Portugal: STAYAWAY COVID também já está disponível para iPhone

69 Comentários

Depois de ter sido disponibilizada para Android, a app STAYAWAY COVID também já está disponível para iOS. De acordo alguns comentários, os utilizadores continuam com algumas dúvidas ao nível da privacidade.

No entanto, face ao “desenho” desta app, a privacidade não pode ser colocada em causa. Se tem um iPhone instale já e ajude a combater este vírus.

Portugal: STAYAWAY COVID também já está disponível para iPhone


STAYAWAY COVID! É hora de instalar no iPhone

A STAYAWAY COVID é uma aplicação para telemóveis que tem como objetivo auxiliar o país no rastreio da COVID-19. A aplicação permite, de forma simples e segura, que cada um de nós seja informado sobre exposições de risco à doença, através da monitorização de contactos recentes.

A aplicação é de utilização voluntária e gratuita e, em momento algum, tem acesso à sua identidade ou dados pessoais. É hora de instalar no seu iPhone.

Esta aplicação foi desenvolvida pelo INESC TEC, ISPUP, Keyruptive e Ubirider. A Organização Mundial de Saúde sugere que, contactos a menos de 2 metros e por mais de 15 minutos com alguém portador de COVID-19 sejam considerados com elevado risco de contágio.

Principais características da app STAYAWAY COVID

1. Ausência de registo de elevado risco de contágio

Não registando contactos de proximidade com elevado risco de contágio com alguém a quem foi diagnosticada COVID-19, a aplicação informa-nos exatamente disso com a data da última avaliação.

2. Alerta de elevado risco de contágio

Se alguém de quem estivemos perigosamente próximo nos últimos 14 dias for diagnosticado com COVID-19 e informar o sistema STAYAWAY COVID, a aplicação alerta-nos de imediato do risco sugerindo que nos isolemos e contactemos a Linha SNS 24 (808 24 24 24).

3. Após diagnóstico de COVID-19

No caso de contrairmos COVID-19, com o diagnóstico receberemos um código numérico que nos permitirá, anonimamente e através da aplicação, informar o sistema É este ato que permite ao sistema alertar segura e atempadamente todos aqueles que podemos ter contagiado, mesmo antes de terem tido qualquer sintoma. Não é nunca revelada a ninguém a identidade de ninguém.

Leia também….

Portugal: chegou a app STAYAWAY COVID para Android

 

Comentários

69

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de André R.
    André R.

    Já está instalado. A aplicação corre em fundo ou tem de estar aberta?

    1. Avatar de RCarvalho
      RCarvalho

      Corre em fundo

    2. Avatar de Os Rótulos
      Os Rótulos

      Do que se soube, na app francesa, era preciso que a app corresse no iPhone em primeiro plano e com o iPhone desbloqueado. Para isso era preciso que a Apple fizesse uma alteração no iOS para o permitir. A Apple recusou-se porque consumia muita bateria e trazia problemas de segurança.
      Quando foi anunciada a API da Google e da Apple, foi dito que permitia correr a app em segundo plano e com o Iphone bloqueado. O que tem que estar ativo é o Bluetooth (usa Bluetooth-LTE).

      Pelo que foi anunciado, a app portuguesa, tal como a alemã usa a API da Google e Apple. Instalei a app que diz que “está em vigilância permanente e mostrará um alerta quando a situação se altere”. O ecrã bloqueou normalmente. Fui agora ver a app agora e não mostra nenhum alerta. Definitivamente, no iPhone funciona em segundo plano.

      1. Avatar de en
        en

        Requer o iOS 13.5 ou posterior.N~ao comento.
        podia ao menos requerer iOS 12 ou posterior

        1. Avatar de Os Rótulos
          Os Rótulos

          Os iPhones compatíveis com o iOS 13 começam com o iPhone 7, de 2016.
          Se fosse o iOS 12 incluiria mais os iPhones 5s, 6 e 6s.
          Não sei qual é o motivo ao certo, mas estas coisas envolvem também o hardware dos equipamentos. Por certo a versão da app para Android também tem limitações quanto aos equipamentos.

          1. Avatar de Francisco Cirne
            Francisco Cirne

            Errado.

            O 6s ainda suporta o iOS 13.

        2. Avatar de Tadeu
          Tadeu

          requer o iOS 13.5 porque foi com o iOS 13.5 que a Apple introduziu as APIs necessárias para que suportam a aplicação.

      2. Avatar de Tadeu
        Tadeu

        Não precisas de ter a aplicação a correr em segundo plano. É o sistema que se encarrega da “sinalização”. Só precisas da aplicação para visualizar os alertas, o que podes fazer manualmente sem perda de dados.

        1. Avatar de Os Rótulos
          Os Rótulos

          “É o sistema que se encarrega da sinalização”.
          “Configuremos” a coisa, para se perceber melhor.
          Depois de instalar a app Stayaway Covid”, vai-se a Definições > Privacidade > Saúde e vê-se que: “Registo da exposição à Covid-19” está on, e que está ativa a aplicação Stayaway, com as seguinte indicações:
          – O iPhone está a trocar identificadores aleatórios através de Bluetooth (…)
          – Os identificadores aleatórios que o dispositivo recolhe são armazenados num registo de exposição durante 14 dias (…)
          – A Stayaway consultou o registo dos identificadores aleatórios recolhidos 18 vezes nas últimas 14 horas (…).
          É um facto que a Apple no iOS 13.5 introduziu as funcionalidades para que isto fosse possível. Mas sem a Stayaway Covid (uma única app reconhecida pela Apple em cada país) nada está ativo. Procurar distinguir entre o que é do iOS e o que é da app que usa a API da Apple é escusado.
          A “sinalização” que referes (trocar identificadores aleatórios através de Bluetooth) e a Stayaway Covid a consultar identificadores faz-se com a app a correr em segundo plano.
          A diferença entre o 1º e o 2º plano só se percebe comparando com a app francesa (não usa a API da Google e Apple) em que tudo isto se faz mas com a app a correr em primeiro plano e com o iPhone desbloqueado (consumindo mais bateria e com problemas de segurança)..

          1. Avatar de Tadeu
            Tadeu

            Vamos lá ver se nos entendemos. Tu não precisas da aplicação a correr (nem em segundo plano) para que haja envio e recepção de identificadores. É o próprio sistema que se encarrega disso. Ponto final.
            Podes fechar completamente a aplicação e continuará a haver envio e recepção de identificadores.
            A aplicação é apenas necessária para a comunicação com o servidor do sistema de saúde, e ao ser instalada define alguns dos critérios que o sistema deve usar com os identificadores.

  2. Avatar de Os Rótulos
    Os Rótulos

    Com a app App Store não se encontra a app (eu não encontrei).
    Indo com o browser ao link do post , à chamada “pré-visualização da App Store”, na web, chega-se à app.
    Já instalei.
    Não é, por certo, a principal arma contra a Covid-19, mas tudo conta.

    1. Avatar de Valter Paulino
      Valter Paulino

      Comigo aconteceu o mesmo, não encontra procurando pelo nome, só através do link acima é que deu para instalar.

  3. Avatar de Martin
    Martin

    Eu com iPhone 6 sem poder instalar pela versão do iOS

    1. Avatar de Peter+Petrelli
      Peter+Petrelli

      Não compres iphone não tem suporte. No android todos podem instalar pois ha muito melhor suporte.

  4. Avatar de RCarvalho
    RCarvalho

    Já instalei.
    Se esta aplicação evitar a morte uma única pessoa a aplicação já terá valido a pena.
    Pensem nas pessoas que perderam familiares para esta doença, essas pessoas não são números, são pessoas amadas pelas suas familias que desaparecem.
    Menos eu e mais nós.

  5. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    Mais uma forma de recolha de dados

    1. Avatar de Woot!
      Woot!

      Epa esse nem é o problema desta app. O problema é as pessoas todas acharem que isto serve de alguma coisa. É como aquela malta que continua a usar luvas. Desde março até agora não vi uma única alma de luvas que não fizesse asneira. Nem uma! Acho piada também à malta andar de luvas e depois à saída dos supermercados tiram as luvas e metem as mãos no carrinho para o irem guardar. O mesmo carrinho onde tiveram com as luvas o tempo todo para se protegerem. Mas também como entretanto já tinham coçado os olhos a cara e mexido no telemóvel, se calhar também não faz diferença.

      Solução para tudo isso, continuem a lavar as mãos e a usar máscara. Não há apps nem luvas que substituam o uso de máscaras nem a lavagem das mãos.

      1. Avatar de eu2
        eu2

        E não, a app não nos protege, apenas nos ajuda a proteger os outros.

        1. Avatar de Woot!
          Woot!

          As máscaras ajudam a proteger os outros. A APP é um lobby.

          1. Avatar de Tadeu
            Tadeu

            A App ajuda no rastreio de contágios, o que significa que pode ajudar a mitigar a propagação, protegendo outros.

          2. Avatar de Ya
            Ya

            lol
            Mais uma razão daquelas do arco da velha para não instalar a APP.
            Tbm não vais a supermercados, não usas operadores, nem telefones, nem computadores nem nada que tenha a ver com lobies, or seja tu não vives em sociedade, deve estar nalgum caverna a bater com pedras para acender o lume.. lolol

    2. Avatar de André R.
      André R.

      Vai haver gente a queixar-se da privacidade mas depois têm Facebook, Instangram, WhatsApp, etc…

    3. Avatar de Os Rótulos
      Os Rótulos

      Uns dados de hoje: (6ª Fª)
      Portugal: 6 mortos, 401 novos caos.

      “Já há 33 casos confirmados de Covid-19, relacionados com um surto na equipa de futebol do Louletano, confirmou fonte oficial da Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve ao Sul Informação.

      Estes casos são apenas de elementos da equipa, como atletas e treinadores. O primeiro infetado foi identificado na passada quarta-feira, 26 de Agosto.

      «Ontem, dia 27, reunimo-nos para avaliar a situação, foram identificados os contactos e fizemos os testes», segundo a mesma fonte oficial.”

      Repara:
      – A generalidade das pessoas é assintomática. Um jogador dá positivo faz-se o teste e os restantes e equipa técnica estão infetados.
      – Identificam-se os contactos. Mas mais ninguém esteve perto deles a menos de dois metros e mais de 15 minutos? Nenhum deles andou de comboio ou de autocarro com pessoas desconhecidas? Vão avisar essas pessoas como?
      – A app vai dispensar a identificação de contactos que tem sido feita pelas autoridades de saúde? De certeza que não. Mas pode avisar mais pessoas e prevenir mais casos e mortes.

      1. Avatar de Woot!
        Woot!

        Repara que todos esses jogadores teriam de introduzir o código do teste para ser eficaz. Se introduzirem passado 10 dias como funciona a contagem dos últimos 15? Ainda no soube explicar. Se não introduzirem está toda a gente na ignorância na mesma. Portanto estamos dependentes da boa vontade das pessoas em colocarem o código “atempadamente”. Digo atempadamente entre aspas pq até aparecerem os resultados demora tempo, e demora ainda mais tempo a terem sintomas para irem fazer o teste.

        Entre a pessoa estar infectada, perceber que está infectada, ir para o hospital, fazer o teste, esperar pelo resultado, e colocar o código na APP passaram-se imensos dias.

        Já para não falar que a maioria dos doentes são assintomáticos e para esses a APP não serve para NADA pq nunca vão saber que estiveram/estão infetados.

        Percebes porque é que a APP não serve para nada?

        1. Avatar de Os Rótulos
          Os Rótulos

          Tens consciência de que cada asneira que dizes pode ter consequências?

          Tempo para saber os resultados dos testes:
          “Há uns que dão os resultados em 40, 50 ou 90 minutos, mas a maioria das pessoas que já fez um teste só ficou a saber se era negativo ou positivo na melhor das hipóteses 24 horas depois” (DN, 6/8/2020)”.

          Sim, a app depende de que quem testar positivo introduza na app o código dado pelo médico. Quem instalou a app está consciente que serve para avisar outros, incluindo desconhecidos. Esperar 10 dias não faz sentido.

          E a app é especialmente importante para avisar assintomáticos que, de outro modo, não sabiam, não faziam testes, não ficavam em isolamento e continuavam a infetar outros – o que não o queriam de maneira nenhuma.

          1. Avatar de Samuel MG
            Samuel MG

            Vives num mundo perfeito? Não!! Vão todos digitar o código? Não!!

          2. Avatar de Os Rótulos
            Os Rótulos

            Eu, se vier a testar positivo, digito o código. A generalidade dos que instalarem a app por certo que sim.
            Tu, que nem instalas a app, por certo que não.
            O mundo é perfeito? Não, mas com a Covid-19 piorou muito.
            Há que evitar os contágios? Sim.
            A app pode ajudar a quebrar as cadeias de transmissão do vírus? Sim.

          3. Avatar de Samuel MG
            Samuel MG

            Em relação às cadeias de transmissão tenho muitas duvidas.

          4. Avatar de pois
            pois

            Exaustivamente explicado, mas com factos pouco convincentes.

            * um doenças que a maioria da população não sabe que tem se não testar
            * a maioria dos sintomáticos confunde com apenas uma gripe
            * a doença teve a sintomatologia expandida por uma data de outras doenças associadas, e hoje em dia, até problemas cardíacos podem ser “sintoma de COVID”;
            * mortalidade e complicações graves só em caso de outras doenças pré-existentes;
            * apesar de tudo isso, a taxa de mortalidade só é distinguível da gripe para pessoas com outras doenças graves (imunodeprimidos) ou idosos acima dos 60 anos;
            * números “desduplicados” em todos os países,
            * incentivos ou regulamentação que, no caso de dúvida, faz marcar uma morte por COVID-19,
            * testes PCR com falsos positivos acima dos 30% (um dos testes tento testado positivo em papaias e “pawpaws”),
            * clínicas com 100% de testes positivos nos US
            * vacinas compradas (só os nossos 6,9 milhões é toda uma história), ainda antes de aprovação para comercialização, e já considerando que a vacina não vai passar os testes usuais, tem tecnologia que nunca se usou noutras vacinas e as empresas produtoras de todas as vacinas têm imunidade.
            * redução dos direitos constitucionais garantidos com “medida de prevenção da doença”
            * propaganda a ferramentas de vigilância global como o “contact tracing”;

            Tudo isto é normal e certamente que não há nada para relacionar entre cada um destes pontos.
            Nada a ver aqui. Continuem com um bom dia.

          5. Avatar de pois
            pois

            O cometário era em seguimento do do @Cocas, mas colei errado.

          6. Avatar de Woot!
            Woot!

            Loool my friend eu vivi de perto vários casos infectados e sabes que mais? Nem um único soube o resultado passado 24h. NEM UM! O que sai nós jornais é propaganda para quem gosta de a ler. Como tu.

        2. Avatar de Samuel MG
          Samuel MG

          Em cheio no problema da App e do SNS.

  6. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    Eu continuo na minha, este virus e a maior mentira do sec. XXI. Se estiver errado sou eu que me prejudico.

    1. Avatar de Cocas
      Cocas

      Concordo! Isto está muito mal explicado…

    2. Avatar de Justino, o Justo
      Justino, o Justo

      É claro que os hospitais cheios de doentes com médicos a ter de escolher quem vive e quem não e as valas comuns que se viram em alguns países, foram obra de mentiras e de filmes de ficção com grandes efeitos especiais… Deviam ler um pouco de história, não vos fazia mal nenhum e largavam as teorias da conspiração ridículas que inventam, essas sim, as grandes mentiras. Depois queixem-se quando chegar o Natal…

    3. Avatar de ananás
      ananás

      O problema é que não es so tu que te prejudicas pq entretanto já espalhaste o virus por nao sei qts pessoas

    4. Avatar de Nuno+Palma
      Nuno+Palma

      Está enganado e prejudica os outros.

    5. Avatar de Petrus
      Petrus

      Exceto quando escreves ou falas.

  7. Avatar de RedTux
    RedTux

    Esta app é um cavalo de Tróia e uma intrujice pegada. Para alêm da sua completa ineficácia, é totalmente falsa a propagandeada não recolha de dados pessoais!
    Desde logo, para se fazer o download da app é necessário ter-se conta Google ou na Apple, o que já por si implica a recolha de dados pessoais…
    Em segundo lugar, e tal como tem vindo a ser decidido tanto pelos nossos tribunais como pela Autoridade Nacional de Protecção de Dados, o endereço IP, ainda para mais quando associado ao código identificador do aparelho, constitui um dado pessoal, até porque permite a fácil identificação do utilizador, e ambos esses dados são recolhidos tanto pela app como pelas próprias Google e Apple.
    Em terceiro lugar, esta app não é opensource, pois funciona com base numa API que, muito convenientemente, é proprietária, e que pertence, consoante o caso, à Google e à Apple. Significa isto que os dados pessoais dos utilizadores são recolhidos pelas multinacionais Google e Apple, ficando à imaginação de cada um o que vão fazer com eles…

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Achas mesmo que a Google ou a Apple precisa de uma app de terceiros para fazer recolha de dados?

      1. Avatar de pois
        pois

        O contact-tracing é a justificação para criar task-forces para analisar associações de pessoas (algo tipico do Estado Novo), criar updates de firmware que vergam a legislação de privacidade, e faz com que, caso imposto, todos os rádios do smartphone sejam utilizados ainda mais ininterruptamente.

        http://www.forbes.com/sites/zakdoffman/2020/05/22/contact-tracing-apple-google-coronavirus-security-update-android-iphone/
        http://www.irishlegal.com/article/privacy-concerns-raised-over-contact-tracing-app-on-android-phones

        Mais que isso, condiciona as pessoas a que esse processo de vigilância por contact tracers seja normalizado, chegando até a convencer a população a colaborar com o processo voluntariamente.

        Quanto à anonimidade, o @RedTux tem razão. O processo é tão anónimo quanto o Tor ou a Bitcoin, e não estranharia que já certas organizações já possuam software de desanonimização em bulk.

        http://www.researchgate.net/publication/269197116_The_Sniper_Attack_Anonymously_Deanonymizing_and_Disabling_the_Tor_Network

        arxiv.org/pdf/1801.07501.pdf

        Por último, o método de classificação, mesmo que correto, é impossível de verificar pelo utilizador.

        O sistema pode vir ser sequestrado a posteriori para enviar tokens de contact com infetados a certos utilizadores alvo, de modo a provocar disrupção nas suas vidas, da mesmo forma que outras formas de targeting por parte de certas agências já foram documentadas (assédio policial, uso do fisco como arma contra dissidentes, inspeções arbitrárias, etc.)

        en.wikipedia.org/wiki/IRS_targeting_controversy

        Os países não é uma bolha. Só porque não aconteceu aqui (ou ainda não foi documentado), não quer dizer que os mesmos processos não possam acontecer aqui.

    2. Avatar de Marisa Pinto

      Já leste bem como a app funciona? Faz isso por favor…

    3. Avatar de Pedro Pinto

      Peço desculpa, mas isto chama-se “ignorância”…

      1. Avatar de Luis
        Luis

        Ignorância ?
        Pedro está a ser lisonjeiro
        diria mais Atraso Mental

    4. Avatar de Justino, o Justo
      Justino, o Justo

      A tua imaginação é fantástica, mas devia ser usada de forma útil, pois isso prejudica-te.

    5. Avatar de Os Rótulos
      Os Rótulos

      O código da app está publicado, pode ser examinado. A CNPD autorizou a app.
      Chegando à parte da API da Google e da Apple, deixas “à imaginação de cada um” o que vão fazer com os dados que obtêm. Não imaginaste nada?

      Já houve quem imaginasse por ti. Disseram os “sábios” da nossa terra que pode ser para: “complementar os perfis usados para o targeting de anúncios: uma empresa de produtos médicos poderá assim apontar os seus anúncios a pessoas que instalaram a Stayaway, por serem um público mais susceptível de aceitar soluções mágicas para lidar com o desespero que a pandemia provoca.”
      Achei isto bastante delirante (e de pessoal chateado por serem outros a ser pagos para desenvolver a app), mas não conseguiram imaginar outros malefícios da API.

  8. Avatar de André R.
    André R.

    Acho que há muita gente que não tem medo de ficar infectada, mas depois esquecem-se dos outros, nomeadamente dos seus pais, avós ou até os filhos…

  9. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    O principal objetivo da APP é gerar receita com a publicidade inserida , não existe nenhum motivo altruísta ali.

    1. Avatar de Os Rótulos
      Os Rótulos

      Essa é demais. A app não tem qualquer publicidade inserida.

    2. Avatar de Ya
      Ya

      Não posso mais de tanto rir com esta gente ignorante! Hahaha

  10. Avatar de Paulo
    Paulo

    Já instalei

  11. Avatar de Nuno+Palma
    Nuno+Palma

    Eu ia instalar. Depois pensei, se a APP me dá uma indicação que estive perto de uma pessoa infetada, o que faria? Isto não levará a preocupações infundadas e a mais stress?

    1. Avatar de IDroid
      IDroid

      Faz o teste e já ficas descansado.

  12. Avatar de Petrus
    Petrus

    Instalei mas não gosto do nome. Inglês porquê, se é uma aplicação para os portugueses? Porque parece mais hi-tech ou moderninho como li num comentário na Play Store? A mim parece-me mais uma entre as imensas manifestações do nacional parolismo. Temos uma língua tão boa, variada, rica e bonita!…

    1. Avatar de Ya
      Ya

      Hahahaha
      Até com o nome implicam??? A sério que vocês vivem no ano de 2020?? Não estarão a viver em 1910??
      Lol

      1. Avatar de Petrus
        Petrus

        Ris-te muito e isso faz bem à saúde mas, no final, não é nada de especial no que respeita a conteúdo porque até os tolos se riem.

  13. Avatar de FIlipe
    FIlipe

    Se a maioria usar poderá ajudar, contudo. quando vi que estava disponível, tentei instalar e só funciona no último iOS. Resumindo iPhone 6 e anteriores não da. Assim não vamos lá. Só no meu caso familiar, apenas 1 em 4 devices podem usar.

  14. Avatar de tito portugal
    tito portugal

    Não, obrigado

  15. Avatar de ratel
    ratel

    ainda bem que avisam , para eu ter o cuidado de não instalar.

  16. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    Portugal depende do turismo e cerca de 80% dos turistas são estrangeiros portanto não vão usar a app. Portanto se 1 americano infetou 140 pessoas em Espanha. De que servirá a app se isto acontecer cá.

    1. Avatar de Tadeu
      Tadeu

      Deves ter tirado grandes férias para teres visto tantos turistas estrangeiros em Portugal… lol
      Só porque parte das pessoas não usam a aplicação não significa que não haja benefícios. Ninguém diz que resolve o problema completamente, é uma ajuda!

  17. Avatar de João
    João

    Alguém tem o iOS 14 com o STAYAWAY COVID instalado? Instalei mas não consigo ativar o rastreio.

    1. Avatar de Os Rótulos
      Os Rótulos

      A Apple integrou no iOS 13.5 e seguintes o que é necessário para interagir com a app oficial baseada na sua API. Como o 14, como é beta pode ainda não permitir.
      Em todo o caso, vai a Definições > Privacidade > Saúde vê se consegues ativar Registo de exposição à Covid-19. Registo de exposição tem que estar On e aplicação ativa a Stayaway.

      1. Avatar de João
        João

        Obrigado! Não sabia dessa opção nas definições. De momento aparece “Não disponível na sua região”. Vou atualizar para o iOS beta mais recente, pode ser isso.

  18. Avatar de Os Rótulos
    Os Rótulos

    Lista dos 24 países/estados dos que têm uma app contact-tracing com a API (Exposure Notification API) da Google e da Apple. A app com essa API é um única em cada país (ou região ou Estado, como nos EUA) . Os países podem também ter outras apps (em Espanha eram tantas que se atrapalhavam umas às outras)

    Na Europa: Alemanha, Áustria, Bélgica, Croácia, Escócia, Eslovénia, Espanha, República Checa, Dinamarca, Estonia, Finlândia, Holanda, Irlanda, Irlanda do Norte, Itália, Lituânia, Malta, Polónia, Portugal, Reino Unido, Suíça,.
    Os maiores noutros continentes: EUA (em vários Estados), Canadá, Japão, Austrália, México.
    https://www.xda-developers.com/google-apple-covid-19-contact-tracing-exposure-notifications-api-app-list-countries/

    Havia inicialmente um projeto, franco-alemão com a participação inglesa, para desenvolver uma app para os países europeu com a mesma tecnologia e regras de funcionamento comuns. A Alemanha saiu, adotou a API Google+Apple e deixou a França com a sua própria app.
    Já se anda a falar numa base comum europeia , de apps que usam a API da Apple e Google, fincando a app francesa de fora (a França já disse que podia colaborar).
    Se a Covid-19 durar e tudo leva a crer que sim, e as apps derem resultado e tiverem uma adoção significativa, faz sentido uma solução europeia (aí é que o pessoal das teorias da conspiração arranca os cabelos). Eu sou inglês, vou de férias ao Algarve, por que é que não posso usar a app inglesa? Ou instalar a app portuguesa enquanto estiver em Portugal?
    https://www.ft.com/content/6f9845e2-4c1f-48a2-be98-357809168aeb

    1. Avatar de Os Rótulos
      Os Rótulos

      Experimentei e dá para instalar a app de outros países. Escrevi isso num comentário no post mais recente “App portuguesa, de que ter medo?”

    2. Avatar de Petrus
      Petrus

      Concordo absolutamente que deveria haver uma app universal. O vírus tem o péssimo hábito de não respeitar as fronteiras. Essa falha ainda se torna mais evidente nas regiões da raia.