Patentes: Samsung obrigada a pagar $120 milhões à Apple

42 Comentários

Foi esta sexta-feira que um tribunal americano deu razão (inesperada) à gigante Apple num processo de disputa de patentes. Em causa estão as patente associadas à funcionalidade slide-to-unlock e também à correcção automática, assim como a função que permite transformar informação, como por exemplo a morada ou o número de telemóvel, em links que, segundo o tribunal, foram violadas pela Samsung.

Com esta decisão a empresa sul-coreana fica obrigada a pagar um total de 120 milhões de dólares à empresa de Cupertino.

samsung_apple


Com oito votos a favor e três contra, a Apple ganha uma batalha inesperada à gigante Samsung num caso que envolve a disputa de patentes. Esta decisão acontece poucos dias antes da grande batalha que será travada entre as empresas no Supremo Tribunal.

Esta nova decisão revoga o parecer anterior proferido por três juízes do mesmo tribunal que tinha decidido a favor da Samsung.

Os juízes referiram que Apple tinha direito a mais de US$ 98 milhões por danos, isto porque a Samsung violou a patente que permite transformar informação em links (ex. número de telefone detectado ser de imediato transformado em link e assim facilitar a sua utilização).

Nas outras duas patentes (slide-to-unlock e também à correcção automática) os argumentos da Samsung não convenceram os juízes que referiram que existiam “provas substanciais” de copia por parte da Samsung. O valor a pagar pela Samsung à rival Apple pela violação destas duas patentes é de US$ 21.

apple_reuters_vs_

Este caso é apenas uma parte da batalha que envolve a Apple e a Samsung. Na próxima terça-feira, dia 11 de Outubro, o Supremo Tribunal irá avaliar os danos provocados pela Samsung à Apple e decidir o valor que a empresa sul-coreana terá de pagar à Apple.

De relembrar que no início do processo a Apple reivindicou à Samsung o pagamento de US$ 399 milhões por violação de patentes, um valor que a empresa sul-coreana não quer pagar, alegando que os consumidores saíram beneficiados.

Reuters

Comentários

42

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Samuel
    Samuel

    esse titulo…. lol

      1. Avatar de MiguelDias
        MiguelDias

        “guerra” !

      2. Avatar de L_730
        L_730

        Nada parcial.

        1. Avatar de Carlos
          Carlos

          Já é típico do autor.

      3. Avatar de Paulo
        Paulo

        “É Oficial! Apple ganha à” surge no topo da barra do Edge.
        Estranho.

        1. Avatar de Paulo
          Paulo

          Ahhh. Afinal alteraram o título. Mas continua a aparecer no Edge.

    1. Avatar de Anderson
      Anderson

      Apple ganhou nos juizado americano e será que não seria os EUA defendendo suas empresas??? Afinal os países asiáticos são inimigos em potencial dos EUA.
      Patentes são necessárias quando de inovações mas tem coisa que existe a décadas e só não havia sido patenteada, tem os juízes dever de rever tal conceito também do que pode ser realmente patenteado, afinal daqui a pouco alguma montadora de carro pede a patente do câmbio CVT que na verdade foi inventado por Leonardo da Vinci!

      1. Avatar de bzzz
        bzzz

        «…existe a décadas e só não havia…» eh eh eh, no Brasiu o verbo haver tem várias formas de escrita…! Tal como cá o verbo parar…! Umas vezes tem acento, «pára/para», outras vezes não tem… (Realmente só acerta quem sabe a forma anterior ao AO…!!!)
        E esta, hein?!
        Agora, o que interessa (o AO é para decorar paredes). Então achas que os tribunais americanos também são para ‘decorar paredes’? Nã, na Europa, e nos EUA, as decisões judiciais são mesmo para cumprir (mas mais uma vez por aqui só os descamisados as têm!). Ah, e as patentes também têm regras (e muito trabalhinho e custos para as elaborar!) e anos estabelecidos de efectividade.
        De resto, amarelos são os limões. Pequenos e ácidos, como convém para uma refrescante limonada…!
        Inté mais.

  2. Avatar de vitor
    vitor

    Nao sou de todo Apple mas o título parece-m correcto para a situação. Não deixo de ser um dos que defende que as patente só servem para atrasar a evolução tecnologica

    1. Avatar de Pedro Pinto

      As patentes deveria funcionar num modelo opensource…mas isso a acontecer seria uma grande revolução 😀

      1. Avatar de Dedo Maroto
        Dedo Maroto

        Se so existissem sistemas open source não havia motivo para existirem patentes… Mas há ai muita coisa que não me parece que tenha sido a Apple a patentear, provavelmente comprou a patente, tipo, correcção automatica e transformar strings em links de tipos diferentes. Idk… enfim, dramas de quem pode.

    2. Avatar de Mafurra
      Mafurra

      Muito pelo contrário.
      Andava uma empresa a gastar milhões em investigação e inovação, e quando descobrisse algo TODOS a podiam copiar. À borla ! ! !
      Ciganos já cá temos muitos !

      1. Avatar de JV
        JV

        O problema não são as patentes em si, são a porcaria de patentes que deixam estas empresas registar. Registam coisas básicas que não são inovação nenhuma e que já são feitas noutros dominios há decadas. É uma palhaçada.

        1. Avatar de Bartolomeu
          Bartolomeu

          E achas que a Apple não tem patentes com décadas?

      2. Avatar de Modem
        Modem

        milhões em investigação para transformar numeros de telefone em links? Really??
        Ainda não haviam iPhones e já a Nokia o fazia.

        1. Avatar de Rui Pedro
          Rui Pedro

          O meu 3650 de 2002 e o 6600 de 2003 já fazia isso… loool

        2. Avatar de Bartolomeu
          Bartolomeu

          A patente já vem dos anos 90 do Mac, e serve para identificar em qualquer tipo de texto nº de telefone, moradas, e outros e associar uma possível acção.

      3. Avatar de bzzz
        bzzz

        Exactamente. Sem tirar nem pôr. Mas há quem não consiga lá chegar nem perto.

    3. Avatar de bzzz
      bzzz

      Caro “vitor”, se fosses empresário/accionista de uma empresa que investira somas avultadas/recursos humanos na pesquisa e elaboração de um determinado produto, rapidamente verias os ‘amarelos’ a copiarem, literalmente, as tuas ideias com investimento ZERO.
      Não me dou ao descuido de perguntar-te se continuas a concordar com o que acabaste de afirmar sobre «…as patentes só servem para atrasar a evolução tecnológica»! 😉

  3. Avatar de Srntenças
    Srntenças

    Sentença do tribunal em plenário (8 juízes contra 3 ) [Num julgamento anterior, por 3 juízes, a Samsung tinha sido absolvida]
    – Total da indemnização a pagar pela Samsung: $ 120 milhões, por:
    – Links rápidos: $ 99 milhões
    – Slide to unlock e auto correct: $ 21 milhões (no post está $ 18 dólares)

    A decisão do julgamento anterior que condenava a Apple a pagar à Samsung $ 158 mil por infração de patentes de fotografias foi também anulada.

    Sobre as outras patentes, em que a Samsung recorreu da condenação do pagamento de indemnizações de $548 milhões, tem sentença final na semana que vem.

  4. Avatar de InLight
    InLight

    Coitadinha :'( o que vai ser de nós agora….

  5. Avatar de O Santo
    O Santo

    O proteccionismo Norte Americano, tudo o que dá concorrência às empresas deles é para mandar a baixo. Quem se lixa principalmente são os consumidores. O esquema das patentes da treta a funcionar para controlar o mercado. Ainda a Europa ainda quer o TTIP? Se forem eles a controlar a justiça e as patentes, estamos todos tramados, ao fim de poucos anos estaremos todos a dar de “comer” de empresas americanas.

    1. Avatar de fnyugimu
      fnyugimu

      O TTIP está mais do que enterrado desde o Brexit.

      1. Avatar de Jorge Carvalho
        Jorge Carvalho

        Não está

  6. Avatar de judas iscariotes
    judas iscariotes

    a APPLE já pagou o dinheiro que não pagou aos impostos na irlanda ?

    1. Avatar de Bartolomeu
      Bartolomeu

      E a Irlanda já disse que a Apple tem que pagar?

  7. Avatar de Alpha
    Alpha

    Inesperado?! Só mais uma volta no carrocel…

  8. Avatar de winetree
    winetree

    Se mos dessem a mim é que eram bem empregues… 😀

    1. Avatar de André R.
      André R.

      Concordo, assim poderias distribuir por todos os leitores do pplware

      1. Avatar de winetree
        winetree

        Sim, sim… 😉

  9. Avatar de João Rios
    João Rios

    A legislação americana no que se refere a patentes é muito miope , ela é mais voltada para proteção e resguardo do seu mercado do que propriamente patentes , por isto que os atuais bons gadgets chineses não atuam de forma oficial neste mercado , quem sai perdendo são os consumidores.

    1. Avatar de Dedo Maroto
      Dedo Maroto

      A mim ninguém me tira da cabeça que era isso que o Corey Taylor realmente queria escrever. +1 \m/

  10. Avatar de Sujeito
    Sujeito

    Patentes têm uma função. Um julgamento tem uma função. Se foram culpados, foi por alguma razão. Deixem de parte as lamúrias anti.

  11. Avatar de Paulo
    Paulo

    Estas patentes americanas dão-me cá uma vontade de rir.
    Por isso alguns países assobiam para o lado.

  12. Avatar de Rudi
    Rudi

    Infelizmente o sistema de patentes Norte Americano é ridículo e absurdo, espero que a moda do patent troll não chegue a Europa.

    Lá so falta patentear a pratica do troll.

  13. Avatar de Cruz
    Cruz

    Patentes sobre cerca de 10 linhas de codigo… esta Apple é uma anedota, sorte a deles que no mundo da justiça á americana ganha apenas quem tem o melhor argumento e JAMAIS a verdade.

  14. Avatar de fnyugimu
    fnyugimu

    Transformar texto de números de telefone em links? O Skype já há mais de uma década que fazia isso!

    1. Avatar de Bartolomeu
      Bartolomeu

      A patente da Apple já vem de 1996

  15. Avatar de Carlos
    Carlos

    Porque não realizaram o julgamento num tribunal coreano?