Portugal: Cartões pré-pagos e SMS estão a ficar fora de moda

44 Comentários

Se há uns anos atrás os cartões pré-pagos eram preferidos pelos portugueses, hoje em dia, com as variadas ofertas que existem ao nível dos pacotes tudo é diferente.

A MEO continua a ser o principal prestador com 44,5% dos cartões SIM activos com utilização ecfetiva seguida da Vodafone com 32,4%. A NOS, com uma quota de 21,7%, foi o prestador que mais aumentou a sua quota (mais 0,8 pontos percentuais) no 1º trimestre.

sim-850x480


No 1º trimestre de 2016, pela primeira vez, o número de clientes de telemóveis pré-pagos (8,3 milhões) atingiu menos de 50% do mercado total (49,7%). Para esta evolução contribuiu a migração dos pré-pagos para planos associados a pacotes de serviços que integram serviços fixos e o serviço telefónico móvel, segundo revela a entidade reguladora das comunicações ANACOM.

No final do 1º trimestre, o número de cartões SIM atingiu 16,8 milhões, dos quais 12,8 milhões (76,2% do total) foram ecfetivamente utilizados no último trimestre. Excluindo tablet/PC e os SIM associados a comunicações Machine-to-Machine (M2M), o número de cartões activos e com utilização efectiva foi de 11,5 milhões, o que traduz uma descida de 1,6% face ao trimestre anterior e uma quebra de 0,7% relativamente ao 1º trimestre de 2015.

smartphone_2

Os utilizadores do serviço de mensagens escritas enviaram menos 9,2% SMS em termos homólogos, o que se deve ao crescimento das formas de comunicação alternativas (aplicações sobre Internet no telemóvel como são o caso do WhatsApp, Facebook Messenger, etc).

O volume de receitas acumuladas dos serviços móveis a clientes finais no trimestre ascendeu a cerca de 342 milhões de euros, tendo-se reduzido 7,2% face ao período homólogo. A receita média mensal por assinante médio de telemóvel foi de 8,9€.

Comentários

44

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Estão a ficar de moda, porque está tudo rico.

    1. Avatar de Amilcar Alho
      Amilcar Alho

      Muito pelo contrario… Pago bem menos e com mais serviços…

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Menos? Sei de pessoas que pagavam 30€ de Internet em casa. Passaram a pagar 70€, para ter isto e mais aquilo…

        1. Avatar de sideshow
          sideshow

          Eu pago 25€ por tv+net. Por telemóvel 7.5€ ha 10 anos, pagava 30€ no minimo dos minimos e falava quase nada ao telemovel. Está claramente mais barato. 😉

          1. Avatar de David Guerreiro
            David Guerreiro

            Mas se juntares telemóvel ao pacote de TV e Net não são mais 7,5€, salta logo quase para o dobro…

    2. Avatar de MAG
      MAG

      Grande parte da nova geração de tarifários móveis disponibilizam pacotes de unidades de comunicação.
      Essas unidades são repartidas indiscriminadamente entre sms ou minutos de conversação por voz.

      Entre falar 5 minutos ou enviar 5 sms, garantidamente que se consegue uma conversa muito mais fluída e com mais informação útil na comunicação por voz.

      Não se trata de se estar mais rico, antes pelo contrário, ser mais eficiente na gestão do saldo.

    3. Avatar de victor
      victor

      eh para rir? enquanto por SMS e Chamadas pagamos nada menos q 7,50€ por mês com pacotes de internet fraquissimos, podemos ter acesso a apps de comunicação de forma ilimitada com uso responsavel por apenas 10€ por ano. Ricas? Não, apenas sabem fazer mudanças para melhor.

  2. Avatar de txitxi
    txitxi

    Para utilizações ocasionais não existe melhor…

    1. Avatar de Sérgio Pimenta
      Sérgio Pimenta

      +1

  3. Avatar de SSilva
    SSilva

    Minha sugestão:

    – Dados Moveis ilimitados.
    – Cobrar por SMS e Chamadas efectuadas.

    Já não faz sentido nenhum nos dias em que vivemos ter 200MB de internet ou 500MB.
    Assim quem quiser fazer chamadas faz pelas apps recorrendo a dados moveis 😉

    1. Avatar de Gabriel
      Gabriel

      as chamadas e sms eles controlam, as apps não….

    2. Avatar de Tony
      Tony

      sei que nos USA existe SIMs só de dados, mas ilimitado também não é
      agora é fácil perceber que por ser uma sugestão tão boa para o cliente, é mesmo por isso que para as operadores não é 😀

      1. Avatar de int3
        int3

        aqui também.

        1. Avatar de Tony
          Tony

          existem cartões SIM só de dados?

          1. Avatar de Rui Pedro
            Rui Pedro

            Em Portugal, sim existem. Chama-se internet móvel.
            Qualquer operador tem.

          2. Avatar de Jorge Franco
            Jorge Franco

            sim , para as tablets 3g

    3. Avatar de Tony
      Tony

      isso a médio longo prazo é o que vai acontecer
      mas as operadores ainda vão explorar o filão mais uns anos a “tradicional” forma de comunicar

  4. Avatar de Rui Pedro
    Rui Pedro

    Tenho e não troco. Yorn X +25 com 5GB de net e 5000min p todas as redes.
    Pós-pagos com fidelização e nem metade oferecem pelo mesmo preço? Não! Obrigado!

    1. Avatar de onz
      onz

      x1. Yorn X +25 com 5GB de net e 5000min p todas as redes + algumas apps sem contar tráfego. xd

      1. Avatar de Quack
        Quack

        Quanto é que vocês pagam?

        1. Avatar de Rui Pedro
          Rui Pedro

          3.90€/Semana
          CHAMADAS, SMS E MMS para Yorn/Vodafone.
          5.000 MINUTOS ou SMS /mês para outras redes.
          5GB de internet
          Facebook, Instagram, Snapchat, Messenger, Whatsapp, Skype, iMessage, FaceTime, Viber, Vine, Call +, Message + não contam para o tráfego dos 5GB

          1. Avatar de sómaisum
            sómaisum

            Tenho o mesmo, num plano RED de um só número, com a diferença de serem 3000 minutos (na altura nem negociei isso pois não tinha grande interessante, e já arrependi ahah). E “apenas” pago 11.70 e kk.

            Há que negociar, SEMPRE! Sai lhes mais caro perder um cliente do que baixar os preços. E não há que ter medo de o fazer, nem mudar de rede…

          2. Avatar de Paulo
            Paulo

            Esqueceste-te da parte do Spotify Premium “gratx” até ao fim do ano!

          3. Avatar de Rui
            Rui

            Pois eu quis negociar com a Vodafone onde tinha Red com 4 tlm e eles não baixaram preço, mudei para meo M4O mais dois tlm e fiquei a ganhar. Somando net mais tlm deu para pagar M4O onde a net já era da MEO.

          4. Avatar de Quack
            Quack

            Chiça, também por esse preço é normal…

            A única diferença no meu tarifário é não ter 5000 minutos, tenho 500. Mas pago metade do que tu pagas.

  5. Avatar de WhoKnows
    WhoKnows

    Se o tarifário pré-pago , da para os gastos que faço, e ainda sobra para que trocar?!

    Sinceramente isto não têm a ver com moda ou não, mas sim com as necessidades das pessoas na minha opinião.

    1. Avatar de maxim
      maxim

      A necessidade das pessoas são em média muito parecidas, daí a palavra “moda”.

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Há pessoas que arranjam necessidades só porque sim. Há pessoas só porque têm chamadas ilimitadas passam a vida ao telefone, para dizer bacoradas. Se calhar, se fossem a ver, as chamadas realmente importantes, nem compensava terem planos M4O. Eu apenas telefono quando é estritamente necessário.

  6. Avatar de Rodeli
    Rodeli

    Agradeçam aos preços praticados pelas operadoras. Hoje em dia, a malta prefere utilizar redes sem fios e utilizar o Skype, Viber, WhatsApp, Messenger e afins…

  7. Avatar de ddtc
    ddtc

    a jogada é extinguir os pre-pagos e aumentar o preço das subscrições. classico!

  8. Avatar de JRM
    JRM

    Normal
    Eu por exemplo pago 43.90€ por Vodafone TV NET VOZ 200/200MB + Pacote Plus + 2 RED 1GB cada

  9. Avatar de Victor F.
    Victor F.

    Mais cedo ou mais tarde isto cai em desuso, o que se quer é tráfego de dados! É só o Zuckerberg começar a lançar os balõezinhos de wi-fi grátis, a ver se as operadoras não viram logo o bico ao prego

  10. Avatar de joao lopes
    joao lopes

    ola boa noite malta , uma pergunta qual é melhor em fibra a meo ou vodafone gostaria de saber pois tenho cabovisao e tlm meo mas quero mudar gostava de um ajuda se possível

  11. Avatar de Leonardo
    Leonardo

    Tenho yorn x 5gb e 5000 sinto.me a patrao

  12. Avatar de Rochedo
    Rochedo

    Fibra 100 + 500min telefone fixos e móveis + box pausa gravaçao + 33 canais analógicos casa toda 25,90€ + 5€ cada telemóvel {até max 6} com 1000min chamadas + 2000 sms + 2gb net, é mau? Que dizem?

    1. Avatar de Ana Martins
      Ana Martins

      Muito bom!!!! Onde se consegue isso??

    2. Avatar de joao lopes
      joao lopes

      ola tbm gostava de saber

  13. Avatar de Tony das Couves
    Tony das Couves

    Se esses tarifários “tudo em um” com subscrições e fidelizações, como parece ser agora “moda”, fossem mesmo bons para os clientes, as operadoras não aumentavam os seus lucros exponencialmente (como tem acontecido nos últimos semestres) ao mesmo tempo que as reclamações na ANACOM e na DECO e o número de famílias endividadas precisamente por dívidas relacionadas com serviços de telecomunicações, aumentam na mesma proporção.

    Ainda por cima são tarifários que para mim não fazem sentido nenhum, não só por terem fidelização devido a estarem associados a uma subscrição de TV e net (isso para mim mata-os logo à partida), mas também por oferecerem pouquíssimos dados para os preços que custam. Simplesmente são caros demais para a utilização a que se destinam.

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Nos dias de hoje consegues facil 3GB de dados + 2000min +2000sms por 12.50€.
      É caro? Não.

  14. Avatar de João Fonseca
    João Fonseca

    1 MB de dados dá para milhares de mensagens numa app, já as SMS são lentas e caras

  15. Avatar de NT
    NT

    Pois, continuo a ser um velho do restelo… Ainda tenho o mimo pré pago… Já se fartaram de fazer ofertas para juntar TV, pacotes familiares… Mas o que é certo é que ‘gasto’ 25€ de 3 em 3 meses(carregamento obrigatórios) mas como tenho quase sempre wifi, quase nem toco nesse saldo. Acho que não faz muito sentido ter um tarifário em que tens x chamadas ‘gratuitas'(que não o são… enfim) e se não usas essas chamadas/mensagens/net pagas na mesma, pelo o contrário se ultrapassas o ‘limite’ ficas, por exemplo, com a net LEEEEEEEENTA e tens que pagar MUITO mais.

    1. Avatar de NT
      NT

      P.S. Os sms… realmente com tantos messengers, vibers, telegrams e afins… Estão obsoletos.

    2. Avatar de Manuel Fonseca
      Manuel Fonseca

      Aparentemente os preços não mudaram assim tanto desde o mimo a 25 euros de 3 em 3 meses.

      Deixo aqui a minha analise:

      Atualmente pago 8,20 euros todos os meses com o tarifario 500 minutos da WTF o que dá 24,6 de 3 em 3 meses. Este tarifario tem 500 minutos para todas as redes, sms ilimitadas para todas as redes e trafico ilimitado para varias aplicações de comunicação.

      Desde Março que todos os meses davam extra mais 5 gigas de tráfego.

      Este mês por incrível que pareça com o mesmo carregamento de 8,20 euros deu direito a 1024 megas de tráfego + 5G para youtube e 1024 minutos de chamadas para todas as redes e o trafego ilimitado para as apps de comunicação.

      O mimo, decerto que não tem 500 minutos para todas as redes.. e os 25 euros não devem possibilitar falar 1500 minutos durante esses 3 meses. Certamente um mês que haja chamadas para outras redes, os 25 euros são consumidos muito rapidamente.

  16. Avatar de Nuno Nunes
    Nuno Nunes

    Eu tenho o tarifario prepago e o que gasto por mes e não me queixo