Que apps consomem mais bateria nos smartphones? A DXOMARK tem a resposta

7 Comentários

É no próximo domingo que se comemora o Dia Internacional da Bateria. Para estar presente nesta ocasião, a DXOMARK pediu à sua equipa de Qualidade da Bateria que analisasse o consumo de energia de algumas das aplicações favoritas. Os resultados são surpreendentes.

bateria apps smartphones DXOMARK

Apps consomem mais bateria nos smartphones?

Com toda a experiência da DXOMARK no universo dos smartphones, esta é capaz de avaliar e tirar conclusões em muitas áreas. Estas são sempre o resultado das avaliações que faz e que todos reconhecem como sendo uma entidade neutra e, principalmente, muito credível nos resultados que apresenta.

Para avaliar as apps que mais bateria consomem, a equipa da DXOMARK realizou testes em 14 smartphones. Destes, 7 são equipamentos de gama média e 7 são propostas de topo do mercado, todos lançados em 2023. Estes foram usados para avaliar o consumo de bateria nas principais apps de mensagens, streaming de vídeo curto e streaming de vídeo longo.

Os resultados dos testes realizados podem surpreender, em especial no que toca ao desempenho dos smartphones e das suas baterias. Os dados obtidos foram tornados públicos e podem ser visto abaixo, nas 3 categorias definidas antes.

bateria apps smartphones DXOMARK

No campo das apps de mensagens, o principal culpado pode parecer estranho, mas no geral existe uma justificação para esta posição. Enquanto as outras apps mostram dados de consumo semelhantes, a app de SMS consome mais energia, o que pode ser atribuído ao uso mais constante de dados dos smartphones.

bateria apps smartphones DXOMARK

Na segunda categoria leva a teste de bateria, o principal culpado é bem conhecido de todos. Quando comparado a outras apps de vídeos curtos, o Instagram Reels esgota a bateria mais rapidamente, enquanto o TikTok e o Snapchat apresentam melhor otimização da bateria.

bateria apps smartphones DXOMARK

Por fim, e na terceira categoria, o maior consumidor de bateria surge destacado. Falamos do Amazon Video, que se destaca face ao Netflix, YouTube e Disney. Aqui vemos que os smartphones de topo estão melhor otimizados do que as propostas da gama média para o streaming de vídeo. Isso pode ser devido aos SoC de menor desempenho em equipamentos de preços mais baixos.

A resposta da DXOMARK revelou tudo

Esta análise da DXOMARK vai ao encontro de muitas outras já realizadas no passado. As principais apps presentes nos smartphones são normalmente a causa dos maiores consumos e são raramente apresentadas otimizações que contrariem este cenário.

Comentários

7

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de inspetorV
    inspetorV

    este teste é falso e enganoso, desde quando a sms consomem mais que wht ou mensager, esse teste serve para as pessoas abandonarem de vez as sms. basta ir ao dados de bateria do iphone e tiram as conclusoes deste teste.

    1. Avatar de Castro
      Castro

      Não é impossível que o SMS consuma mais. O protocolo usado para envio de SMS é independente do envio de dados/internet e poderá eventualmente consumir mais.
      O problema aqui é que se põem a falar em corrente consumida como se o tempo/tipo de utilização fosse o mesmo para o uso de SMS e de apps como o Messenger – obviamente que não são os mesmos.

  2. Avatar de Paulo Jaime
    Paulo Jaime

    Tanto estudo, tanta comparação….. eu só sei que se deixar o telefone on-line com whatsapp instalado a bateria descarrega muito mais rápido que não ter a aplicação instalada.

    1. Avatar de Maria+Albertina
      Maria+Albertina

      Grande conclusão tua… agora substitui a app “WhatsApp” outra qualquer e vais dizer o mesmo. Um SO sem apps ou com alguma app de chat ou redes sociais, óbvio que sem apps consome menos. É preciso um doutorado para chegar a essa conclusão…

  3. Avatar de Rodrigo Pinto
    Rodrigo Pinto

    a dcomark é muito credivel, ao nivel deste site! Por isso estou sempre atento a ambos

  4. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    …que todos reconhecem como sendo uma entidade neutra e, principalmente, muito credível nos resultados que apresenta.”
    TODOS reconhecem ?! Realmente presunção e água benta, cada qual toma a que quer, já dizia a minha avó LOL
    Só acredita na DxoMark quem ainda não conhece o seu historial rechedo de aldabrices motivadas por interesses económicos.

  5. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    @Maria, o WhatsApp é conhecido desde sempre como um grande comilão de recursos, a exemplo do Facebook que muita gente optou por passar a aceder via WebApp.
    Tb acho muito estranho o impacto das SMS a comparar com o WP. Farto-me de mandar SMS’s das antigas. Nc verifico impacto nos consumos!
    Nesta questão das apps de mensagens, estranho não terem analisado o Telegram. Soa mesmo a estudo encomendado!