preço o iPhone está sempre aumentar a cada ano falta pouco para que seja assim.

          1. Avatar de Vítor M.

            Do iPhone? Que eu saiba todos estão mais caros, até a Xiaomi, ou a Samsung, aumentaram o preço mais do que a Apple aumentou. E o topo de gama da Apple é mais báratro que o topo de gama da Samsung 😉 portanto… como diz o outro, é fazer as contas.

            Já para não falar nos carros ou até na alimentação. Diz lá o que não aumenta ano para ano?

          2. Avatar de Samuel MGor
            Samuel MGor

            Os salários e as reformas não vão aumentar como deviam.

      2. Avatar de Tiago Rodrigues
        Tiago Rodrigues

        Como se os iPhones fossem caros…
        ( baratos não são, mas caros para o que o detém, não acho caro )

      3. Avatar de rodrigo
        rodrigo

        Tens nocao que os telemoveis mais caros actualmente sao androids?

    2. Avatar de Miguel Leite
      Miguel Leite

      Android
      Controlo de aparelhos por IR, melhor gestão do sistema de ficheiros entre Android-PC e facilidade de reparação (acesso a peças de substituição e ausencia de bloqueios via software à troca de hardware).

      iPhone
      Regra geral, tem mais segurança (Apps e SO) e nas funcionalidades que tem, a coisa simplesmente funciona.

      1. Avatar de rodrigo
        rodrigo

        isso da facilidade de reparacao dos androids nao ‘e bem assim. ‘E bem mais facil e barato reparar um iphone do que qualquer android. Arranja-se mt mais facilmente pecas para iphone do que para androids. Falo por experiencia ja que faco reparos nos tempos livres.

  3. Avatar de rSP
    rSP

    Isto é uma pergunta ridícula é a mesma coisa que perguntar água ou sumo? São coisas diferentes…

    Já é sabido qual será o resultado. Tanto android como iOS.. não há outro aí a vingar nem hoje nem amanhã… A elite não deixa.

    Poderão haver minorias com sistemas diferentes mas esses são mesmo minorias, no dia a dia vê-se Android e mais Android

    1. Avatar de Ofabulastico
      Ofabulastico

      Concordo contigo, é uma pergunta completa e totalmente ridícula.

      1) em virtude de haver dispositivos Android desde muito pouco dinheiro até muito caros, é óbvio que a percentagem é muito superior

      2) um Android de gama média ou alta (antigo ou novo) é tão (ou mais) competente como um iOS de preço igual ou superior; se um benchmark dá vantagem a um iOS, o que interessa é no uso, e verdade seja dita tanto a Apple como outros, já não sabem o que meigos porque há já várias gerações a potência dos Smartphones é mais do que suficiente

      3) como sempre um windows ou Android são muito mais versáteis na personalização ou como uso em modo PC. Eu posso com um S8 em modo DeX substituir um PC. Com um iPhone não; com um Surface Go tenho modo tablet e desktop; com um iPad do modo tablet. Em DeX ou Surface Go posso trabalhar, num iPhone ou iPad depende do que vou fazer e se já uma ao boa para isso. Já a nível de jogos e apps de divertimento, o iPhone e iPad ganham.

  4. Avatar de ZarkBit
    ZarkBit

    Pena que a MS não apostou mais no Windows Phone/Mobile…. Saudades dos meus Lumias…

    1. Avatar de Ofabulastico
      Ofabulastico

      O hardware e software eram maus, só o UI e fluidez eram bons.

      Como a Apple terá que unir iOS com macos, a Microsoft fará o mesmo. O meu smartphone é tão potente como o meu laptop Intel 8a geração…

      1. Avatar de GM
        GM

        Os LUMIAS eram maus, dependendo da gama.

  5. Avatar de Pixel_User
    Pixel_User

    Eu só tenho uma questão: alguém me sabe dizer que tipo de widgets ou definições rápidas são aqueles no ecrã do Pixel ? E não me estou a referir ao widget do Relógio, que esse é super básico.
    Eu tenho um Pixel 6 Pro, e sei que aquilo ali já representa o Material You, no entanto aqueles ícones são super cool e quem sabe eu até viesse a usar ou ainda a ajustar de acordo com a minha necessidade.

    Agradecido de antemão

  6. Avatar de José
    José

    Android 12, não mudava nada, é muito intuitivo

  7. Avatar de Luís Silva
    Luís Silva

    Android 12.
    Gostei mais do 11. Mais interessante a trabalhar com algumas apps.

  8. Avatar de Rodrigo Alves
    Rodrigo Alves

    Android com custom rom (uso liniage é o melhor q há para ter ram livre e tá MT otimizado

  9. Avatar de rodrigo
    rodrigo

    E se uma pessoas usar tanto android como ios?

  10. Avatar de V.T.
    V.T.

    Eu prefiro Android, de longe, mas sei ver que se tiverem o sistema iOS em “tudo”, iPad, Mac, iPhone, etc, etc, o iOS consegue uma “envolvência” superior. Agora se só têm iPhone, este a qualquer Android deixa bastante a desejar, pois fica demasiado isolado.
    O iOS quando assim é, preciso de ser polido, pois foi ultrapassado pelo Android.

  11. Avatar de mamba
    mamba

    iOS, claro

  12. Avatar de Joao Silva
    Joao Silva

    Preparem-se para a notícia deste ano no mundo dos gadgets. O iphone 14 pro max de 1 terabyte vai atingir os 2000 euros!!! Mas o Samsung S23 ultra de 1 TB vai ser o próximo. Se for um pisa-papéis como o S22, vai ser o bibelot mais em conta para a decoração de interiores do próximo ano.

    1. Avatar de Joao Silva
      Joao Silva

      Ok, eu sou pobre e miserável.