Portugal sempre na frente! Rede móvel da NOS é a mais rápida da Europa

23 Comentários

Os operadores em Portugal procuram oferecer aos utilizadores as melhores redes e as melhores tecnologias. Isso destaca-os de muitos outros em toda a Europa, com condições de utilização única. A provar isso, a Ookla avaliou os serviços da NOS e coloca rede portuguesa no topo europeu de velocidade pela primeira vez!

NOS Ookla rede Europa

A rede móvel da NOS foi considerada pela Ookla a mais rápida da Europa, colocando, pela primeira vez, uma rede portuguesa no topo do ranking europeu de velocidade. A NOS obteve um Speed Score de 183,36, bem à frente de outras redes europeias.

O estudo, que comparou o desempenho das redes móveis dos principais operadores europeus, incluindo os operadores portugueses, foi realizado no segundo e terceiro trimestres de 2023 e apoia-se nos dados recolhidos em mais de 16 milhões de testes efetuados em toda a Europa, através da plataforma Speedtest.

Top 10 Redes mais rápidas (Speed Score)

1 NOS Portugal 183,36
2 A1 Bulgária 167,81
3 Cyta Chipre 165,96
4 Telenor Noruega 159,81
5 3 Dinamarca 158,45
6 Telenor Suécia 147,07
7 POST Luxemburgo 135,78
8 BITĖ Letónia 133
9 Swisscom Suíça 126,57
10 Telia Lituânia 122,51

O Speed Score incorpora uma medida da velocidade de download e upload de cada operador para ordenar e classificar a velocidade da rede, sendo 80% com base na velocidade de download e 20% na velocidade de upload.
Segundo os dados da Ookla a NOS registou uma velocidade média de download de 190,33 Mbps a nível nacional (nas várias gerações de redes móveis).

Esta distinção da parte da Ookla baseia-se numa extensa análise de dados. Estes foram recolhidos recorrendo a mais de 16 milhões de testes realizados pelos utilizadores da plataforma Speedtest, ou as apps da Ookla para iOS e Android. Este processo aconteceu durante o segundo e terceiro trimestre de 2023, tendo sido validados os dados de 39 países europeus.

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ifm
    Ifm

    Esquece esse empresa…NOS, para empresas é um desastre.
    A empresa onde trabalho estamos a 3 meses quase sem comunicações moveis.

    Desde reuniões, a técnicos, etc ..
    Cartas para a director da NOS, reuniões de emergência…
    ” Só temos técnicos disponíveis para daqui a 5 dias”

    Sinceramente eu por menos já tinha mudado de operadora.

    Mas também não sei o contacto que a empresa tem, mas que é caótico é.

    Muitos de nós já desistimos e fazemos tudo pelo Teams usando o WiFi da empresa.

    Qualquer dia, por o andar da carruagem, vamos optar pelo sistema antigo, de rede telefónica interna, com repetidores de sinal e esquecer a rede da NOS

    1. Avatar de Antunes
      Antunes

      se calhar não pagaram a conta?

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Cheira-me a história mal contada

      1. Avatar de AlexS
        AlexS

        Também a mim, nenhuma empresa sobreviveria com esse comportamento.

        3 meses sem comunicações móveis e não mudaram de operador?!

      2. Avatar de Bruno
        Bruno

        Concordo plenamente!

    3. Avatar de há+cada+gajo
      há+cada+gajo

      3 meses sem comunicações…móveis ???? Queres explicar melhor ?

      1. Avatar de ifm
        ifm

        Não são 3 meses sem comunicaçoes, São 3 meses com comunicaçoes facas, ou sem sinal em algumas zonas da fabrica, soos uma fabrica com 1800 funcionarios.

        Claro nos escritorios com vista para a RUA, altamente ate 5G apanha, mas o grosso da fabrica não tem sequer luz natual, e é onde é preciso mais comunicaçoes moveis para coordenar todas a operaçoes internas, de uma forma rapida e eficiente.

        Quando eu saio do trabalho e estou na esplanada é altamente, internet, chamadas tudo exelente.

        Mas a empresa esta a pagar o meu telemovel para o usar no trabalho e não em casa ou na esplanada.

        Depois ha todo o tipo de funcionarios os bons, os +/- e os maus, uns ficam chateados, porque querem ser eifcientes e não o conseguem ser, e chateiam-se, mas tambem ha os que ficam todos contentes “Agora é que estou bem, ninguem me chateia”.

        Mas isto andar a arraster-se como anda… nunca vi nada igual..

        1. Avatar de Bruno
          Bruno

          E porque não pedir uma solução de cobertura indoor, nem que seja LTE? A Vodafone fornece esse tipo de soluções, com certeza a NOS também o tem. Repetidores de sinal LTE e GPRS/EDGE são algo que existe, e se bem implementados, funcionam bem.

          1. Avatar de Ifm
            Ifm

            A sério???
            Eu a pensar que temos repetidores de sinal espalhados pelos corredores todos, em tectos das salas…

            O problema é que deixaram de funcionar devidamente, e estão abrangidos pela NOS, ninguém dá equipa do IT, nem manutenção vai tocar naquilo, porque é da NOS.

            E a NOS, não sei se está com falta de técnico qualificados, se está com muito trabalho…

            Demora uma eternidade para resolver um problema de falta de cobertura ( 3 meses com comunicações) débeis.

            Não faz sentido, nem para um privado, quanto mais para uma indústria.

          2. Avatar de Helio
            Helio

            A NOS desde 2022 tem as chamadas por WiFi.

            Devido à construção da minha casa, corta o sinal da rede movel, o que me safa e mantem contactavel é essa funcionalidade.

            Essa função é da operadora, que no menu de rede do tlm aparece para ativar. Antes a empresa onde trabalho tinha NOS e apareceu a função num RUGGEAR, atualmente é MEO e a função já não se encontra disponivel.

            Só vejo que nessa empresa existem muitos obstáculos que inibem o sinal, tal como na minha casa. Portanto não “culpa” da operadora

    4. Avatar de Bruno
      Bruno

      3 meses sem comunicações na rede móvel? E ainda não trocaram?
      Mas espera para que usar comunicações móveis se tem o WiFi da empresa? Num PO da empresa não é suposto usar o WiFi da empresa?

      Isto está tão mal contado, ai Jesus…

    5. Avatar de Mário
      Mário

      Na minha empresa também abrimos reclamação… quando repararam que deviam 25 000€ em mensalidades á operadora….

  2. Avatar de LS
  3. Avatar de Anónimo+Silva
    Anónimo+Silva

    Sempre vi os operadores a investirem forte em “carimbos”, mas se não é minha impressão a NOS deve estar a passar o orçamento todo da rede para isso. Parabéns, continuem a atirar-nos areia para os olhos!

  4. Avatar de Victor+von+Frankenstein
    Victor+von+Frankenstein

    Eu estou á espera da digi.. Adeus cartel

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Eles andam em força a instalar sites de rede móvel! Até nos Açores já estão!

  5. Avatar de To Canelas
    To Canelas

    NOS, a melhor da Europa e a pior de Portugal…

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Pior em quê? Pelo menos não limita a velocidade como faz a Sra Vodafone na rede móvel. 200/40 de AMBR??

  6. Avatar de Mestre Interespacial
    Mestre Interespacial

    Por alguma coisa a NOS investiu 500 milhões de euros nas suas infraestruturas nos últimos tempos. O resultado está aqui à vista. Que é notável lá isso é. E na imagem do top 10 das redes mais rápidas vai em primeiro lugar destacadíssima e até para a operadora de telecomunicações A1 da Bulgária que está em segundo lugar já leva uma grande vantagem.

    1. Avatar de FM
      FM

      Mas que raio !?!??!??!

    2. Avatar de Anónimo Silva
      Anónimo Silva

      Esse investimento seguiu direto para a Ookla ou ainda foi algum para as publicações?

      1. Avatar de Bruno
        Bruno

        Para a Ookla? A Ookla apenas se baseia nos testes que fazem na plataforma dela. Quantos mais testes existir, melhor (ou pior)

        1. Avatar de Anónimo+Silva
          Anónimo+Silva

          Seria ótimo que assim fosse, mas a realidade não é essa.