CEO da LeEco vai ganhar 13 cêntimos por ano

65 Comentários

A LeEco é uma das empresas chinesas que se tem destacado no segmento dos dispositivos móveis. A empresa tem sido uma das mais inovadoras à escala mundial neste segmento, ao terem no mercado equipamentos poderosos e com preços baixos.

Mas a LeEco está agora a passar por um mau período e para salvar a empresa, Jia Yueting (CEO), vai auferir apenas 13 cêntimos por ano.

Leeco_00


A LeEco, anteriormente conhecida como LeTV, é uma das maiores empresas chinesas que actua em várias áreas, desde a TV online, produção e distribuição de vídeo, dispositivos inteligentes e aplicações para e-commerce.

Numa carta enviada aos funcionários, Jia Yueting, co-fundador da empresa e multimilionário, pede desculpa e revela que vai passar a ganhar 13 cêntimos por ano (1 yuan) para tentar salvar a empresa. Como estratégia, Jia Yueting revela que pretenderá abandonar a expansão e inovar os processos de crescimento.

leeco_01

Jia Yueting refere ainda que nenhuma empresa teve uma experiência de estar, ao mesmo tempo, no gelo e no fogo, depois de uma ascensão fantástica a empresa rapidamente se apercebeu que não tinha recursos nem capital para manter tal crescimento.

No company has had such an experience, a simultaneous time in ice and fire. We blindly sped ahead, and our cash demand ballooned. We got over-extended in our global strategy. At the same time, our capital and resources were in fact limited.

Jia Yueting

Obviamente, após um anúncio deste tipo, os analistas questionam a viabilidade da empresa. Sandy Shen da Gartner refere que a empresa teve um crescimento muito rápido e que queriam criar um ecossistema para vários equipamentos onde se inseriam telemóveis, TVs e também veículos. O objectivo é ambicioso mas sem estrutura e dinheiro não pode ser alcançado neste momento.

Além do corte no salário, Jia Yueting irá também diminuir alguns subsídios para clientes e concentrar-se apenas no segmento onde estão a trabalhar actualmente.

Via bloomberg

Comentários

65

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de TiagoC
    TiagoC

    Exemplo a seguir por outras empresas e muitos bancos.

    1. Avatar de Mario
      Mario

      Vejam o exemplo da Apple onde todos ganham bem e continua a dar lucro…empresas chinesas deviam era preocupar se mais com qualidade e menos lixo mas os android users são burros e so compram specs mm que seja de mao de obra escrava e plásticos poluentes

      1. Avatar de Sum Ting Wong
        Sum Ting Wong

        Claro, e mais burro ainda é quem critica as escolhas dos outros

        1. Avatar de David Ramos
          David Ramos

          Vai estudar…

        2. Avatar de Sum Ting Wong
          Sum Ting Wong

          Tenho um Mi4C, ora deixa cá ver…
          – Updates semanais: check
          – Sem lags: check
          – Sem malwares, já que sou um utilizador responsável: check
          – Bateria para o dia todo: check

          Opá, se sou burro por isto, declaro-me culpado! Burro todos os dias!
          Mas na minha burrice diária sei pelo menos respeitar as escolhas dos outros. Já tu, não deves ter tido ninguém que te ensinasse respeito. Continua lá na tua burra ignorância, e sê feliz com o teu iPhone, se é que o tens!

          Passa bem

        3. Avatar de Mario
          Mario

          continua a mentir que não enganas ninguém..nem garantia tens se tiveres problemas…lag tem todos os androids por isso aguenta que n tens inteligência para mais

        4. Avatar de Sum Ting Wong
          Sum Ting Wong

          *Gasp* Não sabia que havia relação entre gostos e inteligência, essa e nova! Opá, obrigado por me abrires os olhos à realidade, fogo… Hmm nah, pensando melhor, continuo com o meu android, sem os tais “lags” que tu tanto gostas de falar.

          Vá lá, podes voltar para o buraco de onde saiste!

          Não, a sério. Volta para lá!

      2. Avatar de aquele
        aquele

        Sim até porque os componentes da Apple, nenhum é chinês. #tard_alert

        1. Avatar de Pencilvester
          Pencilvester

          HAHAHAHAH “A Apple faz os seus produtos na california” HAHAHAHAH

        2. Avatar de Berrio
          Berrio

          Bacano?
          Comes m***a à colherada?
          Sai cada um na rifa.

        3. Avatar de DD
          DD

          Claro, na Califórnia chinesa … valha-te D…

      3. Avatar de Modem
        Modem

        Lá vem outro… Parecem pipocas. Porque não te metes na tua vida?

      4. Avatar de Tico
        Tico

        se olhar para o rodapé traseiro do seu produto com o logo apple ve onde é produzido, encontra ainda facilmente online fotos e videos com as condições em que os colaboradores são obrigados a trabalhar para lhe fazer chegar esse produto ás mãos… que moralidade.

      5. Avatar de Nuno
        Nuno

        Ganda nabo, a mão de obra é chinesa e tu nem imaginas nas condições miseráveis que eles trabalham!

        1. Avatar de Patricio
          Patricio

          que interessa isso? O produto é bom e todos gostamos de os usar..a roupa que vestes também não é feita na asia? pois.

      6. Avatar de TiagoC
        TiagoC

        E os iphones são feitos onde e por quem?

      7. Avatar de Balmer
        Balmer

        “empresas chinesas deviam era preocupar se mais com qualidade ”

        Caraças, ’tás mesmo azedo. ‘migo, não gostas do iPhone, vende. Nem todos acreditam que é preciso pagar top dollar pela qualidade, e enquanto houver empresas, chinesas ou não, a provar esse ponto tens mais é que mamar a bucha do teu investimento.

  2. Avatar de Rui C.
    Rui C.

    Se aceita é porque têm o suficiente para não necessitar de um salário.

    1. Avatar de Luis
      Luis

      Claro, e o que ganha com as ações? Com o Steve Jobs era a mesma coisa, ganhava meia dúzia de dólares/mês, o resto ia buscar às ações.

  3. Avatar de miguel
    miguel

    aqui a politica, principalmente no governo: tirar aos funcionários públicos para dar aos representantes lol

    1. Avatar de lmx
      lmx

      estas enganado meu caro!!

      Aqui tem sido tirar aos trabalhadores do privado, para manter as mordomias da função publica!!

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Não sabes do que falas. Mesmo!

      2. Avatar de Amilcar Alho
        Amilcar Alho

        Estás enganado.

      3. Avatar de Aguamenti
        Aguamenti

        Duas coisas: 1) isso é mentira, 2) o tempo e energia que o público e o privado gastam a trocar acusações podiam ser focados no que realmente interessa: políticos da treta, para não dizer da m…

      4. Avatar de saloio
        saloio

        sempre assim foi. digam onde estao os lucros da função publica. a nao ser sacar ao privado ou seja gerir o que o privado declara o que a funçao publica gera é zero.

  4. Avatar de Rui
    Rui

    13 cêntimos dá para comprar muito arroz!

  5. Avatar de Mark
    Mark

    Já sabia que na China pagavam mal, mas isto é ridiculo !!! 🙂

    1. Avatar de lmx
      lmx

      A China paga em inicio de carreira entre 1300 e 1500 Euros a um engenheiro claro!!

      Sabes quanto paga Portugal??
      pois…melhor nem comentar..

      1. Avatar de Mario
        Mario

        O meu primeiro trabalho como engenheiro foi de 2200euros em Lisboa, e acabado de fazer a licenciatura que era 5 anos na altura…fosses mais inteligente e não dizias parvoices

        1. Avatar de Modem
          Modem

          Se não fosses burro fazias melhor figura. Sabes quanto ganha agora um engenheiro recém licenciado?

          1. Avatar de Tico
            Tico

            O mário deve ser engenheiro aeroespacial.

          2. Avatar de Mario
            Mario

            a minha namorada é engenheira ambiental, tem 25anos e ganha 2500euros brutos em Lisboa…noutras zonas do pais talvez seja menos mas não digam que em Portugal não conseguem porque é mentira..estudem em universidades de renome e sejam minimamente inteligentes

          3. Avatar de PTZulu
            PTZulu

            Se inteligencia fosse o necessário, com certeza não ganhavas o que mencionas…
            É necessário conhecer alguém, e sim, talvez uma uni/politecnico de renome. Mas isso não garante um bom trabalhador.

        2. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Deixa adivinhar, fazias outsourcing para a fabrica da Apple na California

        3. Avatar de Torres
          Torres

          com esse discurso que tens para aqui feito…tens zero de cérebro, por isso estás muito longe de ser engenheiro
          no máximo dou-te uns 10 anos…um puto todo mimado em que os pais te dão tudo e tu não fazes nada pela vida, depois achas que estás acima de tudo e de todos…umas boas lambadas faziam-te bem

          1. Avatar de Amilcar Alho
            Amilcar Alho

            Na mouche!

          2. Avatar de PTZulu
            PTZulu

            Até pode ter 23-27 anos (tendo em conta a idade da dita namorada), e pode ter aquele pensamento de puto de 10 anos. É, infelizmente, normal, e reflexo da educação que aparenta ter tido

        4. Avatar de APereira
          APereira

          Ate podes ter ido ganhar isso, mas convenhamos que nao passa de uma excepcao a regra e que provavelmente inclui muitas cunhas pelo meio.

          Ja foi tempo em que licenciamento/engenharia significava salario alto… hoje em dia meu amigo podes ser engenheiro mas nao passas de um monte de m*** tal como outro qualquer trabalhador que tenha a 4 classe.

          E antes que diga que estou a dizer isto porque tenho inveja de ti e complexos de inferioridade pelos licenciados/engenheiros…
          Sou tambem engenheiro, licenciado numa das melhores faculdades de engenharia em Portugal e mutiplico algumas vezes aquilo que tu dizes ganhar… diferenca… nao estou em Portugal.

      2. Avatar de ribaslac
        ribaslac

        És ridículo! Cala-te de uma vez…

      3. Avatar de Pedro
        Pedro

        Então, agora desceu para 2000? Não era 2200?

        1. Avatar de Carlos
          Carlos

          Se aqui vieres para a semana já só ganhava 350€ e era um part-time

  6. Avatar de Mario
    Mario

    Bela maneira de fugir aos impostos, ordenado de 13centimos mas milhões em accoes…right e o povo aplaude

    1. Avatar de Derp
      Derp

      Claro, melhor que uma certa empresa que foge à cara podre, e ainda há gajos que a defende tal empresa, e arrotam bifes de pescada aos outros!

      Agora a falar a sério, a tapar os olhos ou não, outro patrão qualquer mandava era colaboradores embora. Boa ética de trabalho. E depois os chineses é que são primitivos…
      Há sempre exceções à regra pessoal.

      1. Avatar de Derp
        Derp

        A irlanda telefonou, quer o dinheiro dela de volta… Sim, produtos premium, os quais faltam coisas que qualquer equipamento mais barato tem! Ena, sempre a inovar! E depois os outros e que sao burros! Meu, bota mais tabaco nisso e passa a beber mais agua, isso anda te a comer o juizo!

      2. Avatar de Hugo
        Hugo

        Mário até dói a porcaria que jorras neste post.
        O que vale é que vai ser tudo apagado. Imagina se não tivesses curso LOOOOL LOOSER

    2. Avatar de APereira
      APereira

      Sim claro porque nao se pagam impostos pelos lucros obtidos através de accoes e afins…

      1. Avatar de JJ
        JJ

        Não sei se sabes, mas no mercado bolsista o imposto pago é muito inferior ao imposto pago no trabalho e muitas vezes nem imposto pagas, tudo depende no que se investe.

        Pode parecer estranho, mas essa filosofia de pagar pouco imposto, é na expectativa que os investidores, não abandonem o mercado bolsista e por sua vez deixar de ser uma forma de empresas e estado arrecadarem dinheiro.

  7. Avatar de wupz
    wupz

    vai ganhar 13 cênt? já deve ter metido uns belos para o bolso e depois diz que vai ganhar 13 cênt.

    1. Avatar de Balmer
      Balmer

      Mas.. isto é só inveja por aqui? Uma cambada de gajos que não conseguem fazer o mínimo de sucesso na carreira profissional e que quando alguém tenta fazer algo simbólico pela empresa onde trabalha, andam logo todos a dizer isto e aquilo só porque não podem?

      Sim, tem algum dinheiro, e é suposto dizer o que? “Vou aumentar o meu ordenado para o triplo porque preciso de manter o meu estilo de vida lá em cima!”

      A não ser que haja provas em contrario, o que tem no bolso é legitimo, consequência de fazer sucesso. E agora tentar dar algo de volta, ainda que não do próprio bolso, para manter as coisas a andar. Já vai ao contrario de certas pessoas lá em cima no pelouro há alguns anos, com Portugal a virar para a cepa torta e em entrevista dizem que “Até podia fazer um corte ao próprio salário, mas seria tão insignificante que não seria nada mais que simbólico”… ainda assim, não o fez sequer para continuar a encher o papo.

  8. Avatar de Nuno Gil
    Nuno Gil

    Visto que nunca ou raramente comento, como leitor do pplware vejo-me obrigado a subscrever o pedido já feito para que o utilizador Mário seja banido. São raras as publicações que leio em que este individuo não insulta os demais leitores. Para verborreia já chega a que vemos todos os dias nos meios de comunicação social. Pouca me interessam as suas habilitações académicas, salários ou outros tópicos da sua vida visto que em nada contribui para este site. Caso seja Engenheiro como diz, então os meus sinceros pêsames à universidade que lhe concedeu tal titulo. Com os melhores cumprimentos.

    1. Avatar de João
      João

      Muito bem dito!

    2. Avatar de Amilcar Alho
      Amilcar Alho

      Subscrevo!

    3. Avatar de ad
      ad

      ele depois vai cá entrar com outro nick! daaaahhhh

  9. Avatar de Teresa
    Teresa

    Lá vem a habitual corrente de pessoal de meia-leca elogiar a medida.
    Ele ganha isso porque a empresa é dele!! Não está a fazer nenhum favor a ninguem. Ele é o co-fundador e como tal ganha sempre que a empresa dá lucro, e como é milionário nem precisava de auferir um salário porque o investimento dele é na empresa, e não no seu salário…. Pena que a maioria do pessoal apenas usa a cabeca para mostrar o penteado.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      E em que parte é que isso afecta a medida em si?
      A medida , supostamente, é em prol da empresa e ninguém deste pessoal de “meia leca” achou que o senhor vai ficar pobre por causa disso.
      Mais valia teres ficado a pentear o cabelo….arrogância já cá há muita 🙂

    2. Avatar de toni da adega
      toni da adega

      Prefiro as empresas em que o pessoal tem salários em atraso, cortam a eletricidade por falta de pagamento e mesmo assim os chefinhos aparecem com carros de empresa novos.

  10. Avatar de Paulo Pinto
    Paulo Pinto

    Falta saber o plafond do cartão de crédito da empresa que lhe está atribuido, o carro que lhe está atribuido, as despesas pagas pela empresa, etc, etc. 13 cêntimos???????? E eu sou o Pai Natal.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Falta saber pra quê? LOL
      Tu abdicavas de tudo pra tentar salvar a empresa ou estás só a ser hipócrita?

  11. Avatar de José Henriques
    José Henriques

    Caso não saibam isto é muito comum.

    https://en.wikipedia.org/wiki/One-dollar_salary

  12. Avatar de Vitolas
    Vitolas

    Se fosse uma outra qualquer empresa de outra parte do mundo ninguém criticava e até elogiavam a medida.
    Agora como é uma empresa chinesa é tudo a atacar.Não entendo sinceramente o que as pessoas tem contra os Chineses,as suas empresas e o que produzem,é uma aversão que até dá dó.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Chama-se dor de coto.
      O tuga é mesmo assim. Não é preciso estar bem, desde que hajam razões pra criticar tudo e todos.

  13. Avatar de ad
    ad

    António Domingues, o senhor e o restante pessoal da Caixa Geral de Depósitos deviam era olhar para aqui em vez de estarem em permanente ping-pong com uma discussão burrocrática sobre se entrega ou não entrega a declaração de rendimentos, e que não leva a lado absolutamente nenhum!