Nothing Chats: Afinal as mensagens iMessage não são cifradas

26 Comentários

Durante muito tempo o serviço de mensagens da Apple, o iMessage, foi dedicado para dispositivos da marca da maça. No entanto, recentemente, esse cenário mudou com o aparecimento do serviço Sunbird. Mas a segurança da app Nothing Chats deixa muito a desejar.

Sunbird: Afinal as mensagens iMessage não são cifradas


Mensagens iMessage aparecem em texto não cifrado…

Tal como referimos aqui, o iMessage chegou finalmente ao Android e o Nothing Phone (2) é o único smartphone com suporte.  Mas ao contrário da super segurança garantida pela Apple, este serviço não garante encriptação end-to-end como é referido no seguinte tweet.

Para validar tal cenário, é possível ver na seguinte imagem que a mensagem enviada pelo iPhone é armazenada e está disponível via API que a mostra em texto pleno.

Sunbird: Afinal as mensagens iMessage não são cifradas

Além desta falta de segurança, há ainda relatos que os utilizadores podem ver mensagens de outros utilizadores, o que descredibiliza por completo esta solução nesta fase.

Além do iMessage, a nova app Nothing Chats também oferecerá suporte para as mensagens com o protocolo RCS no Nothing Phone (2). De início, esta app e o serviço vão estar disponíveis nos EUA, no Reino Unido e na União Europeia. Esta nova app está disponível desde ontem (17 de novembro). Não há informações se estará disponível para proprietários do Phone (1).

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Aves
    Aves

    Mas por que é que simplesmente não usam o WhatsApp em vez de se meterem com essa trapalhada?

    1. Avatar de Vasco
      Vasco

      Acreditas no Pai Natal?
      WhatsApp é Google…

      1. Avatar de Zé o segundo
        Zé o segundo

        Nao acredito no pai natal, e sei que o whatsapp e da Google, e então qual é o problema e a app mais usada em comparação com outras, e bem mais segura que esta imessage que foi portada do IPhone….

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Google? Vocês fumam cenas?

      2. Avatar de Aves
        Aves

        WhatsApp é Meta.
        Tanto re-nhó-nhó com o iMessage e o RCS do Messenger do Android, quando toda a gente usa o WhatsApp.

        1. Avatar de Barta
          Barta

          Diz antes, grande parte usa whatsapp, mas não toda a gente. O número de instalações ativas do whatsapp tem diminuído e continuará assim, deixa vir as novidades propostas e veremos o quanto volta a descer.
          Se as pessoas vão deixar de usar? Claro que não, mas cada um é livre de usar o que quer, chama-se liberdade de escolha.

          1. Avatar de true
            true

            De certeza, olha que não o WhatsApp continua em grande no leque de opções tanto a nível pessoal como pessoal nível empresarial é a mais utilizada, não é as concorrentes…

            Claro que cada um é livre de usar o que quiser, mas de que vale tentar remar contra a maré a tentar usar outras quando os outros não usam…

          2. Avatar de Barta
            Barta

            @true pode procurar onde quiser sobre os dados de crescimento de cada uma das plataformas e verá por si mesmo esses dados. Ser o mais usado não quer dizer que será o melhor, mas use o que lher for mais conveniente para si.

        2. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Metade dos meus contactos da lista telefónica é USA, desses apenas 10% tem whatsapp instalado e são quase todos hispânicos.
          Um americano mais depressa deixa um voicemail do que envia uma mensagem, é tudo uma questão cultural.

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Até campanhas eleitorais são feitas via iMessage e até mesmo as tentativas de burla são via iMessage

          2. Avatar de Aves
            Aves

            Dos que usam serviços de mensagens instantâneas nos EUA o WhatsApp é o mais usado.
            https://www.oberlo.com/statistics/most-popular-messaging-apps-in-usa

    2. Avatar de Zé o segundo
      Zé o segundo

      Mas achas que quem usa Android vai usar isto, claro que não…

    3. Avatar de Barta
      Barta

      Porque é preciso ter em atenção aos dados que o whatsapp e a meta estão a recolher, se tiverem a noção dos mesmos, provavelmente mudam de app, no meu caso uso o signal e quem quiser falar comigo tem que ter, se não tiver que faça uma chamada ou mande um sms.
      Eu uso muito o telefone para fazer os pagamentos nos terminais, ou seja, praticamente nem uso cartão, assim sendo é impensável da minha parte ter whatsapp.
      As pessoas deviam preocupar-se com as letras pequenas dos termos que aceitam em vez de aceitar sem ler.

      1. Avatar de true
        true

        A sério amigo, você vive numa bolha e os outros é que tem de se preocupar em mudar para ir ao seu encontro, boa sorte nisso…

        1. Avatar de Barta
          Barta

          Não é a questão de viver em uma bolha, é questão de não ser um carneiro, não tenho que andar ao toque da manada.
          Se o amigo pensa que é uma bolha então esteja atento e veja como a bolha está a aumentar, felizmente há mais pessoas a ter consciência sobre as ferramentas digitais que usa.
          Outro conselho, leia regularmente o pplware, tem saído aqui vários posts que até abordam o tema, tal como o crescimento ente as plataformas de comunicação.
          Mas lembre-se, a mim ninguém me obriga a ser carneiro, se os outros o queres ser, tudo bem. Liberdade de escolha.

    4. Avatar de Aves
      Aves

      Dos que usam serviços de mensagens instantâneas, em vários países o WhatsApp anda acima dos 90%.
      https://www.statista.com/statistics/1311229/whatsapp-usage-messaging-app-users-by-country/
      O serviço mais utilizado depende dos países. Por exemplo, na Austrália o Facebook Messenger tem o dobro dos utilizadores do WhatsApp.
      EmFrança o mis usado é o Facebook e o Facebook Messenger.
      Nos EUA a ordem dos serviços mais utilizados é WhatsApp, Telegram, Snapchat e Facebook Messenger.

  2. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    “Mas ao contrário da super segurança garantida pela Apple,…” Como ?? Mas quem nos garante que o iMessage é assim tão impossível de desencriptar ?? Sei que é extremamente difícil mas não é impossível, há que ter isso em conta.

    1. Avatar de Zé o segundo
      Zé o segundo

      O problema é que a malta ainda não percebeu que no mundo digital tudo é possível, e por mais segurança que exista há sempre alguém a quebrar a mesma e a vender a solução, sempre foi assim e não vai mudar….

      1. Avatar de SANDOKAN 1513
        SANDOKAN 1513

        É o que eu também penso.

  3. Avatar de Hugo Dias
    Hugo Dias

    Já disse muitas vezes e volto a dizer. Aplle é uma fraude… É marketing puro… Vendo suposta segurança e qualidade… Mas se alguém inteligente se der ao trabalho de criar ataques e vírus para ios ou macos como fazem para Android e Windows dão cabo da maçã… Confio mais em codigo open source que no da Apple. E como desenvolvendor ios swift que fui durante 2 anos voz garanto Apple é na banhada a nível de segurança… Cai em ataques básicos que o WindowsXp já corrigiu em 2004. Agora estou em flutter e tanto faço para ios como para Android, mas mais android… Mas realmente o Android é muito mais seguro.
    Rápidos devido a diversidade de equipamentos e hardware Android vai ser sempre mais complicado ter a mesma performance que Apple. Mas segurança? E suposta não captação de dados pá Google e Facebook? Lol eu crio apps que recolhem dados e partilham para Google analytics como o diabo pisca o olho e bem podes desligar lá no ios para não recolher… Acordem…. Continuem a pagar pelo suposto seguro e qualidade e status… Que. Carteira é vossa

    1. Avatar de Tromp
      Tromp

      Pois é, a carteira é nossa.
      Nos comantários aparecem sem pastores evangelizadores, sempre a querer seguidores para as suas seitas e sempre com grandes mensagens, muito tempo disponivel.

      Vá de retro, eclipssem-se!!!

    2. Avatar de Aves
      Aves

      O que tu sabes disto. Open source e a parte do Android AOSP. A parte Android GMS (dos serviços Google e que inclui componentes fundamentais do Android) – não é open source.

      1. Avatar de Barta
        Barta

        O que sabes tu disto? não chega ir ali ler qualquer coisa à pressa para comentar aqui. Pelo comentário que respondes, nota-se claramente que ele tem falta de conhecimentos, contudo, não venhas agora fazer-te passar pelo suprasumo e mandar para o ar umas postas de pescada como essa do AOSP (kernel base de todas as versões android existentes).
        Só para te relembrar, porque deves saber disto também já que sabes tudo, a Apple torna público o código fonte do Kernel do iOS e do macOS.
        Segurança hoje em dia depende do próprio utilizador, o resto são histórias para carneiro dormir.

        1. Avatar de Aves
          Aves

          Confundir o Android AOSP com o kernel do Android é não perceber patavina.

    3. Avatar de true
      true

      O problema é que muitos comem tudo o que lhes é vendido, são completamente leigos nas matérias em background de como as coisas funcionam, isto já está tudo de tal maneira enraizado que se criou ceitas que tem palas nos olhos, todos os que pregarem fora do que acreditam estão todos mal…

  4. Avatar de Vasco
    Vasco

    Novidades, há?