Proteste leva Apple e Samsung a tribunal no Brasil

43 Comentários

Algo que todos os utilizadores de smartphones têm presente, no momento da compra de uma nova máquina, é que o espaço anunciado nunca corresponde na verdade ao que vão encontrar.

Se a maioria dos utilizadores assume esta diferença como normal, a Proteste resolveu levar à justiça a Apple e a Samsung, exigindo uma compensação.

apple_samsung_1

É normal e aceite que as marcas apresentem nos seus modelos uma diferença entre a memória real e a disponível. Este espaço que não pode ser usado, é ocupado pelo sistema operativo que equipa os telemóveis e também por software que as marcas instalam, sendo que na maioria dos casos não pode ser removido.

O objectivo deste processo da Proteste é alertar os consumidores para estas diferenças e garantir que estes podem ser indemnizados pelo espaço perdido.

A Proteste pede ainda que a Apple e a Samsung sejam obrigadas a alterar toda a publicidade que fazem aos seus smartphones e tablets para que reflictam o espaço real que está disponível.

Para se apoiar e ter provas concretas, a Proteste criou algumas tabelas, que ilustram bem as diferenças que existem entre o espaço anunciado e o espaço realmente disponível.

Apple

A Apple é uma das duas marcas que a Proteste vai levar a tribunal. Mesmo não sendo destas marcas a que mais espaço retira aos smartphones, não deixa de ter uma diferença, principalmente nos modelos de menor capacidade.

iPhones
Modelo Declarado (GB) Disponível (GB) Em falta(GB) Diferença (em %) Compatível cartão de memória
APPLE iPhone 6 (16 GB) 16 14,7 1,3 8% Não
APPLE iPhone 6 (64 GB) 64 62,7 1,3 2% Não
APPLE iPhone 6 (128 GB) 128 126,7 1,3 1% Não
APPLE iPhone 5S 16 14,7 1,3 8% Não
APPLE iPhone 5S 32 30,7 1,3 4% Não
APPLE iPhone 5S 64 62,7 1,3 2% Não

Samsung

Do lado da Samsung o cenário é semelhante, mas com a diferença de que as perda são bem maiores. A culpa é das muitas aplicações que a Samsung coloca nos seus smartphones e da própria TouchWiz.

A diferença face aos equipamentos Apple é que estes suportam, na sua maioria, expansão por cartão de memória.

Smartphones
Modelos Declarado (GB) Disponível (GB) Em falta(GB) Diferença (em %) Compatível cartão de memória
SAMSUNG Galaxy A3 16 11,5 4,5 28% Sim
SAMSUNG Galaxy A5 16 11,5 4,5 28% Sim
SAMSUNG Galaxy S4 I9505 4G (32GB) 32 25,05 6,95 22% Sim
SAMSUNG Galaxy S4 mini GT-I9195 8 5,39 2,61 33% Sim
SAMSUNG Galaxy S5 16 11,7 4,3 27% Sim
SAMSUNG Galaxy S6 32 24,7 7,3 23% Não
SAMSUNG Galaxy S6 (Edge) 32 24,6 7,4 23% Não

Este processo que a Proteste agora começou vem apenas reforçar algo que muitos conhecem e têm como um dado adquirido.

Sendo uma situação presente em todos os sistemas operativos e em todas as marcas no mercado, fica por explicar porque apenas foram escolhidas a Apple e a Samsung.

É pouco provável que consigam incomodar qualquer uma destas duas empresas, mas parte do seu objectivo é mesmo só consciencializar os consumidores para esta situação.

Comentários

43

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de RenatoNismo
    RenatoNismo

    lol então o meu ssd de 256gb leva 23gb de overprovisioning e 25gb de w10 e apps, não tenho 256gb exactos de espaço livre. os telemóveis quando são mencionados 16gb, tem 16gb mesmo na ROM.. não há como descrever a estupidez desta.

    1. Avatar de Anónimo
      Anónimo

      Não é comparável:
      1) Quando compras um SSD estás a comprar apenas o armazenamento. Tens o espaço anunciado completamente disponível, depois o que fazes com ele é problema teu. — O fabricante não tem forma de saber como o vais ocupar!
      1.1) O OP de fábrica não retira espaço da capacidade anunciada, falas do OP do utilizador.

      2) Quando compras um telemóvel estás a comprar um sistema computacional completo. Sabe-se logo à partida qual a % de espaço que já está ocupada com o SO do dispositivo e qual a % livre.
      Seria muito boa prática enunciar isto de forma clara, em vez de criar expectativas que logo à partida são falsas.

      1. Avatar de JBM
        JBM

        Todos os computadores foram sempre vendidos indicando o espaço físico do disco, é uma característica técnica do aparelho. Só nos últimos tempos é que esta questão do espaço ocupado pelo sistema operativo é que voltou à baila.
        Seria bom o comprador ter acesso directo a mais informação, mas daí a acusar em tribunal os fabricantes de ilegalidade e exigir indemnização vai uma grande distância.

        1. Avatar de Maxim
          Maxim

          a direfença é que compras um pc com 1TB e quando chega a casa faltam-te 10/20 gb e para o tele perdes muito mais em comparação.

          1. Avatar de JBM
            JBM

            isso não é justificação nenhuma. Durante anos foram vendidos milhões e milhões de computadores equipados com discos mais pequenos que 16GB e nunca foi considerando ilegal ser anunciada a capacidade do disco

        2. Avatar de Anónimo
          Anónimo

          A diferença é que num computador podes tirar o disco e metê-lo noutro computador. Também podes apagar tudo o que lá vem e fazer uma instalação do zero com o que quiseres.
          Daí que a capacidade do disco em si seja mais importante do que a instalação que vem com ele.

          Num telemóvel não tens essa escolha, a memória é embutida e o dispositivo só funciona com aquele sistema. Outro mundo.

          1. Avatar de JBM
            JBM

            Puderes apagar podes mas para o computador funcionar continuas a ter que instalar um sistema e a ocupar espaço do disco, o que na verdade não muda grandemente a condição em que ele é vendido e aquilo de que estão a reclamar.
            Existem muitos computadores a serem vendidos em que não podes mudar o disco pois vêm com memória embutida, e durante muito tempo as pessoas tinham computadores com discos mais pequenos do que isto e em que se notava o espaço ocupado pelo sistema!
            Mudar de sistema é um não assunto, pois o suporte dado pelas empresas normalmente é a um único sistema, e mesmo com outro SO continua a ocupar espaço no disco.

      2. Avatar de RenatoNismo
        RenatoNismo

        os portáteis vendidos nas lojas que trazem recuperação do sistema e bloatwares do windows.. que, por vezes, excedem os 60gb de espaços ocupados. nos telemóveis também têm que ocupar recovery e sistema operativo.. se não, não teria utilidade nenhuma.

    2. Avatar de MarioM
      MarioM

      Chama-se Publicidade Enganosa.
      O Cliente ao comprar deveria ter o direito de pagar na mesma proporção daquilo que perde.

      1. Avatar de JBM
        JBM

        e perdeu o quê? O disco no aparelho não é aquele? Não é assim que os computadores foram sempre vendidos, indicando a característica técnica do disco?

        1. Avatar de Celso
          Celso

          “Não é assim que os computadores foram sempre vendidos, indicando a característica técnica do disco?”
          – Sempre foi assim, mas sempre foi errado…até porque isso deixa um campo “escuro” de (des)informação.
          Como vê, a variação é 1-33%. Acha justo? Acha que tanto faz?

          1. Avatar de JBM
            JBM

            O que estão a informar é uma característica técnica do hardware, tal como informam características técnicas de outros componentes, por isso não há nada de errado, apenas não dizem o que queres que digam, tal como não dizem tanta outra coisa. Se querem que a situação mude então que peçam às autoridades para criar leis a obrigar todos a indicar o espaço livre, até lá não há nada de ilegal.

  2. Avatar de Benchmark do iPhone 6
    Benchmark do iPhone 6

    “Sendo uma situação presente em todos os sistemas operativos e em todas as marcas no mercado”. Numas mais que noutras.

    – O SAMSUNG Galaxy S6 de 32GB traz 24,7GB livres – sumiram-se 7,3GB
    -o iPhone 6 de 16 GB traz 14,7GB livres – sumiu-se apenas 1,3GB

    O que parecia ser uma diferença de 16GB é apenas de 10GB.

      1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
        Benchmark do iPhone 6

        E por isso a Samsung deixou os 16GB porque só vinham com 8 disponíveis 😉

      2. Avatar de Prim
        Prim

        “a minha é maior que a tua”

    1. Avatar de Jorge Rodrigues
      Jorge Rodrigues

      Mostra o lixo que a samsung orgulhosamente coloca nos productos que vende.

      1. Avatar de Fábio Leça
        Fábio Leça

        Não sabes do que falas, o S6 quase não trás lixo, trás as apps para os sensores e tudo mais mas isso tem de trazer logo não vejo lixo nenhum, aquilo é mesmo TW + Android e algumas apps normais que teria de trazer. Se não sabes do que falas mais vale estares calado. Todos as marcas tem lixo se fores a pensar dessa forma…

    2. Avatar de Prim
      Prim

      No entanto esses 32 Gb na Samsung ficam mais baratos que os 16 da Apple, e isso é que importa a quem compra.

      1. Avatar de BoomBeach-Portugal Elite
        BoomBeach-Portugal Elite

        “”a minha é maior que a tua””

  3. Avatar de Wistfultale
    Wistfultale

    Oh, matem-se Proteste. Até parece que isso só acontece em telemóveis.

  4. Avatar de Manuel
    Manuel

    Vão longe, estes brasileiros… Uma coisa é realmente defender o consumidor de possíveis irregularidades, outra é não perceber nada do assunto, enfim.

    1. Avatar de Victor
      Victor

      eles estão a fazer o que é correto e o que ja devia ter sido feito há tempos.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Não não estão porque ao comprarem um telemovel e outro qualquer aparelho estão a comprar pelo hardware e pelo software, e o software tem um peso no hardware do aparelho que toda a gente sabe, no caso da samsung é abuso a diferença!

        1. Avatar de Victor
          Victor

          qe?
          o espaço anunciado n deixa de estar errado. E o pior, é que só se sabe o espaço exato se tivermos acesso ao aparelho, porque eles nao anunciam.

      2. Avatar de Dinis Coelho
        Dinis Coelho

        Concordo

  5. Avatar de Manuel Silva
    Manuel Silva

    Se considerarmos que temos de pagar até 15€ de taxa (em Portugal) pelo armazenamento de um equipamento, então faria mais sentido pagar relativamente ao armazenamento útil em vez do total.

    No Oneplus One de 64 GB apenas ficam disponíveis 54,92 GB – o que para mim não é mau, mas é uma questão de princípio.

    Nada impede os fabricantes de deixarem disponíveis os valores que quiserem.

    A taxa da cópia privada também está a ser aplicada no Sistema Operativo…

  6. Avatar de luislelis
    luislelis

    Acho que os “brasucas” estao correctos.
    SD cards foram eliminados (apple excluida pq nunca teve).
    Razao Exclusao + para venderem telephones com + memoria a precos exorbitantes. (seguranca foi treta ) diferenca de um telemovel de 32 para 64 normalmente e de 100€, quando 32 gb custam 10€
    No caso da Samsung e outros, o software que colocam e publicidade, a qual e paga para a meterem.
    Fica a pergunta: Se ganham a consumir a minha memoria pq nao me dao + memoria a custo 0?

  7. Avatar de Diogo Marques
    Diogo Marques

    E no Brasil só se vendem estas marcas?
    Pois que eu saiba todas as marcas e modelos de telemóveis acontece o mesmo, independentemente do SO utilizado.
    Também em tablets, PC, etc… Porquê só estas marcas?

  8. Avatar de Pedro
    Pedro

    os fabricantes podiam era por um espaço de rom só para o SO assim quando dizem que é de 16Gb são 16Gb para o utilizador e não os 11Gb ou os 14Gb…é só uma ideia idiota…

    1. Avatar de marco chapita
      marco chapita

      se for assim tudo tem que mudar,olha os portateis quando ligas nao vem com o espaço em disco que vem nas caracteristicas,olha as pens mesmo formatadas de 8Gb nao tem la 8Gb para ocupares tem sim 7Gb e tal. +e assim que funciona.se os brasileiros nao entendem e so agora acordaram para as tecnologias o problema nao é das Marcas.

      1. Avatar de Danny
        Danny

        nao compares o espaço de uma pen com o espaço de um smartphone. Numa pen com 8Gb, claro que nunca vai ter esse valor exacto. Alem disso o espaço disponível vai depender da forma como formatas (FAT16 ou FAT32) ou NTFS. e la dentro tens pouco ou nada de tralhas. ou seja, estas a comprar o espaço anunciado e com uma falha minima.

        no caso portateis tambem é muito diferente, pois é verdade que tras o O.S e com este, adicionado a outras tralhas, mas sao estas que as podes retirar a teu belo prazer. Logo, mais espaço tens a teu dispor!

        Nos smarthphones é COMPLETAMENTE diferente pois alem do O.S, tens dezenas de tralhas que nao vale nada e nem as podes retirar. E se o aparelho estiver bloqueado a operadora, pior se torna, porque estes tambem adicionam as suas tralhas sem a posibilidade de as retirares. Logo o espaço que te vendem é muito inferior ao anunciado.

    2. Avatar de JBM
      JBM

      uma ideia que não faz grande sentido pois o espaço necessário para o sistema pode variar com os updates, o que ou levaria a problemas mais à frente ou a desperdício de recursos para evitar esses problemas.

  9. Avatar de Filipe
    Filipe

    Uma questão fica… se eu ao adquirir um dispositivo pago uma taxa relativa ao espaço de armazenamento que o mesmo dispões taxa esta que tem a ver com os direitos de autor e a possibilidade de poder gravar musicas vídeos ou outras coisas nesse espaço… então as marcas deviam pagar o espaço correspondente que não disponibilizam para esse efeito……. Não é justo me aplicarem uma taxa que em boa verdade incide sobre um espaço que nunca chegarei a utilizar

  10. Avatar de marco chapita
    marco chapita

    e que nem os discos rigidos tem todo o espaço disponivel quando vem limpos ,enfim…. so no brasil aseerio lolol.entoa é so a samsung e a apple que nao cumprem?entao quer dizer que com a LG ,a nokia etc o SO ocupa zero lolol. agora era lindo a Apple e a Samsung resolviam a questao muito simplesmente,vendiam os telemoveis sem Sistema operativo, e diziam la por exemplo 16Gb disponiveis,pode ser menos se quiserem instalar um Sistema operativo… que tristeza ,e assim tao dificil explicar aos brasileiros que os SO’s ocupam espaço?ou quando eles compram um portatil com o windows com 500Gb de disco tem exactamente os 500Gb livres??

  11. Avatar de jaxwins
    jaxwins

    Esta questão não se punha se houve um querer claro em vender dispositivos com bastante/razoável capacidade de armazenamento. Mas não, há muito que critico esta situação. Pra quê vender dispositivos com capacidade de 16GB qual a razão ??? Ainda por cima não são dispositivos baratos!! Espero que esta acção leva a sua avante e que os faça reflectir de uma vez por todas.

  12. Avatar de Danny
    Danny

    este é um daqueles problemas que existem há muito tempo e finalmente vão abrindo os olhos. nós quanto compramos um smartphone ou tablet, tem de ter o espaço disponível anunciado e ponto.
    nao ha cá mais desculpas de que tem o sistema operativo, apps e afins. estamos a comprar o equipamento e a comprar o espaço nele anunciado, que simplesmente somos ao mesmo tempo roubados, logo é a vergonha que vemos.
    Depois nem podemos retirar, com facilidade, as tralhas de apps que as proprias empresas instalam. Ou seja, somos roubados e enganados no espaço e obrigados a ter apps sem necessidade alguma ao utilizador.

    Comentários de HD, SSD e afins como vi por aqui, nada a ver com os smarthphones. Como já falado e ainda acrescento, quando compramos HD´s internos, externos, SSD, cartoes de memoria e até CD´s e DVD´s, nós compramos o espaço anunciado. O que fazemos com o espaço é connosco. A questao destes equipamentos é diferente pois dizem que tem um X em espaço e mal ligamos o equipamento, afinal nao o tem.

    Quanto ser estas duas empresas especificas, até compreendo pois sao as marcas que mais vendem e mais caros tem os equipamento. Cá em Portugal, as operadoras tambem deveriam ser processadas, pois estas tambem adoram instalar tralhas de apps sem a possibilidade de as retirar facilmente. Ou seja, somos duplamente roubados no espaço de armazenamento.

  13. Avatar de Lumia 640
    Lumia 640

    E porque so estas duas marcas vão a tribunal, a muitas mais assim. No Brasil tudo que seja para roubar para o estado eles fazem tudo, desde leis a impostos e tudo a mamar la

  14. Avatar de xi7
    xi7

    Aparelho com 16gb hoje o Sistema ocupa 50%, pq a liberdade Total de usar nosso armazenamento a custo zero para eles ?

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
      Benchmark do iPhone 6

      O Sistema ocupa 50%, vírgula – o Android + serviços Google + bloatware do fabricante (e, calhando, do operador) 😉

  15. Avatar de rui jorge silva
    rui jorge silva

    No site da Microsoft, esta la o asterisko, com a indicaçao. Eles, lavaram as maos antes que isto lhes acontecesse.

  16. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    É tudo o que seja para baixar o proço dos despositivos é bem vindo, a marcas mais baratas até vão mais longe são 8 Gb, mas para instalar aplicações é 2Gb, o resto é para música e fotos.

  17. Avatar de vasco Junior nhamuanzo
    vasco Junior nhamuanzo

    não entendo muito disto mais eu acho que aos fabricantes deveriam anuciar o espaço ocupqdo pelo sistema operativo do dispositivo e em contra partida definir o total do espaço em disposicao do consumidor ……..assim evitariam esses bang bang com o consumir…

    afinal das contas quando compro um telemovel anuciado como possuidor de 16GB