Saiba quais as apps de mensagens que menos dados consomem

31 Comentários

A Internet e os smartphones trouxeram alguns fenómenos que são difíceis de explicar. A troca de mensagens e as aplicações associadas são um bom exemplo. Depressa ultrapassaram as formas tradicionais e dominam agora a comunicação.

Algo que muitos se queixam é que estas aplicações consomem demasiados dados. Um novo estudo veio revelar toda a verdade e mostrar quais as apps de mensagens que menos dados consomem.

apps mensagens

Este estudo foi levado a cabo pelo site de comparação de preços dos operadores italianos SOSTariffe com o objetivo de medir os consumos das várias aplicações de mensagens. Para isso foram traçados 3 perfis e medidos os consumos de hora a hora, para assim avaliar quais das apps mais usadas eram as que mais dados consumiam.

  • Consumo moderado: 20 mensagens enviadas, 20 mensagens recebidas, 5 fotografias recebidas, 2 fotografias recebidas.
  • Consume médio: 40 mensagens enviadas, 40 mensagens recebidas, 10 fotografias enviadas, 5 fotografias recebidas.
  • Consumo elevado: 100 mensagens enviadas, 100 mensagens recebidas, 50 fotografias enviadas, 20 fotografias recebidas.

As conclusões são claras e podem ser vistas na imagem abaixo. As diferenças entre o topo e o fim da tabela são muito elevadas, revelando que há apps que têm consumos muito elevados de dados.

apps mensagens

Os resultados falam por si e mostram que o Telegram é de todas a app que menos dados consome, em qualquer um dos perfis. Por outro lado, o Messenger do Facebook e o Skype são os que mais dados consomem.

Como pode ser visto na tabela, o Telegram fica à frente do WhatsApp. Esta app tem consumos que vão de 0,42 MB a 3,75 MB por hora de utilização, o que é 35 a 40% menos que o WhatsApp, que consome de 0,65 a 6,23 MB por hora.

Fica assim claro qual é a escolha que deve ser tomada para a troca de mensagens sem sacrificar os consumos de dados e nem esgotar os plafonds. As principais surpresas vêm das apps que mais consomem dados, que se esperariam que fossem mais comedidas.

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de soueusimsenhor
    soueusimsenhor

    mas havia duvidas que o telegram é a melhor app de longe??
    o WhatsApp passa a vida a copiar o telegram. se quiserem saber quais vão ser as futuras features do WhatsApp, instalem o telegram. a luta que copiaram foi os pinned chats.

    as chamadas do Telegram são as melhores
    dá para partilhar anexos de qualquer tipo até 1,5GB de tamanho!!!!
    UI super simples e intuitivo
    links e usernames publics para quando não queremos partilhar o nosso numero
    apps para todas as plataformas
    etc
    etc
    é simplesmente perfeita a app

    1. Avatar de soueusimsenhor
      soueusimsenhor

      *a ultima que copiaram

    2. Avatar de soueusimsenhor
      soueusimsenhor

      os stickers do telegram são do melhor que há
      chamadas nas apps todas (pc, mac, etc)
      e brevemente vai ter chamadas em conferencia

      1. Avatar de Antonio Martins
        Antonio Martins

        Quantos anos o Line tem loja de stickers? Não sei se o telegram foi o primero.
        Mas aqui não há melhor nem pior, cada utilizador usa o que obedece mais as suas necessidades, tendo a limitação que precisa que os seus amigos também usem a mesma ou não tem com quem conversar.
        Eu uso Line, Menseger Facebook, Whatsapp e Skype

      2. Avatar de Vitor Afonso
        Vitor Afonso

        Só lhe falta mesmo a videochamada

  2. Avatar de AlexX
    AlexX

    Acho que já podiam ter incluído o Allo. Não se prevê que tome o lugar do Hangouts?

  3. Avatar de Pedro Cascão
    Pedro Cascão

    Mandar para meia dúzia de amigos (ou talvez nenhum)? Mais vale uma app descrita em cima que também manda fotos sem perder qualidade (como o Telegram) e podes mandar para todos os sistemas operativos móveis, tablets e PCs.

  4. Avatar de Ricardo Castro
    Ricardo Castro

    Atenção que isso nem sempre é bom… As apps automaticamente comprimem as fotos para tornar o envio e a receção mais rápida, sendo que depois tenta refazer o download com qualidade superior. Se estiveres numa zona com fraca cobertura, enviar fotos e vídeos pelo iMessage pode ser pior.
    Se queres preservar qualidade total, usas um serviço tipo a Google Drive.
    São apps de messaging, próprias para mensagens, até já fazem demais…

  5. Avatar de jango
    jango

    E o novo Messenger Lite, seguramente na questão de consumo de dados bate todos

  6. Avatar de PMS
    PMS

    Está visto que és um entendido.. nem vou perder tempo a responder. Devias informar-te antes de falar e usar a palavra “única”

  7. Avatar de Belmiro
    Belmiro

    Ja agora era giro ver nesse mesmo caso o consumo de bateria

  8. Avatar de David C.
    David C.

    Resta comparar quais dessas apps redimensionam as fotografias ao enviar, pelo menos no WhatsApp já ouvi falar disso.

    1. Avatar de acelock
      acelock

      no telegram ao enviar pode escolher a qualidade da imagem (0-100%) pelo menos pela app “Plus” que é um cliente alterado do telegram

  9. Avatar de eu mesmo
    eu mesmo

    Falta só dividir o consumo de mensagens / Fotografias, que provavelmente é onde existe uma maior diferença… por mensagem caracteres, deve ser tudo muito igual. isso não tem haver com a codificação e qualidade da foto que é enviada, sei pelo WhatsApp que qualquer imagem enviada perde bastante qualidade… e isso não deve acontecer nas aplicações onde existe maior consumo. Não existe nenhuma opcção para diminuir a sua qualidade?

  10. Avatar de Henrique Graça
    Henrique Graça

    Mas ainda existe alguém que se preocupa com o consumo de dados em pleno 2017?! E já nem sequer falo das mil e uma apps que já nem sequer gastam dados…

    1. Avatar de JJ
      JJ

      Deve ser uma “Graça”, este comentário…

      1. Avatar de Henrique Graça
        Henrique Graça

        Lá porque alguns contam os dados como contam os trocos para um café isso a mim não me diz respeito. 5GB é mais do que suficiente (+5GB só para o YouTube) mais todas as apps (principais de redes sociais) sem gastar dados, e claro mais ainda o facto de chamadas e sms grátis para todas as redes. Achas que realmente é necessário tanta preocupação?!

        1. Avatar de jango
          jango

          Para ter esse tarifário deve pagar perto dos 20€, pode não parecer muito mas para uma pessoa com baixo rendimento, como por exemplo um pensionista que recebe perto de 300€ por mês, esses 20€ são muito dinheiro

        2. Avatar de Bruno Diniz
          Bruno Diniz

          Estás a falar de tarifários MOCHE ou YORN que, como sabes, só estão disponíveis para quem tem menos de 25 anos. As únicas exceções são campanhas especificas que também não estão disponíveis para toda a gente. Um tarifário “normal” em Portugal não tem 5GB de dados.

      2. Avatar de Walls
        Walls

        Essa foi boa, demoraste muito a pensar ?

    2. Avatar de censo
      censo

      Bem vindo à realidade.

  11. Avatar de jango
    jango

    LOL, é bom saber que em Portugal ainda há pessoal que vive bem, sem preocupações financeiras, como diz o outro “é tudo à grande”

    1. Avatar de Vitor Afonso
      Vitor Afonso

      É bem verdade….

  12. Avatar de Sousa
    Sousa

    Pago 20 € mensais tenho 100 GB de net e chamadas grátis e um monte de outras coisas gratuitas
    Só mesmo no Portugal dos gatunitos é que fazem fila para comprar o pão

    1. Avatar de Ricardo Castro
      Ricardo Castro

      Que serviço tens ?

  13. Avatar de Sousa
    Sousa

    Free
    Só na França mesmo

  14. Avatar de Numanoria
    Numanoria

    Gosto muito do telegram, alguém me pode indicar grupos portugueses, só conheço este https://t.me/amigospelacplp

  15. Avatar de JOÃO
    JOÃO

    Agora em 2018 qual é a melhor aplicação para fazer vídeo chamadas? E que consome pouco