Saiba quais os smartphones que não deve comprar

94 Comentários

Actualmente o iOS falha bem mais que o Android

Sempre que se falava em estabilidade de um sistema, o iOS era sem dúvida uma das principais referencias. No entanto, nos últimos anos, o iOS tem vindo a perder esse estatuto para o seu principal rival, o Android.

De acordo com um estudo recente, a plataforma móvel da Google falha bem menos que o iOS.

01applevsandroid.jpg


O estudo sobre estabilidade em plataformas móveis foi realizado pelo Instituto Blancco Technology Group e revela claramente que o iOS está com mais falhas comparativamente ao seu concorrente Android, tal como já tinha sido apresentado no segundo semestre de 2016.

De acordo com o relatório agora publicado, os iPhones e iPads falharam quase o dobro, comparativamente aos equipamentos Android, e a culpa é do iOS 10. Além disso,  o estudo revela também que a popularidade do Pokemon Go trouxe alguns problemas à Apple pois o jogo nem sempre funcionou muito bem nesta plataforma.

Em termos de números, os dispositivos com iOS tiveram uma taxa de falhas na ordem dos 62%. Já no caso do Android a taxa de falhas, à escala mundial, rondou os 47%.

ios_android

Quais os equipamentos que mais falham?

Dentro do mundo Apple, o equipamento que representa mais falhas é o iPhone 6, com 13%. O iPhone 5S e 6S ocupam a segunda e terceira posição, com 9%. Ao nível dos iPads, na penúltima posição do TOP está o Air 2, com 2%, e a última posição é ocupada pelo Air.

ios_failure

No segmento Android, o equipamento que registou mais falhas no terceiro trimestre foi o LeEco Le 2. Segue-se o Xiaomi Redmi 3S e o Redmi Note 3. A Samsung tem três equipamentos neste TOP 10.

android

Em termos de marcas que têm equipamentos com mais falhas, o destaque vai para a Samsung com uma taxa de 11%, seguido da Xiaomi com 4% e na terceira posição a Lenovo com 3%.

marcas

 

Quais os problemas mais comuns?

Relativamente aos tipos de problemas, no iOS o mais comum é o aquecimento do equipamento  (17%). Seguem-se os problemas com crash de apps (15%) entre outros, como mostra a imagem seguinte.

ios_failure2

No caso do Android, os problemas mais comuns são ao nível da interface USB (15%), sinal do operador(12%), câmara(8%), entre outros.

android

Quais as apps que mais falham no iOS e Android?

Relativamente às apps que mais falham no iOS, destaque para o Snapchat, Instagram e Facebook.

iphone_01

No que diz respeito ao Android, as apps/serviços que mais problemas deram foi o IMS Service,  Address Book e Google Play Services.

android_crash

O estudo conclui que, após avaliar muita informação de milhões de dispositivos com iOS e Android, facilmente se percebe que os dispositivos com iOS apresentam actualmente mais problemas e já não garantem a tal fiabilidade que era característica no sistema Apple.

Comentários

94

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de David Ramos
    David Ramos

    uiiii vai chover comentários

    1. Avatar de Emanuel Neves
      Emanuel Neves

      Grabs Popcorn …..

      1. Avatar de AS
        AS

        Uma análise aos telemóveis que mais falham…dentro do universo Apple = Check Mate ! 🙂

        Fora de brincadeiras, análise muito interessante e aparentemente imparcial

        1. Avatar de Vítor M.

          Dentro do universo Apple? :O

          1. Avatar de Alberto
            Alberto

            Calma não mates o “AS” nem o Pedro Pinto, neste site nem sei como permitiram esta notícia. estou impressionado

    2. Avatar de grammar_check
      grammar_check

      vão chover*

    3. Avatar de altamente
      altamente

      Vai sair comunicado

    4. Avatar de António
      António

      Eu tou assobiando para o lado com um sorriso ao canto da boca…

  2. Avatar de ..wtf..
    ..wtf..

    ..WTF.. NOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO……….. Nunca pensei ver este tipo de noticia….. Estranho, não vir ai nenhum Nexus referenciado……..

    1. Avatar de Mr.T
      Mr.T

      E ainda por cima neste site… É sinal que realmente estão a melhorar… 🙂

    2. Avatar de Andre
      Andre

      Os nexus não são uma marca, mas sim um modelo que teve vários fabricantes. Penso eu que seja assim

  3. Avatar de Pedro Antunes
    Pedro Antunes

    “Actualmente o iOS falha bem mais que o Android” e não li mais nada. Foi o suficiente para me alegrar o resto do dia.

    1. Avatar de Filipe Alvito
      Filipe Alvito

      Mete gelo no cotovelo que ainda ficas mais alegre

    2. Avatar de Anti-Obnóxio
      Anti-Obnóxio

      Esse é o mal!
      As pessoas alegram-se em escolher o candidato menos mau, ao invés de exigirem dois realmente bons.
      Aqui a mesma coisa ; eu ficaria “alegre” se lesse…” os 3 sistemas moveis, reduziram em 50% as falhas e problemas em relação ao periodo homologo”.
      Isso sim, era afago para nós consumidores! Não esses pleitos inócuos.
      Bfs

  4. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Hà cerca de 3 meses, mudei de Android para um iPhone SE 16GB. Posso dizer que foi a melhor coisa que pudia ter feito. Até hoje, 0 problemas com ele.

    1. Avatar de TecnoGeek
      TecnoGeek

      16GB, deves ter pelo menos o problema de falta de espaço…

      1. Avatar de Oliveira
      2. Avatar de Nuno
        Nuno

        Contenha a sogra que há em si.

      3. Avatar de Paulo Lobão
        Paulo Lobão

        E também no corrector ortográfico

      4. Avatar de Acelock
        Acelock

        Tenho Android com 16gb e não me queixo, dá-me bem sem a necessidade de um cartão sd.

        1. Avatar de Marco Nunes
          Marco Nunes

          exatamente… o meu Nexus com 16GB tinha catrafadas de coisas, tinha a minha fototeca toda no tele que ocupa prai 8gb ou mais e nunca fiquei sem espaço, no iOS só o facebook com app instalada e mais os dados que não deixa apagar ocupa 1s medonhos 600mb!! skype é prai mais 100 e é quase tudo assim… joguinhos então é quase proibido fonix!!

    2. Avatar de Marco Nunes
      Marco Nunes

      lool… eu também mudei de Nexus 5 pra SE 16gb…. tenho de andar a escolher o que fica no equipamento ou não, e sinceramente foi uma desilusão total…. somente gosto do tempo de bateria, sincronização automatica de dropbox…. não existe, contactos com foto na lista….. não existe, procurra de contactos diretamente do keypad de telefone…. não existe…. relogio despertador….. uma treta….. basicamente paguei 500 paus por 1 pisa papeis, pode haver muita gente a gostar disto… mas pensei que a apple pensasse nestas pequeninas coisas, fiquei desiludido, e mudei novamente pro Nexus 5 e este vai patins n tarda muito…

      1. Avatar de João
        João

        Marco Nunes pelo que dizes não sabes usar o iOS! E como não sabes usar dizes mal! Se tens um Iphone tens de usar o iCloud e deixas de ter problemas de espaço, Para fotos nos contactos  aplicações para fazer isso! Pesquisa um pouco antes de dizeres mal.

        1. Avatar de Bardock
          Bardock

          A sério que é preciso uma aplicação para pôr fotos nos contactos? Eiiiii lá se vão mais 2 gb de espaço do iPhone, adeus tirar mais fotos, free space 0 Mb…..

  5. Avatar de Kraft
    Kraft

    Xiaomi no topo desta tabela? Uau! Huawei não aparece, nem Meizu?

    1. Avatar de Acelock
      Acelock

      Fico feliz que não aparece por 2as razões:
      1-Tenho Huawei;
      2-Meizu é + barato e tem “belas specs”, logo poderá ser um próximo telemóvel fiável, ou a 1+;

  6. Avatar de Gudongna
    Gudongna

    Por motivos de trabalho uso ambas as plataformas e nas suas versoes mais recentes… Podem acreditar que os dois tem falhas e crashes e na realidade o Android tornou-se cada vez mais estavel.

  7. Avatar de SSilva
    SSilva

    Por acaso o meu iPhone 6s já é para aí a 5 vez desde que tenho o iOS 10 que crasha o display fica preto, desliga-se e depois dá a indicação que ficou sem carga e para colocar a carregar..

    1. Avatar de david
      david

      isso é impossivel, os iphones nao crasham, nao tem brakes, sao perfeitos!

      1. Avatar de SSilva
        SSilva

        Todos os telemóveis têm os seus problemas. Assim como há doentes no futebol também há fãs das marcas e dos sistemas. Cada um puxa a brasa para a sua sardinha. Mas por favor deixa-te de ser assim.. Muito provavelmente já me passaram mais telemóveis pelas minhas mãos do que pelas tuas. Só deves ter um telemóvel android que achas que é o melhor do mundo e és contra tudo o resto. Experimenta tudo e depois falamos.

    2. Avatar de Wishmaster
      Wishmaster

      Mas se disseres à Apple que ele crashou tanto em tão pouco tempo, eles vão dizer-te que o sistema está programado para fazer isso por questões de segurança do equipamento ahahahhah 😀

      Posso dizer que tenho um HTC One M7 há quase 3 anos e meio. Número de vezes que crashou e teve que reiniciar? 3 🙂 É uma por ano.

  8. Avatar de full metal jacket
    full metal jacket

    estranho. tenho um s7 edge e nao o desligo ou desliga se ha meses. excelente bateria sem lags sem aquecimento excessivo. devo ser um sortudo.

    1. Avatar de Miguel Rodrigues
      Miguel Rodrigues

      Join the club

    2. Avatar de João MS
      João MS

      Não és um sortudo. Simplesmente pertences aos 95% que não teve problemas…

      1. Avatar de Danny
        Danny

        Tenho o 6s e nao tenho razao de queixa, as unicas vezes que me crashou foi quando instalei a versao Beta do IOS 10…
        Ja tive o 4, 4s, 5s, foi rara a vez que tive problemas com estes smartphones.

    3. Avatar de lopes da silva
      lopes da silva

      o português é que é pior..

    4. Avatar de Triplexxx
      Triplexxx

      Exatamente amigo, eu tambem nao percebo nem tenho qualquer crash ……….

  9. Avatar de John
    John

    Sou anti Samsung e anti iPhone, ter um frigorifico no bolso não é coisa que me agrade ainda por cima ter de fazer publicidade à marca que faz questão de ter SAMSUNG bem á vista para todos verem. Já o iPhone, deve ser o telefone mais pretencioso no mercado, é vê-los a exibirem o iPhone, podem morrar num barraco mas ao menos têm um iPhone.

  10. Avatar de Bruno
    Bruno

    Estou admirado, tenho iPhone 6 desde o ios8 e não me lembro de ter problemas até o upgrade para o ios10, equipamento apresenta lentidão ficou mais lento notei claramente o desempenho piorar 🙁 mas antes disso o telefone funciona as 5 maravilhas

    1. Avatar de Danny
      Danny

      Experimenta a desligar as opcoes de Atalho de acessibilidade, pode resolver.

    2. Avatar de Zé Montanelas
      Zé Montanelas

      Isso é a obsolescência programada da Apple, quando actualizares para o iOS 11 isso morre de vez

      Depois compras o iPhone 7 e por ai em diante

  11. Avatar de pablo
    pablo

    ui, com este post vai começar a 3ª guerra mundial

  12. Avatar de Alberto
    Alberto

    No TOP 3 das falhas do IOS está os Headphones, então o que fez a Apple, retirou o jack. 🙂

    1. Avatar de Vitolas
      Vitolas

      Muito bom lol
      Agora para resolver as duas primeiras falhas é fácil,aumentam o valor em mais 10% ou 20% e começam a vender daqueles dummy phones..

  13. Avatar de Dc
    Dc

    “Ah e tal mas onp meu não acontece nada disto ou aquilo…”
    E então? Não é por uma ou 15 pessoas comentarem aqui que não lhes acontece nada que não seja uma realidade.

  14. Avatar de david
    david

    é pah, então e os window phones (WP) não são também smartphones?
    desconsidera-los desta analise é de uma grande falha até porque ainda estão presentes no mercado

    quanto a mim, uso WP e tenciono mudar para android. a evolução do WP morreu, só falta mesmo a cerimonia fúnebre 😛

    1. Avatar de André Meireles
      André Meireles

      A evolução morreu?! Com updates constantes e cada vez mais apps para os picuínhas que insistem que não tem suficientes?! Enfim, mais um comentário para encher chouriços…

    2. Avatar de RF
      RF

      Também eu tenho WP e nem vale o tempo que iam perder a analisar o que quer que seja desta plataforma.. como dizes e bem, só falta mesmo a cerimonia fúnebre! Android aí vou eu.. (apesar de também ter os seu problemas..)

      1. Avatar de MJSantos
        MJSantos

        Infelizmente, tambem tenho wp e vou ter de mudar para outro SO porque nem a aplicação do meu banco existe para o meu smartphone.

        1. Avatar de Vitor
          Vitor

          GRANDE Lumia 625…apenas com 512 megas de ram e a funcionar em pleno à cerca de 3 anos!! Sempre a “bombar” e sem qualquer problema de funcionamento,estabilidade ou “chashs”…e sem atualizações à meses!!Resultado…enquanto o Windows Mobile existir nem penso em Androids ou iPhones!!

          1. Avatar de MJSantos
            MJSantos

            Eu tenho o meu 920, a bombar sem qualquer chatice há anos e só estou a pensar mudar se o meu banco não desenvolver a App deles para o WP, senão, só se mudar para o 950

      2. Avatar de bruno
        bruno

        +1

        O meu Lumia 640 de meia duzia de meses vai para a minha mãe, bem melhor que a amostra de android da meo que ela tem;
        já eu vou voltar para o universo android, Mi 5 a caminho

    3. Avatar de Ricardo Raimundo
      Ricardo Raimundo

      Só podes estar a usar Windows Phone 8.1, que realmente já não é nem vai ser actualizado.
      Passa para Windows 10 e vais verificar que o sistema está em constante actualização mantedo-se a par com a versão desktop.
      Não está morto nem vai morrer. Faz parte da estratégia universal da Microsoft.

      1. Avatar de João MS
        João MS

        Tens razão, mas o problema das apps presiste e está a tornar-se cada vez mais insuportavel à medida que o tempo vai passando e vamos dependendo cada vez mais do smartphone para tarefas trivias. Por exemplo: No país onde vivo se não se levanta $ num ATM do próprio banco combram comissão e por este motivo o meu banco tem uma app para se poder levantar $ em certos establecimentos comerciais. Como não têm a app para WM, eu não o posso fazer. Isto faz com que eu esteja MUITO limitado no que a levantar $ num ATM diz respeito.
        Isto é só um exemplo de muitos.

        Volto a sublinhar que adoro o ecosistema e o SO em si.

        1. Avatar de PL
          PL

          Vives em Espanha e estás a falar da Twyp cash ?

    4. Avatar de Rui Anacleto
      Rui Anacleto

      A presença do JanelasTelefone é tão residual que nem vale a pena ser considerada nas estatísticas.

  15. Avatar de V. T.
    V. T.

    Pois é, é isto que tento explicar aos meus amigos que defendem até à morte os preços altamente inflacionados praticados pela Apple. O iOS já não é o que era, para pior e o Android também já não é o que era, neste caso para melhor!

  16. Avatar de José Fernandes
    José Fernandes

    O meu iphone 7 de vez em quando passa se. Ainda hoje de manha a aplicação musica abria mas nao dava para clicar nada e no outro dia a do pplware fazia restart. De resto tudo ok…

    1. Avatar de RF
      RF

      Se comprares o novo livro de fotos da Apple, pela módica quantia de 300 usd, vais ver que o teu iPhone 7 vai melhorar logo! Palavra do Sr…. Oremos Apple…

  17. Avatar de milagre alberto
    milagre alberto

    O sistema q muitos admiraram estas prestes a cair

    1. Avatar de V.T.
      V.T.

      Diria mais, bajularam!

    2. Avatar de RF
      RF

      Infelizmente, (pois a concorrência faz falta), cada vez mais vejo que isso irá acontecer.. os últimos anos/lançamentos, têm sido um desastre.. apesar das vendas! Mas é como tudo… o sentido de “se é caro é que é bom” ainda tem muita força..

  18. Avatar de ic
    ic

    Pessoal, aqui vai a minha humilde opinião por topicos:

    -Quais as apps que mais falham no iOS e Android?
    No IOS parece claramente que a culpa é dos developers em vez do SO. As 4 primeiras apps são todas do mesmo dono e o Pokemon Go, qum jogo sabe o quanto aquilo falhava em qualquer SO. Quanto ao Android noto também que o problema é da Google porque a maioria das apps no chart são também da google.

    Quando às percentagens de falhas e de “pass” por SO, é normal também que a apple falhe mais pois a grande maioria das apps são compativeis desde o Iphone4 para cima. Com o Android, not so much. O que quero dizer é que se estás no android 4.1 não conseguirás usufruir de todos as apps/jogos.

    Pá é um facto que o IOS é um SO mais optimizado em comparação com o Android que é mais fragmentado e personalizável.

    Nunca mas nunca se deve analisar dados/números sem se relativizar. Deve se tentar perceber se o tipo de amostragem é a mesma para se poder comparar.

    PS: o único produto Apple que tenho é um Ipode nano. Mas não tenho talas quanto à performance como mts AndroidSheep têm. Nem tenho talas quanto ao preço/Specs que os Isheep têm.
    Dito isto Android for the win.

  19. Avatar de carl
    carl

    acho engraçado qdo alguém diz q mudou de android para iphone, ou seja estão a comparar pão com filetes. Ainda se dissessem q mudaram de Samsung para iphone ou vice versa, percebia. O mundo android é vasto em termos de maraca e modelos…

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Em termos do que quer que seja mudar para iphone é EXACTAMENTE igual a mudar pra IOS.

  20. Avatar de carl
    carl

    dizia eu em termos de marcas e não maracas heheheh

  21. Avatar de Pedro
    Pedro

    Não posso falar do Android porque desde 2011 que só uso iPhones, mas desde que troquei o meu iPhone 4S pelo 6S, tem-me acontecido um pouco de tudo principalmente desde que fiz o update para o iOS 10.
    Uso o Runtastic Pro nas minhas caminhadas e qual não é o meu espanto quando no passado Domingo, verifiquei que segundo esta aplicação ao fim de 19 minutos tinha feito 5.19 Km em passo relativamente lento!!! Fui então ver o caminho que a aplicação traçou através do gps e verifiquei então que afinal estava a dar um passeio de Jet Pack, tendo passado por cima de várias casas, muros, e inclusivamente de vários armazéns de uma fábrica, quando a única coisa que fiz foi andar normalmente pela estrada, não tendo feito mais de 1.5 Km!
    Fui verificar em outras aplicações, e deparo-me com mais problemas, na segunda-feira estava numa auto-estrada e no Google Maps verifico que o ponto de localização estava um pouco mais à direita relativamente à estrada e assim ficou. Resolvi então ligar e desligar o telemóvel e quando abro o Google Maps novamente fica tudo bem.

    Também tem-me acontecido por vezes, quando alguém me liga em vez de dar a opção para atender, o telemóvel fica crashado a perguntar por que motivo quero rejeitar a chamada, havendo opções do género “Ligo mais tarde” entre outras, carrego em qualquer uma delas e o telemóvel não faz nada só quando o desligo, apesar de por vezes quando a outra pessoa cancela a chamada este ecrã sair e voltar ao ecrã principal dizendo que perdi 1 chamada.

    Quanto ao desligar sozinho que outras pessoas falam, até agora só me aconteceu uma vez em 6 meses, tinha mais ou menos 20% de bateria.

    Não são situações propriamente graves, mas por vezes é um pouco chato, no 4S não acontecia nada disto à exceção da situação da rejeição de chamada ter-me acontecido 2 ou 3 vezes…

    1. Avatar de P
      P

      Ou seja os problemas de bateria que já existiam no 4s pelo menos persistem é isso?

  22. Avatar de Rlllface
    Rlllface

    Mesmo apesar de enorme variedade de dispositivos, baratos e hardware e o sistema ter de ser compatível com todos eles, Android funciona melhor que ios. Parabéns Apple

  23. Avatar de Cunha
    Cunha

    Cada vez gosto mais do meu G3! 😀

    1. Avatar de SSilva
      SSilva

      Deves ser dos poucos sortudos que o G3 não avariou xD Quando começarem a aparecer manchas amarelas no ecrã falamos xD

  24. Avatar de diogo
    diogo

    Meninos da apple acordem, abram os olhos. já não é o primeiro estudo que diz isto. vão dizer que todos os estudos foram manipulados. não vale a pena perder o tempo com estes meninos. Todos os sistemas têm falhas, mas neste momento os sistemas da apple são os que têm mais falhas.

  25. Avatar de Oriane
    Oriane

    Tenho um OnePlus 3 e digo-vos com toda a franqueza… é uma máquina. Sistema limpo, sem bloatware, extremamente rápido e com updates mais frequentes. Em breve chegará o Nougas para o tlm. Ah e até hoje (com alguns meses de uso intensivo), 0,000% de falhas.

    1. Avatar de liberal da cerca
      liberal da cerca

      fantástico mike!

    2. Avatar de Nitroglycérine
      Nitroglycérine

      É um telemóvel de fada!
      É desta que eu vou aderir. Só não sei se via 3 ou via 3T…

  26. Avatar de InLight
    InLight

    GRANDE Meizu!

  27. Avatar de PMGP
    PMGP

    Não acham estranho serem as marcas mais faladas do mercado as apontadas como piores? Será por serem as mais compradas logo há mais equipamentos para falhar ou será alguma estratégia para favorecer outras marcas?!

  28. Avatar de Luis Araujo
    Luis Araujo

    “facilmente se percebe que os dispositivos com iOS apresentam actualmente mais problemas e já não garantem a tal fiabilidade que era característica no sistema Apple.”

    Normal, antes era um dummy phone, uma única aplicação aberta, só dava para fazer uam coisa assim e mais nada, agora começa a ser mais customizável, ter mais funcionalidades, a coisa começa a complicar.

  29. Avatar de OH YEAHHH
    OH YEAHHH

    Asus = 0 Problems

  30. Avatar de Bejense
    Bejense

    Portanto o instagram ou fb “falham” no ios e concluem q a culpa e do telefone? genios 🙂

  31. Avatar de Deouro
    Deouro

    Rsrsrsrsrs
    Raramente a gente não admite oque está bom, tudo oque é bom também é ruim

    Eu sou cliente das duas marcas…
    O favorito também não digo…

  32. Avatar de elisio
    elisio

    gostava de perceber como é que o iOS 10 é o principal problema neste estudo feito para avaliar o performance dos smartphones de ambas as plataformas no Q3 de 2016, tendo em conta que o iOS 10 saiu nos últimos dias do ultimo mês do Q3… de todo que nem vou sequer fazer o download do estudo, mas pelo que vejo aqui a empresa esta a dizer que comparou software beta do iOS e esse é mais fraco que o Android, cuja versão nem sequer esta identificada

  33. Avatar de Luigi
    Luigi

    Tenho um iPhone 6 desde que saiu. Instalei o iOS 10 Beta quando saiu e também a versão final quando saiu para os beta testers. Nunca me fraseou até hoje! Devo ser um sortudo…

      1. Avatar de elisio
        elisio

        és mesmo sortudo ou eu tenho muito azar! pois tive um 5s desde que saiu ate julho e nunca tive problemas nenhuns. ofereceram-me um 6 e so tenho tido problemas… sempre a fazer respring e sempre a encravar… pior, enquanto que o outro caia e nada acontecia, este, com capa protetora, caiu e ja partiu dois eras quedas bastante mais “suaves” que as a que foi submetido o 5S… :/

  34. Avatar de tulicreme
    tulicreme

    e é por isto que eu uso bb!!!

  35. Avatar de steve jobs dead
    steve jobs dead

    não tem Windows mobile nas listas não me digam que eles acabaram