Chegou ao mercado o primeiro smartphone com ecrã dobrável

67 Comentários

Há muito que as grandes marcas do universo dos smartphones procuram criar o ecrã perfeito. Do que tem sido mostrado, a próxima grande onda será mesmo a utilização de ecrãs dobráveis, que vão aumentar a área útil e que rapidamente podem ser convertidos.

Esperava-se que esta novidade chegasse pelas mãos de uma das mais influentes empresas, mas afinal isso não aconteceu. O FlexPai é o primeiro smartphone com ecrã dobrável e foi criado pela Rouyu.

FlexPai Rouyu ecrã dobrável smartphone

Depois do sucesso e inovação que o notch trouxe para os ecrãs dos smartphones, os fabricantes têm procurado inova nesta área. A principal ideia é conseguir dar aos utilizadores um ecrã maior, sem que isso represente um aumento dos dispositivos.

A resposta está nos ecrãs dobráveis, área onde muito já foi feito e muitos protótipos apresentados. Ainda não existia uma solução comercial, mas a Rouyu, uma empresa chinesa, trouxe agora a público o FlexPai, o primeiro smartphone/tablet com ecrã dobrável.

Com um ecrã de 7,8 polegadas, este tablet tem as mesmas dimensões de um iPad mini. O seu ecrã tem uma resolução de 1920 x 1440 e uma proporção de 4:3.






anterior próxima

Ao ser dobrado, o FlexPai da Rouyu transforma-se completamente e surge num smartphone dual-screen, mas com o pormenor de ter 3 ecrãs.

O ecrã principal tem uma resolução de 810 x 1440 com uma proporção 16:9, o ecrã secundário tem uma resolução 720 x 1440 e uma proporção 18:9 e o terceiro, alojado na zona de dobragem, tem uma resolução de apenas 390 x 1440 e um rácio de 21:6.

Ao ser dobrado, apresenta estas 3 áreas úteis de ecrã, que acabam por funcionar de forma independente, sendo, por exemplo, a mais pequena a área onde podemos ver as notificações de mensagens e de chamadas.

Ao nível das restantes especificações, o FlexPai está equipado com um SoC Snapdragon 8150, com 6GB de RAM e 128 ou 256GB de armazenamento. Tem ainda uma porta USB-C, carregamento rápido e não tem uma porta de áudio.

O preço do FlexPai está abaixo do que se espera que seja praticado pela concorrência. Os valores apontam para 1.388 euros para a versão de 128GB e 1.539 euros para a versão de 256GB. Este é agora o primeiro smartphone com ecrã dobrável a chegar ao mercado e a abrir a corrida de marcas que se espera seja iniciada em breve.

Comentários

67

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Falcão Azul
    Falcão Azul

    1.388 euros ?? Quase 280 contos na moeda antiga o modelo mais barato !! Isto é mesmo só para ricos,foge. 🙂

  2. Avatar de cantor
    cantor

    Tem tudo para ficar só com a fama de ter sido o primeiro .

    1 – Reparem que colocaram no youtube com resolução 360p

    2 – GROSSO

    3 – “Não sei porquê” mas aquelas falhas a usar o ecran com o dedinho ficaram mesmo mal no filme.

    4 – …..

    5 – …..

    1. Avatar de Gabriel Sauale
      Gabriel Sauale

      Concordo extremamente consigo, não há nada importante ali, não recomendado a ninguém a comprar aquilo, e afinal qual é seria o objectivo de dobrar um telefone??? E veja a estética do telefone quando foi dobrado, fica mais feio e grosso.

      A certas coisas que os consumidores devem avaliar antes de se envolver, creio muito que depois de mais de 30 dobradas aquilo aí poderá registrar vários ptoblemas ligado ao touch assim como o LCD.

      Eu não a vejo nenhuma importância em dobrar telefone, afinal é para oque??
      Filho da puta esses caras, inventem outra cagada, onvens de aumentar as capacidade s das bactérias de smartphone para durarm uma semana ou mais trazem isso ai, que pouca vergonha.

      O telefone que está nas suas mãos ainda não saiu da loja mas no vídeo deu para perceber que tem problemas te touch e que tal mais tarde?

  3. Avatar de Haadok
    Haadok

    Aparência extremamente frágil.
    A tela parece ser de plástico, já que vidro que dobra fica difícil.
    Parece que depois de umas trintas dobradas, vai começar as despedaçar.
    Design feio e o aparelho dobrado fica muito grosso.

    1. Avatar de V.T.
      V.T.

      Escreve-se ecrã e não tela, nós portugueses agradecemos que escrevam no português correcto!

      1. Avatar de Bruno
        Bruno

        Há portugueses que não têm mesmo a noção da grandeza dos disparates que dizem.
        “tela” é tão português quanto “ecrã” e o Brasil é imensamente maior que Portugal. Agradeçamos que participem porque temos muito a ganhar.

        1. Avatar de V.T.
          V.T.

          Mentira, nós portuguses não utilizamos o termo “tela”, mas sim ecrã no que a smartphones diz respeito!
          te·la |é|
          substantivo feminino
          1. Tecido de (algodão, linho ou cânhamo).

          2. [Por extensão] Pano, estofo.

          3. Vestido, trajo.

          4. [Pintura] O tecido em que se pintam os quadros desde que, postos no cavalete, se lhes dá a primeira mão de pintura.

          5. [Por extensão] Quadro; pintura.

          6. [Figurado] Objecto de discussão.

          7. [Brasil] Superfície, geralmente branca, na qual se projectam vistas fixas ou animadas. = ECRÃ

          8. [Brasil] Superfície fluorescente sobre a qual se forma a imagem nos tubos catódicos (televisão, informática, etc.). = ECRÃ

          9. [Brasil] O cinema ou a arte cinematográfica.

          “Tela”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://dicionario.priberam.org/Tela [consultado em 02-11-2018].

          O que é que tem a ver um país ser maior do que o outro? Não terá mais a ver com o facto de a língua portuguesa ter sido inventada por… precisamente Portugal?

          Por apelar a alguém que escreva no português correcto não quer dizer que não queria que participem, apenas que o façam no português de quem o inventou e para mais num “site” português!

          1. Avatar de lucio
            lucio

            Pare de dizer asneiras!

        2. Avatar de Pedro
          Pedro

          Deixem lá o rapaz que até pode ser brasileiro e claro que vai escrever como aprendeu.

          Dito isto…

          A vossa lógica de se dever dizer “tela” em Portugal é de fazer rir… Nesse caso como no Brasil chama-se “concreto” ao cimento, e como essa palavra também existe no nosso dicionário apesar de querer dizer “específico”, então também devemos chamar “concreto” ao cimento, certo?

          Enxerguem-se!

      2. Avatar de Pedro Coelho
        Pedro Coelho

        Fala Por ti.

        Posso não gostar do Acordo Ortográfico, mas aceitar as diferenças de uma lIngua separada por 6000km de oceano e 300 anos de cultura e ainda permanecer tão identica é um feito.

        Relembro-te ó V.T que em portugal em toda a sua grandeza de 700 km de comprimento e 200 de largura há palavras muito diferentes para a mesma coisa entre Trás-os-Montes e o Algarve! é mais do que espectável que para termos que apenas surgiram nos últimos 100 anos países diferentes apesar de partilharem a mesma origem linguística tenham palavras diferntes!

      3. Avatar de Lindo
        Lindo

        A forma correta é correto e não correcto.
        Tela é a mesma coisa que ecrã.
        O Brasil dominou o mundo.
        Adaptem-se!

        1. Avatar de Vitolas
          Vitolas

          https://dicionario.priberam.org/tela

          Não é a mesma coisa,o significado de tela em Português de Portugal é diferente do Português do Brasil.

          Da mesma maneira que não é errado usar o termo correcto.

          E já agora o Brasil dominou o mundo quando? Ou está ainda para breve?

          1. Avatar de Realista
            Realista

            “8. [Brasil] Superfície fluorescente sobre a qual se forma a imagem nos tubos catódicos (televisão, informática, etc.). = ECRÔ

            Na página que deste indicação é isso mesmo que diz. É a mesma coisa…

          2. Avatar de Alex
            Alex

            Em Timor Leste dizemos telcran, parece muito tela + ecrã

        2. Avatar de V.T.
          V.T.

          Nem vocês próprios se dominam uns aos outros quanto mais ao mundo! Enfim… vai trabalhar anda!

      4. Avatar de Douglas Ferreira
        Douglas Ferreira

        Tenho certeza de que o português lusitano falado hoje é muito diferente daquele falado há 1000 anos. A língua está em constante evolução e, na sociedade globalizada, sofre influência e outras línguas.

        A verdade é que nós, brasileiros, somos mais flexíveis em aceitar novos vocábulos e mesmo aportuguesar (não sei se essa palavra existe!) nomes estrangeiros.

        Além disso, dadas as dimensões do território brasileiro, temos diferenças linguísticas dentro de nosso próprio país. Quem mora na região sul deve sentir imensa dificuldade de entendimento em conversa com habitantes do nordeste. Quem questionará as diferenças de vocábulos que surgem com um oceano de distância?

        1. Avatar de Realista
          Realista

          Não ligues…

          Eu compreendi tudo o que disseste e não é por estares a um oceano de distância. Aliás nós aqui, dependendo da região (como vocês ai) também usam adjectivos diferentes para coisas iguais. Por exemplo a Norte diz-se “Sapatilha” e no Sul “Ténis”, uma cerveja à pressão é um “Fino” no Norte e uma “Imperial” no Sul. Vocês dizem “Tela” nos dizemos “ecrã”, tal como vocês dizem “celular” e nós “telemóvel” mas vai dar tudo ao mesmo…

          1. Avatar de GM
            GM

            Até lhe podias chamar de “assobio”, continuava a ser o que é, apesar de existir o conceito para assobio. “A malta” converte os termos usados do outro lado do Atlântico, percebendo o conteúdo. Tal como os de lá fazem o mesmo com os comentários dos de cá.

      5. Avatar de Haadok
        Haadok

        Prezado:
        Não fique ofendido. Não tenho nenhuma intenção de agredir ou mutilar a língua portuguesa.
        Quando usei o termo “tela” foi porque aqui no Brasil ele é utilizado em vez de “écrã”.
        Lembre-se que a língua é dinâmica.
        Aliás, sou grande defensor da língua portuguesa.
        Evito sempre o anglicanismo no meu dia a dia. Evito usar palavras como mouse ou notch.
        Aprecio muito Portugal e tenho muitas saudades de seu povo receptivo e da sua linda cidade Lisboa.
        Obrigado.

        1. Avatar de Vítor M.
        2. Avatar de carlitos
          carlitos

          Haadok, agradecido pela resposta, mas acresce que “Tela” é uma palavra da língua portuguesa, que também é usada em Portugal.
          O que falta a certas pessoas é ler mais livros, e ter melhor educação, mas isso vai de cada um.
          Fico espantado aqui com certos comentários, de quem quer parecer professor, mas sempre foi mau aluno.
          Fico-me por aqui.

          Fico-me por aqui

      6. Avatar de Realista
        Realista

        Diz-se SAPATILHA e não Ténis.
        (já agora como é que calças um desporto? Já agora as chuteiras dizes que são um par de futebóis?)

        Isto só para demonstrar que apesar das diferenças no adjectivo continuas a entender a frase e isso é Português correcto. Ponto final, venha o próximo.

        1. Avatar de filipe santos
          filipe santos

          Realista,
          para mim é sapatilha e não ténis, no entanto o exemplo que dás é parvo.
          Palavras homónimas existem centenas, senão como é que a casa tem um canto se não sabe cantar, como é que eu me rio, se não tenho água?

          Em relação a ecrã, há sinónimos, nos quais se inclui tela. Em Bom Português (não há pt/pt ou pt/br) está correcto.
          e·crã
          (francês écran)
          substantivo masculino

          1. Superfície, geralmente branca, na qual se projectam vistas fixas ou animadas. = PANTALHA, TELA

          “ECRÔ, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://dicionario.priberam.org/ECR%C3%83 [consultado em 02-11-2018].

      7. Avatar de Fak
        Fak

        ha com cada uma! se eu for chinoca e vier ca de ferias tbm vais.me obrigar a falar tuga?

        Quem não gosta não come, não tem de andar a dizer a toda a gente que não gosta, parece os putos de 4 anos, não gostam de sopa contam aos pais, irmãos, tios, avós, ao padre, etc… se não gostas guarda para ti, ninguem precisa de saber que és XENOFOBICO, isso não é problema dos outros, é problema do hospital psiquiatrico.

        ‘tendeu mané?

      8. Avatar de Vanessa
        Vanessa

        Mas você entendeu o que quer dizer tela certo ?! Eu como PORTUGUESA entendi perfeitamente .
        Faz parte daquela disciplina que tivemos na escola – Português.
        Agora entender que tela é o mesmo que ecrã secalhar isso já é muito a frente, faz parte da inteligencia e cultura de cada um.. Mas para sermos cultos e inteligentes nao podemos ser mesquinhos ✌
        Bem haja

        1. Avatar de V.T.
          V.T.

          Sim já reparei que é portuguesa, não fosse a tentativa de achincalhar um seu conterrâneo em detrimenro dum estrangeiro uma atitude tão portuguesa. O que você precisava era uma semanita no Brasil e ser tratada como estrangeira que fala português mas ninguém a percebe e talvez ai começasse a defender o que é nacional e seu em vez de vir para aqui armar-se em justiceiro de meia tijela.
          Bem haja para si e para a sua falta de identidade.

    2. Avatar de Jhonathan
      Jhonathan

      aquela coisinha que brilha!

  4. Avatar de Lindo
    Lindo

    Isso é a coisa mais sem noção que eu vi em toda minha vida.
    Não tão pior quanto o notch.
    Oh Deus

  5. Avatar de Danilo
    Danilo

    Será o primeiro a ser esquecido.
    Só existe pras outras empresas copiarem.
    Apple e Samsung são rainhas nisto.
    Boa sorte!

  6. Avatar de Joao Magalhães
    Joao Magalhães

    Acredito que não venda muito mas é uma opção disponivel.

  7. Avatar de iDespairing
    iDespairing

    Espero para quando o conceito das tablets que usaram no Westworld estejam disponiveis. lol

    1. Avatar de carlitos
      carlitos

      +1 mas com display em e-paper 😉

      1. Avatar de Flip
        Flip

        Eu acho que sim esse será um “breve” futuro!

        1. Avatar de Fak
          Fak

          até pode ser, mas como este smartphone dobravel, repara como é usado tanto o smartphone como o tablet do video… ou tens os dedos a cobrir parte da informação ou tens de usar 1 mão por trás do tablet…
          ou seja, muito facilmente te desiquilibras ou levas um encontrão lá no metro e lá se vai o tablet para o meio do chão… ou o smartphone…

          estas empresas focam tanto no tamanho do ecrã que se esquecem do mais importante: aderencia… ergonomidade… saber que se me derem um encontrão por exemplo o consigo segurar no sitio como deve ser…
          mas a ideia é boa e parece mais bonito, mas a nivel pratico… deixa a desejar…

    2. Avatar de carlitos
      carlitos

      … e computação na cloud!!!

  8. Avatar de Rrrrrr
    Rrrrrr

    Muito interessante.
    Nao necessariamente para esse modelo apresentado, mas a tela dobravel que pode ser adaptada e usada em muitas outras coisas, nomeadamente nos carros, televisoes, relogios…

    1. Avatar de V.T.
      V.T.

      Escreve-se ecrã e não tela, nós portugueses agradecemos que escrevam no português correcto!

      1. Avatar de Dc
        Dc

        Oh rapaz, ganha lá vida e deixa os outros em paz!

      2. Avatar de João Terra
        João Terra

        Malta. A lingua PT BR e PT PT em algumas palavras é diferente e já agora qual é o problema de ele escrever tela? V.T não tens mais nada que fazer da vida? A lingua difere em algumas palavras

        1. Avatar de Vítor M.

          O V.T. não sabe o que é uma tela de um smartphone. 😀 😀 😀

  9. Avatar de Atento
    Atento

    A inovação começa por algum lado….
    Algum dos comentadores anteriores lembra-se dos primeiros telemóveis?
    – Também eram enormes (dentro de uma mala) e só os ricos os poderiam comprar

  10. Avatar de Str
    Str

    Não sei explicar, mas não me parece boa ideia isto do ecrã dobrável, não me convenceu, pelo menos este modelo.

  11. Avatar de V.T.
    V.T.

    Inovação que a notch (monocelha em português) para os ecrãs dos smartphones… sim, mas no mau sentido, pois esta é só a pior coisa que introduziram nos smartphones.

    1. Avatar de Não gosto de chico-espertos
      Não gosto de chico-espertos

      O meu amigo critica o português dos outros e depois escreve numa língua que não existe? Mais facilmente se entende o que foi escrito pelos que criticou, do que o meu amigo escreveu. Sim, porque para ser português, tinha de acrescentar palavras. Se queria reproduzir o texto tinha de usar aspas. Reveja também o uso de vírgulas. No melhor pano (neste caso nem por isso) cai a nódoa.

  12. Avatar de Márcio
    Márcio

    Sinceramente, não me fascinou em nada. Mas é um princípio. Melhorias e novos modelos concerteza surgirão.

  13. Avatar de Flavius
    Flavius

    Para já não vejo nenhuma utilidade…a não ser para arrumar melhor…
    A tecnologia e impressionante, mas a utilidade ainda não fica bem definida…
    O Valor…..aí mãe…e só para quem não vem mais nada que fazer com o dinheiro.

  14. Avatar de Nonnus
    Nonnus

    Produto interessante, mas na minha opinião precisa de ser melhorado, se calhar é por isso que nenhum gigante da tecnologia avançou com isto. Lançado cedo demais… Quando tiver metade da espessura talvez…

  15. Avatar de Hugo Nabais
    Hugo Nabais

    Parece muito prático e deve vender muito pouco. Mas é um bom começo!

    1. Avatar de Hugo Nabais
      Hugo Nabais

      Parece muito pouco prático*

  16. Avatar de Jhonathan
    Jhonathan

    Para paineis publicitarios e uma boa, mas, de facto, para uso pessoal nao percebo a utilidade, corporativo tauveisz!

  17. Avatar de Luis
    Luis

    Por que o vídeo tá em baixa qualidade é pra esconder as falhas do telcrãn?

    1. Avatar de carlitos
      carlitos

      … parece coisa mal amanhada!

    2. Avatar de Lucas
      Lucas

      O que é telcrãn?

  18. Avatar de Costa
    Costa

    FlexPai está equipado com um SoC Snapdragon 8150

    que BOMBA !!! eheheh

  19. Avatar de PSG
    PSG

    Considerar o “notch” uma inovação parece-me exagerado, para mim é essencialmente uma demostração de preguiça.

  20. Avatar de João Terra
    João Terra

    Na minha opinião querem inventar o que não pode ser inventado, ou fazer de conta que existe algo mais a ser inventado. Só estão a destruir o que está bem feito, até que os utilizadores deixem de comprar estas novas modas, como o notch nos smartphones, 2 ou mais cameras, etc… Eu ainda possuo um telemovel com formato 15:9, hoje em dia já dizem ai e tal esse ecram já está ultrapassado e agora a moda é 18:9, eu digo que não está ultrapassado e porquê? Os computadores portaties ainda utilizam esse formato 16:9 Widscreem, porque mesmo alterado esse formato, o portatil assumi o formato, mas não o vai consiguir alargar, porque falta ecran para que isso aconteça

    1. Avatar de João Terra
      João Terra

      Ups queria dizer formato 16:9

  21. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Até pode ser a melhor coisa do mundo, mas a minha pergunta é simples: um smartphone que se dobra para quê? Porque queremos um smartphone com ecrã que se dobra?

    Desculpem mas é uma autentica estupidez quem compra este tipo de produtos sem utilidade!!!

    1. Avatar de pois
      pois

      Precisamente para poderes andar com um tablet no bolso.

      Ainda me lembro quando surgiram os ecrãs táteis nos telemóveis, a maior parte das pessoas criticava e dizia que com teclas é que era bom porque sabias onde as teclas estavam…já eu dizia a essas pessoas que era o futuro e então as teclas iam deixar de existir.

      É certo que naquela altura os ecrãs dos telemóveis eram pequenos e por isso era muito complicado para escrever, mas as coisas foram evoluindo e foram aumentando o tamanho dos ecrãs até ao que vemos hoje.

      Hoje vemos este primeiro telemóvel com ecrã que dobra com uma coisa não muito prática, mas isto vai evoluir para melhor e será o futuro (claro que também me posso enganar, mas não estou a ver outra forma de podermos ter ecrãs maiores no bolso)

      1. Avatar de Fak
        Fak

        e ecrã maior para quê?
        eu tenho um tablet não muito grande, com uns 20cm de comprimento e já me vejo lixado para mandar uma msg num chat porque as teclas estão lá no cu de judas…
        expliquem-me para quê embirrar nos telemoveis gigantes? para quê tanto ecrã?

        é que não é só o ver as coisas maiores ou assim, é que vais ter um dispositivo mais pesado, maior que a qualquer momento pode cair porque estás a agarrar nem em metade do telemovel…

        para mim o ideal seria no máximo até 6″, a partir disso as teclas já começam a ficar no cu de judas, é dificil para agarrar em condições enquanto se manda um SMS ou assim, aumenta o risco de cair e partir-se todo. além disso, no bolso, ter algo tão grande lá, seja em dimensões CxL ou em espessura não me entra na cabeça…
        vejo a ideia ideal para fazer uns ecrãs para computador e tal, ter algo ainda mais fino do tipo um vidro apenas com a eletronica a servir de base em que “projeta” a imagem ou mesmo mantendo a dobra de modo a fazer um ecrã curvo… mas tablets ou smartphones… não vejo o porquê…

  22. Avatar de Paulo
    Paulo

    Fiquem sabendo que não é tela nem ecrã que se diz, é visor! Só porque gosto de contrariar

    1. Avatar de Rui Nunes
      Rui Nunes

      Não , a nenhuma utilidade em ter um aparelho destes , e esta tecnologia de tela dobravel está morta e ainda nem nasceu !
      É feio!
      É ridículo (vidro não sobra é plástico) parece os smartphones antigos.
      É grosso
      Não tem utilidade

      Tornasse super lento as transições

      Onde se dobra começa a se notar a dobra passado umas 40 ou 50 utilizações

      O mercado pede e um smartphone cada vez mais Smart e mais poderoso , se pede um smartphone com bons ecras e de boa resolução, boa câmera …agora o dobrar ….para quê?

      1. Avatar de Fak
        Fak

        modas.
        não tarda começas a passar por uma escola, aparece lá um muido com um smartphone destes vais ver… é as gajas à pinha e os gajos todos à volta a querer mexer.
        embora menos infantil, isto também acontece no mundo dos adultos…
        ou seja, ao fim ao cabo, status… não passa disso… “ah e tal, olha-me aqui para o meu smartphone! o ecrã dobra já viste? estou muito na moda, muito dentro das tecnologias, isto é o ultimo grito tecnologico” e continua… já percebeste a ideia da conversa de um gajo com as amigas…