PETN: o químico usado nos pagers e walkie-talkies do Hezbollah?

15 Comentários

Na passada semana informamos sobre as explosões de pagers e walkie-talkies que fizeram vários mortos. De acordo com a informação mais recente, as baterias dos equipamentos usados pelo grupo libanês Hezbollah, poderiam ter o químico PETN. O que é?

PETN: o químico usado nos pagers e walkie-talkies do Hezbollah?


Na passada terça-feira, uma explosão de pagers usados por membros do Hezbollah explodiram no Líbano e na Síria. Pelo menos 12 pessoas morreram e milhares ficaram feridas, incluindo membros do grupo xiita libanês Hezbollah. Na quarta-feira, 14 pessoas morreram e centenas ficaram feridas como resultado de explosões de walkie-talkies (IC-V82), novamente no Líbano. O ataque terá sido preparado por Israel durante meses.

Segundo uma fonte libanesa à Reuters, as baterias dos equipamentos adulterados, que foram usados pelo grupo armado libanês Hezbollah, tinham um composto altamente explosivo conhecido como PETN (Pentaeritritol Tetranitrato).

PETN: o químico usado nos pagers e walkie-talkies do Hezbollah?

De referir que cerca de cinco mil pagers tinham sido vendidos ao Hezbollah por uma empresa de Taiwan há cerca de cinco meses. Israel terá criado três empresas de fachada, para a venda dos equipamentos adulterados.

No dia do ataque dos pagers, os equipamentos receberam uma mensagem às 15:30. Segundos depois, explodiram.

PETN: o químico usado nos pagers e walkie-talkies do Hezbollah?

O PETN é um explosivo poderoso que pertence à família dos nitratos orgânicos, similar ao TNT ou à nitroglicerina. É normalmente usado em cargas explosivas militares, em munições e como explosivo plástico (ex: C4, que pode conter PETN). Também pode ser usado na mineração e em demolições controladas.

O PETN é muito sensível ao impacto, ao calor e à fricção, mas é relativamente estável em condições normais.

Na sequência dos ataques, há registo da morte de 37 pessoas.

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Aves
    Aves

    A versão que está a ser divulgada e que Israel fabricou os pagers armadilhados, sabendo que o seu leader tinha anunciado que não queria que se usassem smartphones, por serem facilmente localizados para ataques por Israel, mas sim pagers. E não teve que os vender ao Hezbollah. Deixou-os num contentor no porto libanês controlado pelo Hezbollah para que fossem roubados.

    1. Avatar de Damnupa Kot
      Damnupa Kot

      versões não significam verdade.
      há mais versões, sobretudo que foram confiscados e depois devolvidos.
      Também diziam que cada pager tinha 30g de explosivo quando na verdade bastou até 3g.
      Também há outras versões que indicam um nº de baixas muito superior, algumas das quais estavam em túneis e de lá partiram para irem conhecer as 72 virgens!
      Allahuakhaboom!

    2. Avatar de Aves
      Aves

      Já agora, a história que foi contada dos pagers e dos walkie-talkies é diferente:
      – Os pagers foram atribuído a uma empresa de Taiwan que diz que eram fabricados numa empresa húngara, que ninguém encontra
      – Os walkie-talkies são de uma marca japonesa que diz que não os fabrica há 10 anos.
      Uma tremenda quebra de segurança do Hezbollah ao anunciar o abandono dos smartphones e uma oportunidade que os serviços secretos israelitas não desperdiçaram na chamada “guerra suja”, oficialmente não reconhecida por Israel.
      É um crime de guerra? A maior parte dos especialistas diz que sim.

      1. Avatar de Damnupa Kot
        Damnupa Kot

        é o diz que disse… na verdade não sabemos ao certo, daí eu ter dito que há várias versões porque de facto circulam várias versões mas o mais importante para eles é que já foram conhecer as 72 virgens, cada um dos mártires!

  2. Avatar de AlexS
    AlexS

    PETN já é muito antigo, já era usado na 2 Guerra Mundial em munições de metralhadora e canhão de avião.

  3. Avatar de Grunho
    Grunho

    Ninguém mais vai poder comprar electrónica aos israelitas e aos americanos.

    1. Avatar de Ochatodocrl
      Ochatodocrl

      As pessoas de bem nao se precisam de preocupar

      1. Avatar de João Paulo
        João Paulo

        Vai dizer isso as crianças que morrem ou ficaram feridas.

      2. Avatar de Vitor
        Vitor

        este é daqueles que acredita que criptografia com backdoors é para o bem dele

  4. Avatar de Fraquinhos
    Fraquinhos

    Quem tiver curiosidade em perceber até onde vão os tentáculos destes indivíduos, pesquisem por unit 8200. Fascismo tecnológico não é o futuro, é o presente. Dizem-se o povo escolhido. Só se for por satanás.

    1. Avatar de Padre Remedios
      Padre Remedios

      Claramente o Hezbollah e o Hamas, são humanos, que respeitam a vida de todos, e nunca cometeram actos terroristas… @fraquinhos vives vives em que Planeta????

      1. Avatar de PabloHoney
        PabloHoney

        Um “estado” que faça isso não é terrorista? Houve julgamento?
        Se os hospitais encheram de gente por causa dos atentados, eram todos terroristas?
        Violência gera mais violência…
        Uma onda sem fim…

  5. Avatar de PabloHoney
    PabloHoney

    Morte e ferimentos de muita gente inocente, certamente… Se fosse a Rússia a fazer algo do género, seria crucificada em qualquer jornal.
    Um peso duas medidas…

    1. Avatar de Vitor
      Vitor

      A russia não compra armamento como se não houvesse amanha aos EUA, eles arrebentam com acampamentos de refugiados, hospitais, pontos de travessia na fronteira, mesquitas e a o que faz os EUA? “nhê, condenamos o que fizeram, mas mantemos os drones, e os barquinhos para os proteger”

  6. Avatar de Anónimo
    Anónimo

    Se as pessoas soubessem da capacidade do controlo de circuitos eletrónicos à distância… ontem deixariam de utilizar smartphones, smartrings, portáteis, tv’s, etc…
    O pessoal já se esqueceu do programa Prism, entre outras “novidades”.