Primeiro SMS foi enviado há 25 anos! Ainda usa?

26 Comentários

A primeira mensagem escrita recebida num telemóvel aconteceu a 3 de dezembro de 1992 e resumiu-se a um modesto “Feliz Natal”, enviado do computador do britânico Neil Papworth para o telemóvel Orbitel 901 de Richard Jarvis, da Vodafone.

O Serviço de Mensagens Escritas, cujo nome em inglês (Short Message Service) deu origem à sigla SMS, pela qual é ainda conhecido, faz 25 anos.



A primeira SMS foi enviada há 25 anos e é verdade que este serviço mudou a forma como comunicamos. O SMS vai continuar a ser utilizado, mas é cada vez menos relevante, muito por culpa de outros serviços que apareceram no mundo digital, como por exemplo o Messenger, WhatsApp, etc.

De acordo com dados da Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM,) disponíveis no Observatório da Comunicação, em 2003 foram enviadas em Portugal 2.296.159 SMS e em 2012 o valor subiu para as 27.860.126 mensagens. No ano passado, o número de SMS baixou para os 18.965.204.

Os principais responsáveis pela explosão deste serviço foram os jovens, cujo acesso à tecnologia foi facilitado durante os anos 1990 devido à chegada das tarifas pré-pagas e ao baixo custo do serviço em relação às comunicações de voz. Foram estes que rapidamente se habituaram a escrever com os polegares e criaram uma gramática paralela, feita de abreviações e mistura de números e letras.

O SMS acarretou algumas consequências na maneira como comunicamos, com o aparecimento das abreviaturas e dos emojis. “Aquilo que era traduzido por palavras passou a ser traduzido por bonecos e abreviaturas”, referiu Maria Eugénia Alves, coordenadora executiva do Ciberdúvidas, à Lusa.

Além de permitir a comunicação entre utilizadores, as SMS têm vindo também a ser usadas como meio de comunicação para ataques informáticos.

E você continua a enviar SMS? Em que situações/momentos?

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Sharp o verdadeiro
    Sharp o verdadeiro

    SMS sigla inglesa , mas na UK usam o termo TEXT no dia a dia

    1. Avatar de Pedro Pinto

      e mensagem em Portugal 😀

    2. Avatar de henriqueA
      henriqueA

      No Brasil entendemos SMS mas o usual é mensagem de texto mesmo. Mas é raramente usado.

    3. Avatar de Cabasso
      Cabasso

      Em Portugal UK é O Reino Unido.

  2. Avatar de B
    B

    Todos os dias. Infelizmente os pacotes de dados e os tarifários que mais compensam são para até 25 anos. Nem toda a gente tem acesso a eles

    1. Avatar de Spoky
      Spoky

      Se fosses esperto, pedias a um primo, um sobrinho, um amigo com idade inferior a 25 anos, para comprar um cartão em seu nome e tu utilizas o cartão, mas quem paga és tu. É tão simples quanto isto. Dificil? Bem fácil lool, basta serem inteligentes.

      1. Avatar de Ze
        Ze

        Se fosses esperto sabias que esse mesmo primo, se for esperto vai usar ele próprio um cartão com esse tarifário, ou o pai dele, ou a mãe, etc, pelo que nem todos têm essa possibilidade. Mas há sempre um que se julga mais esperto que todos os outros..

        1. Avatar de Avinach
          Avinach

          esse primo usa a WTF ( por exemplo ) ainda sobram mais operadoras … a não ser que os pais já usem as operadoras que sobrem

      2. Avatar de Joao
        Joao

        Típica chique espertice tuga. Não te podes queixar de corrupção e de ladroagem da esfera politica se tens esse tipo de comportamento. Se fazes o mesmo, não te queixes que o façam a ti também…

    2. Avatar de Ruben
      Ruben

      Acesso à net é muito barato. SMS começam a não fazer sentido… Tecnologia que mudou o mundo, mas que já está ultrapassada. Faz me lembrar o MIRC…

      1. Avatar de Miguel Sousa
        Miguel Sousa

        Falas porque vives nas cidades onde tens 60 antenas com cobertura total de internet. Vai para uma zona interior onde só existem 2 antenas, que vais perceber que a internet do telemóvel vale menos que uma pedra da calçada. Nessa altura, lembras-te que as SMS só precisam de uma mínima cobertura e que continuam a funcionar…

        1. Avatar de Belmiro
          Belmiro

          Não só isso como o consumo de bateria quando os dados estão ligados para outros serviços (WhatsApp, etc).

  3. Avatar de Hugo Gomes
    Hugo Gomes

    Ya utilizo bem

  4. Avatar de laura antunes
    laura antunes

    yup uso sempre.

  5. Avatar de APL
    APL

    Acho que tão depressa não vai ficar obsoleto e ainda faz todo o sentido. Tal como a rádio quando surgiu a televisão não desapareceu e ainda se utiliza, pelo menos durante o trânsito

    1. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      As SMS usam-se porque são universais, independentes da marca, modelo, preferência ou dados. As alternativas não tem standard e dependem de tens conexão de dados, se está ligada e se usas o serviço (por ex WhatsApp). A nível profissional tenho vários contactos que não tem WhatsApp / Facebook, mas as SMS são universais.

  6. Avatar de Myself_PT
    Myself_PT

    Sim de tempos a tempos uso. Embora tenha “smartphone” não tenho dados móveis para “estoirar” em Whatsapps e afins…

  7. Avatar de herculano santos
    herculano santos

    continuo a usar

  8. Avatar de Miguel Sousa
    Miguel Sousa

    Por cada 1000 SMS que envio, 1 é por algum meio adicional. Pagar internet a 10 euros por mês (preços mais baratos) para andar a enviar mensagens pelas redes sociais, é só para a miudagem. O resto faz-se pelas mensagens que permitem usar qualquer telemóvel e sem ter de andar a vender dados a outras empresas para usar os serviços.

    1. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      Estás mal informado, existem contratos por esse valor ou pouco mais que incluem chamadas, SMS e internet (óbvio que com limite) e até os operadores oferecem soluções móveis junto com os serviços fixos.

  9. Avatar de zé tuga
    zé tuga

    apesar de usar outras alternativas por ter internet, sms continua a fazer parte do dia a dia na mesma, e não vai deixar de existir e ser usado tão depressa…

  10. Avatar de Lisbon Lover
    Lisbon Lover

    Prefiro usar SMS. Messenger uso no PC.

  11. Avatar de GM
    GM

    Só uso mesmo SMS (ah, e SKYPE também)! Nada de Whatsapp (não tenho nem quero), menos ainda FB (nem sequer já tenho conta, que apenas tinha para dizer “estou aqui”, mas cheguei à conclusão que é mesmo uma cag**a, e como tal apaguei a conta). Quando estou com o PC, também utilizo o chat do Gmail. Mas só. E serve bem para os gastos. Veja-se bem, um pacote de serviço móvel com 5000min/sms para intra-rede, e 2000min/sms outras redes, vou querer usar essas tretas de “whatsapp’s e afins” para quê? O tempo que se está de roda dessas tretas, não se ocupa com uso útil, como trabalhar. Tenho diversos exemplos de gente que está sempre conectada via wifi durante as horas de serviço, e o tempo que deveriam estar a produzir, estão a responder e a rir via FB e afins.

  12. Avatar de Maike
    Maike

    Sim ainda uso para enviar mensagens de correntes.

  13. Avatar de Sergio
    Sergio

    Apesar de ja não usar nem metade do que usava à 10 anos atrás, ainda uso diariamente.. principalmente quando a bateria esta no limite