O mercado dos smartphones cresce e a Xiaomi começa a ameaçar a Apple

37 Comentários

Depois de vários meses de problemas graves, devido à COVID-19, o mercado dos smartphones está a recuperar a um ritmo elevado. Os consumidores apostam novamente na troca dos seus equipamentos e as marcas retomam as vendas.

Os mais recentes dados, referentes ao início de 2021, mostram esta nova realidade. As marcas estão a crescer e a retomar a sua posição no mercado e há uma nova ameaça. A Xiaomi está a ganhar terreno e a aproximar-se muito da Apple.

smartphones mercado Samsung Xiaomi Apple

Mercado dos smartphones recupera

Apresentados pela Strategy Analytics, os dados referentes aos primeiros 3 meses de 2021 revelam uma nova saúde no mercado dos smartphones. Este cresceu, face ao mesmo período de 2020, e promete manter-se assim durante os próximo tempos.

Este é um número muito significativo e mostra como este mercado está a crescer. Ao todo, e nesta análise apresentada, houve um crescimento de 24% face aos números apresentados em 2020. Este valor representa o maior crescimento neste mercado desde 2015.

smartphones mercado Samsung Xiaomi Apple

Samsung continua a dominar

A grande vencedora deste período foi mesmo a Samsung, que continua a dominar o mercado dos smartphones. A marca coreana tem agora a seu cargo 23% do mercado, o que representa um crescimento de 32% face ao início de 2020.

Nas posições seguintes temos um cenário muito equilibrado. A Apple e a Xiaomi assumem a segunda e terceira posição, mas muito próximas uma da outra. No primeiro caso temos uma quota de mercado de 17% e um crescimento anual de 44%.

smartphones mercado Samsung Xiaomi Apple

Xiaomi prestes a ultrapassar a Apple

No caso da Xiaomi, a terceira classificada, a sua posição no mercado é já de 15%, muito próximo da Apple. Esta marca foi a que mais cresceu e que merece uma atenção no futuro. Foram 80% face a 2020, o que promete um crescimento interessante no futuro próximo.

Será interessante ver como as marcas vão reagir no trimestre atual. A Samsung deverá manter a sua posição, mas a grande dúvida está mesmo na posição que a Xiaomi conseguirá. A sua proximidade com a Apple pode levar a que aconteça uma mudança, tal como aconteceu antes com a Huawei.

Comentários

37

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Oscar Miguel Alho
    Oscar Miguel Alho

    No mundo Android apenas duas marcas conseguem competir com a Apple, na minha opinião.
    Samsung, a nível de câmaras está taco a taco com o iPhone e em alguns momentos até supera.
    Xiaomi, a nível de atualizações e software, podemos comprar o xiaomi mais barato e o telemóvel irá continuar funcional durante vários anos.

    1. Avatar de Inocêncio Coitadinho
      Inocêncio Coitadinho

      Totalmente de acordo.

    2. Avatar de Raven
      Raven

      Atenção que a Xiaomi está a dar também um salto qualitativo muito grande, tendo nos equipamentos da gama Mi 11 autênticos flagships, com tudo e mais alguma coisa (câmara também, algo que era o seu ponto mais fraco), a um preço muito razoável também. A questão das atualizações é sempre mais fácil à Apple, por ter meia dúzia de equipamentos lançado todos os anos, coisa que a Xiaomi faz semanalmente (quase)… A fragmentação dos Android é perfeitamente normal. Basta ver quantas marcas existem a lançar smartphones Android…

      1. Avatar de iDroid
        iDroid

        A quantidade de computadores diferentes com Windows ainda é maior, e no entanto todos podem ser atualizados com a última versão…

        1. Avatar de scp
          scp

          Mas a Microsoft lança atualizações diretamente para todos os PCs, desde que consigas instalar o sistema operativo consoante as especificações.

          A Google só lança atualizações para os dispositivos google que é a própria a fabricar. Os outros modelos de telemóveis não são compatíveis com a versão nativa do Android. Só as fabricantes conseguem adaptar oficialmente o Android nativo aos seus dispositivos.

    3. Avatar de Fusion
      Fusion

      Só por curiosidade quantos anos de atualizações a Xiaomi disponibiliza?

      1. Avatar de Oscar Miguel Alho
        Oscar Miguel Alho

        Depende, mas o meu gama média vinha com o Android 9 e vai ser atualizado entretanto para o Android 11. A nível de miui devo receber 3 atualizações da máscara da xiaomi, e recebes sempre aqueles updates de segurança da google.

        1. Avatar de Fusion
          Fusion

          Mas em gama alta, os topos dos topos, costumar ter mais de 3 atualizações?

          1. Avatar de Oscar Miguel Alho
            Oscar Miguel Alho

            Pelo que vi, os topos de gama da Xiaomi têm 3 atualizações do Android, a nível de miui penso que seja 4 atualizações.

          2. Avatar de Fusion
            Fusion

            Obrigado pela resposta. Mesmo assim ainda fica atrás da Apple em termos de updates então.

      2. Avatar de Raven
        Raven

        Normalmente dá pelo menos 1 atualização de versão de android (de 10 para 11, por exemplo), podendo haver 2, mas é mais raro, sendo que maioria dos modelos recebe atualizações da MIUI durante mais de 2 anos, mantendo a versão do Android…

        1. Avatar de Oscar Miguel Alho
          Oscar Miguel Alho

          Eu tenho o redmi note 8t e por acaso, eles prometeram trazer o android 11 para o dispositivo.

      3. Avatar de Joao pequeno
        Joao pequeno

        Nenhuma que torne o tmv lento e obsoleto como a Apple faz

    4. Avatar de eachtime
      eachtime

      Actualizações Xiaomi é mais da casca do que o Android em si. Isso para mim é mandar areia para os olhos

      1. Avatar de Fusion
        Fusion

        Pois pelo que estive a ler as atualizações é mais skins do que propriamente o sistema operativo. Sabes se existe algum Android que consiga ter o mesmo numeros de anos que a Apple? 5/6 atualizações de sistema

        1. Avatar de iDroid
          iDroid

          Não existe. A Samsung oferece agora 3 anos de atualizações, e penso que seja a melhor marca no universo Android relativamente a este aspecto.

        2. Avatar de Peace
          Peace

          Talvez a Nokia, mas não tenho certeza.

    5. Avatar de V.T.
      V.T.

      A nível de actualizações e no mundo Android, actualmente a melhor é a Samsung de longe! Informe-se sff!

  2. Avatar de Ben Hur
    Ben Hur

    Há quanto tempo que a Apple está atrás da Xiaomi ou Huawei… Old news!!!

    1. Avatar de Oscar Miguel Alho
      Oscar Miguel Alho

      Eu acho que depois das restrições dos EUA que a Huawei já não está assim tão boa como se diz.
      Os telemóveis continuam caros e vêm sem serviços da google, e não me venham dizer que é fácil de instalar porque não é. Eu acho que para a Huawei tornar-se fiável outra vez deveria reduzir os custos do telemóvel.

    2. Avatar de Castro
      Castro

      As vendas anuais da Apple nunca ficaram atrás da Xiaomi.

  3. Avatar de Luis Henrique Silva
    Luis Henrique Silva

    Xiiu não digam isso se não lá vem os Estados Unidos bloquear a xiaomi também.

  4. Avatar de kodiakshadows
    kodiakshadows

    Eu não sou um fan da Xiaomi e muito menos da Apple mas, estou mesmo a ver daqui a pouco o Joe Bidé e seus comparssas a banir a Xiaomi

    1. Avatar de Raven
      Raven

      Já houve uma tentativa, mas um juiz norte-americano deu-lhes para trás!

  5. Avatar de Jota
    Jota

    …a Xiaomi ultrapassando a Apple, começam já a levar com sanções!!! Dizem já que a Xiaomi é uma ameaça à segurança interna dos USA! 😉

  6. Avatar de Elkido
    Elkido

    A Xiaomi em si não é a que mais vende nem tem qualidade/preço….o que vende é a sua submarca Redmi e a sua marca Poco…. essas sim são do melhor que há no mercado…..a nível de topos de gama o único que a nível de qualidade/preço consegue bater o Poco F3 e o Redmi K40 Pro é o Realme GT Neo 5G….de resto mais nada consegue

    1. Avatar de Raven
      Raven

      Isso é pouco correto, a gama Mi 11esgotou em minutos também. Claro que não vendem tantos como os mais baratos, mas é tudo lucro!

  7. Avatar de Nuno Miguel Fernandes
    Nuno Miguel Fernandes

    Até me admira meterem este artigo aqui depois de há dias andarem a dizer que a Xiaomi era uma marca fraca e sem qualidade comparada com Huawei e Samsung… Vá-se lá perceber isto

    1. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      não vi esses artigos mas o que tem uma coisa a ver com a outra?

  8. Avatar de XneloX
    XneloX

    Isso não é problema para a Apple, o foco dela agora é proteger o ambiente, se ao produzir menos carregadores está a ajudar nesse sentido, a diminuição de venda de telemóveis vai fazer reduzir a produção destes, como tal potencia ainda mais a defesa do ambiente

    1. Avatar de Nuno Miguel Fernandes
      Nuno Miguel Fernandes

      Então dizer num artigo (do lançamento da loja Huawei online) que basicamente Xiaomi não presta e depois neste dizer que afinal tanto presta que até faz alguma preocupação à Apple é no mínimo curioso! Ou os milhares de utilizadores da Xiaomi são uns nabos que não sabem escolher smartphones e os da Apple é que são espertos??

  9. Avatar de Elkido
    Elkido

    Sabes que a Mi (Xiaomi) tem tido problemas de aquecimento e de bateria com o Xiaomi Mi 11 e mesmo a nível de ANTUTU e de trotling daquele teste de aquecimento…. só problemas….e a nível de preço também estão super caros….a nível de câmeras deram um salto enorme no Xiaomi Mi 11 Ultra e de IP 68…. etc…
    Mas se querem qualidade/preço o Redmi K40 Pro ou o Poco F3 já dão cartas ao Samsung Galaxy S21 Ultra 5G de longe por um quinto do preço e na potência bruta

  10. Avatar de Jumento eu sou
    Jumento eu sou

    Lol passar a Apple? Nunca… Os EUA vãoja meter sanções na xiaomi, como fizeram com a huawei e vão dar cabo dela.
    Américanos gostam de dominar e aniquilar concorrência. Se não for com guerras comercias é com bombas nucleares, ou guerras biológicas.

  11. Avatar de Elkido
    Elkido

    OK nesse aspecto tens razão…. Os americanos nunca deixarão as chinesas dominarem nos States…. só deixaram a Sul Coreana Samsung e lá até a Samsung tem Snapdragon 888 …. na Europa puseram com o lixo Exynnos 2100 para parvos como a gente e depois ainda há muitos europeus a dizerem que Exynnos é que é bom….ou o UI da Samsung….. é tudo lixo e com preços 5 vezes mais altos que Redmi e Poco e Realme

    1. Avatar de V.T.
      V.T.

      Os mais parvos são aqueles que caem na esparrela de Redmis, Realmis e Cª, só são enganados quem quer, pois à quantidade de informação que há acerca dessas marcas rascas só cai mesmo quem for tapadinho!

  12. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    A sério ?? A Xiaomi ?? Não me digam… 😀

  13. Avatar de Elkido
    Elkido

    SAMSUNG e iPhones só oferecidos….nos Benchmarks não fazem quase pontuação nenhuma mas pronto são Benchmark sintéticos que podem ser manipulados pelas marcas…. mas se fizermos Speedtests os Chineses com Snapdragon 870 são bem mais potentes que os iPhones 12 Pro Max 5G e que os SAMSUNG Galaxy S21 5G com Exynnos 2100,… para não falar do todo poderoso Snapdragon 888 que consegue ser mais potente que muitos CPUs de PC.A Apple tem um CPU poderosíssimo com tecnologia Arm que são os processadores dos smartphones….se fosse esperta punha esse cpu M1 nos iPhones 12 e faria pelo menos 1 250 000 pontos no AnTuTu Benchmark….e mesmo no real em Speedtests seria um míssil